Header
Destaque

Wi-Fi – Qualidade de sinal e Cobertura


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

Queremos que tenha sempre a melhor experiência de Wi-Fi em sua casa, tanto a nível de cobertura como de velocidade e estabilidade!

Existem vários fatores que podem influenciar o funcionamento da sua rede Wi-Fi. Vamos explicar-lhe quais, para que possa perceber melhor como tudo funciona e como pode tirar o máximo partido da sua rede.

Neste artigo descubra:

  • O que é o Wi-Fi?
  • Bandas Wi-Fi
  • Obstáculos do Wi-Fi
  • Interferências do Wi-Fi
  • O que pode influenciar a velocidade da internet
  • Como é avaliada a qualidade do sinal Wi-Fi?            
  • Dicas e conselhos

 

O que é o Wi-Fi?

As redes Wi-Fi são um sistema de transmissão por ondas rádio. A potência destas ondas mede-se em decibéis miliwatt (dBm), e têm sempre valores negativos.

Nesta escala, quanto mais próximo do 0 mais potente é o sinal.

Por exemplo se o seu sinal estiver em -65dBm é considerado um sinal razoável para streaming de vídeo, ou para ver o seu email ou navegar na Internet em -70dBm é igualmente um sinal bom.

Bandas Wi-Fi

Existem, neste momento, em funcionamento duas Bandas Wi-Fi, a 2.4GHz e a 5GHz. Em soluções com tecnologia Wi-Fi 6e, como o Wi-Fi Total 6e, pode já encontrar a banda de 6GHz.

As principais diferenças entre as ligações Wi-Fi a 2,4 GHz e a 5 GHz são a velocidade e o alcance.

  • A frequência de 2,4GHz do router Wi-Fi proporciona uma maior área de cobertura e é melhor para atravessar objetos sólidos, embora com uma velocidade máxima da ordem de 150 Mbps.
  • A frequência de 5GHz e 6GHz do router Wi-Fi oferece maiores velocidades. Contudo, proporcionam uma menor área de cobertura e têm maior dificuldade de atravessar objetos sólidos. A de 6GHz é uma nova banda e, por isso, sem congestionamento.

Conheça em maior detalhe as Bandas Wi-Fi através do nosso artigo:

 

Obstáculos do Wi-Fi

O sinal Wi-Fi pertence à “família” dos sinais eletromagnéticos, como a luz visível, e quando encontra um obstáculo a sua propagação sofre os mesmos fenómenos que a luz.

Estes fenómenos são:

 

  • Reflexão, quando atinge o obstáculo inverte a direção
  • Refração, ao atingir o obstáculo altera ligeiramente a sua direção
  • Espalhamento, o sinal é propagado em múltiplas direções

 

Todos os materiais físicos bloqueiam a propagação dos sinais eletromagnéticos e no caso do Wi-Fi acontece o mesmo.

Alguns materiais que fazem parte da sua casa, têm maior poder de bloqueio que outros, mas todos eles podem contribuir para atenuar a propagação do seu sinal Wi-Fi.

Uma porta de vidro pode atenuar o sinal apenas até 2dB enquanto que uma parede de betão o valor sobe até aos 10dB.

Por isso, se possível, para que a sua rede funcione melhor deve evitar colocar o router em locais onde estes materiais possam estar a ser um obstáculo.

 

Interferências do Wi-Fi

Sim, todos os equipamentos que trabalhem na mesma gama de frequência do sinal Wi-Fi causam interferências.

Se o seu router está a funcionar nos 2.4GHz (Wi-Fi 4) ou 5GHz (Wi-Fi 5), é possível que existam interferências quando, por exemplo:

  • O micro-ondas está em uso
  • O telefone sem fios está muito perto do router
  • Usa uma coluna de som bluetooth ou um aparelho de vigilância de bebés

 

O que pode influenciar a velocidade da Internet

Existem diversos fatores que podem influenciar a velocidade da sua internet, externos como obstáculos ou interferências, ou internos como por exemplo as características dos seus equipamentos. Fique a conhecer melhor o que pode influenciar a velocidade de internet através do nosso artigo: 

Saiba ainda como medir a velocidade da sua internet: 

 

Como é avaliada a qualidade do sinal Wi-Fi?

A qualidade do sinal Wi-Fi é avaliada pela:

  1. Cobertura – que significa a potência do sinal recebida
  2. Velocidade – é quanto recebe de Upload e Download
  3. Estabilidade – refere-se às quebras ou estabilidade do sinal

 

 

Dicas e Conselhos

Agora que conhece melhor o que é o Wi-Fi e o que influencia esta tecnologia, consulte as principais dicas e conselhos para melhorar o sinal e cobertura Wi-Fi:

 

Fique a conhecer ainda melhor a tecnologia Wi-Fi. Saiba o que são Normas e Bandas Wi-Fi:

 

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a perceber melhor como funciona o Wi-Fi.

Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS.
Fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊


47 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Mario Jorge Assunção,

A velocidade e estabilidade de ligação apenas é possível ser garantida através de ligações físicas, através de cabo de rede. 

O Wi-Fi é um funcionalidade que, pelas características da tecnologia, sofre interferências por quaisquer outros equipamentos que emitam o mesmo tipo de sinal.

Para acesso via Wi-Fi com maiores velocidades é necessário que utilize a rede 5Ghz do router NOS, e equipamentos que suportem este tipo de ligação.

Pode ler mais sobre este tema neste mesmo artigo.

Obrigado

Porquê pagar 500 megas???

Boa tarde. Então diga-me com alguma inteligência: se a velocidade de 20, 30 megas é normal, porquê praticamente 500?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Mario Jorge Assunção.

A comunidade partilhou uma boa ajuda e recomendações sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Bom dia. Tenho serviço de 500Mbps. 

Nos últimos meses a qualidade do wifi tem vindo a cair. Os tecnicos fazem algumas correções na rede e as coisas na rede 5G ficam um pouco melhores. Na rede 2.4G tudo fica igual. Dizem-me para usar a de 5G…..

Em minha opinião, se a qualidade do sinal já foi boa, algo estará a acontecer no router.

Na rede 2.4g tenho velocidades entre 20Mbps e 30Mbps. Na rede 5G tenho velocidades de entre 200Mbps e 300Mbps. Segundo o apoio técnico, tudo isto está bem. Está ou não correto?

Mas tambem chego a ter 3Mbps na rede 5G…..3M;bps…..como aconteceu quando estava em contacto com o técnico e ele pode confirmar, visto que faço o teste de velocidade na NOS,

Mesmo assim dizem que está normal, pois o sistema deles diz que está tudo bem.

O que devo fazer?

 

Está corretissimo, essas velocidades são completamente normais.

Como dá para ler neste artigo ou se procurar pela internet, vai ver que o wi-fi tem muitos atores a influenciar para além do equipamento, e só porque uma vez teve velocidades superiores, não quer dizer que isso aconteça para sempre.

Se os seus vizinhos tiverem agora mais router/ repetidores a usar rede 2,4ghz  essa rede vai ficar mais saturada para todos, ou seja, mais lenta. Foi por isso que criaram as redes 5Ghz, e incluse agora há o wifi 6 também.

não vale a pena cansar-se ou chatear-se por isso, 20 e 30 megas de velocidade nessa rede é completamente normal, eu inclusive já cheguei em tempos a jogar videojogos com essa velocidade semm problemas ,ou até ver filmes em streaming.

um bem haja 

Reputação 7

Bom dia. Tenho serviço de 500Mbps. 

Nos últimos meses a qualidade do wifi tem vindo a cair. Os tecnicos fazem algumas correções na rede e as coisas na rede 5G ficam um pouco melhores. Na rede 2.4G tudo fica igual. Dizem-me para usar a de 5G…..

Em minha opinião, se a qualidade do sinal já foi boa, algo estará a acontecer no router.

Na rede 2.4g tenho velocidades entre 20Mbps e 30Mbps. Na rede 5G tenho velocidades de entre 200Mbps e 300Mbps. Segundo o apoio técnico, tudo isto está bem. Está ou não correto?

Mas tambem chego a ter 3Mbps na rede 5G…..3M;bps…..como aconteceu quando estava em contacto com o técnico e ele pode confirmar, visto que faço o teste de velocidade na NOS,

Mesmo assim dizem que está normal, pois o sistema deles diz que está tudo bem.

O que devo fazer?

 

 

Bom dia @Mario Jorge Assunção,

Sugiro que faça um teste de velocidade nestas condições:

1. Utilize, preferencialmente, um computador com porta de rede Gigabit.
2. Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E ou superior.
3. Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados ao router.
4. Garanta que o seu equipamento tem todas as atualizações disponíveis e que tens conhecimento de todas características técnicas (CPU, memória RAM, etc.) que podem afetar a velocidade e os resultados.
5. Faça vários testes ao longo do dia e da semana para obter um valor representativo da velocidade da tua internet.

Obrigado

Bom dia. Tenho serviço de 500Mbps. 

Nos últimos meses a qualidade do wifi tem vindo a cair. Os tecnicos fazem algumas correções na rede e as coisas na rede 5G ficam um pouco melhores. Na rede 2.4G tudo fica igual. Dizem-me para usar a de 5G…..

Em minha opinião, se a qualidade do sinal já foi boa, algo estará a acontecer no router.

Na rede 2.4g tenho velocidades entre 20Mbps e 30Mbps. Na rede 5G tenho velocidades de entre 200Mbps e 300Mbps. Segundo o apoio técnico, tudo isto está bem. Está ou não correto?

Mas tambem chego a ter 3Mbps na rede 5G…..3M;bps…..como aconteceu quando estava em contacto com o técnico e ele pode confirmar, visto que faço o teste de velocidade na NOS,

Mesmo assim dizem que está normal, pois o sistema deles diz que está tudo bem.

O que devo fazer?

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @dmoraisss
Pode fazê-lo. Apena é necessário um técnico caso a tomada onde vai ligar o router não tenha sinal, aí sim é necessário a deslocação de uma equipa técnica que tem um custo associado pela deslocação. 
Obrigado

Para alterar o router para outra divisão não será necessário o técnico vir a casa?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @dmoraisss,

Agradecemos o seu testemunho.

Sugerimos que coloque, se possível, um dos POD’s nessa zona central para que seja possível propagar o sinal com maior eficácia para os restantes POD’s.

Alternativamente, podemos sugerir alterar o router para um divisão mais central da casa, de forma a melhorar a propagação de sinal Wi-Fi de forma geral.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado.

Consigo o estado diz razoável de dois, o sinal é muito fraco, provavelmente por ter o router numa divisão com bom sinal e ter noutra o sinal muito fraco devido a ter casa de banho no meio que deve cortar o sinal. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @dmoraisss,

Agradecemos a sua mensagem. O Fórum NOS é um canal escrito.

Consegue identificar os Pods instalados e o seu estado de funcionamento através da App Homepass?

Sugerimos que reinicie o router de internet e todos os pods e confirme, por favor, se nota melhorias na cobertura.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado 

Quais são? Penso que o nome são pods. Conseguem telefonar para fazer um despiste?

Reputação 7
Crachá +6

Consegue indicar-nos quais são para conseguirmos ajudar, @dmoraisss?

Obrigado

Os repartidores foram fornecidos pela nós e não estão a funcionar o sinal da minha internet na sala é praticamente inexistente 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @dmoraisss

Detalhe-nos, por favor, a dificuldade na utilização do serviço. 

Refere-se à Solução Wi-Fi total? Ou repetidores seus? 
Obrigado

Estou sem cobertura de internet na minha sala os repartidores de sinal não estão a funcionar. Conseguem ajudar por favor?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Ecaterina Malis,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Posso partilhar que o equipamento que tenho agora é um Hub 3.0. Se isso for um factor.

Aqui estão.

O problema é que esta não é a realidade do que acontece. As minhas transferências p2p mostram um limite de download de 4.5-5Mbps, e ter ao mesmo tempo duas conversas Skype em dois computadores diferentes já revela imensas interrupções. Cada videochamada pode gastar no maximo 2-3Mbps. Se estes dados fossem verdadeiros, não teria nem estes limites na transferência, nem problemas de interrupções em videochamadas quando existem várias pessoas a utilizar o WiFi. Até estou a tentar perceber como obter QoS(Qualidade de Serviço) como ferramenta para ter prioridade de pacotes de dado audio e video para solucionar esse outro problema.

Mas a verdade é que na prática, não tenho os resultados obtidos aqui e não sei bem porque.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Ecaterina Malis,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Para organização do fórum, movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema. 

Pedimos que efetue, por favor, um teste de velocidade através de um computador ligado por Wi-Fi, na plataforma de testes NOS.

Partilhe connosco os resultados.

Obrigado

Bom dia. Tenho uma dúvida acerca do funcionamento do serviço WiFi. O meu serviço indica que tenho 120 Mbps downstream/20Mbps Upstream. Porque tenho um limite de 5Mbps de download por Wireless então? É uma característica do serviço?

Reputação 7
Crachá +2

Obrigado pela resposta.

A NOS tem a obrigação contratual de fornecer um sinal com intensidade suficiente para cobrir todo o espaço da casa. Conheço uma situação em que o sinal fornecido (sem necessidade de amplificação) tem uma abrangência suficiente para cobrir uma área muito maior que aquela que referi.

 

Não tem nenhuma obrigação contratual. Se quer internet é por cabo de rede.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Prof. Doutor Abel Vieira,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

A propagação do sinal Wi-Fi é afetada por diversos fatores. Para uma melhor cobertura sugerimos que coloque o router num local elevado e de boa visibilidade, sem obstrução por parte de equipamentos elétricos.

O @Guimas fez uma boa sugestão, os extensores de sinal são uma solução viável para aumento da cobertura Wi-Fi na sua habituação. Saiba mais em:

Para organização do Fórum, movemos os vossos comentários para este artigo que aborda o mesmo tema.

Obrigado

Obrigado pela resposta.

A NOS tem a obrigação contratual de fornecer um sinal com intensidade suficiente para cobrir todo o espaço da casa. Conheço uma situação em que o sinal fornecido (sem necessidade de amplificação) tem uma abrangência suficiente para cobrir uma área muito maior que aquela que referi.

 

Comentário