Header
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação



Mostre a primeira mensagem

168 Comentários

@dituy , quer um conselho? Informe a antiga empresa:

  • das taxas que continuam a ser debitadas na conta do cartao Y;
  • das diiculdades em cancelar a associaçao do número Y ao serviço MB Phone da sua conta X

e eles que decidam o que fazer com o serviço movel (cancelar, pedir portabilidade, etc).

Outro conseho ainda:  mude de conta! Eu nao me sentiria seguro a utilizar uma conta bancaria que podera ter ainda um número móvel associado a um serviço que podera ter acesso a mesma.

@C24XXXX201 ,

Finalmente falei com alguém competente por parte do serviço NOS.
Alguém que me diz que o serviço está ativo e me informou como cancelar via ATM. Eu disse que não conseguia e o operador simplesmente deu seguimento ao seu supervisor do problema e me informou que serei contactado em breve.

Finalmente consegui falar com alguém competente, que apesar de não resolver o problema, esforçou-se em perceber e a dar seguimento. Cheguei a falar com operadores que me chegaram a dizer que não havia nenhum serviço MBphone ativo para aquele cartão.

 

Espero agora ser contactado pela NOS nas próximas 24h conforme indicado.

 

Como faço a reativação da Autorização de Débito Direto?

@dituy , nos terminais MB as Autorizaçoes de Debito Directo sao apenas inactivadas!

 

"Pode cancelar ou inativar autorizações de débito em conta a qualquer momento.
Se é consumidor e pretende cancelar uma autorização de débito em conta, tem de o fazer junto do credor. 
Também pode inativar, a qualquer momento, a autorização de débito em conta junto do seu prestador de serviços de pagamento ou na rede Multibanco. A inativação não cancela a autorização: por essa razão, deve comunicar esse facto ao credor, sob pena de incumprir o contrato estabelecido entre ambos
."

In Débitos diretos: sete informações que vai querer saber

 

Alem de nao cancelar a ADD (pode ser reactivada) tambem nao cancela o serviço móvel da NOS nem qualquer taxa pela utilizaçao do serviço MB Phone.

Se o banco informa nao existir nenhuma ADD para o credor NOS associada a sua conta, podera ter sido cancelada a pedido do titular do serviço móvel (antiga empresa) e eventualmente terem tambem cancelado a associaçao daquele número móvel ao serviço MB Phone. 

Fui agora verificar e tenho uma fatura para pagar com 2.17€ com as subscrições.

A desativação não funcionou, tal como eu nunca esperei que funcionasse… Na NOS dizem que o serviço não está ativo, no banco dizem quem não está ativo… Preciso de entender quem devo pressionar, pois não consigo fazer o cancelamento do serviço pelo multibanco.

Será que só utilizando o cartão da NOS??? 😂😔 

@C24XXXX201 

Sim, o débito direto destinava-se ao pagamento das faturas relativas ao cartão Y, que como já dito atrás, já foi devolvido à antiga empresa.

O cancelamento do débito direto foi feito numa ATM, nunca solicitei nada à NOS. Simplesmente fui tentar cancelar o serviço pela opção já indicada acima e não consegui. Como tal, removi o débito direto.

@dituy , o debito directo cancelado destinava-se ao pagamento das facturas relativas ao cartão NOS Y ? O cancelamento do debito directo foi solicitado ao operador NOS? Desde quando, cancelar uma autorizaçao de debito directo, cancela o serviço associado?

Enquanto o serviço continuar activo (nao foi por isso que devolveu o cartao NOS Y a empresa?), com ou sem debito directo autorizado, serao facturados os serviços do operador e de terceiros autorizados.

 

Olá!

 

Terminei agora a chamada com o apoio do meu banco, e informaram-me o seguinte:

-Não há qualquer débito direto associado ao serviço em questão, pelo que o serviço está assim cancelado.

 

Do vosso lado, diriam que está tudo resolvido?

Eu no fundo só desativei o débito direto… Se desativar o débito direto significa desativar o serviço… Então talvez esteja tudo ok.

 

Para que serve então a app? É apenas um facilitador/substituto da atm e o número de telemóvel não interessa para nada?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @dituy, @oTonyStark e @C24XXXX201

@dituy, o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! :blush:

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Isso já não consigo confirmar…

Cheguei À conclusão que sempre tive o valor de taxas a ser debitado, mas nunca me preocupei porque ultrapassava todos os meses o plafond de internet móvel e os mini-pacotes eram sempre ativados, pelo que pagava sempre. Apenas no mês de Abril paguei as taxas e achei muito estranho. Liguei para o serviço de apoio da NOS e percebi qual o problema.

Amanhã espero conseguir dar notícias, vou entrar entrar em contacto com o ABanca.

Obrigado!! :) 

Não @dituy .O serviço MB Phone, tal como o MB Way, é activado usando um cartão bancário e associando um número móvel. O mesmo número móvel pode ser associado a vários cartões bancários.

Esquisito mesmo é o operador móvel ter passado a debitar a taxa de acesso ao serviço sem nunca tal ter acontecido… nunca efectuou uma operação? Nem sequer uma consulta de saldo?

Sim, lembro-me até do terminal multibanco onde acionei o serviço :)

Vou tentar entrar em contacto com o serviço bancário. Porque de facto, já tentei 2 terminais ATM e não consigo aceder às opções. Só faltou testar num ATM da própria sucursal, ainda o posso fazer mas não acredito que vá longe.

 

No meu entender o serviço estava associado ao cartão NOS e não ao cartão bancário. Se calha fiz confusão, daí ter vindo aqui ao fórum. Ao início não tinha acesso ao MBway, daí ter acedido ao serviço MBPhone. Que arrependimento. Já gastei mais de 30 euros em taxas e não cheguei a utilizar. Que parvoíce...

Sim @dituy . Não sendo possível faze-lo num terminal MB, deve contactar o prestador de serviços de pagamento (banco) que emitiu o cartão em causa.

É provável que aos balcões tentem despachar a questão empurrando-o para um terminal MB, mas se tem a certeza que nestes não é disponibilizada nenhuma opção para o cancelamento, solicite o livro de reclamações e reporte a dificuldade com o cancelamento do serviço.

Já agora, recorda-se de ter activado o serviço num terminal MB, certo?

Será que a opção de desactivar pode só estar disponível para cartões que tenham o serviço activo?Consegue actualmente aceder nos terminais MB à opção de activação MB Phone?

 

Bolas enganei-me, sim !!!!! :(

 

é sempre com o mesmo cartão de débito X

Deveria ser:

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito X não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

 

Peço desculpa, não me apercebi no momento.

Obrigado!

 @C24XXXX201, ou seja, deverei deslocar-me a um balcão do meu banco e pedir a desassociação do serviço?

@dituy , também com as letras houve confusão :smiley: ...

...

Ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito X para o cartão NOS Y no telemóvel Z.

Em Abril devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito X e telemóvel Z, mas agora com o meu cartão pessoal W de outra operadora.

 

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito Y não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

...

… mas deu para perceber que afinal activou o serviço MB PHone com o seu cartão de débito pessoal e associou o serviço a um número móvel da empresa que usava na altura, certo?

Todas as regras de serviços semelhantes (MB Way, p.ex.) nos dizem para não associarmos outros números móveis para além daqueles de que somos titulares… (!)

Não, não dá para fazer online, porque essa dissociação envolve o cartão de débito e deve ser feita na rede MB ou pelo entidade emissora do cartão.

Vou tentar resumir:

Ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito X para o cartão NOS Y no telemóvel Z.

Em Abril devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito X e telemóvel Z, mas agora com o meu cartão pessoal W de outra operadora.

 

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito Y não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

Se tentar fazer o download da app MBphone da NOS não consigo porque a minha operadora é diferente

 

Posso não saber ao certo como desativar o serviço, simplesmente não quero inconvenientes no futuro.

Relativamente ao ponto 2 acima, “ pelo que será necessário dissociar tal número móvel de qualquer cartão bancário.”, posso fazer isto online nas configurações?
Esta conta que utilizo, está associada ao email da empresa, bem como ao cartão/número da empresa que devolvi em Abril.

@dituy , um pouco confuso…

Tentou cancelar num terminal MB e não conseguiu? Usou para isso o cartão da empresa? O tal cartão que entregou em Abril quando saiu da empresa?

O serviço MB Phone foi activado no seu telemóvel pessoal, associando o cartão bancário da empresa?

Significa que mesmo tendo devolvido o cartão à empresa (o tal que diz poder vir a ser entregue a outro colaborador) pode continuar a ter acesso àquela conta através do seu telemóvel, caso entretanto ninguém proceda ao cancelamento da associação cartão/telemóvel ou altere as credenciais de acesso?

Apesar das dúvidas, existem dois aspectos a ter em consideração:

  1. Importa cancelar a associação do cartão bancário ao numero móvel no serviço MB Phone. Isto faz-se normalmente num terminal MB inserindo o respectivo cartão bancário e seleccionando a opção cancelar. Caso se trate de um prestador de serviços que não autorize este tipo de acções nos terminais MB, terá de o solicitar aos balcões da instituição.
  2. A taxa de utilização do serviço MB Phone é facturada pelo operador móvel na conta do número associado ao serviço, pelo que será necessário dissociar tal número móvel de qualquer cartão bancário.

Olá,

O banco em questão é o ABanca.

Num outro tópico que me esqueci de referir no meu post inicial, percebi que o MIllenium pode ser diferente.

Honestamente o que mais me preocupa ainda é o serviço estar associado àquele cartão que num futuro pode ir para um outro colaborador daquela empresa e o serviço nunca ser desativado, mas não é ao mesmo tempo cobrado porque eu já cancelei o débito.

Ou seja, tenho receio que no futuro o colaborador/empresa seja importunado por uma dívida que não é deles e depois poderei ter que ser eu a pagar e eu não quero. Não quero pagar porque não quero que o serviço esteja mais relacionado com aquele cartão. Quero desativar tudo por completo e até agora a única coisa que foi desativar o débito direto que não tenho garantia que o serviço esteja desativado para o cartão da empresa.

Não sei se me fiz entender :)

Reputação 6
Crachá

Olá, essa questão do MB Phone pode depende dos bancos. Qual é o seu banco?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @sussytattoo e @C24XXXX201

@sussytattoo, para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

@sussytattoo , penso que já foi aqui referido por mais do que uma vez que o Millenium é uma das excepções quanto à utilização dos terminais MB para operações relacionadas com o serviço MB Phone.

No site do Multibanco pode ler-se na secção PERGUNTAS FREQUENTES

:

“O que devo fazer para aderir ao serviço MB PHONE?

...

No caso de ser cliente do Millennium BCP e ActivoBank7, a associação ao serviço via MULTIBANCO não está disponível, pelo que, deverá ser ativado através do call center dos respetivos bancos.
Consulte a página do seu Operador Móvel para mais detalhes.

...”

Já quanto à resposta obtida aos balcões das instituições que referiu, só me ocorre dizer que maus funcionários existem em todo o lado, aliás, acho mesmo que é um dos grandes defeitos da gente da minha terra...o ordenado ao fim do mês e pouco mais.

@RAUL FRANCO , por favor, o Exmo é desnecessário. 

Vou abster-me de comentar o tempo que esteve a pagar por um serviço que não ativou.

Quanto aos terminais MB... ainda hoje confirmei, usando um cartão CGD, que a opção "Serviço MB Phone" está disponivel. Procure em "Outras Operações".

Eu também já tentei cancelar numa caixa multibanco e não aparece a opção Mb Phone nrm para ativar nem para cancelar. O ano passado fui cancelar esse serviço num balcão NOS e o funcionário nem sabia isso o que era. andou a falar com todos os colegas e no fim vem me dizer que esyava cancelado, mas não me deu nenhuma prova disso. Até hoje continuo a pagar por um serviço que não uso e já não sei que fazer pois já fui ao meu banco Millenium e dizem que esse serviço não é do banco porque não é cobrado pelo banco mas sim pela NOS. Alguém pode me ajudar? A verdade é que nem sei o que é o mb Phone….

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RAUL FRANCO e @C24XXXX201

@RAUL FRANCO, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta :disappointed_relieved: .

Já respondemos à sua mensagem privada. 

Obrigada 

Ha alguns anos nao era necessaria a Aplicaçao. Podia utilizar-se o serviço por SMS ou chamada de voz.

Alias, continua disponivel essa mesma informaçao no site Multibanco - MB Phone ... embora atualmente alguns operadores ja nao disponibilizem alguns meios (12980 nao atribuido; SMS p/ 1700 nao testado).

"…

A qualquer hora e em qualquer lugar estas operações podem ser realizadas através da aplicação Java ou por serviços de voz ou SMS.

..."

"...

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE CHAMADA TELEFÓNICA
Contacte o seu operador móvel ligando para o número abaixo indicado e siga as instruções que lhe forem sendo dadas:
NOS – 12980; MEO – 12900; Vodafone – 12980.

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE SMS
Envie um SMS para o número indicado, consoante o seu operador móvel:
NOS – 1700; MEO – 12900; Vodafone – 62980.
Esse SMS deve ter o seguinte formato:
[telecódigo] [cod. da operação] [n.º de seq. da conta] [outros]
Posteriormente, receberá uma mensagem escrita com a informação solicitada ou de confirmação de operação realizada.

..."

 

No site da NOS- Gestão de saldo existe informaçao sobre como utilizar o serviço MB Phone. Continua a nao ser necessaria a Aplicaçao, bastando aceder atraves da rede 3/4G ao site http://l.nos.pt/mbphone

Mesmo nao tendo o codigo de acesso (telecodigo), o sistema tera que efetuar varias verificaçoes, entre elas:

  • o n.° movel ja aderiu ao serviço?
  • o n.° movel esta a aceder por dados moveis (3/4G)?

Caso nao se verifique alguma dessas condiçoes ser-lhe-a apresentada uma mensagem do tipo:

"Caro utilizador, de momento o acesso ao serviço MB Phone está indisponível. Se está a aceder através de outras redes móveis ou de Wi-Fi, o acesso não é possível. Actualmente o serviço está apenas disponível através da rede NOS. Agradecemos a sua compreensão."

....

 

 

Olá C24XXXX201

A Taxa  cobrada relativamente ao MB Phone, é efetuada sob o crédito do cartão e não debitada na minha conta bancária associada ao cartão MB.

Conforme expliquei, o tarifário do meu cartão de telemóvel é livre, inclusive livre de fatura. É sob o saldo existente que é feita a cobrança porque não tenho qualquer cobrança de taxas do serviço MB Phone na conta bancária CGD, a única que sempre tive.

Continuo a não entender a razão do operador NOS retirar a taxa do MB Phone no meu saldo de cartão.

...

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

 

Alguem lhe disse o contrario? Eu nao, certamente. Para o operador poder debitar a taxa de utilizaçao do MB Phone na conta bancaria associada ao serviço teria de existir uma autorizaçao de debito assinada pelo titular da conta e entregue ao credor NOS.

Tratando-se de um serviço por carregamentos, sem fatura, a unica forma de debitar quaisquer valores sera atraves do saldo.

A nao existencia de fatura nao invalida que o consumidor controle os debitos efetuados atraves de outros meios.

Ja experimentou demonstrar aos serviços do operador se o seu n.° movel esta ou nao autorizado a efetuar operaçoes bancarias e em que conta? Tente fazer uma consulta de saldo por MB Phone a partir do seu telemovel. Consegue? E a que conta tem acesso?

 

Caro C24XXXX201

Não tenho instalada a aplicação MB Phone, para consultar o saldo no meu telemóvel, por isso penso que não me seja possível fazê-lo a não ser que haja outro procedimento que desconheço.

Desculpe a minha ignorãncia, mas como posso eu demonstrar aos serviços do operador se o meu telemóvel está, ou não, autorizado a efetuar operações bancárias?

....

 

 

Olá C24XXXX201

A Taxa  cobrada relativamente ao MB Phone, é efetuada sob o crédito do cartão e não debitada na minha conta bancária associada ao cartão MB.

Conforme expliquei, o tarifário do meu cartão de telemóvel é livre, inclusive livre de fatura. É sob o saldo existente que é feita a cobrança porque não tenho qualquer cobrança de taxas do serviço MB Phone na conta bancária CGD, a única que sempre tive.

Continuo a não entender a razão do operador NOS retirar a taxa do MB Phone no meu saldo de cartão.

...

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

 

Alguem lhe disse o contrario? Eu nao, certamente. Para o operador poder debitar a taxa de utilizaçao do MB Phone na conta bancaria associada ao serviço teria de existir uma autorizaçao de debito assinada pelo titular da conta e entregue ao credor NOS.

Tratando-se de um serviço por carregamentos, sem fatura, a unica forma de debitar quaisquer valores sera atraves do saldo.

A nao existencia de fatura nao invalida que o consumidor controle os debitos efetuados atraves de outros meios.

Ja experimentou demonstrar aos serviços do operador se o seu n.° movel esta ou nao autorizado a efetuar operaçoes bancarias e em que conta? Tente fazer uma consulta de saldo por MB Phone a partir do seu telemovel. Consegue? E a que conta tem acesso?

Comentário