Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21710 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1623 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @atcrs,

Agradecemos a sua mensagem e sugestão. 

De momento, o acesso aos canais através desse molde não é possível.

Ainda assim endereçámos a sua sugestão junto da área apropriada, para que seja devidamente analisada.

Por favor, partilhe connosco qualquer dúvida ou sugestão que possa surgir. 

Obrigado

VERGONHA! Então contratei um serviço e agora para ter acesso em algumas zonas da casa sou obrigado a alugar ou comprar uma Box ou uma televisão nova??  

@j.p.p. provavelmente está a apanhar apenas o serviço básico e desbloqueado, o DVB-T, tem uma antena ligada ao mesmo sistema da NOS?

Repito, ao devolver diga ao funcionário da loja que quer uma tv com sintonizador DVB-C, só assim poderá ver os canais.

Ao faze a pesquisa no Google por “comprar tv com sintonizador DVB-C” aparece a TV SMART TECH 32HA10V3 (LED - 32'' - 81 cm - HD - Android TV), que foi a 2ª televisão a ir lá para casa… O que faz sentido, aquilo realmente sintonizou alguns canais (mais do que os 7). Ver os canais é que não.

E continuo sem perceber porque é que não consigo instalar a NOS TV, num sistema operativo exatamente igual ao que instalei no quarto do meu filho

Comprei essa TV SMART TECH na semana passada. Ainda não consegui configurar mais do que 27 canais!

Já fiz reposição de fábrica várias vezes, escolhi vários países e não saí de um mínimo de canais!

45 min ao telefone com a NOS e nenhuma solução..

 

Estou na zona na qual estavam a "oferecer' descodificadores.. mas eu não recebi carta nenhuma!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @MAGO

Detalhe-nos, por favor, a sua questão. 

Agradecemos a sua mensagem @von zeppelin. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Alguém pode esclarecer que esse suposto envio da carta com oferta do descodificador foi erro da NOS?!

Então há clientes que têm direito a descodificador e outros não?! 

 

Configurar o sinal digital numa Android TV é para esquecer!

Reputação 7
Crachá +4

Alguém pode esclarecer que esse suposto envio da carta com oferta do descodificador foi erro da NOS?!

Então há clientes que têm direito a descodificador e outros não?! 

 

Configurar o sinal digital numa Android TV é para esquecer!

Efetivamente não sei qual o critério da NOS uns recebem outros não, só eles o poderão esclarecer.

Em relação à android TV, caso tenha sintonizador DVB-C, eu tenho uma e tenho os canais sem box sintonizados, experimente mudar o país, no meu caso resultou.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @von zeppelin

Respondemos à sua mensagem privada. 
​​@dxnog deu uma boa ajuda, quanto à possibilidade de sintonizar os canais na sua Android TV. 

Obrigado

Alguém pode esclarecer que esse suposto envio da carta com oferta do descodificador foi erro da NOS?!

Então há clientes que têm direito a descodificador e outros não?! 

 

Configurar o sinal digital numa Android TV é para esquecer!

Há clientes que têm o serviço de TV mas sem qualquer box. Penso que sejam esses que estão a receber o descodificador como oferta. Como escrevi na primeira página, todos os clientes que o solicitassem deveriam receber um descodificador como oferta, mas a NOS não seguiu essa sugestão…

@j.p.p. provavelmente está a apanhar apenas o serviço básico e desbloqueado, o DVB-T, tem uma antena ligada ao mesmo sistema da NOS?

Repito, ao devolver diga ao funcionário da loja que quer uma tv com sintonizador DVB-C, só assim poderá ver os canais.

Ao faze a pesquisa no Google por “comprar tv com sintonizador DVB-C” aparece a TV SMART TECH 32HA10V3 (LED - 32'' - 81 cm - HD - Android TV), que foi a 2ª televisão a ir lá para casa… O que faz sentido, aquilo realmente sintonizou alguns canais (mais do que os 7). Ver os canais é que não.

E continuo sem perceber porque é que não consigo instalar a NOS TV, num sistema operativo exatamente igual ao que instalei no quarto do meu filho

Comprei essa TV SMART TECH na semana passada. Ainda não consegui configurar mais do que 27 canais!

Já fiz reposição de fábrica várias vezes, escolhi vários países e não saí de um mínimo de canais!

45 min ao telefone com a NOS e nenhuma solução..

 

Estou na zona na qual estavam a "oferecer' descodificadores.. mas eu não recebi carta nenhuma!

@j.p.p. provavelmente está a apanhar apenas o serviço básico e desbloqueado, o DVB-T, tem uma antena ligada ao mesmo sistema da NOS?

Repito, ao devolver diga ao funcionário da loja que quer uma tv com sintonizador DVB-C, só assim poderá ver os canais.

Ao faze a pesquisa no Google por “comprar tv com sintonizador DVB-C” aparece a TV SMART TECH 32HA10V3 (LED - 32'' - 81 cm - HD - Android TV), que foi a 2ª televisão a ir lá para casa… O que faz sentido, aquilo realmente sintonizou alguns canais (mais do que os 7). Ver os canais é que não.

E continuo sem perceber porque é que não consigo instalar a NOS TV, num sistema operativo exatamente igual ao que instalei no quarto do meu 

Experimente as várias opções de sintonia. Escolha sintonia “Cabo” e nunca sintonia “Antena”. Se tiver uma opção para sintonia automática que peça para colocar uma frequência de entrada, digite 714 MHz (se estiver em Portugal continental). Se só aparecerem canais SD e os canais HD não aparecerem, poderá ser que a TV apenas seja compatível com DVB-C MPEG-2. O DVB-C MPEG-2, ao contrário do DVB-C MPEG-4, apenas permite ver os canais SD da NOS.

Reputação 1
Crachá

Boa noite foi adiado os desligar dos canais analógicos? 

Reputação 7
Crachá +2

Não. Acho que é faseadamente, segundo o site 

Reputação 1
Crachá

Ok é que dizia dia 12 e continua a haver é já não aparece a barra.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @dmclm

O @Olaf deu uma boa ajuda. 

Esta atualização é feita de forma faseada. 

Caso surjam questões, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Reputação 1
Crachá

E eu com esperança que tivessem desistido...

A minha TV da BOX funciona normalmente, a dos quartos tv mais recentes ficaram a funcionar na mesma, na da cozinha menos recente não consigo sintonizar os canais. O que devo fazer?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Jorge Agostinho

Movemos o seu comentário para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Em alternativa, uma vez que possivelmente, a televisão a que se refere ( da cozinha) não têm a norma DVB-C, sugerimos que verifique a possibilidade de adquirir um descodificador.

Se pretender, podemos ajudar. Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

@João H. eu lembro-me que houve uma altura em que a NOS tinha quarenta e poucos canais analógicos. Neste momento passar dos atuais 23 para nenhum parece-me prematuro. Deviam deixar pelo menos 10, os 8 primeiros no mínimo mais a RTP memória e ARTV que estão na TDT.

 

Faz mais sentido eliminar os canais digitais em SD repetidos que têm nas boxes e que não estão lá a fazer nada (cada 8 canais SD digitais dá o espaço vago de um canal analógico e os canais SD não fazem sentido nenhum porque a NOS já disse que vai recolher até ao fim do ano todas as boxes SD) do que estar a eliminar já o analógico. Isto causa insatisfação nos clientes potencialmente os mais idosos. Eu vivi muito recentemente a experiência na NOWO.

É que, parecendo que não, para alguns clientes menos dados às tecnologias e por vezes com 80/90 anos, acrescentar um descodificador digital é excluí-los do acesso à televisão. Sei bem do que estou a falar, e é  tanto pior se como no caso estivermos a falar de um serviço de televisão que é pago...

 

Por isso, ponderem bem se não devem deixar alguns canais principais só.

 

Lembro que em 2012 e durante vários anos depois, a então ZON vendeu os chamados pacotes de 4 canais como alternativa à TDT (que depois foram proibidos de publicitar pela ANACOM) e o argumento na altura era mesmo esse… os clientes continuavam no analógico e não era preciso terem trabalho. Descontinuarem o analógico completamente… esses clientes não vão gostar.

 

Para além de ser uma desvantagem para a NOS porque os outros dois grandes operadores no mercado ainda mantêm alguns canais analógicos… Claro que do ponto de vista técnico a opção da NOS se percebe porque a NOS ainda funciona muito com base na tecnologia DOCSIS da qual depende quer o serviço de internet quer o o número de canais que podem disponibilizar no serviço de televisão da maioria dos clientes, e os outros dois grandes operadores usam uma tecnologia diferente.

 

Outro dos aspetos que não fazem muito sentido é a deslocação do técnico para instalação do descodificador digital ser paga como aí referido. Então quer dizer.. É que existem muitos clientes sem box nenhuma e que do dia para a noite perdem canais analógicos e depois ainda têm de pagar à NOS para voltarem a ter serviço????? Ponderem isso. De repente alguns canais  desaparecem-me, sou um cliente que não sei instalar uma box vamos supor porque não sou obrigado a ter conhecimentos técnicos, e a NOS obriga-me a pagar a deslocação para assegurar um serviço pelo qual já pago?????

Concordo plenamente. Ser cliente e ter um serviço pago e depois ter que continuar a pagar para ter esse serviço. 
Neste momento só conseguiram que deixasse de ter tv na cozinha e passasse a ouvir apenas rádio. Como mais alterações um dia destes deixo de precisar também na sala. 
E para ter internet, há muito mais concorrência por aí como serviços igualmente “maus”!! 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Anabela Oliveira Malva
Compreendemos e lamentamos o transtorno. A impossibilidade de aceder aos canais digitais na televisão que refere, deve-se a progresso natural de transformação da experiência que queremos dar aos nossos clientes. Por isso, estamos a realizar a modificação do sinal de analógico para digital em todo o país permitindo melhorar a qualidade do serviço de TV.

Obrigado

Reputação 1
Crachá

Mas quem vos disse que estávamos mal com poucos canais ou com mais grão ou menos definição?  Para muitos chegava bem! E is dta são una confusão para os velhotes e sei do que falo quanto desligaram o analogico nos canais públicos. 

Exatamente isso!

Para certas zonas da casa chegava uma televisão razoável com alguns canais.. mas assim não!

 

Estou à espera de uma chamada da NOS desde o dia 20 de julho às 14h! Disseram que iam ligar a oferecer o descodificador e até ao momento e nada!

Vergonha!

Reputação 1
Crachá

Exatamente isso!

Para certas zonas da casa chegava uma televisão razoável com alguns canais.. mas assim não!

 

Estou à espera de uma chamada da NOS desde o dia 20 de julho às 14h! Disseram que iam ligar a oferecer o descodificador e até ao momento e nada!

Vergonha!

Pode ser que tenha sorte mas o que me disseram é que não oferecem reduzem é o valor da mensalidade de uma box íris ou do dta ou então compra-o.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Compreendemos e lamentamos o transtorno @von zeppelin e @dmclm.

Enviem-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do vosso número de cliente.

Obrigado

Já mandei mensagem!

Ontem ofereciam o descodificador e hoje voltaram atrás.. 

O melhor disto é que ninguém percebe nada e passam as chamadas de uns para os outros!

Bom dia @Jorge Agostinho

Movemos o seu comentário para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Em alternativa, uma vez que possivelmente, a televisão a que se refere ( da cozinha) não têm a norma DVB-C, sugerimos que verifique a possibilidade de adquirir um descodificador.

Se pretender, podemos ajudar. Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Mandar a msg eu até mandei. Mas ninguém me respondeu…. Não percebo nada disto.

Boa noite

Tenho uma box em casa numa televisão. Na outra não tenho e pelos vistos agora nessa só vou conseguir ter canais se comprar ou alugar um sintonizador? Acham correcto? Não deixam sequer os canais básicos?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

@Jorge Agostinho e @von zeppelin, vamos responder às vossas mensagens o mais rápido que nos for possível. 

Pedimos que, por favor, aguardem. 

@Cristina Heleno, seja bem-vinda ao Fórum NOS.  A impossibilidade de aceder aos canais digitais na televisão que refere, deve-se a progresso natural de transformação da experiência que queremos dar aos nossos clientes. Por isso, estamos a realizar a modificação do sinal de analógico para digital em todo o país permitindo melhorar a qualidade do serviço de TV.

Obrigado

Comentário