Header
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação



Mostre a primeira mensagem

168 Comentários

EXACTAMENTE. Um BANCO, um CARTÃO Multibanco, um OPERADOR MÓVEL e um CARTÃO de Telemóvel. Duas entidades. Numa activa/cancela. Na outra faz uso do serviço e paga pela utilização.

  1. Para activar o serviço necessita de uma conta e um cartão bancário.

Introduza o cartão multibanco da conta que quer associar na caixa multibanco e:

  • escolha Outras operações
  • escolha MB Phone
  • escolha o Operador
  • indique o seu número de telemóvel
  • defina um código pessoal (telecódigo).

  1. Para usar o serviço necessita de um serviço de voz de um Operador móvel que cobrará pela utilização do serviço de acordo com preçário próprio.

MB Phone

Com o serviço MB Phone da NOS pode realizar várias das operações disponíveis no Multibanco, sempre que quiser, a partir do seu telemóvel. O serviço MB Phone tem o preço semanal de €0,54 no qual estão incluídas 20 operações. Na primeira semana, as 20 operações são gratuitas.

@C24XXXX201 

Ora portanto, o serviço não é da NOS mas sim do Banco, correto? (na verdade é da SIBS, e logo estará ligado ao banco), o banco é portanto quem deve cancelar o serviço.

 

Para que serve a NOS? Apenas para facilitar a comunicação com a internet.

 

Então vamos lá ver:

o que tenho que fazer no banco é cancelar o serviço mbphone (porque está associado à conta)

o que tenho que fazer na NOS é  solicitar que terminem os débitos da taxa pela utilização do referido serviço (como já dito anteriormente)

 

É isto, correto?

Exactamente como já disse anteriormente, @dituy . Relativamente ao cartão bancário, a única entidade que lhe pode e DEVE responder a essas questões é o prestador de serviços de pagamento (aka, BANCO). Recordo-me (aka, ainda sou do tempo) que num passado distante, quando os cartões bancários eram substituídos por vetustez, alguns serviços deixavam automaticamente de estar activos no cartão substituto. Recordo-me bem, p.ex., que assim era nos primeiros anos do MB Net. Havia a necessidade de voltar a activar o serviço com o novo cartão. Entretanto as coisas foram evoluindo e inclusivamente os cartões substitutos passaram a usar o mesmo PIN do vetusto, deixando assim de serem enviados em envelopes próprios.

Portanto, o BANCO, melhor do que outra entidade qualquer, DEVE informar o titular do serviço sobre o eventual cancelamento do serviço MB Phone e em que condições (substituição do cartão?) ocorreu o mesmo. Caso se recuse a fazê-lo, deve comunicar essa recusa ao BdP.

Se o serviço MB Phone continua activo, deve também ser o BANCO a explicar ao titular a razão de não ser possível cancela-lo num terminal MB ou aos balcões…

Cancelar o serviço MB Phone é coisa diferente de cancelar o débito da taxa cobrada pelo Operador móvel pela utilização do serviço na sua rede.

E alguma vez activou, @dituy ?

Sim, para o cartão de débito A

 

Com o mesmo cartão bancário com que agora não consegue cancelar?

Aualmente utilizo o cartão de débito B. Ativei o serviço para o cartão de débito A, entretanto já destruído

 

Se activou e actualmente não consegue cancelar num terminal MB, não será porque o serviço foi entretanto e de alguma forma desactivado? O cartão bancário não foi entretanto substituído (por perda de validade ou outro motivo)?

Como é que o serviço é “entretanto de alguma forma desativado”? Quem pode fazer isso a não ser eu, mas eu nunca o fiz?

Atualmente tento cancelar o serviço com o cartão de débito B, mas as opções não aparecem.

Como disse acima, o cartão com o qual ativei o serviço (cartão de débito A) já foi destruído e foi substituído pelo cartão de débito atual, B.

 

@C24XXXX201  Resumindo a minha situação:

  1. Em Março’19 ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito A para o cartão NOS Y (eu próprio o fiz numa ATM)
  2. Algures no tempo (final de 2019) o cartão de débito A é substituído pelo cartão de débito B
  3. Em Abril’20 devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito B e destruí o cartão de débito A
  4. Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito B não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis.

 

 

 

Bolas, ou sou eu que não estou a entender o que tenho que fazer ou então não sei… :smiley:

 

Quem pode cancelar o serviço? Eu nunca cancelei nada, mas quero cancelar.

A quem me dirijo afinal?

 

EDIT:

Apesar de ter destruído o cartão de débito A, o serviço continua ativo...

E alguma vez activou, @dituy ? Com o mesmo cartão bancário com que agora não consegue cancelar?

Se activou e actualmente não consegue cancelar num terminal MB, não será porque o serviço foi entretanto e de alguma forma desactivado? O cartão bancário não foi entretanto substituído (por perda de validade ou outro motivo)?

A entidade prestadora dos serviços de pagamento (banco), responsável pela emissão do cartão bancário, tem de saber responder quanto aos serviços activos no seu actual cartão bancário!

Não me obrigue a activar o MB Phone com o único propósito de lhe provar que se o serviço estiver activo, a opção de cancelamento estará presente nos terminais MB :grinning::relaxed::wink: … tal como referido em tudo o que é info oficial sobre o MB Phone

O seu objectivo junto do operador NOS, será terminar com o débito da taxa de utilização do serviço MB Phone. Para tal será necessário que o serviço MB Phone tenha sido cancelado. Se não consegue usar o cartão bancário para desactivar o serviço e o banco não lhe presta informação sobre o assunto… tem aqui uma bela pescadinha de rabo na boca… (com arroz de tomate é uma delicia :wink: ) que só vai resolver, forçando as entidades envolvidas a responderem através do Livro de Reclamações, com ou sem comprovativos…

Neste forum e em outras plataformas encontram-se com facilidade queixas de consumidores a quem os operadores móveis cobraram durante anos a tal taxa pela utilização do serviço MB Phone, sem que os clientes o tenham alguma vez activado!!!

Mais uma chamadinha…

Portanto, acabei de ser informado pelo operador (que por acaso já tinha falado com ele numa data anterior) que o serviço foi cancelado diretamente pela supervisão.

Segundo ele, falou diretamente com a supervisão e o serviço foi cancelado diretamente.

 

Supostamente recebi uma mensagem, mas como não tenho o número ativado… Não recebi…

O operador ficou de entrar em contacto comigo até 2a feira, por forma a indicar se o serviço está canelado ou não.

O pior disto é que só sei se o serviço está cancelado ou não daqui a 1 mês!

 

 

@C24XXXX201 tenho uma pergunta:

quando diz  “ reúna os comprovativos necessários e possíveis (serviço MB Phone cancelado” o que quer dizer com “serviço MB Phone cancelado”? como tenho um comprovativo disso? é que eu próprio não cancelei nada.

@dituy , reúna os comprovativos necessários e possíveis (serviço MB Phone cancelado, impossibilidade de o cancelar via terminal MB, contactos com os prestadores de serviços, etc) e comunique aos reguladores (ANACOM e BdP) a dificuldade no cancelamento dos débitos relativos à taxa de utilização do serviço MB Phone, através do Livro de Reclamações.

Em 15 dias ambas os prestadores (NOS e Banco) deverão responder com conhecimento ao respectivo regulador

Liguei para a NOS há uns dias e disseram-me que o serviço havia sido cancelado pelo operador que me atendeu naquela mesma chamada.

 

Pois bem, que o serviço ainda me está a ser cobrado pelas 4 semanas…

Aí vamos nós mais uma vez...

Eu peço à operadora para me cancelar o serviço, lá dizem que não conseguem…
acho muito muito estranho, de facto.

Lá está! “… cancelar o serviço...”! Vão responder-lhe o que está nos scripts:

Devia era informar já não estar activo o serviço MB Phone (daí não aparecer a opção cancelar nos menus dos terminais MB) e solicitar que terminem os débitos da taxa pela utilização do referido serviço (não se entende porque não ocorre automaticamente).

Eu peço à operadora para me cancelar o serviço, lá dizem que não conseguem…
acho muito muito estranho, de facto.

@dituy , desconfio que esse jogo do empurra possa resultar de um problema de interepretaçao. Heis a minha teoria…

O que pretende ver cancelado? O debito da taxa do operador pela utilizaçao do serviço MB Phone a partir de um número móvel da sua rede, certo?

Ora, em condiçoes normais (estando o serviço MB Phone activo), bastaria cancelar o MB Phone num terminal MB. Nao estando o serviço MB Phone activo , nao ha como cancela-lo num terminal MB! Assim sendo, o debito da taxa pela utilizaçao do serviço ja nao devia existir no operador móvel! E como nao sabem como resolver a trapalhada, dizem para o cliente cancelar o debito directo num terminal MB ou no banco.

Por sua vez, os bancos so podem inactivar os DD. Para os cancelar o devedor deve contactar o credor. Alem disso os DD sao utilizados para pagamento da totalidade da factura e nao apenas de uma taxa especifica. E quando a taxa é debitada no saldo e nao na factura?

 

@C24XXXX201

Obrigado pelo alerta!

 

Estou oficialmente no jogo do empurra.

O banco informou-me que não pode cancelar e só mesmo junto da operadora.

 

Ui, que a agora a situação está a ficar pior…

No banco dizem-me que só na operadora

Na operadora dizem-me que só no banco

No ATM não deixa cancelar

Não acredito que seja assim tão difícil.

@Mário P. lamento mas não é verdade. DEsde Março que já tinha cancelado no multibanco e a NOS continuava a cobrar. Cansado, hoje voltei a ligar e para surpresa minha, mas agradeço, cancelaram a subscrição. Lamentável perder tanto tempo por algo que bem sabemos bem como funciona. E o problema não é do cliente, pois basta ver os comentários das outras pessoas. 

@RUI Emiliano 

Quando diz que cancelou o serviço no multibanco… Como fez? Simplesmente cancelou pelas opções que estavam disponíveis? (outras opções->MBphone)

@dituy , outro utilizador deste fórum reportou no tópico MB Phone - Subscrição e cancelamento que o operador acabou de lhe cancelar o débito relacionado, 3 meses depois do serviço MB Phone ter sido cancelado pelo titular num terminal MB.

 

@Mário P. lamento mas não é verdade. DEsde Março que já tinha cancelado no multibanco e a NOS continuava a cobrar. Cansado, hoje voltei a ligar e para surpresa minha, mas agradeço, cancelaram a subscrição. Lamentável perder tanto tempo por algo que bem sabemos bem como funciona. E o problema não é do cliente, pois basta ver os comentários das outras pessoas. 

 

Estão a ver,  @Mário P. e restantes moderadores?

A isto é que a equipa devia responder e esclarecer de uma vez por todas, ainda que em prejuízo de algum do tempo que despendem a classificar óptimas ajudas e melhores respostas…

Também já lhe resolveram a dificuldade, @dituy ?

@Mário P. lamento mas não é verdade. DEsde Março que já tinha cancelado no multibanco e a NOS continuava a cobrar. Cansado, hoje voltei a ligar e para surpresa minha, mas agradeço, cancelaram a subscrição. Lamentável perder tanto tempo por algo que bem sabemos bem como funciona. E o problema não é do cliente, pois basta ver os comentários das outras pessoas. 

@Mário P.  e quando nos terminais MB não surge a opção “Cancelar serviço MB Phone”?

Se o operador cobra a taxa de utilização do serviço é porque tem informação que o número móvel se encontra associado ao MB Phone através de um cartão bancário, certo? Sabe o operador móvel identificar qual o cartão bancário associado ao serviço MB Phone?

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @RUI Emiliano:slight_smile:

 

O @Jose Rodrigues deu uma óptima ajuda. :sunglasses:

Caso não seja um cliente Novo Banco ou Milennium, a activação e desactivação do serviço MB Phone é feita exclusivamente no terminal Multibanco (ATM). 
Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Estou à alguns meses a tentar desativar algo e já fui ao banco, já fui ao MB e nem sequer tenho a app instalada e a NOS continua a cobrar todas as semanas e diz que a culpa é do banco. Vi no fórum problema igual à 2 anos (incrível como perdemos tempo desnecessário). Alguém me ajuda? Obrigado. Rui Rodrigues 

2307e126-a3a6-4af1-96a5-7c366af13390.gif

Estou à alguns meses a tentar desativar algo e já fui ao banco, já fui ao MB e nem sequer tenho a app instalada e a NOS continua a cobrar todas as semanas e diz que a culpa é do banco. Vi no fórum problema igual à 2 anos (incrível como perdemos tempo desnecessário). Alguém me ajuda? Obrigado. Rui Rodrigues 

Foi exatamente isso que expliquei no atendimento ao telefone por parte do banco. O serviço continua ativo, simplesmente não pode ser debitado qualquer valor porque o débito direto neste caso não existe. 

 

Já o operador NOS,  após perceber que eu não conseguia fazer o cancelamento via ATM porque as opções não aparecem, escalou o problema para a supervisão e fui informado que só mesmo a entidade bancária pode cancelar o serviço.

 

Continuo a aguardar um feedback por parte da entidade bancária.

@dituy , o que mais irrita é a falta de conhecimentos de toda esta gente que tem nos operadores e nos prestadores de serviços de pagamento o seu ganha-pão.

O que tem a ver uma Autorização de Débito Directo com a activação/desactivação do serviço MB Phone?! Oh santa Ignorância…

A cobrança desta taxa pela utilização do serviço MB Phone é algo de escabroso que acontece nos nossos operadores de comunicações móveis e que merecia uma séria investigação pela entidade reguladora - ANACOM, pela ASAE e pela Direcção-Geral do Consumidor. Os procedimentos relacionados com a activação/desactivação revelam um aproveitamento inqualificável dos operadores, com clientes a quem foi debitada a tal taxa durante anos a fio sem que alguma vez tenham activado o que quer que fosse e uma vez detectada a situação têm-se repetido as cenas de novo relatadas neste tópico, com o já habitual jogo do empurra entre operadores e prestadores de serviços de pagamento, aproveitando-se da ausência de legislação específica (parece aplicar-se a directiva dos serviços de pagamento)

Por isso, repito o que já disse anteriormente: exponha a dificuldade com o cancelamento nos Livros de Reclamações (ANACOM - dificuldade em cancelar o débito da taxa junto do operador móvel; BdP -dificuldade em cancelar o serviço MB Phone).

Atualmente tenho a fatura de Maio para pagar no valor de 2.17€ (os habituais serviços semanais de Mphone).

 

Update:
-O operador da NOS ligou e disse que de facto o serviço tem que ser cancelado com o banco.

-Já entrei em contacto com o banco e de lá disseram que o débito direto tinha sido cancelado no dia 1/junho e que como tal o serviço estava ativo. Solicitei a verificação do que me estavam a informar, pois o serviço pode estar ativo mas com débito direto desassociado, o que faz com que o serviço seja faturado mas não cobrado automaticamente. Aguardo por resposta da entidade bancária, pois foram averiguar a situação.

 

Irra… Se soubesse o que sei hoje… 😂😂😂😂😂😂

Já recebi mensagem da NOS com o meu número do ticket. É sinal que o operador tentou mesmo que o processo avance.

Quero mesmo que isto se resolva agora!

Só me sinto descansado em remover todas as associações deste número à minha pessoal quando este serviço for desativado e eu perceber que já não devo nada e não há nada associado.

Esta situação já está a consumir mais tempo que o que devia, mas terá que ser resolvida. Após isto poderei remover todas as associações. Se bem que no meu entender seria responsabilidade da empresa desassociar antigos colaboradores dos cartões, por forma a estes ficarem “a 0” e prontos a serem utilizados por um futuro colaborador. Mas pelo menos eu penso que eu próprio tenho que remover este serviço, ou ajudar a ser removido

Comentário