Header
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens


Reputação 7
Crachá +6

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:


95 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @ALEF SILVA.

Respondemos à sua mensagem privada. Consulte, por favor, a caixa de mensagens.

Estamos aqui para ajudar, caso surjam mais questões.

Obrigado

Boa Noite.  Mandei mensagem privada e até agora nada. Não tive nenhum retorno.

Reputação 7

Esse fórum é só ilusão. Vocês bloquearam meu número,  estou tendo entrar em contato a um tempo para cancelar meu plano, pagar o q está em atraso, mas vocês não respondem.  Gostaria que desbloqueiam meu número +351930597366

 

Boa tarde @ALEF SILVA,

Por favor edite e remova dados privados em virtude deste fórum ser de âmbito público.

Como pretende regularizar os pagamentos em atraso, sugiro que envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum a detalhar a situação, com o seu número de telemóvel.

Obrigado

Meu número está bloqueado,  não consigo entrar na app, nem com o e-mail,  chega um momento que pede o número e a confirmação por SMS. 

Reputação 7
Crachá +2

Não tem acssso a my nos?

Esse fórum é só ilusão. Vocês bloquearam meu número,  estou tendo entrar em contato a um tempo para cancelar meu plano, pagar o q está em atraso, mas vocês não respondem.  Gostaria que desbloqueiam meu número +351930597366

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos que não tenha conseguido resolver a situação, @Nuno Cabral

Infelizmente, de momento, não temos qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço.

Se surgirem outras questões, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado,

 

Nao funcionou… Desactivei o serviço… É pena..

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Nuno Cabral

O @CP001 deu uma excelente sugestão e ajuda. 
Diga-nos, por favor, se ajudou. Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado

Boa tarde, @Nuno Cabral,

 

É um problema conhecido do Google Messages, que ocorre após a portabilidade ou mudança de número.

 

https://www.reddit.com/r/GoogleMessages/comments/z97aey/google_messages_problem_after_porting_verizon_to/?rdt=42706

https://support.google.com/messages/thread/13274112/anyone-able-to-get-rcs-working-after-a-number-port?hl=en

 

A solução é desativar o RCS, alterar o número manualmente na app e tornar a desativar o RCS e voltar a ligar,

 

Para alterar o número manualmente clique na app nos três pontos > definições > Avançadas > Número de telefone. 

 

Siga esse procedimento de colocar o número manualmente, mesmo que o número correto já lá esteja.

Reputação 7
Crachá +6

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente, número de contribuinte e número de telemóvel em causa para o perfil @Fórum, @Nuno Cabral
Vamos verificar o estado da portabilidade para melhor compreender a situação. Diga-nos, também, quando é que foi feita a portabilidade. 
Obrigado 

Bom dia.

 

Já reiniciei, 2 ou 3 vezes. Como disse, já testei noutro telefone e fez o mesmo.

Nas definiçoes, coloco meu numero e fica a validar indefinidamente 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Nuno Cabral

A NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço.

Aceda às definições, por favor, e verifique na funcionalidade de chat qual o número que conta. Recordamos, também, que, em regra, há a necessidade de reiniciar o equipamento após a conclusão da portabilidade para que haja um novo registo à rede, com a nova informação disponibilizada pelo operador. 
Experimente, por favor, e, de seguida, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado

Bom dia

 

Sou vosso cliente há cerca de 15 dias apenas. Pedi a portabilidade do meu nº movel, e efectuando chamadas, aparece o meu numero normal (91), mas quando envio sms por RCS atraves do Google Messages, aparece a começar por 93. Já liguei para o suporte (a pagar o que é ridiculo, mas ok) e dizem que é configuração do telefone.

Antes, sempre funcionou com o outro operador, agora não.

Quando tento validar o meu numero, fica eternamente em Estado: A configurar e nada feito.

Já tentei com outro telemovel e faz o mesmo. Preciso disto corrigido com alguma urgencia, pois é um numero de uso profissional..

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Ora essa, @dmclm
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Desejamos-lhe um excelente fim-de-semana.

Reputação 1
Crachá

Bom dia @dmclm

A ativação/desativação dos RCS faz-se nas definições de mensagens, na opção RCS ou Serviço de chat, dependendo do modelo.

O RCS é da exclusiva responsabilidade da Google, sendo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço, pelo que sugerimos que aceda a support.google.com/messages

Obrigado

Obrigada

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @dmclm

A ativação/desativação dos RCS faz-se nas definições de mensagens, na opção RCS ou Serviço de chat, dependendo do modelo.

O RCS é da exclusiva responsabilidade da Google, sendo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço, pelo que sugerimos que aceda a support.google.com/messages

Obrigado

Reputação 1
Crachá

Boa tarde, dmclm

Agradecemos a sua mensagem. A gestão do serviço é realizada através da App de mensagens do seu dispositivo. Teve a oportunidade de verificar a mesma?

Obrigado

Sim desativamos e passado uns dias já está outra vez. Ainda por cima tem de ser contato a contato conforme enviamos SMS.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, dmclm

Agradecemos a sua mensagem. A gestão do serviço é realizada através da App de mensagens do seu dispositivo. Teve a oportunidade de verificar a mesma?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Penso que não dê, uma vez que tem a ver com as configurações do dispositivo

Reputação 1
Crachá

Boa tarde como desativar sem que se volte a activar?Obrigada 

Boa tarde, rcs ainda se mantém na wtf? E que vodafone vai desligar.

Boa tarde

 

De facto é um serviço da Google e também a Vodafone o mantém porque é fornecido pela Google.

O que a Vodafone descontinuará é o RCS nativo, que a NOS nunca teve.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Toz, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Sim, o serviço RCS mantem-se disponível, no entanto, a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço.

Obrigado

Boa tarde, rcs ainda se mantém na wtf? E que vodafone vai desligar.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Joao Miguel55, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Diga-nos, por favor, quando foi feita a portabilidade e o registo no serviço de mensagem Google. 
Obrigado

Comentário