Header
Destaque

eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


Reputação 7
Crachá +6

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


650 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Duarte_C ,



Ainda não temos novidades sobre o tema. 😞



No entanto, a NOS está a realizar testes com os equipamentos comercializados em Portugal (para além dos equipamentos já mencionados), uma vez que se trata de um serviço novo e queremos garantir que o processo de associação e utilização ocorre sem transtornos.



Assim que existirem novidades sobre este tema, iremos actualizar a informação neste tópico, como também nos demais canais de comunicação. 🙂
Boa tarde,



Estou a cerca de 1 semana a tentar ativar o serviço e-sim.



1º dirijo-me a uma loja (Marshopping) cerca das 22h da noite. Dizem-me que como se tratava de um numero empresarial teria que ser no dia seguinte até as 18h (salvo erro).



Ligo com a linha, a ver se me podem ajudar e dizem-me ter que ser numa loja.



Volto à loja, agora no horário solicitado e dizem-me que tem que ser na loja da Boavista, visto la ter o serviço pós-venda.



Visto me ser dificil deslocar a essa loja e tendo alguma urgencia, conseguem-me confirmar que lojas dispõe do tal voucher na zona de matosinhos? Imaginando claro que a do Marshopping nao tenha mesmo esse serviço, que seria a minha loja preferencial.



Obrigado,
Reputação 7
Crachá +6
Olá @RicardoRS ☺️,



De acordo com a zona que identifica temos disponíveis as seguintes lojas:




  • Loja NOS Matosinhos - Av. República;
  • Loja NOS Matosinhos - Norte Shopping;



Se tiver uma outra questão ou sugestão, partilhe connosco.



Obrigada.
Boa tarde,



Comprei um relógio Samsung Galaxy Watch 42 mm *4G LTE compatível com eSIM*, em Espanha.. será que se pedir um eSIM numa loja vossa aqui em Portugal consigo ativá-lo neste equipamento e usá-lo cá?



Obrigada.

Inês





Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS @Ines BLM, 😃



Apenas conseguimos, de momento, garantir o seu pleno funcionamento dos equipamentos mencionados no tópico, com o e-Sim. Contudo, a NOS está a fazer testes para potenciar a inovação no mercado português.



Assim, que existam novos equipamento iremos actualizar este tópico.



Caso tenha alguma outra questão, não hesite. Estamos ao seu dispor.



Muito Obrigado
Boa tarde,



Se fizer um reposição de fábrica, quer em android quer em IOS o esim mantêm-se?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Brandaopj ,



Ao fazer o reset para versão de fábrica, será questionado se deseja apagar eSIM ou se o pretende manter mesmo após o reset. Desta forma, apenas terá de adicionar novo eSIM, caso escolha a opção de eliminar o registo atual ☺️.



Obrigada.
Obrigado.



É possivel reutilizar um esim, ou seja, tendo o cartão com o QR code voltar a ler e associar, no mesmo equipamento, caso o apagasse por algum motivo?

Ou só pedindo um novo?
Reputação 7
Crachá +6
@Brandaopj ,



Sim, é possível. No entanto, é necessário selecionar a opção que pretende manter o eSIM em questão.



Caso tenha mais alguma questão ou sugestão, partilhe connosco ☺️.



Obrigada.
Reputação 1
No entanto, a NOS está a realizar testes com os equipamentos comercializados em Portugal



Não quero estar a ler coisas onde elas não existem, mas creio que esta frase explica tudo, até haver modelos LTE do Watch por cá, não teremos serviço nos nossos equipamentos, tal como já estava a prever... Mas espero estar enganado. Resta aguardar 🙂
Boa tarde,

tou interessado em mudar o número da empresa (corporate NOS) para eSIM.

A mudança também é feita nas lojas NOS?

Obrigado
Já estou a usar o eSIM da NOS há algum tempo no meu iPhone. No lugar do SIM fisico coloquei um número estrangeiro que tenho e que uso exclusivamente quando estou nesse país. Desde que activei o eSIM só visitei esse país uma vez, activando nessa altura o SIM físico, ficando assim, em modo dual sim e não tive qualquer problema. No entanto, desde que voltei, que todas as chamadas que recebo no meu número NOS não vêm com indicativo do país (99% chamadas nacionais) e o iPhone está automaticamente a assumir o indicativo internacional do país onde estive (do qual tenho o SIM físico no telefone, mas desactivo). Consequentemente os números não são identificados como meus contactos (tenho os contactos com os indicativos +351) e a lista de chamadas recebidas tem os números todos com esse indicativo errado, impossibilitando utilizar aquele registo para retornar a chamada.



Porque é que as chamadas que recebo não vêm identificadas com +351. É normal ser assim?

Este problema está associado ao uso do eSIM?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @ruijmonteiro,



Queremos ajudá-lo. Para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou número de contribuinte de titular, por favor.



Obrigada.
Olá @ruijmonteiro,



Queremos ajudá-lo. Para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou número de contribuinte de titular, por favor.



Obrigada.




Envio a mensagem privada para onde?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @ruijmonteiro ,



Para mandar mensagem privada clique no perfil do moderador e, seguidamente, irá aparecer-lhe uma opção a dizer "enviar mensagem".



Ficamos a aguardar a sua mensagem.



Obrigada 🙂
Bom dia,



Vou receber um telemóvel da empresa associado a uma rede diferente da vossa. mas quero ter a possibilidade de por o meu numero da NOS.



Queria saber se existe algum inconveniente e por o meu cartão NOS como eSIM?



Cumprimentos,
Reputação 7
Crachá +2
Desde que seja um dos telemóveis que tão no primeiro post, acho que não há problema.
Boa tarde!



É possível adquirir um cartão de internet móvel e fazer ativação num eSIM?



Está disponível em loja de Aveiro?



Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @dtpires.



Sim, é possível comprar um cartão de internet móvel e ativá-lo como eSIM. Para confirmar se existe stock pedimos que se desloque à loja, por favor.
Bem-vindo ao Fórum NOS, @dtpires.



Sim, é possível comprar um cartão de internet móvel e ativá-lo como eSIM. Para confirmar se existe stock pedimos que se desloque à loja, por favor.






Qual o custo de aquisição do cartão? Para um tarifário do tipo Livre XL?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @dtpires,



O cartão de internet móvel tem um custo de 2.5€.
Bom dia,

Eu tenho um iPhone Xr com eSIM da NOS e preciso fazer um reset do aparelho.



Se eu fizer o reset através do iTunes apaga o plano de dados do aparelho?



Eu sei que fazendo o reset através das definições do telemóvel a opção de não apagar o plano de dados é dada, o caso é o mesmo quando utilizamos o iTunes?



Obrigado 😊
Reputação 7
Crachá +6
Olá @DPombal,



Ao fazer reset para a versão de fábrica, é lhe perguntado se quer apagar o eSIM. Escolha a opção em que o pretende manter e assim o mesmo não será apagado.
Reputação 1
Eu fui a loja em Coimbra quando fui tratar de outros assuntos e pedi se tinha esse cartão pois estou em Londres e os meus pais ai, e disseram me que não tinha isso então tive que pagar por um cartão fisico de 10 euros!! mas o Sim para mim era melhor pois tenho os Iphone XMAX não posso comprar um no site da nos? ou ir um familiar buscar um?
Reputação 7
Crachá +5
Eu fui a loja em Coimbra quando fui tratar de outros assuntos e pedi se tinha esse cartão pois estou em Londres e os meus pais ai, e disseram me que não tinha isso então tive que pagar por um cartão fisico de 10 euros!! mas o Sim para mim era melhor pois tenho os Iphone XMAX não posso comprar um no site da nos? ou ir um familiar buscar um? O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira e Açores, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja. Tem-se verificado haver indisponibilidade em algumas lojas da NOS.

Comentário