Destaque

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box

Mostre a primeira mensagem

838 Comentários

Reputação 1

A NOS alterou as frequências para as TVs sem Box, deixando os seus clientes sem acesso à tv no caso das tvs analógicas. Onde está o respeito por quem lhes paga?

Vergonhoso!!!

Boa tarde, 

Tal como já foi demonstrado neste fórum, há clientes que receberam uma carta a referir que tinh direito a um descodificador gatuitamente, outros que referiram terem ido a uma loja e tiveram também gratuitamente a um descodificador, a minha pergunta é, qual o critério da Nos para oferecer a uns e a outros não?

Lado negativo

Eu considero que a NOS devia pelo menos oferecer o referido equipamento para as TVs antigas, uma vez que com muita pena minha não seguiram a sugestão dada pelos clientes que era deixarem alguns canais analógicos.

Lado positivo

A principal vantagem desta alteração tem a ver com a libertação de espetro, que pode ser usado para melhorar a capacidade do serviço de internet (tecnologia DOCSIS) ou para o serviço de TV (aumenta a capacidade para disponibilizar canais HD).

Se for usada toda a capacidade ganha para melhorar o serviço de TV, como os 23 analógicos agora apagados ocupam o mesmo espaço que cerca de 78 canais HD, a NOS está agora em condições de fornecer mais 78 canais em HD.

Aqui no fórum NOS também já foi anunciado que a NOS até ao fim do ano vai acabar com as powerboxes. Por isso tem todas as condições para acabar com os 53 canais repetidos em SD que podem dar lugar no mesmo espaço ao equivalente a 22 canais HD.

Na prática com todas estás alterações este ano a NOS está em condições de fornecer o equivalente a mais 100 canais em HD. Isto porque a maioria dos canais que ainda não estão em HD na NOS já têm uma versão HD no operador MEO ou no estrangeiro. E não sei do que é que estão à espera, tenho insistido nisto.

Mas não têm de usar essa capacidade toda para os canais em HD, uma parte poderá ser usada para melhorar a qualidade de imagem dos canais HD já existentes (em bitrate) e outra poderá ser usada, como já falado, para o serviço de internet.

Em Resumo

Acabando com os canais analógicos e com a powerbox, a NOS não tem desculpa nenhuma para não tornar a sua grelha integralmente HD (com pequenas exceções como a RTP Memória que ainda não tem um canal em HD) e para acrescentar mais canais em HD como A Bola TV e  Boomerang.

A NOS não tem desculpa nenhuma, mas a questão é se o vai fazer. Esperemos que sim!

Reputação 7
Crachá +2

menu - canais - sintonia digital / cabo. Algo assim, tem que ser o senhor a ver.

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e partilha @Nuno Fig@CP001.

Confirmamos que está a ser salvaguardada a continuidade do serviço contratado, na TV principal, não existindo alteração às características do serviço. Para ver TV noutras divisões, não tendo equipamentos próprios compatíveis com a sintonia DVB-C, existem alternativas como:

1. Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
  2. Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  3. Atualização do equipamento terminal (Televisão);

Os mesmos canais continuam a ser fornecidos sem custo adicional. Contudo, por evolução tecnológica, estes são em Digital e não em analógico.
Por favor, falem connosco se surgirem questões. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Podem indicar-me um cabo que passe um bom sinal da saída da caixa para a TV?

Penso que o que interessa será a qualidade de imagem que a sua televisão suporta. O cabo pode ser o normal. Teu tenho o cabo dado pela nós que é o mesmo e funciona

Reputação 7
Crachá +4

A box da nos é tdt com 120 canais...... 

A NOS não usa o sistema da TDT (DVB-T) mas sim DVB-C são sistemas diferentes.

Reputação 5
Crachá

Olá @123deOliveira4 

De facto para ter a oferta da NOS de mais de 100 canais e em HD precisa ou de uma TV com sintonia digital ou por cabo dvb-c, ou de de adquirir um dta e continuar a utilizar a mesma TV.

Como o @dxnog disse e bem é uma questão de custos e de necessidades. Um dta à nos há-de ficar mais em conta que certamente uma TV hd.

Caso precise neste tópico já é falado e ajudam

Reputação 3

Qualquer descodificador DVB-C deverá sintonizar os canais, no entanto a NOS é que deveria fornecer os descodificadores que ninguém a mandou mudar o sinal.

Reputação 1

Bom dia.  ainda estou à espera da solução para este problema. Efectivamente a NOS também  arranjou aqui um problema financeiro e outro ambiental. Tornou necessario consumir mais energia para ter descodificadores ligados, a necessidade de alugar os aparelhos e tornou obsoletas tvs que ainda estão a trabalhar bem. A NOS com esta acção conseguiu engolir o IVA da luz que o governo reduziu, vai tirar mais dinheiro às familias que já se vêem com dificuldades e ainda aumenta o consumo de energia ao contrario de poupar a mesma como vai ser pratica europeia. Será que o governo sabe disto? A NOS devia pensar bem no timming e no modo de fazer esta transição. Efectivamente quem quer 100 canais tem a opção de os ter, como até agora, mas nunca reclamei de ter só 23. Penso que como eu existem muitos portugueses

Reputação 6
Crachá +1

@Tiago Rodrigues 86 verifique que as tv’s têm a norma DVB-C para receber o sinal se não vai mesmo precisar de descodificador,

@Jorge Barreiros pelo que vi a sua Samsung só tem DVB-T ou seja, no manual não vi nenhuma referência a DVB-C, nesse caso não vai ver os canais digitais sem descodificador.

O que a NOS ainda não clarificou é se as tv’s que não têm DVB-C mas têm a banda S ou Hiperbanda podem receber os canais digitais alojados na banda S.

A migração para o digital era uma questão de tempo, depois do DVB-T, as tv’s agora disponibilizam a norma DVB-C também. Eu tenho duas tv’s já com mais de 10 anos e já me conformei que, ou tenho box ou compro outras.

Eu com um pouco de insistência por telefone consegui para um amigo o descodificador de oferta e sem fidelização adicional. Foi preciso explicar que é uma alteração por motivo não imputável aos clientes e que, por isso, os clientes nada deviam pagar.

Reputação 7
Crachá +5

Gostaria de saber o seguinte: 

1-custo (mensal, anual?) do aluguer  de descodificador digital;

2- custo de aquisição de descodificar digital

Boa tarde, 

1 - €2.00

2 - €24,99

https://www.nos.pt/particulares/outros/Pages/precarios-nos.aspx

Ainda tenho duas televisores analógicos , contratei um serviço onde pode-se lugar os aparelhos sem box , só tenho uma televisão das mais recentes , obrigam me a alugar ou comprar um aparelho para descodificar o sinal.

Qual o preço do aluguer ou compra?

É só esquemas para fazer o cliente gastar dinheiro, resumindo ladrões.

Tenho 2 televisores antigos sem a tecnologia DVDC. Como não estou interessado em alugar o adquirir o descodificador, deixo de ter acesso a quaisquer canais?. Se assim fôr a solução passará por mudar de operadora

Cts.

AAF

Reputação 1
Crachá

Mas quem vos disse que estávamos mal com poucos canais ou com mais grão ou menos definição?  Para muitos chegava bem! E is dta são una confusão para os velhotes e sei do que falo quanto desligaram o analogico nos canais públicos. 

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @Márcio gcp,

Agradecemos a sua mensagem. 

Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box. Assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canaisincluindo alguns em qualidade de imagem HD.

Para tal é apenas necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Diga-nos, por favor, se a sua televisão é compatível.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Ainda tenho duas televisores analógicos , contratei um serviço onde pode-se lugar os aparelhos sem box , só tenho uma televisão das mais recentes , obrigam me a alugar ou comprar um aparelho para descodificar o sinal.

Qual o preço do aluguer ou compra?

É só esquemas para fazer o cliente gastar dinheiro, resumindo ladrões.

Boa noite, pode adquirir numa Loja NOS por €24,99

Ou alugar por €1,50 mensal

https://www.nos.pt/particulares/outros/Pages/precarios-nos.aspx

Reputação 7
Crachá +2

Olá João H obrigado pela resposta mas a minha TV analógica sempre funcionou para ai com uns 26 canais e agora não funciona pq ? sabes me dizer o que se passou? desde este verão que os canais não dão dá para comprar numa loja um aparelho descodificador DTA para ligar á TV ? talvez assim já funcione que me diz será disso ? mas quero ter a certeza que vai dar para não estar a comprar em vão

O sinal analogico que permitia ter esses tais 26 canais acabou. Precisa do DTA.

Reputação 6
Crachá +1

Tal como na televisão terrestre o cabo vai, por último, passar a digital, sinal dos tempos, assim ou a tv tem o descodificador DVB-C instalado ou tem de meter um descodificador, tal como foi na DVB-T.

Reputação 7
Crachá +2

Sim a informação está errada. O sinal analógico terminou não por decreto do governo, foi decisão da NOS.

Em termos de descodificadores, em regra neste momento dá para comprar ou alugar com desconto. 9.99€ ou 0,49€/mes.

Vai acontecer também em outros operadores eventualmente…

os descodificadores podem ser comprados ou alugados. Pode também escolher não comprar à nos. 

o melhor é ligar para negociar o seu contrato, se renegociar podem ser oferta até, ou podem mesmo sem negociar oferecer-lhe um valor mais em conta, nada como tentar!

um bem haja

obrigado,

Acho que nem me vou aborrecer com isso. Já ha desde algum tempo que a NOS tem vindo a baixar o nivel de qualidade, pago 107 Euros por dois serviços residenciais e ambos têm bastantes falhas no que concerne ao contratado, tal que removeram a Fidelização, mas o problema é esse, a NOS publicita uma coisa e depois vende outra muito abaixo do esperado. e depois diz, “pode sair quando quiser, já não tem fidelização”. Enfim. vou começar a ver a concorrência, talvez seja menos enganado.

Tenho duas televisões que não vou conseguir aceder aos canais digitais, e não sei por que motivo terei de deixar de ter os canais do atual  serviço que já pago. É mais uma maneira de a nos  cobrar uns trocos aos clientes com o descodificador.

Deviam dar os aparelhos nem que fosse só com os canais atuais pois não temos de pagar as exigências de alterações ao contratualizado.

Com esta postura terei de repensar se valerá a pena continuar com a nos.

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde este modelo     TDT KUNFT KTTR4239    não dá? Dão-me este mas não deve dar pois não?

Obrigado 

Não dá, é para TDT, a NOS não utiliza essa faixa de frequências.

Boa tarde. Resolvido. Nova sintonização resolveu. O cabo tb parecia mal enroscado na tomada. Obrigado

Comentário