Header
Destaque

A tecnologia VoLTE e WiFi-Calling chegou à NOS


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

A NOS, com intuito de modernizar os serviços móveis e melhorar a sua experiência, lançou as tecnologias VoLTE e WiFi-Calling:blush:

 

VoLTE (Voice over LTE) é tecnologia que permite realizar chamadas telefónicas com alta qualidade em simultâneo com os dados móveis, não tendo qualquer restrição no que toca à velocidade da sua internet 4G.

O WiFi-Calling (Voice over WiFi) oferece a possibilidade de, através do seu número NOS, fazer e receber chamadas através de qualquer rede WiFi.

 

Estas novas tecnologias permitem realizar uma chamada telefónica através do 4G (LTE) ou WiFi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS).

Saiba tudo sobre estas duas tecnologias e como pode usufruir delas:

 

Conheça o VoLTE na NOS

Conheça o WiFi-Calling na NOS

Como ativar o VoLTE

Como ativar o WiFi-Calling

Perguntas mais frequentes

 

 

De que está à espera para testar estas novas tecnologias? :sunglasses:

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, partilhe connosco.


120 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Os links são só para os moderadores. São posts e Fóruns  internos da moderação. Por favor corrijam isso.

Reputação 2

4 meses mais tarde, e ainda nada sobre as tecnologias nos pré-pagos.

E depois orgulham-se de ter o VoLTE e o WiFi Calling, este último em exclusivo, quando só pessoas com contrato têm acesso..

VoLTE já a funcionar no WTF Pré-Pago (Xiaomi Redmi Note 7) :grin:

Reputação 7
Crachá +1

Também já tenho VoLTE 🎆

WTF 1GB pré-pago, telemóvel Android/Samsung.

Aguardo ansiosamente pelo WiFi Calling!

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Obrigado @Diogo S..

Os tarifários que, de momento, são compatíveis com a tecnologia VoLTE são os que se encontram incluídos em factura, tal como indicado pelo @Diogo S.. Como, também, indicado neste artigo, esta tecnologia não está, para já, disponível em todos os tarifários. 

Quanto aos equipamentos que são compatíveis, por favor, verifiquem os mesmos aqui

@Diogo Nogueira , o VoLTE estará disponível para clientes com o tarifário e equipamento compatível. Caso tenha alguma questão, a moderação do Fórum NOS, está aqui para ajudar. 

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +1

@AFONSO ROCHA sim, as tecnologias estão disponíveis para tarifários incluídos em serviços residenciais. As mesmas podem não funcionar dependendo do dispositivo.

Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?

Sim. E, dos quatro telemóveis que temos associados, o serviço já estava ativo em dois (um iPhone XR e um Samsung Galaxy S20 Ultra). Apenas os dois que não constam da lista (um OnePlus 8 Pro e o meu OnePlus 9 Pro) não tinham o serviço ativo. No entanto, pelo menos no 9 Pro, já consegui ativar da forma que mencionei, e vou testar o mesmo no 8 Pro assim que conseguir.

Reputação 2
Crachá

Nao consigo abrir o manual do wifi calling nem do Volte, dá erro

Reputação 7
Crachá +1

Ótima noticia!

Mas, só para iPhones? E androids não?!

Já agora, tarifários WTF também vão ter as tecnologias?

Reputação 2

Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?

Sim. E, dos quatro telemóveis que temos associados, o serviço já estava ativo em dois (um iPhone XR e um Samsung Galaxy S20 Ultra). Apenas os dois que não constam da lista (um OnePlus 8 Pro e o meu OnePlus 9 Pro) não tinham o serviço ativo. No entanto, pelo menos no 9 Pro, já consegui ativar da forma que mencionei, e vou testar o mesmo no 8 Pro assim que conseguir.

Eu tive de usar isso mas para um fecho diferente, na Yorn Vodafone, já tem VoLTE, e eu já tinha no meu telemóvel a funcionar, só que havia uma interferência nas mensagens que enviavam com atraso quando tinha o VoLTE ativo, então mudei o profile do meu Xiaomi Redmi Note 7 para a Orange Romenia e corrigiu esse problema... 

Por acaso já notei esse atraso também, mas é ocasional/raro, e eu pouco uso SMS (e nem tinha associado ao VoLTE). Fico agradecido por essa sugestão, que poderei usar se isso começar a incomodar-me.

No entanto, e voltando ao tópico inicial, gostava que os moderadores (@João H. @Inês B. @Ana P.) efetivamente dissessem alguma coisa quanto a isto. Compreendo que possam não ter informações oficiais a dar além do “Não garantimos o serviço a modelos que não certificamos”, mas agradecia que pudessem fazer algum esforço para que a questão chegasse a quem de direito (ou que nos dessem as informações de contacto necessárias para expor diretamente a situação a quem pode resolvê-la), pois até para utilizadores com algum à vontade a mexer no tipo de ferramentas necessárias para tal, é sempre arriscado, e não quero correr o risco de estragar o meu telemóvel de 1000€ de cada vez que tiver uma atualização do Oxygen OS, ainda por cima apenas porque a NOS não quer certificar modelos que não vende (ou não esclarece que tem de ser a OnePlus a certificar a rede para os utilizadores poderem pressionar a marca com conhecimento de causa).

Pois há muitos telemóveis que suportam essas tecnologias mas lá não estão listados, e muito provavelmente nunca irão estar, assim como na vodafone…. Só atualizarão a lista para dispositivos posteriores penso eu…

Pois. Compreenderia isso para o meu antigo LG G7 ou mesmo para o OnePlus 8 Pro do meu pai. Mas o meu OnePlus 9 Pro é posterior à lista, é é essencialmente o mesmo telemóvel que o Oppo Find X3 Pro (que, como é vendido pela NOS, está certificado...), portanto não “aceito” a desculpa, se for essa. Já para não falar do suporte dado aos iPhones desde o 6S (de 2015!), e não a topos de gama equivalentes de outras marcas que suportam perfeitamente essas funções. Ainda que me digam que o problema está do lado dos fabricantes, aí ainda aceito que telemóveis que já não recebem atualizações não venham a ter suporte. Mas, se for o caso, que o digam! Ao menos ainda pressiono a OnePlus a adicionar a operadora à whitelist antes que os modelos cá de casa fiquem sem atualizações. Já o fiz, aliás, mas é sempre diferente ter uma resposta oficial da operadora a dizer que é sobre o fabricante que recai a responsabilidade.

Sim, tens razão em relação a isso, com uma resposta da operadora é mais fácil avançar XD

Reputação 2

Também já tenho VoLTE 🎆

WTF 1GB pré-pago, telemóvel Android/Samsung.

Aguardo ansiosamente pelo WiFi Calling!

Pois esse ainda não deu sinal de vida :joy:

Reputação 7
Crachá +2

@Diogo Nogueira,

Teremos todo o gosto em divulgar assim que surjam novidades. :relaxed:  Pode contar connosco.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +1

@Vmmsilva, eu tenho tudo ativo nas definições. Basta tentares fazer uma chamada em 4G se passar a 3G não tens VoLTE ainda. E no Wi-Fi Calling aparece a palavra ‘WiFi’ ao lado da rede NOS, o que ainda não acontece também. 

Reputação 2
Crachá

@Vmmsilva, eu tenho tudo ativo nas definições. Basta tentares fazer uma chamada em 4G se passar a 3G não tens VoLTE ainda. E no Wi-Fi Calling aparece a palavra ‘Wi-Fi’ ao lado da rede NOS, o que ainda não acontece também. 

Questionei pois podias ter visto em algum lado os tarifários compatíveis.

Tenho tudo ativo, o VoLTE funciona mas o WiFi calling não 

Reputação 5
Crachá +1

O meu mi10t Pro tem o VoLTE ativo e por acaso a chamada fica em 4G mas tem de meter mais dispositivos 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @bersalix,

O @Diogo Nogueira deu uma boa ajuda.

Se precisar de mais informações estamos disponíveis.

Obrigada

Reputação 3

Liga para o apoio ao cliente que eles activam.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 🤗

❗Atenção❗A partir de hoje os tarifários Kids também já se encontram com acesso ao VoLTE. 😎

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

@Mário P. mas neste tópico, mencionam que dá também para android e acabam por mencionar smartphones que já são compatíveis.

Eu só quero saber se a WTF também vai ter as tecnológicas mencionadas e em qualquer smartphone!

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Diogo S.,

Obrigada pela sua sugestão. Vamos tê-la em atenção e se surgirem novidades, divulgaremos, como sempre. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Diogo Nogueira

Agradeço o alerta e vou editar o cometário complementando os equipamentos Samartphones em que é compatível, endereçando para o link que nos dá. :wink:

O WTF, por carregamentos, actualmente, não é compatível com o VolTE. Caso surjam novidades, iremos disponibilizá-las aqui, no Fórum NOS.
Obrigado 

Reputação 7
Crachá +1

@dm222 vê talvez com algum dos moderadores através de um comentário a razão pela qual o teu não ter sido alterado. 

Reputação 3

@Mário P. 

Alguma ideia porque algumas pessoas migraram para o tarifario Corporate Volte CC 2015 e outros mantiveram-se no tarifario Coporate CC 2015

Reputação 7
Crachá +6

Olá @AFONSO ROCHA, @Diogo Nogueira e @oTonyStark

@AFONSO ROCHA, a comunidade deu uma boa ajuda!
Conseguiu? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Diogo Nogueira

Pedimos desculpa pela demora. 

Agradecemos o seu feedback e sugestão. Teremos o mesmo em conta e, assim que surgirem novidades, partilharemos com todos. :slight_smile:

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +1

@Diogo Nogueira,

A opção “Wi-Fi Calling” só aparece nos Samsung para ativar nas definições, quando o smartphone em questão recebe a atualização de rede NOS. 

Não foi o que eu disse?! Se ele tiver a atualização de rede, mesmo que ainda não esteja disponível no seu tarifário, ele tem lá a opção.

Experiência própria que desde que foi anunciado, o meu telemóvel passou a ter a opção Chamadas WiFi, embora não funcionasse porque a WTF ainda não tinha ativo no meu cartão.

Comentário