Header

A NOS também já tem pacotes a 1 Gbs/100Mbps.


Reputação 7
Crachá +1
Finalmente 1 Gbps, mas penso que só em FTTH :(


48 Comentários

Bom dia a todos, quero aqui expor a situação atual da NOS perante os seus utilizadores de internet. Como sabem, a NOS apresentou a sua nova velocidade 1GBps nos pacotes disponíveis, visto que a MEO tinha apresentado também, a NOS não quis ficar atrás. Contudo, não específica os clientes que podem contratar esta nova velocidade, pois a NOS vende ao cliente tudo como Fibra, mas na verdade a sua grande maioria tem na verdade cabo coaxial HFC (DOCSIS 3.0), que na verdade não suporta esta velocidade. Neste momento, só um muito pequena quota de cliente é que tem acesso a esta nova velocidade, que são os FTTH, ou seja, os que tem a verdadeira Fibra! Já existem N relatos de pessoas que começaram a contactar ontem a NOS na intenção de contratar ou obter informações sobre esta velocidade, mas recebem como resposta que ainda não está disponível na nossa área (nem vais estar brevemente), ou que o atual router não suporta (eu já tenho o de piloto que será o próximo e usa DOCSIS 3.0, logo não irá suportar também). A isto chama-se publicidade enganosa, pois publicitam algo que não está disponível a quase ninguém... Irei também fazer queixa na ANACOM.
Reputação 2
Até que enfim, alguém com os olhos abertos,já somos dois a pensar da mesma forma.
Como disse num anterior tópico enquanto uns dormem outros trabalham, ou seja uns querem os clientes satisfeitos outros querem vender gato por coelho.
vamos la ver no que da.
😉
Reputação 7
Crachá +1
Vamos com calma...vamos ver quando terminar a passagem de todos os headends para digital e libertarem as portadoras todas para internet (dizem que o novo tem 24/8) estou curioso para ver essas velocidades de gigabit.
Mesmo pegando na nota 12 em que diz " O valor máximo atingível nunca deverá ser superior a cerca de 90% do valor teórico."
Estamos nos 900 Mbps...bem no limite maximo do Docsis3.0, em zonas de boa cobertura de HFC.

Mas vou esperar para ver .:)
Pois vamos com calma, muita até... Achas normal anunciar algo que não consegues dar? Além disso, mesmo que libertem as portadoras, teremos o problema de congestionamento, todos sabemos que há horários em que a NOS limita as velocidades de acesso, no meu caso ocorre por volta das 19h até à meia noite ou pouco mais, no qual a minha internet de 120MBps passa para os 50... Isto já me foi confirmado por mim no SAC da NOS.
Reputação 7
Crachá +1
Pois vamos com calma, muita até... Achas normal anunciar algo que não consegues dar? Além disso, mesmo que libertem as portadoras, teremos o problema de congestionamento, todos sabemos que há horários em que a NOS limita as velocidades de acesso, no meu caso ocorre por volta das 19h até à meia noite ou pouco mais, no qual a minha internet de 120MBps passa para os 50... Isto já me foi confirmado por mim no SAC da NOS.

Correcto, mas estamos a falar de 2 situaçoes diferentes :

- Congestionamento que parece ser o teu caso e de quase todos infelizmente,

- Possibilidade teórica de dar mais do que 200 em HFC

Concordo em absoluto que primeiro lugar deviam resolver todas as situaçoes de congestionamento e depois avançar para mais velocidade ,ou fazer os dois em simultaneo...mas isto obriga a investimento, e nao me parece que seja isso que estão a fazer.

Mas tens toda a razao no congestionamento, nao se admite que depois de várias queixas nao resolverem o problema, ou oferecem desconto pelo facto de nao poderem fornecer a velocidade contratada, ou melhoram a rede.
Li também agora que isto de um 1GBps foi dito pelo SAC que seria apenas para clientes FTTH, não para HFC... Claramente publicidade enganosa...
Reputação 5
Crachá
Não penso seja publicidade enganosa, é a minha opinião. Já a tiveram a uns anos com a ZON que tinham pacotes até 360 Mbps e chegavam ao máximo de 120 Mbps.. Não tem FTTH não se instala. Na MEO mesmo com fibra não instalam 1 Gbps em todo lado, têm as suas limitações técnicas .
Agora na NOS mesmo em FTTH 1 Gbps coloca um router com norma n, Vamos supor que se tem 1 GBps com ligação rede e fica se com 40-50 Mbps em wireless que na pratica, no dia a dia fica tudo igual.
Continuo a pensar (dentro da minha ignorância) que 80% dos problemas de qualidade NET que surgem tem origem no hub 3.0 e nas suas limitações, porque quem precisa ou pode, investe a serio num router e desaparecem os problemas wireless , velocidades lentas e outras trapalhadas.
Consciente disso irão certamente colmatar essa falha colocando no mercado outra solução de router.
Enganem-se as pessoas que na MEO ou VDF com ligações fibra não existem problemas, conheço alguns casos que trocam para o cabo por insatisfação.ou incoerências técnicas,e claro também os há a trocar o cabo da NOS ou NOWO pela FIBRA pelas mesmas razões.
Em termos de publicidade enganosa temos a VDF anuncia que existem cerca de 1,5 Milhões de portugueses a usarem fibra VDF com Net ultra rápida dando a ilusão que têm esse numero de clientes mas na verdade contabilizam até o cão e o gato, pois consideram que em cada casa existem 4-5 utilizadores. Se a MEO ou a NOS tivesse esse tipo de PUB eram 4 ou 5 Milhões de Portugueses.
Ou esta PUB da VDF - telefone hoje instalamos amanha e depois demoram até 15 dias a instalar se utilizarem a rede MEO partilhada.
Atençao ás novas datas das mudanças dos headends:

Algarve - 3 de outubro
Coimbra - 17 de outubro
Setúbal - 30 de outubro
Lisboa - 14 de novembro

Porto ainda nao tem data definida, portanto só lá para o final do ano é que tudo estará concluido
Reputação 5
Crachá
O ano passado a VDF anunciou 1GBps/200GBpss por mais 10€ mês seriam 28.99€+3.60€box+10€ upgrade de 100 para 1Gb por 42.59€ um preço bombástico. A verdade é que ao final de dois meses desistiram do produto porque a adesão era muito baixa, era mais caro 10€ /mês e as pessoas fazem contas..Tenho um estabelecimento comercial e conheço equipas inteiras de técnicos e quando instalavam essas velocidades era motivo de conversa tal a raridade da situação.
A MEO com 1 Gb vão fazer vendas residuais porque custa mais 200€ ano que o 3p com 100 Mb com router norma ac que funciona bem - atinge os 100 Mb com pings de 8 em wi-fi num iphone por exemplo.
Na NOS será igual, as pessoas fazem contas. Claro que existe sempre alguns interessados que irão aderir e esses têm na Meo uma cobertura muito maior..
Mas estas situações de concorrência são benéficas para o consumidor em geral pois obrigam uns e outros a mexer a investir pois sabe-se que a crescente necessidade de largura de banda a aumentar e a massificação de velocidades altas vai forçar baixarem de preço.
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

Para garantir a boa organização do Fórum, juntámos as duas publicações com o mesmo tema. Assim, garantimos que todos os utilizadores encontram facilmente a informação que procuram.
A situaçao está um bocado confusa, segundo estive a ler no forum da Zwame, um cliente FTTH pediu para lhe instalarem 1 Gbs e perguntou se iam mudar o router, mas disseram-lhe que nao, que continuava com o Zon Hub 3 porque ele aguentava 1 Gbs.

Sendo assim, impõe-se algumas perguntas:

-Se afinal o Zon Hub 3 aguenta 1 Gbs, porque estao a testar outro novo?
-Será que o Zon Hub 3 aguenta tantas portadoras como o Zon Hub 4, ou o operador da NOS nao sabe aquilo que fala?
-Será que vao colocar um novo router só para suportar a norma AC?
-E quando é que esta novela acaba?

Estou a ver que vai chegar o final do ano e ainda ninguém aderiu ao famoso 1 Gbs.
Por enquanto, eu fico sossegado no meu canto até esta confusao ter passado e depois veremos.

https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/page-533
Reputação 5
Crachá
O router wi-fi ftth da Nos esteticamente e igual ao hub 3.0 mas e ligeiramente diferente não tem por exemplo a rosca para ligação coaxial. E possível que tenha alguma evolução porque surgiu mais recentemente .
Reputação 7
Crachá +1
Em Wi-Fi será impossível ser gigabit, visto ser norma n.Quem deu a informação nao sabia do que falava.

È a confusao "normal" da NOS

🙂
Reputação 5
Crachá
A informação que dão e que para atingir essas velocidades e necessário ligação cabo rede gigabit nunca em wifi mesmo a.meo ronda os 200Mb em wifi nao chega perto de 1gb
Reputação 5
Crachá
Mas já li algures que os Pc conseguem no maximo medir a volta de 700Mb e para aferir essa ligação será necessário duas máquinas iguais em paralelo em teste rede em simultâneo.
Jmendes
Como já era esperado, eis aqui o contra-ataque da Vodafone:
https://pplware.sapo.pt/informacao/vodafone-ha-novidades/
Reputação 7
Crachá +1
Quero ver a contra resposta da Nos, nao podendo pela velocidade.Fará pelo preço???
A NOS pouco mais poderá oferecer, além de pacotes mais baratos, oferta de mais serviços adicionais e gigas de dados móveis.
Reputação 7
Crachá +1
Eu gostava que fousse pelo preço, visto que ja tenho os serviços que pretendo e dados moveis +/- dentro do que pretendo 🙂
Eu também tenho tudo dentro do que pretendo, só talvez aumentar mais o upload.

Quanto ao resto é tudo hipoteses, será que vao sair novos pacotes com a parceria da Vodafone?
Será que vao sair novas velocidades intermédias, depois da libertaçao das frequencias para criar mais portadoras?

Temos de esperar para ver, mas acho que quando concluirem a remodulaçao da rede digital, haverá novas ofertas.
Reputação 7
Crachá +1
Eu também tenho tudo dentro do que pretendo, só talvez aumentar mais o upload.

Quanto ao resto é tudo hipoteses, será que vao sair novos pacotes com a parceria da Vodafone?
Será que vao sair novas velocidades intermédias, depois da libertaçao das frequencias para criar mais portadoras?

Temos de esperar para ver, mas acho que quando concluirem a remodulaçao da rede digital, haverá novas ofertas.


Estou inteiramente de acordo contigo.

Upload de 100 ja me chegava, e velocidades intermedias de 600.Eu dificilmente serei cliente gibabit,nao tenho necessidade mas se mo derem pelo mesmo preço eu aceito 🆒
Reputação 1
Até agora os pacotes de 1GB e o que mais importa os 100Mpbs de upload para quem usa youtube e stream são areia para o cliente , ainda não vi nenhum cliente na nos .
Se não conseguem dar ainda , porque metem a venda? Para dizer no papel que tem, quando os concorrentes já dão 100/200mbs de upload a bom tempo ? Não sei que a entidade reguladora está a espera de ver este caso, que na minha opinião é publicidade enganosa por enquanto .

Cumps
Reputação 4
Crachá
A única intençao deste pacote 1 Gbs, é de nao ficar atrás da MEO, de resto a rede NOS continua antiga e desadequada aos tempos modernos.

E ainda falta a resposta da Vodafone;);)


Ou seja é ao bom estilo da NOS, puro marketing, na prática não vai ter efeitos nenhuns pois muito poucos clientes vao aderir, pelas razoes já referidas.


@dxnog mas vai ter sim...porque os clientes vao querer o 1Gbs e a nos nao vai poder dar, logo mudam para quer der. mais pelo mesmo preço


Ou seja, os outros operadores oferecem 1GB de velocidade aos seus clientes, enquanto que a NOS nos oferece publicidade enganosa. Como a NOS gosta de abusar dos seus clientes!!!!!!

Comentário