Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21710 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1623 Comentários

Bom dia,

 

Consegui sintonizar os canais que supostamente estariam em 714 Mhz mas noutra frequência diferente.

A lista geral que consta no site NOS plano de frequências confirma estar actualizada?

 

Obg

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @José Higino

Pedimos desculpa pela demora na resposta. 

Consegue indicar-nos em que frequência é que estariam os canais da 714Mhz?

De momento, a listagem com plano de frequências encontra-se atualizado. 

Obrigado

 

Bom dia,

 

 

Na frequência dos mesmos canais em HD 418 Mhz

 

 

 

Reputação 5
Crachá +1

​​​​​​

Boa tarde Preciso de ajuda pois na minha Tv esta a passar no topo a informação de que o sinal analógico vai desaparecer a 29 de setembro. Uma vez que deixarei de ver naquela tv, que só tem sintonizador analógico, queria saber se o descodificador DTA é gratuito. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @ricardojcm

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema é abordado. Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação. 
Recebemos a sua mensagem e vamos verificar. Responderemos o mais rápido possível. 

Obrigado

Adquiri um pacote da NOS sem box. A televisão ligada diretamente dispõe de todos os canais digitais. Uma segunda TV, instalada noutra dependência e ligada apenas ao cabo de antena pré-existente dispõe apenas dos 23 canais analógicos, apesar de ser uma televisão adquirida recentemente com tecnologia de descodificação. Esta situação é normal? ...ou deveria ter sido instalada na altura a ligação adequada? Qual a solução, face à extinção prevista dos canais analógicos? 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Se só tem 23 canais é porque não tem DVBC a TV. precisa de uma box ou descodificador para ter mais.

Eu não quero ter mais canais! Quero simplesmente manter os que tenho!

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Precisa de uma box ou descodificador. Fale com o apoio técnico caso fique sem acesso.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Amsantos e @Guimas
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Caso a sua televisão tenha a norma DVB-C é possível ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD. Em alternativa, como sugerido pelo @Guimas, é necessário adquirir um descodificador.

Obrigado

Boa tarde. Sem querer apaguei os canais na tv. Ao fazer nova pesquisa, surgem os canais digitais e analógicos mas os de rádio não surgem. Porquê?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @farol77, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

O acesso aos canais digitais, e por conseguinte aos canais de rádio, requer que a sua televisão seja compatível com DVB-C. Pelo que indica, consegue realizar a sintonia de canais e apenas não surgem os canais de rádio, certo? 

Faça, por favor, apenas uma sintonia digital ao invés de selecionar ambas as opções. Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado

Boa tarde. Resolvido. Nova sintonização resolveu. O cabo tb parecia mal enroscado na tomada. Obrigado

Tenho duas televisões que não vou conseguir aceder aos canais digitais, e não sei por que motivo terei de deixar de ter os canais do atual  serviço que já pago. É mais uma maneira de a nos  cobrar uns trocos aos clientes com o descodificador.

Deviam dar os aparelhos nem que fosse só com os canais atuais pois não temos de pagar as exigências de alterações ao contratualizado.

Com esta postura terei de repensar se valerá a pena continuar com a nos.

 

Reputação 7
Crachá +5

Tenho duas televisões que não vou conseguir aceder aos canais digitais, e não sei por que motivo terei de deixar de ter os canais do atual  serviço que já pago. É mais uma maneira de a nos  cobrar uns trocos aos clientes com o descodificador.

Deviam dar os aparelhos nem que fosse só com os canais atuais pois não temos de pagar as exigências de alterações ao contratualizado.

Com esta postura terei de repensar se valerá a pena continuar com a nos.

 

Bom dia, tome conhecimento do processo aqui:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/canais-digitais.aspx

Gostaria de saber o seguinte: 

1-custo (mensal, anual?) do aluguer  de descodificador digital;

2- custo de aquisição de descodificar digital

Reputação 7
Crachá +5

Gostaria de saber o seguinte: 

1-custo (mensal, anual?) do aluguer  de descodificador digital;

2- custo de aquisição de descodificar digital

Boa tarde, 

1 - €2.00

2 - €24,99

https://www.nos.pt/particulares/outros/Pages/precarios-nos.aspx

Boa tarde

Gostaria de saber se um descodificador TDT serve para ver os vossos canais digitais visto que o vosso descodificador funciona com os mesmos princípios. É que eu preferia adquirir um TDT do que alugar.
 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde

Gostaria de saber se um descodificador TDT serve para ver os vossos canais digitais visto que o vosso descodificador funciona com os mesmos princípios. É que eu preferia adquirir um TDT do que alugar.
 

Obrigado

Não funciona, a TDT utiliza a norma DVB-T, a NOS o DVB-C.

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 

@Liberto Goncalves, o @Jose Rodrigues deu uma excelente ajuda. Pode adquirir um descodificador em regime de aluguer ou compra. 

@LUIS MIGUEL TRINDADE GARCIA, o @dxnog deu a resposta correcta. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @vasco sa
Lamentamos a situação. O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 
Obrigado

 

voces na nos estao a correr com os clientes é muito cara em relação a sertas operadoras eu nunca tive outra mas estou seriamente a pensar mudar e vai ser ja no proximo aumento porque ate isso voces fazem aumentão e nao avisam o cliente agora vem mais essa robalheira do descodificador eu prefiro comprar outra tv do que lhes estar ainda mais dinheiro dao tantos canais para que se nos consemidores nem um terço desses canis ve porque é so lixo mesmo nos HD levam a semana arepetir mais do mesmo devia de aver mais respeito pelos consemidores

Bom dia,

Vai ser obrigatório ter o sistema digital e ter uma box.

Infelizmente, em lado nenhum vi o custo associado. Porque querem que a pessoa vos contacte?

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia,

Vai ser obrigatório ter o sistema digital e ter uma box.

Infelizmente, em lado nenhum vi o custo associado. Porque querem que a pessoa vos contacte?

Boa tarde, tome conhecimento de como funciona aqui:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/canais-digitais.aspx

ou aqui:

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @TONIBOY
Lamentamos a situação. 

A NOS não se revê no que descreve. 

Todos os aumentos, como indicado nas condições gerais contratuais, notifica os clientes com mínimo de 30 dias de antecedência, cumprindo a legislação em vigor. 

Como, também, esta modificação do analógico para o digital. 
Obrigado

Comentário