Header
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação


Olá,

 

Dirijo-me ao fórum para receber apoio para cancelamento do serviço MBphone.

Já estive neste tópico e não cheguei a nenhuma conclusão até porque a minha situação é ligeiramente diferente.

 

Fui cliente corporate até abril’2020. EM abril’2020 deixei de o ser pois saí da empresa e entreguei tudo o que me pertencia.

Em Março’19 (se não estou em erro) aderi ao serviço MBphone. A partir daí foram sendo cobradas as taxas pelo serviço.

Em Maio’2020 percebo que as taxas foram ainda cobradas em Aril.

Decido então cancelar o serviço mas não me é possível:

-Multibanco não dá

-O serviço de apoio da NOS não tem como o fazer.

 

Decidi então cancelar o débito direto associado à minha conta.

Não sei qual o efeito que surtiu, pois só quando for cobrado pelo mês de Maio (no presente mês de Junho) é que saberei.

 

A minha pergunta é:

Com o cancelamento do débito direto o serviço deverá continuar ativado.
Como desativar? Não tenho mais acesso ao cartão da empresa nem ao email (esta conta online está no entanto relacionada com a conta que tinha).

 

Alguém me pode ajudar?
 

Obrigado!

icon

Melhor resposta por Tiago C. 27 September 2018, 11:41

Ver pergunta inicial

168 Comentários

Reputação 6
Crachá

Olá, essa questão do MB Phone pode depende dos bancos. Qual é o seu banco?

Olá,

O banco em questão é o ABanca.

Num outro tópico que me esqueci de referir no meu post inicial, percebi que o MIllenium pode ser diferente.

Honestamente o que mais me preocupa ainda é o serviço estar associado àquele cartão que num futuro pode ir para um outro colaborador daquela empresa e o serviço nunca ser desativado, mas não é ao mesmo tempo cobrado porque eu já cancelei o débito.

Ou seja, tenho receio que no futuro o colaborador/empresa seja importunado por uma dívida que não é deles e depois poderei ter que ser eu a pagar e eu não quero. Não quero pagar porque não quero que o serviço esteja mais relacionado com aquele cartão. Quero desativar tudo por completo e até agora a única coisa que foi desativar o débito direto que não tenho garantia que o serviço esteja desativado para o cartão da empresa.

Não sei se me fiz entender :)

@dituy , um pouco confuso…

Tentou cancelar num terminal MB e não conseguiu? Usou para isso o cartão da empresa? O tal cartão que entregou em Abril quando saiu da empresa?

O serviço MB Phone foi activado no seu telemóvel pessoal, associando o cartão bancário da empresa?

Significa que mesmo tendo devolvido o cartão à empresa (o tal que diz poder vir a ser entregue a outro colaborador) pode continuar a ter acesso àquela conta através do seu telemóvel, caso entretanto ninguém proceda ao cancelamento da associação cartão/telemóvel ou altere as credenciais de acesso?

Apesar das dúvidas, existem dois aspectos a ter em consideração:

  1. Importa cancelar a associação do cartão bancário ao numero móvel no serviço MB Phone. Isto faz-se normalmente num terminal MB inserindo o respectivo cartão bancário e seleccionando a opção cancelar. Caso se trate de um prestador de serviços que não autorize este tipo de acções nos terminais MB, terá de o solicitar aos balcões da instituição.
  2. A taxa de utilização do serviço MB Phone é facturada pelo operador móvel na conta do número associado ao serviço, pelo que será necessário dissociar tal número móvel de qualquer cartão bancário.

Vou tentar resumir:

Ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito X para o cartão NOS Y no telemóvel Z.

Em Abril devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito X e telemóvel Z, mas agora com o meu cartão pessoal W de outra operadora.

 

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito Y não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

Se tentar fazer o download da app MBphone da NOS não consigo porque a minha operadora é diferente

 

Posso não saber ao certo como desativar o serviço, simplesmente não quero inconvenientes no futuro.

Relativamente ao ponto 2 acima, “ pelo que será necessário dissociar tal número móvel de qualquer cartão bancário.”, posso fazer isto online nas configurações?
Esta conta que utilizo, está associada ao email da empresa, bem como ao cartão/número da empresa que devolvi em Abril.

@dituy , também com as letras houve confusão :smiley: ...

...

Ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito X para o cartão NOS Y no telemóvel Z.

Em Abril devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito X e telemóvel Z, mas agora com o meu cartão pessoal W de outra operadora.

 

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito Y não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

...

… mas deu para perceber que afinal activou o serviço MB PHone com o seu cartão de débito pessoal e associou o serviço a um número móvel da empresa que usava na altura, certo?

Todas as regras de serviços semelhantes (MB Way, p.ex.) nos dizem para não associarmos outros números móveis para além daqueles de que somos titulares… (!)

Não, não dá para fazer online, porque essa dissociação envolve o cartão de débito e deve ser feita na rede MB ou pelo entidade emissora do cartão.

Bolas enganei-me, sim !!!!! :(

 

é sempre com o mesmo cartão de débito X

Deveria ser:

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito X não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

 

Peço desculpa, não me apercebi no momento.

Obrigado!

 @C24XXXX201, ou seja, deverei deslocar-me a um balcão do meu banco e pedir a desassociação do serviço?

Sim @dituy . Não sendo possível faze-lo num terminal MB, deve contactar o prestador de serviços de pagamento (banco) que emitiu o cartão em causa.

É provável que aos balcões tentem despachar a questão empurrando-o para um terminal MB, mas se tem a certeza que nestes não é disponibilizada nenhuma opção para o cancelamento, solicite o livro de reclamações e reporte a dificuldade com o cancelamento do serviço.

Já agora, recorda-se de ter activado o serviço num terminal MB, certo?

Será que a opção de desactivar pode só estar disponível para cartões que tenham o serviço activo?Consegue actualmente aceder nos terminais MB à opção de activação MB Phone?

 

Sim, lembro-me até do terminal multibanco onde acionei o serviço :)

Vou tentar entrar em contacto com o serviço bancário. Porque de facto, já tentei 2 terminais ATM e não consigo aceder às opções. Só faltou testar num ATM da própria sucursal, ainda o posso fazer mas não acredito que vá longe.

 

No meu entender o serviço estava associado ao cartão NOS e não ao cartão bancário. Se calha fiz confusão, daí ter vindo aqui ao fórum. Ao início não tinha acesso ao MBway, daí ter acedido ao serviço MBPhone. Que arrependimento. Já gastei mais de 30 euros em taxas e não cheguei a utilizar. Que parvoíce...

Não @dituy .O serviço MB Phone, tal como o MB Way, é activado usando um cartão bancário e associando um número móvel. O mesmo número móvel pode ser associado a vários cartões bancários.

Esquisito mesmo é o operador móvel ter passado a debitar a taxa de acesso ao serviço sem nunca tal ter acontecido… nunca efectuou uma operação? Nem sequer uma consulta de saldo?

Isso já não consigo confirmar…

Cheguei À conclusão que sempre tive o valor de taxas a ser debitado, mas nunca me preocupei porque ultrapassava todos os meses o plafond de internet móvel e os mini-pacotes eram sempre ativados, pelo que pagava sempre. Apenas no mês de Abril paguei as taxas e achei muito estranho. Liguei para o serviço de apoio da NOS e percebi qual o problema.

Amanhã espero conseguir dar notícias, vou entrar entrar em contacto com o ABanca.

Obrigado!! :) 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @dituy, @oTonyStark e @C24XXXX201

@dituy, o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! :blush:

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Olá!

 

Terminei agora a chamada com o apoio do meu banco, e informaram-me o seguinte:

-Não há qualquer débito direto associado ao serviço em questão, pelo que o serviço está assim cancelado.

 

Do vosso lado, diriam que está tudo resolvido?

Eu no fundo só desativei o débito direto… Se desativar o débito direto significa desativar o serviço… Então talvez esteja tudo ok.

 

Para que serve então a app? É apenas um facilitador/substituto da atm e o número de telemóvel não interessa para nada?

@dituy , o debito directo cancelado destinava-se ao pagamento das facturas relativas ao cartão NOS Y ? O cancelamento do debito directo foi solicitado ao operador NOS? Desde quando, cancelar uma autorizaçao de debito directo, cancela o serviço associado?

Enquanto o serviço continuar activo (nao foi por isso que devolveu o cartao NOS Y a empresa?), com ou sem debito directo autorizado, serao facturados os serviços do operador e de terceiros autorizados.

 

@C24XXXX201 

Sim, o débito direto destinava-se ao pagamento das faturas relativas ao cartão Y, que como já dito atrás, já foi devolvido à antiga empresa.

O cancelamento do débito direto foi feito numa ATM, nunca solicitei nada à NOS. Simplesmente fui tentar cancelar o serviço pela opção já indicada acima e não consegui. Como tal, removi o débito direto.

Fui agora verificar e tenho uma fatura para pagar com 2.17€ com as subscrições.

A desativação não funcionou, tal como eu nunca esperei que funcionasse… Na NOS dizem que o serviço não está ativo, no banco dizem quem não está ativo… Preciso de entender quem devo pressionar, pois não consigo fazer o cancelamento do serviço pelo multibanco.

Será que só utilizando o cartão da NOS??? 😂😔 

@dituy , nos terminais MB as Autorizaçoes de Debito Directo sao apenas inactivadas!

 

"Pode cancelar ou inativar autorizações de débito em conta a qualquer momento.
Se é consumidor e pretende cancelar uma autorização de débito em conta, tem de o fazer junto do credor. 
Também pode inativar, a qualquer momento, a autorização de débito em conta junto do seu prestador de serviços de pagamento ou na rede Multibanco. A inativação não cancela a autorização: por essa razão, deve comunicar esse facto ao credor, sob pena de incumprir o contrato estabelecido entre ambos
."

In Débitos diretos: sete informações que vai querer saber

 

Alem de nao cancelar a ADD (pode ser reactivada) tambem nao cancela o serviço móvel da NOS nem qualquer taxa pela utilizaçao do serviço MB Phone.

Se o banco informa nao existir nenhuma ADD para o credor NOS associada a sua conta, podera ter sido cancelada a pedido do titular do serviço móvel (antiga empresa) e eventualmente terem tambem cancelado a associaçao daquele número móvel ao serviço MB Phone. 

@C24XXXX201 ,

Finalmente falei com alguém competente por parte do serviço NOS.
Alguém que me diz que o serviço está ativo e me informou como cancelar via ATM. Eu disse que não conseguia e o operador simplesmente deu seguimento ao seu supervisor do problema e me informou que serei contactado em breve.

Finalmente consegui falar com alguém competente, que apesar de não resolver o problema, esforçou-se em perceber e a dar seguimento. Cheguei a falar com operadores que me chegaram a dizer que não havia nenhum serviço MBphone ativo para aquele cartão.

 

Espero agora ser contactado pela NOS nas próximas 24h conforme indicado.

 

Como faço a reativação da Autorização de Débito Direto?

@dituy , quer um conselho? Informe a antiga empresa:

  • das taxas que continuam a ser debitadas na conta do cartao Y;
  • das diiculdades em cancelar a associaçao do número Y ao serviço MB Phone da sua conta X

e eles que decidam o que fazer com o serviço movel (cancelar, pedir portabilidade, etc).

Outro conseho ainda:  mude de conta! Eu nao me sentiria seguro a utilizar uma conta bancaria que podera ter ainda um número móvel associado a um serviço que podera ter acesso a mesma.

Só me sinto descansado em remover todas as associações deste número à minha pessoal quando este serviço for desativado e eu perceber que já não devo nada e não há nada associado.

Esta situação já está a consumir mais tempo que o que devia, mas terá que ser resolvida. Após isto poderei remover todas as associações. Se bem que no meu entender seria responsabilidade da empresa desassociar antigos colaboradores dos cartões, por forma a estes ficarem “a 0” e prontos a serem utilizados por um futuro colaborador. Mas pelo menos eu penso que eu próprio tenho que remover este serviço, ou ajudar a ser removido

Já recebi mensagem da NOS com o meu número do ticket. É sinal que o operador tentou mesmo que o processo avance.

Quero mesmo que isto se resolva agora!

Atualmente tenho a fatura de Maio para pagar no valor de 2.17€ (os habituais serviços semanais de Mphone).

 

Update:
-O operador da NOS ligou e disse que de facto o serviço tem que ser cancelado com o banco.

-Já entrei em contacto com o banco e de lá disseram que o débito direto tinha sido cancelado no dia 1/junho e que como tal o serviço estava ativo. Solicitei a verificação do que me estavam a informar, pois o serviço pode estar ativo mas com débito direto desassociado, o que faz com que o serviço seja faturado mas não cobrado automaticamente. Aguardo por resposta da entidade bancária, pois foram averiguar a situação.

 

Irra… Se soubesse o que sei hoje… 😂😂😂😂😂😂

@dituy , o que mais irrita é a falta de conhecimentos de toda esta gente que tem nos operadores e nos prestadores de serviços de pagamento o seu ganha-pão.

O que tem a ver uma Autorização de Débito Directo com a activação/desactivação do serviço MB Phone?! Oh santa Ignorância…

A cobrança desta taxa pela utilização do serviço MB Phone é algo de escabroso que acontece nos nossos operadores de comunicações móveis e que merecia uma séria investigação pela entidade reguladora - ANACOM, pela ASAE e pela Direcção-Geral do Consumidor. Os procedimentos relacionados com a activação/desactivação revelam um aproveitamento inqualificável dos operadores, com clientes a quem foi debitada a tal taxa durante anos a fio sem que alguma vez tenham activado o que quer que fosse e uma vez detectada a situação têm-se repetido as cenas de novo relatadas neste tópico, com o já habitual jogo do empurra entre operadores e prestadores de serviços de pagamento, aproveitando-se da ausência de legislação específica (parece aplicar-se a directiva dos serviços de pagamento)

Por isso, repito o que já disse anteriormente: exponha a dificuldade com o cancelamento nos Livros de Reclamações (ANACOM - dificuldade em cancelar o débito da taxa junto do operador móvel; BdP -dificuldade em cancelar o serviço MB Phone).

Foi exatamente isso que expliquei no atendimento ao telefone por parte do banco. O serviço continua ativo, simplesmente não pode ser debitado qualquer valor porque o débito direto neste caso não existe. 

 

Já o operador NOS,  após perceber que eu não conseguia fazer o cancelamento via ATM porque as opções não aparecem, escalou o problema para a supervisão e fui informado que só mesmo a entidade bancária pode cancelar o serviço.

 

Continuo a aguardar um feedback por parte da entidade bancária.

Estou à alguns meses a tentar desativar algo e já fui ao banco, já fui ao MB e nem sequer tenho a app instalada e a NOS continua a cobrar todas as semanas e diz que a culpa é do banco. Vi no fórum problema igual à 2 anos (incrível como perdemos tempo desnecessário). Alguém me ajuda? Obrigado. Rui Rodrigues 

Reputação 7
Crachá +5

Estou à alguns meses a tentar desativar algo e já fui ao banco, já fui ao MB e nem sequer tenho a app instalada e a NOS continua a cobrar todas as semanas e diz que a culpa é do banco. Vi no fórum problema igual à 2 anos (incrível como perdemos tempo desnecessário). Alguém me ajuda? Obrigado. Rui Rodrigues 

2307e126-a3a6-4af1-96a5-7c366af13390.gif

Comentário