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Como fazer a autoinstalação do Descodificador Digital


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Agora já pode instalar o seu Descodificador Digital (DTA) de forma rápida e cómoda! :blush:

Com a autoinstalação do Descodificador Digital aceda a todos os canais digitais da grelha da NOS numa televisão secundária, de forma gratuita e sem ser necessária a intervenção de um técnico em sua casa.

Instale o seu Descodificador Digital em menos de 5 minutos e tenha acesso à totalidade dos canais da grelha da NOS de forma imediata:blush:

Chegou a hora de autoinstalar o seu Descodificador Digital:smile:

Já tem o seu kit? Tem dúvidas sobre como o fazer? Este tópico é para si. 

 

Como adquirir o Descodificador Digital

O Descodificador Digital está disponível para todos os clientes com serviço de TV por cabo (HFC e FTTH), como box secundária. Na autoinstalação é também importante que tenha uma tomada de TV adicional.  

Para obter o seu equipamento, não precisa de efetuar qualquer alteração nos seus serviços, apenas tem de:

  1. Pedir o Descodificador Digital numa loja NOS ou fale connosco;
  2. Levar o Kit para casa ou recebê-lo via estafeta;
  3. Instalar o Descodificador Digital no ponto de acesso de rede coaxial.

Saiba como encontrar uma Loja NOS perto de si:

 

O que inclui o Kit Descodificador Digital

Conheça o que compõe o Kit Descodificador digital. Este é composto por:

  • Descodificador Digital (Transformador + Comando);
  • Guia de Instalação Rápida;
  • Cabo HDMI;
  • Cabo SCART.

 

Como instalar Kit Descodificador Digital

Após reunir o seu Kit, tem apenas de seguir os passos descritos no Guia de Instalação Rápida ou assistir ao video-tutorial que incorpora todo o processo necessário:

  1. Ligue o cabo de sinal entre a tomada e a ficha RF no painel traseiro do descodificador;

     

  2. De seguida, ligue o cabo HDMI entre a saída HDMI do descodificador e a televisão;
  1. Alternativamente se a televisão não tiver ligação HDMI, ligue o cabo SCART entre a saída SCART do descodificador e a televisão;

 

  1. Ligue o cabo de alimentação no painel traseiro do descodificador e na tomada elétrica.

 

  1. Aguarde que a luz do descodificador fique verde. Caso a luz permaneça vermelha, ligue o descodificador pressionando o botão power do comando.

 

  1. Ligue a televisão com o comendo da mesma, e selecione a tecla Input/ AV/ Source, para configurar a entrada de imagem da televisão.

 

  1. Por fim, selecione a entrada da televisão onde ligou o descodificador. Assim que selecionar a entrada correta verá o menu de sintonia da canais.

 

 

Assista ao video-tutorial e saiba como instalar o Descodificador Digital da NOS

 


Como usar o comando

 

 

Ajuda na resolução de problemas

  1. Verifique as ligações do teu equipamento
    Valida as ligações no painel traseiro do descodificador e certifica-se que as ligações entre a TV e o equipamento estão corretamente realizadas (HDMI ou cabo SCART).
  2. Desligue e volte a ligar o descodificador e a TV da corrente elétrica
    ​​​​​​Se o equipamento continuar sem funcionar corretamente efetue os procedimentos em baixo, de acordo com o tipo de constrangimento que verifica:
  3. Sem imagem ou imagem distorcida

    Se não tiver imagem ou a imagem estiver distorcida, verifique se tem

    selecionada a source correta. Para selecionar o canal HDMI/AV na TV, carregue

    várias vezes a tecla INPUT/SOURCE/HDMI/AV do comando da TV.

  4. Sem acesso ao Guia TV

    Efetue a reposição dos valores originais do seu equipamento.

  5. Sem som

    Verifique no comando da TV e do equipamento se a opção mute está ativa. Tente

    aumentar o volume no comando da TV e no comando do descodificador.

  6. Equipamento desligado ou sem luzes

    Verifique se o cabo de alimentação está corretamente ligado à corrente elétrica e se

    o equipamento está ligado. Caso não resulte, teste o equipamento noutra tomada

    para garantir que o constrangimento não está relacionado com a rede elétrica da

    habitação.

  7. Equipamento não responde ao comando

    Se o equipamento deixar de responder ao comando:

    1. Verifique se as pilhas estão bem colocadas

    2. Substitua as pilhas do comando.

  8. Formato de imagem parece errado

    Configure o descodificador de forma semelhante à sua TV (4:3=convencional,

    6:9=ecrã panorâmico).

 

Aproveite o melhor da sua TV em qualquer divisão de sua casa com o Descodificador Digital da NOS, sem custo de instalação* e sem período de fidelização associado:blush:

 

Características Descodificador Digital

O equipamento permite-lhe ter acesso a mais de 120 canais com uma qualidade de imagem HD e com som Dolby Digital.

O descodificador digital não dispõe de acesso a funcionalidades como Restart TV, Gravações automáticas ou Gravações agendadas, videoclube ou subscrição de canais premium.
Para ter acesso a estas funcionalidades recomendamos que consulte mais informações sobre as boxes UMA, Iris, Android TV ou Apple TV:

 

 

Ficou com alguma dúvida no processo de autoinstalação do Descodificador Digital? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Tenho um pacote de TV com a NOS, posso aderir ao Descodificador Digital, como box secundária? 

    Sim, o Descodificador Digital é compatível com qualquer equipamento de TV da NOS, desde que a soma dos equipamentos TV não ultrapasse 3 equipamentos. Conheça as soluções de box adicional para si.

  1. Pretendo instalar o Descodificador Digital através da autoinstalação, mas não tenho tomada para tal. É possível? 

    Para efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital é necessário ter uma tomada de TV no local onde pretende efetuar a instalação. Se não tiver a tomada terá de optar pela deslocação de um técnico com o custo de 40€ (custo da tomada adicional + instalação do DTA).

  2. Tenho três boxes UMA, posso adicionar um Descodificador Digital? 

    Só pode ter um máximo de 3 equipamentos de TV.

  3. Vou substituir a minha box HD (Iris) para uma box UMA em autoinstalação. Posso fazer a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo?

    Sim. Pode efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo com qualquer equipamento da NOS, tanto boxes como routers. Saiba como pode autoinstalar alguns dos seus serviços de Televisão ou de Internet.

  4. Já tenho o meu kit de autoinstalação Descodificador Digital, mas ainda não procedi à autoinstalação. Tenho prazo para proceder à mesma?

    Não. Não existe qualquer prazo para proceder à instalação do Descodificador Digital, no entanto, o mesmo começa a ser faturado na data de entrega do seu Kit.

  1. Quero devolver o meu equipamento antigo que tinha como box adicional, como faço?

    Para devolver o seu equipamento antigo deve deslocar-se a uma loja NOS ou contactar-nos e agendar a recolha do equipamento por estafeta.

E para que fique a par de tudo consulte os 140 canais digitais que tem acesso: :point_down_tone2:

 

*A instalação é gratuita por autoinstalação, e tem um custo associado caso seja necessária a deslocação de um técnico.

 

Já instalou o seu Descodificador DigitalPartilhe com a comunidade a sua experiência.  :wink:

Saiba ainda como pode autoinstalar alguns dos serviços de Televisão ou de Internet da NOS:wink:

Caso tenha alguma dúvida sobre a autoinstalação, partilhe connosco.


123 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Acho que só na TV pode mudar o formato. Veja nas definições da mesma.

Reputação 1

A NOS solucionou o meu problema rapidamente

Fui contactado e a minha questão foi resolvida com distinção

Foi-me disponibilizado um descodificador, que funciona na perfeição, onde tenho acesso a todos os canais, com imagens de alta qualidade e com uma busca dos mesmos, quase automática

Até à data, nenhum pagamento me foi solicitado e espero que assim continue

Só tenho de agradecer, não esperava um desfecho tão rápido e satisfatório

Um bem haja à NOS

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde... A minha televisão não tem entrada de cabo scart, posso utilizar o DTA?

Creio que tem uma entrada de Banana para imagem e uma apenas de som. 

 

Obrigada 

Pode, terá de arranjar um cabo que tenha de um lado banana de saida de video e audio e do outro scart para poder ligar ao DTA.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @pajogele

Verifique, por favor, se o cabo HDMI ou Scart se encontram encontram devidamente ligados em abas as extremidades (Televisão e DTA). 

Se sim, verifique a fonte da televisão, utilizando a tecla AV/Source ou Input procure a fonte em que está ligado o DTA. 
Obrigado

Eu gostava de saber qual é a solução para quem como eu e a minha mãe tem TVs sem SCART ou HDMI.

Atualizar os aparelhos.

Boa tarde, com este aparelho, consigo ter acesso aos canais premium que subscrevo na box UMA?

 

Cumprimentos

Boa noite, 

 

Não conseguirá acesso aos canais premium através do descodificador pois este não tem cartão ou software para tal. Para acesso aos canais premium, somente boxes 1.0 HD, 1.0 HD + DVR, 2.0 HD (IRIS) ou boxes UMA (v1 ou v2). 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde sou vosso cliente já há uns anos, tenho dois contratos com vocês e preciso de dois descodificadores o que tenho de fazer?

Boa noite @Pedro Miguel Robalo Da Silva, veja se as instruções sugeridas no Tópico abaixo respondem à sua questão

         

 

Reputação 7
Crachá +1

A NOS solucionou o meu problema rapidamente

Fui contactado e a minha questão foi resolvida com distinção

Foi-me disponibilizado um descodificador, que funciona na perfeição, onde tenho acesso a todos os canais, com imagens de alta qualidade e com uma busca dos mesmos, quase automática

Até à data, nenhum pagamento me foi solicitado e espero que assim continue

Só tenho de agradecer, não esperava um desfecho tão rápido e satisfatório

Um bem haja à NOS

Para si que reclamou recebeu o seu descodificador gratuito, acho mal é os milhares de clientes que estão a ser aldrabados com alugueres de DTAs. Se a NOS queria descontinuar serviços tinha a obrigação de enviar DTAs aos clientes que deles necessitam sem custos. Já para não falar de vários preços para os DTAs consoante o cliente numa discriminação injustificada.

 

De certeza se contactar a NOS, renegociando o contrato, com um pouco de sorte ainda lhe oferecem o descodificador e baixam a prestação. As coisa tem de ser é bem feita e com a cabeça em cima dos ombros.

Agora se for numa zona satélite e com internet de router 4G, isso já vai ser mais complicado, por não existir concorrência.

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Crachá

Boa tarde, Parece que vou deixar de ter acesso aos canais analógicos, sem meu consentimento, visto que tenho um período de fidelização em vigor, que contempla este tipo de serviço. Espero que a fidelização deixe de ficar em vigor, para eu poder optar. Tenho duas televisões analógicas e vou ficar sem poder utilizá-las. Não sei quanto custa um descodificador, mas o certo é que vou ter de gastar dinheiro que não estava a contar. Estou a ficar desiludido com a NOS pela falta de sensibilidade. Por isso gostaria, se alguém souber informar, de saber quanto custa um descodificador? Desde já o meu obrigado

 

A NOS tem a obrigação de lhe fornecer os DTAs gratuitamente visto que alterou o serviço unilateralmente. Se deixar de ter TV não pode ser obrigada a pagar o serviço visto ser incumprimento por parte da operadora.

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Boa tarde @Esmeralda Pereira, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Atualmente o valor de aquisição de um comando para o descodificador (DTA) é de €10. 

Confirme a informação em nos.pt

Se precisar de ajuda, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Obrigado.

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Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @spytech,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Reputação 7
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Boa tarde @PAULA CRISTINA FERNANDES SILVA,

Agradecemos a sua mensagem. 

O menu “Video e Audio” em “configurações” do DTA permite alterar a resolução da imagem, do output do sinal SCART e do modo de som emitido via digital.

Para alterar o formato da imagem faça-o, por favor, através das definições da televisão.

Obrigado 

Reputação 7
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Boa tarde, 

O @Guimas fez uma boa sugestão sobre a sua questão @ThunderS.

Em alternativa poderá também considerar a Box UMA ou a Apple TV.

Descubra mais sobre estes equipamentos abaixo. :slight_smile:

Caso surja alguma  questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Boa Noite. Estou extremamente desiludido com esta questão do analógico, deixei de conseguir ver tv na cozinha onde tenho uma televisão e agora sou praticamente obrigado a ter um descodificador para voltar a ver tv neste local. faz poucos meses tive que aderir a uma box porque o descodificador no quarto dava uma imagem terrível e agora terei de ter mais um gasto para tal ter tv na cozinha???????

Pago mais de uma centena de euros para esta empresa, que apenas contacta os clientes para aderirem a produtos sem dar nada em troca. qual seria o problema em “oferecerem” gratuitamente um descodificador ao invés de cobrarem o aluguer do mesmo e assim manterem os clientes satisfeitos.

Muito sinceramente não creio que se importem com um cliente insatisfeito, do qual faz mais dezena de anos que se mantem fiel e duvido que assim aconteça num futuro proximo.

 

Alguma proposta ?????

Jorge Manuel Rita Gonçalves

C*******

Boa tarde... A minha televisão não tem entrada de cabo scart, posso utilizar o DTA?

Creio que tem uma entrada de Banana para imagem e uma apenas de som. 

 

Obrigada 

Pode, terá de arranjar um cabo que tenha de um lado banana de saida de video e audio e do outro scart para poder ligar ao DTA.

Muito obrigada :-)

 

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Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens. 

@Filipe Jose Ferreira Pancas, o @Bruno Aleixo prestou uma boa ajuda sobres a sua questão.

Por favor, fale connosco se tiver alguma dúvida. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

O @dxnog prestou uma boa ajuda sobre a sua questão @Susana Nobre

Fale connosco, por favor, se tiver alguma dúvida. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa  tarde, explique a sua situação e eles de certeza lhe vão fornecer um aparelho sem pagar o aluguer ou comprar. Tente!  👍

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Pafsantos52. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa noite,

 

O descodificador digital não encontra nenhum canal! Isto é normal?

Fiz a instalação direitinha e revi os possiveis erros todos, mas o resultado é sempre o mesmo: 0 canais encontrados. Qual a razão?

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite,

 

O descodificador digital não encontra nenhum canal! Isto é normal?

Fiz a instalação direitinha e revi os possiveis erros todos, mas o resultado é sempre o mesmo: 0 canais encontrados. Qual a razão?

 

Tem o cabo coaxial á box para apanhar os canais e o hdmi ligado á tv né? Assumindo que está tudo bem ligado, fale com o apoio tecnico para envio de um técnico.

Boa noite,

 

O descodificador digital não encontra nenhum canal! Isto é normal?

Fiz a instalação direitinha e revi os possiveis erros todos, mas o resultado é sempre o mesmo: 0 canais encontrados. Qual a razão?

 

Tem o cabo coaxial á box para apanhar os canais e o hdmi ligado á tv né? Assumindo que está tudo bem ligado, fale com o apoio tecnico para envio de um técnico.

Sim, está tudo ligado mas não apanha nenhum canal.

ok, obrigado, vou falar com apoio técnico.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Carlos Silva 777,

Agradecemos a sua mensagem. O @Guimas partilhou uma boa ajuda.

Consegue captar sinal de televisão noutras televisões da casa? 

Obrigado

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Não não tem! Leia as cláusulas gerais contratuais e não informe as pessoas erradamente 

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Bom dia @Utilizador123456

A NOS disponibiliza o serviço sem box aos equipamentos de TV compatíveis com a norma DVB-C, caso não tenha é-lhe dadas as alternativas para tal, garantindo o cumprimento da disposição do serviço de tv principal que é descrito contratualmente. 

Existem alternativas como:

  1. Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
  2. Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  3. Atualização do equipamento terminal (Televisão);

Os mesmos canais continuam a ser fornecidos sem custo adicional. Contudo, por evolução tecnológica, estes são em Digital e não em analógico.

Obrigado

Qual o preços de aluguer ou venda?mais uma maneira de roubar dinheiro ao cliente como não tenho felidizacao pondero mudar de operadora depende dos preços já fui cliente meo e não me importo nada mudar pois até gostei do serviço

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