Bem-vindo ao Fórum NOS

Crie um tópico ou participe numa das nossas discussões

Bem-vindo ao Fórum NOS
Destaque

Dicas sobre segurança


Reputação 10
Crachá +2


Com o lançamento do NOS Safe Net, decidimos criar juntamente com a F-Secure alguns artigos sobre segurança online, para ajudar os nossos utilizadores. :) Acompanhe este artigo para conhecer todas as novidades. :)

A cura para as palavras passe mais comuns



A cura para as palavras passe mais comuns
Nesta publicação, vamos falar sobre as palavras passe mais comuns e deixar alguns conselhos para as evitar.

Todos os especialistas utilizam duas palavras para descrever o tipo de palavra passe que todos precisamos para garantir a segurança da nossa informação online - forte e única.

As palavras passe devem ser fortes, porque caso seja curtas e simples é mais fácil para os hackers as adivinharem. Devem ser únicas, porque mesmo que tenha a senha mais forte do mundo, ela pode ser descoberta numa violação de dados e assim, dar acesso a todas as suas contas que utilizam essa senha.

Este conselho é dado há anos, talvez décadas mas mesmo assim as passes mais comuns são "123456", "password", "123456789", "12345678", "12345" e "qwerty", de acordo com o estudo independente de Ben Berkowitz da Infosecurity.


As pessoas utilizam palavras do dicionário, ou o mesmo número cinco ou seis vezes. Utilizam praticamente tudo o que é fácil de ser lembrado e segundo Jan Wikholm, consultor de segurança da F-Secure, a razão é simples "São demasiadas passes para as pessoas se lembrarem".

A maioria dos adultos tem dezenas, talvez centenas de contas online. Num dia normal, é provável que faça login numa dezena de sites, onde provavelmente nem nota que está a fazer login devido à conexão automática, desde que utilize o mesmo browser ou o mesmo equipamento.

Ganhar o hábito de usar senhas únicas e fortes exige muitas vezes quebrarmos os hábitos que temos usado a maior parte da nossa vida. Por isso, muitos especialistas aconselham a utilizar um gerenciador de senhas, o que facilita a criação e o uso de senhas fortes e exclusivas para todas as contas.

Nos últimos anos aprendemos como milhões de dados de acesso foram colocados online, por isso, não é uma questão de quando uma das suas senhas será leakada, mas sim, quando.

Não é possível corrigir hábitos errados do dia para a noite, mas com a utilização gerenciador de senhas, por exemplo, nunca mais ficará envergonhado ao ver uma das suas palavras passe na lista de senhas mais populares do mundo.

Utiliza algum gerenciador de palavras passe? Como faz esta gestão?


Como incluir os seus filhos na sua própria segurança online




Como incluir os seus filhos na sua própria segurança online

A linha que separa o mundo online do mundo real nunca foi tão ténue.

Conheça a história de uma mãe que utiliza o NOS Safe Net:

"Hoje o meu filho de 7 anos perdeu-se no caminho da escola para o ATL. Quando o ATL me informou que ele não chegou, eu liguei-lhe. Enquanto falávamos, percebi que ele tinha virado numa rua errada e acabou por se perder. Felizmente ele tinha instalada a App NOS Safe Net. Com a opção "Finder", no meu computador consegui localizá-lo e explicar ao ATL como ir até ele. Obrigado por este serviço e por me pouparem a uma grande preocupação!"

A proteção que coloca no telemóvel dos seus filhos não só os mantem afastado dos perigos do mundo virtual; pode também mantê-los afastados dos perigos na rua.

Tal como muitas outras coisas que os telemóveis fazem atualmente, este conjunto de ferramentas não existiam quando muitos de nós crescíamos. E, embora possa estar mais atento às ameaças que os seus filhos enfrentam online e no mundo real, também os seus filhos têm uma ideia muito melhor sobre como utilizar os sites e apps favoritas.

É por isso que temos disponível para si as regras de controlo parental no serviço NOS Safe Net.


Durante o processo de configuração das regras, pode falar com os seus filhos sobre a internet e os seus perigos, assim como sobre a forma como a vida online se liga ao mundo real. Pode, por exemplo, discutir o que eles devem fazer quando se perdem no caminho de casa, quando são abordados por estranhos na rua ou até quando um desconhecido online se tenta encontrar com eles ao vivo.

Deixamos-lhe também algumas sugestões de outros temas que pode falar com os seus filhos:
  • Exemplos de conteúdos perigosos ou sesíveis em sites ou aplicações
  • Comportamentos estranhos de desconhecidos online em chats ou redes sociais
  • Os seus direitos e responsabilidades online, assim como a sensibilidade dos dados pessoais
Boa parentalidade digital não é apenas estabelecer regras e establecer que sites como o YouTube podem não ser bons educadores. Os pais devem ajudar os seus filhos a encontrar o que procuram online e a identificar ameaças comuns à sua segurança e privacidade.

Se os seus filhos utilizam o Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp ou qualquer outra app de comunicação, enquanto pai/mãe também a deveria utilizar. Não precisa de ser um expert em apps, mas deve conhece-las e perceber o seu funcionamento para compreender porque é que os seus filhos também as gostam de utilizar. Além disso, os seus filhos ao saberem que também utiliza a app, vão saber que pode ver tudo o que eles fazem e partilham online.

Ter este conhecimento em primeira mão permite-lhe continuar a conversar sobre segurança online com os seus filhos, conversa que só irá terminar quando eles se tornarem adultos.


Não perca os nossos próximos artigos. :cool:

1 Comentário

Reputação 10
Crachá +2
Olá a todos,

Partilhámos um novo tópico, desta vez com o tema "Como incluir os seus filhos na sua própria segurança online". :)