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Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação



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Eu deparei-me com uma cobrança do MB Phone no mês passado pela primeira vez e este mês novamente. Ora eu sequer tenho a aplicação instalada e jamais tive. Liguei logo à NÓS e me restituíram o valor do mês passado e disseram que poderia cancelar no multibanco. Tentei fazer isso, mas aparece serviço indisponível. Vou ter mesmo que ir ao banco visto que me voltaram a cobrar 2 vezes um serviço que eu sequer subscrevi

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Olá @farmoboy83

Lamentamos a demora e o transtorno causado. 

Para que nos seja possível verificar a sua situação, envie-nos uma mensagem privada para o @Fórum com o seu número de cliente, por favor. 

Obrigada 

Boa tarde,

 

Passado 1 mês continuam a cobrar tal serviço. A nível de caixas multibanco, dá sempre erro qualquer tentativa de cancelar o serviço MB phone. O meu operador, caixa geral de depósitos garante que não tenho qualquer serviço MBphone associado e que nem sequer existe preçário para tal! Esta situação é absolutamente inadmissível e exijo uma vez mais que o serviço seja anulado e valores reembolsados! É um abuso por parte da Nos tal situação!

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Olá @farmoboy83,

Lamentamos a demora na resposta.

O serviço MB Phone tem um custo de €0,54  por semana (IVA incluído).

A desativação do Serviço é realizada exclusivamente através do Caixa Automático Multibanco, seguindo estes passos:

  • “Outras operações"
  • “Serviço MB Phone"
  • “Cancelar Serviço MB Phone"

    Fazendo este procedimento o serviço o Pacote Semanal MB Phone é automaticamente cancelado.

Se precisar de mais informações estamos disponíveis.

Obrigada

Boa tarde,

 

Deparei-me de pelo menos há dois meses para cá com a cobrança de 0,57eur semanais referentes ao serviço MB Phone na minha fatura mensal de telemóvel. Estranhando tal cobrança, não tendo eu subscrito qualquer serviço extra da Nos ou no meu banco questionei a linha de apoio da Nos onde me informaram que teria de ser o banco a cancelar o serviço visto a NOS nada receber com isso, sendo apenas uma intermediária...Hoje falei com o meu Banco, a CGD que me informou este serviço ser há vários meses gratuito e que a operadora não o deveria estar de forma alguma a cobrar. De qualquer forma, cancelaram o serviço para evitar esta situação.

Assim sendo, queria em primeiro lugar que me garantissem que este montante semanal não será mais cobrado e exijo ser reembolso de todos os montantes cobrados referentes a este serviço uma vez que deveria ser gratuito.

 

Obrigado

 

Ricardo Silva

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Bem-vinda ao Fórum NOS @Margarida C Campos

Olá @C24XXXX201 e @Jose Rodrigues

@Margarida C Campos, a comunidade deu uma ótima ajuda! :blush:
Conseguiu?

Obrigada 

@Margarida C Campos , entretanto fique a par das restantes respostas que pode vir também a receber… e o quanto vai ter que insistir até que lhe solucionem a dificuldade...

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação

Pedido de cancelamento/Barramento do serviço MB Phone

 

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Boa tarde, proceda de acordo com o sugerido pelo moderador  nesta resposta sobre a mesma pergunta: 

Boa tarde agradecia o cancelamento do MBphone .

 

Obrigada 

 

Margarida Campos

Mais um mês, tudo a 0.

Importante mesmo, @Ana P. , era que o departamento de controlo de qualidade da NOS (existe ?) pegasse no “ fio de beque” deste tema e actualizasse a formação dos seus colaboradores, a ver se deixávamos de assistir aos microfones a assobiar e a malta a desafinar…

Passam os dias a tentar expiar os pecados, com lamentos atrás de lamentos, mas na presença de novo cliente que tropece em idênticos actos, lá vem a mesmíssima ladainha… haja paciência :innocent:

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Olá @dituy e @oTonyStark

@dituy, desde já, lamentamos todo o transtorno causado. :sweat:

Ficaremos atentos ao seu feedback em relação a este tema. 

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

@oTonyStark espero que seja isso mesmo!
daí estar ainda com o pé atrás.

 

Nunca se sabe!

o tópico não vai morrer sem uma resposta da minha parte, mas este mÊs de Agosto já n\ao fui taxado pelo serviço.

A ver vamos nos próximos.

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Olá, se não veio nesta fatura acredito que não virá mais, acho :blush:

Não quero deitar foguetes, mas a fatura deste mês de agosto já veio a 0…

Ai ai ai… Será que já está tudo resolvido!?

Iniciou-se Agosto

O mês passado gastei 30€ em telefonemas… Vamos ver como corre este...

@dituy , caso aos balcões do banco continuem com a mesma postura de "empurrar com a barriga", peça o livro de reclamações. Só o pedido do livro deve ser sufiiente para mudar a postura perante a dificuldade do cliente. Caso insistam, leve consigo um pequeno texto para transcrever para o livro. Depois, em casa, podera fazer uma reclamaçao online, mais completa, e aasocia-la a reclamaçao em papel.

 

@C24XXXX201 exatamente isso que expliquei à pessoa do call center do banco.

O serviço é gerido pela SIBS e é associado à conta do banco em questão, por isso eles próprios terão que cancelar esse serviço.

Estou a ver que a única opção é ir a um balcão… e mesmo assim, não sei não.

 

Ainda não comuniquei porque queria “esgotar” as opções que tenho, isto é, mostrar que já fui a vários sítios e nada.

Caro @dituy ,

...Segundo eles o serviço é da NOS e só eles poderão cancelar o serviço…

ERRADO! Santa ignorancia e Incompetencia… sem autorizaçao dos bancos nenhum dos operadores móveis presta o serviço. O acesso as contas é autorizado/cancelado pelo titular de um cartao bancario.

Os operadores móveis participam no processo, OBVIAMENTE!

Esta dificuldade resume-se ao seguinte:

  • em condiçoes normais, um cliente CGD, efectua a adesao ao serviço MB Phone a partir de um terminal MB, associando um número de telemóvel ao seu cartao bancario;
  • em condições normais o serviço MB Phone deve ser cancelado a partir de um terminal MB, usando o cartao bancario onde o número de telemóvel foi associado;
  • em condições anomalas (por causas ainda desconhecidas) quando o titular de um cartao bancario com o serviço MB Phone activo (número de telemóvel associado) deixa de ter acesso ao menu de cancelamento nos terminais MB, só a entidade prestadora dos serviços de pagamento (BANCO) pode apoiar o cliente a ultrapassar a dificuldade. 

 

"...O Vodafone MB Phone é um serviço prestado pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (continua...)..."

Tambem consta nessa mesma pagina, que…

"Para utilizar o serviço o Utilizador deve associar o seu número de telemóvel a um cartão bancário, numa caixa Multibanco (até um máximo de 5 contas bancárias por telemóvel). "

E ainda…

"Condições de oferta do serviço

O MB Phone é prestado em parceria com a SIBS. As informações bancárias, enviadas ou mostradas, são da responsabilidade dos bancos...."

Portanto, quando o titular do cartao bancario pretender cancelar a associaçao desse cartao a um número de telemóvel (aka, deixar de autorizar o acesso a sua conta bancaria a partir de um número de telemóvel), deve faze-lo num terminal da rede gerida pela SIBS. Nao estando essa funcionalidade disponivel, o BANCO é a unica entidade que pode apoiar o cliente, ja que a SIBS só responde aos seus clientes - os bancos.

 

Ja comunicou esta dificuldade a ANACOM e BdP atraves do Livro de Reclamações

...

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

...

Qual serviço?

O do MBPhone. Segundo eles o serviço é da NOS e só eles poderão cancelar o serviço.

Cenário 1 - O cliente cancela junto da NOS o serviço de Voz Móvel.

  • O débito Directo é automaticamente cancelado por denúncia do contrato associado;
  • A taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone deixa de fazer sentido pois o cliente já não tem como fazer uso do mesmo.

Aqui só a empresa poderá cancelar o serviço de Voz Móvel, e não sei se aceitariam. Embora fosse a solução mais radical e que acabaria por cortar o mal pela raíz, não me parece que a empresa queria Além disso, como seria caso o serviço fosse de novo ativado? Será que as taxas semanais do MBphone voltariam?

 

Cenário 2 - O cliente cancela a Autorização de Débito Directo.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, sendo agora utilizado outro meio de pagamento das facturas;
  • Continua a ser debitada a taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone pois este serviço não foi cancelado e o cliente pode continuar a usa-lo na rede do operador.

Cenário atual. Cancelei o débito direto, mas continuo a te que pagar pelas taxas de utilização do serviço MBPhone.

 

Cenário 3 - O cliente cancela o serviço MB Phone junto do banco ou num terminal MB.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, continuando as respectivas facturas a ser pagas por DD;
  • O operador NOS deixa de debitar a conta do cliente pela utilização do serviço MB Phone na sua rede. Mesmo que não exista automatismo que termine com os débitos, estes devem cessar após o cliente informar o Operador.

É isto que procuro.

O serviço voz móvel está ok porque o cartão não está a ser utilizado de maneira alguma, por isso, digamos que não há problema.

O que pretendo é mesmo o 2o ponto:

-Eu quero deixar de ser cobrado pela taxa de utilização do serviço MB.

É que o mais incrível é que do lado do banco dizem que está tudo bem, pois se o débito direto está cancelado, então o serviço está cancelado. NINGUÉM no banco, me consegue cancelar o serviço pois só olham para o débito direto.

 

@C24XXXX201 no site da Vodafone encontrei isto para a data atual (10 julho 2020):

Quem presta o serviço

O Vodafone MB Phone é um serviço prestado pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (continua...)

 

Será que para a NOS teríamos algo semelhante,  e logo o serviço é prestado pela NOS e não pela entidade bancária?

 

 

 

@Ana P. , eu gostava de pagar um almoço ao(à) @C24XXXX201 por toda a ajuda. Esta pessoa é que tem dado “a ajuda”! Incansável mesmo! 

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Olá a todos, 

@dituy, o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! 

@dituy, já respondemos à sua mensagem privada.

Obrigada 

 

...

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

...

Qual serviço?

O cliente contratou à NOS um serviço de Voz Móvel, cujas facturas são pagas por Débito Directo, de acordo com respectivo mandato, assinado e entregue ao operador.

O Cliente activou num terminal MB o serviço MB Phone, tendo associado a esse serviço o número de telemóvel do serviço contratado à NOS, pagando a esta uma taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone na sua rede.

Cenário 1 - O cliente cancela junto da NOS o serviço de Voz Móvel.

  • O débito Directo é automaticamente cancelado por denúncia do contrato associado;
  • A taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone deixa de fazer sentido pois o cliente já não tem como fazer uso do mesmo.

Cenário 2 - O cliente cancela a Autorização de Débito Directo.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, sendo agora utilizado outro meio de pagamento das facturas;
  • Continua a ser debitada a taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone pois este serviço não foi cancelado e o cliente pode continuar a usa-lo na rede do operador.

Cenário 3 - O cliente cancela o serviço MB Phone junto do banco ou num terminal MB.

  • O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, continuando as respectivas facturas a ser pagas por DD;
  • O operador NOS deixa de debitar a conta do cliente pela utilização do serviço MB Phone na sua rede. Mesmo que não exista automatismo que termine com os débitos, estes devem cessar após o cliente informar o Operador.

Ora muito bem…

Até já liguei para a SIBS !!!! 😂😂😂😂😂

 

Voltei a ligar para a NOS:

Surpresa…….. Foi-me emitida uma nota de crédito porque a operador entendeu que fui cobrado indevidamente no mês de junho, uma vez que o serviço foi cancelado no dia 23/junho e conseguiu perceber que é assunto recorrente e ainda sem solução.

 

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

 

AH! da SIBS dizem que o serviço é do banco porque foi aderido através de uma ATM.

 

Tento sempre encontrar algum ponto para me motivar com isto, e até rir… Porque não se pode chorar nesta vida quando não é preciso.

 

Se é um assunto que me consome energia? É, e não é pouca! Bastante, até!

 

Próximo passo:

Esperar por um telefone do rapaz até 2a feira (ontem o operador disse que me ia ligar até 2a para confirmar a desativação do serviço por parte da supervisão)

E depois terei que me dirigir a um balcão do banco para poder pedir um comprovativo.

Pelo sim pelo não, o melhor é recuperar energias para o início do próximo mês.

 

Já fiz um pedido online através da minha conta à NOS. Disseram que dentro de 48h me ligam.

 

Talvez esteja a disparar em todas as direções, mas não consigo conceber o quão difícil é cancelar este serviço...

Caro @dituy , se o banco diz que esta cancelado que o ateste atraves de documento para apresentar no Operador NOS.

Excepto o facto de ter sido eventualmente cancelado no mesmo dia,  o Debito Directo nada mais tem a ver com o cancelamento do serviço MB Phone.

Temo no entanto que a pescadinha se enrole de novo, porque me parece que alguem esta a confundir o que foi realmente cancelado...

Se o titular do serviço diz...

"...Quem pode cancelar o serviço? Eu nunca cancelei nada, mas quero cancelar...."

... porque que o banco cancelou o serviço MB Phone sem o cliente o solicitar??

Cancelar um meio de pagamento como o DD nao cancela mais nada por simpatia, nem mesmo o serviço da NOS que era pago por aquela via.

Repito: se o banco diz que o MB Phone esta cancelado que emita declaraçao para o tiular entregar no Operador NOS.

Acabei de ligar para o banco.

De lá disseram que o serviço foi cancelado no dia 1/junho, data em que foi cancelado o débito direto. Para o banco, cancelar o débito direto é cancelar o serviço segundo me informaram. Disseram ainda que tenho que entrar em contacto com a NOS para os débitos pararem de ser cobrados, pois o serviço não está ativo.

Vou esperar até 2a feira para ver o que me dizem da NOS.

O que diz disto @C24XXXX201 ?

(A mim parece-me que estou numa pescadinha de rabo na boca. Não como pescadinha de rabo na boca há anos,  mas lembro-me que da última vez que comi tive muito mais prazer do que esta….)

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