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Wi-Fi - o que é e o que influencia a qualidade do sinal


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Queremos que tenha sempre a melhor experiência de Wi-Fi em sua casa, tanto a nível de cobertura como de velocidade e estabilidade!

Existem vários fatores que podem influenciar o funcionamento da sua rede Wi-Fi. Vamos explicar-lhe quais, para que possa perceber melhor como tudo funciona e como pode tirar o máximo partido da sua rede. :hugging:

 

O que é o Wi-Fi?

As redes Wi-Fi são sistema de transmissão por ondas rádio. A potência destas ondas mede-se normalmente em decibéis miliwatt (dBm), e tem sempre valores negativos. Nesta escala, quanto mais próximo do 0 mais potente é o sinal.

Por exemplo se o seu sinal estiver em -65dBm é considerado um sinal razoável para streaming de vídeo, ou para ver o seu email ou navegar na Internet em -70dBm é igualmente um sinal bom.

 


O que é preciso para que um equipamento consiga comunicar numa rede Wi-Fi?

Existem 3 requisitos para que um equipamento comunique numa rede Wi-Fi:

  1. Estar numa área com cobertura
  2. Usar a mesma norma (por exemplo 802.11n ou Wi-Fi 4)
  3. Usar o mesmo protocolo de segurança (WPA2 que é o mais usado)

 

Como é avaliada a qualidade do sinal Wi-Fi?

A qualidade do sinal Wi-Fi é avaliada pela:

  1. Cobertura – que significa a potência do sinal recebida
  2. Velocidade – é quanto recebe de Upload e Download
  3. Estabilidade – refere-se às quebras ou estabilidade do sinal

 

O que pode acontecer ao sinal quando encontra obstáculos?

O sinal Wi-Fi pertence à “família” dos sinais eletromagnéticos, como a luz visível, e quando encontra um obstáculo a sua propagação sofre os mesmos fenómenos que a luz.

Estes fenómenos são:

  • Reflexão, quando atinge o obstáculo inverte a direção
  • Refração, ao atingir o obstáculo altera ligeiramente a sua direção
  • Espalhamento, o sinal é propagado em múltiplas direções

 

Todos os materiais físicos bloqueiam a propagação dos sinais eletromagnéticos e no caso do Wi-Fi acontece o mesmo.

Alguns materiais que fazem parte da sua casa, têm maior poder de bloqueio que outros, mas todos eles podem contribuir para atenuar a propagação do seu sinal Wi-Fi.

Uma porta de vidro pode atenuar o sinal apenas até 2dB enquanto que uma parede de betão o valor sobre até aos 10dB.

Por isso, se possível, para que a sua rede funcione melhor deve evitar colocar o router em locais onde estes materiais possam estar a ser um obstáculo.

 

 

Existem equipamentos que podem interferir na qualidade do sinal Wi-Fi?

Sim, todos os equipamentos que trabalhem na mesma gama de frequência do sinal Wi-Fi causam interferências.

Se o seu router está a funcionar nos 2.4GHz (Wi-Fi 4), é possível que existam interferências quando, por exemplo:

  • O micro-ondas está em uso
  • O telefone sem fios está muito perto do router
  • Usa uma coluna de som bluetooth ou um aparelho de vigilância de bebés

 

Quer saber quais são as diferenças entre o Wi-Fi 4, 5 e 6? Esclarecemos tudo, aqui

 

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a perceber melhor como funciona o Wi-Fi.

Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS.

Qualquer questão, estamos disponíveis para ajudar. :blush:


30 Comentários

Tenho tido grandes problemas com o WI-FI, tanto que no ultimo teste de velocidade, dos 100Mbps que tenho contratado apenas tinha 2.45 (!?!?!). e estava ao telefone com a Assistência da NOS.

Hoje foi um técnico lá a casa e disse que a NOS apenas garante a velocidade contratada se for por cabo (!!!!!!!!??????). Podem indicar onde isso está escrito?

Esclareçam então se devo andar com cabos espalhados pela casa para aceder à NET no meu Telemóvel por exemplo. Ou mesmo no meu Portátil? ISTO NÃO FAZ SENTIDO NENHUM!!!!

Eu só quero o que tenho contratado, nada mais e com certeza nada MENOS.

Querem perder clientes? Parabéns estão no bom caminho.

 

Abaixo  teste de velocidade feito agora….

 

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Tenho tido grandes problemas com o WI-FI, tanto que no ultimo teste de velocidade, dos 100Mbps que tenho contratado apenas tinha 2.45 (!?!?!). e estava ao telefone com a Assistência da NOS.

Hoje foi um técnico lá a casa e disse que a NOS apenas garante a velocidade contratada se for por cabo (!!!!!!!!??????). Podem indicar onde isso está escrito?

Esclareçam então se devo andar com cabos espalhados pela casa para aceder à NET no meu Telemóvel por exemplo. Ou mesmo no meu Portátil? ISTO NÃO FAZ SENTIDO NENHUM!!!!

Eu só quero o que tenho contratado, nada mais e com certeza nada MENOS.

Querem perder clientes? Parabéns estão no bom caminho.

 

Abaixo  teste de velocidade feito agora….

 

Acho que isso é algo óbvio … se quer a velocidade contratada faça teste por cabo de rede. O wifi não chega lá, pelo menos não na 2,4ghz.

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Boa noite @Pamachado,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Sugerimos que efetue um teste de velocidade na plataforma de testes da NOS. Para tal utilize um computador ligado por cabo de rede ao router. 

Poderá depois efetuar um teste de velocidade por WiFi, estando ligado à rede 5GHz na mesma divisão do router.

Partilhe connosco os resultados.

Obrigado

 

Boa tarde. 

Gostaria de saber se tem havido problemas e quebras de cobertura na Internet em Lisboa? Pelas mensagens anteriores estou a ver que há falha em várias casas. Tenho o serviço UMA, TV Internet 200Mb e mesmo com extensor de wifi num apartamento pequeno a Internet falha várias vezes ao dia. A televisão e serviço de telefone funcionam na perfeição mas a Internet e a ligação wifi simplesmente desliga-se. Qual a vossa explicação? Cabos mal ligados ou serviço insuficiente? Obrigada.

Tenho o serviço UMA  e desde que instalaram já trocaram 3 vezes o router, mas o sinal Wi-Fi a uma distância de um metro e meio com uma parede de espessura 15 cm só consigo apanhar dois traços, mas apanho mais sinal de um vizinho a uma distância de cerca 15 metros e com várias paredes u uma rua  a dividir nos , o sinal é mais forte. Quando tinha o serviço IRIS o router tinha mais alcance. 

Como resolver sem ter de por rapartidores de sinal como a NOS me quer impingir?

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Eu faria um teste de velocidade por cabo de rede para ver se está com a velocidade contratada.

Se estiver então é extensores. É o meio mais simples de aumentar o alcance.

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Boa tarde. 

Gostaria de saber se tem havido problemas e quebras de cobertura na Internet em Lisboa? Pelas mensagens anteriores estou a ver que há falha em várias casas. Tenho o serviço UMA, TV Internet 200Mb e mesmo com extensor de wifi num apartamento pequeno a Internet falha várias vezes ao dia. A televisão e serviço de telefone funcionam na perfeição mas a Internet e a ligação wifi simplesmente desliga-se. Qual a vossa explicação? Cabos mal ligados ou serviço insuficiente? Obrigada.

Pode ser problema de sinal, pode ser do extensor, pode ser de outra coisa. Convem ctt o apoio técnico.

Boa tarde. 

Gostaria de saber se tem havido problemas e quebras de cobertura na Internet em Lisboa? Pelas mensagens anteriores estou a ver que há falha em várias casas. Tenho o serviço UMA, TV Internet 200Mb e mesmo com extensor de wifi num apartamento pequeno a Internet falha várias vezes ao dia. A televisão e serviço de telefone funcionam na perfeição mas a Internet e a ligação wifi simplesmente desliga-se. Qual a vossa explicação? Cabos mal ligados ou serviço insuficiente? Obrigada.

Pode ser problema de sinal, pode ser do extensor, pode ser de outra coisa. Convem ctt o apoio técnico.

Pois, isso é verdade pode ser de muita coisa. Já li aqui vários comentários e o que nunca vejo é transparência da empresa NOS assumirem falhas na cobertura ou incompatibilidade nos serviços. O problema é sempre do cliente que paga assiduamente as mensalidades! Obrigada pela resposta!

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Boa tarde. 

Gostaria de saber se tem havido problemas e quebras de cobertura na Internet em Lisboa? Pelas mensagens anteriores estou a ver que há falha em várias casas. Tenho o serviço UMA, TV Internet 200Mb e mesmo com extensor de wifi num apartamento pequeno a Internet falha várias vezes ao dia. A televisão e serviço de telefone funcionam na perfeição mas a Internet e a ligação wifi simplesmente desliga-se. Qual a vossa explicação? Cabos mal ligados ou serviço insuficiente? Obrigada.

Pode ser problema de sinal, pode ser do extensor, pode ser de outra coisa. Convem ctt o apoio técnico.

Pois, isso é verdade pode ser de muita coisa. Já li aqui vários comentários e o que nunca vejo é transparência da empresa NOS assumirem falhas na cobertura ou incompatibilidade nos serviços. O problema é sempre do cliente que paga assiduamente as mensalidades! Obrigada pela resposta!

Isso não existe .. cobertura é para rede movel não para internet fixa. Incomaptibilidade existe mas de certeza que não é o caso.

Terei que contactar o apoio técnico para saber. Eu só acho estranho a tv e o telefone funcionarem na perfeição, todo o dia, e a Internet, que uso por wi-fi, que tb é necessária por vezes desliga - se e o router fica a piscar na cor de laranja. Sabem - me explicar o porquê? 

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Terei que contactar o apoio técnico para saber. Eu só acho estranho a tv e o telefone funcionarem na perfeição, todo o dia, e a Internet, que uso por wi-fi, que tb é necessária por vezes desliga - se e o router fica a piscar na cor de laranja. Sabem - me explicar o porquê? 

Boa noite, pode haver qualquer desconfiguração no router que provoque essas interrupções, experimente fazer reset ao aparelho e se o problema se mantiver, terá que ligar 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS ou enviar para o perfil @Fórum o seu número de cliente NOS para que a moderação possa agendar uma intervenção do departamento competente. Quando isso acontece deveria ficar também sem linha telefónica e pelo que diz, isso não acontece.

Muito obrigada pela(s) resposta(s). 

Terei que contactar o apoio técnico para saber. Eu só acho estranho a tv e o telefone funcionarem na perfeição, todo o dia, e a Internet, que uso por wi-fi, que tb é necessária por vezes desliga - se e o router fica a piscar na cor de laranja. Sabem - me explicar o porquê? 

Boa noite, pode haver qualquer desconfiguração no router que provoque essas interrupções, experimente fazer reset ao aparelho e se o problema se mantiver, terá que ligar 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS ou enviar para o perfil @Fórum o seu número de cliente NOS para que a moderação possa agendar uma intervenção do departamento competente. Quando isso acontece deveria ficar também sem linha telefónica e pelo que diz, isso não acontece.

Muito obrigada pela resposta. Vou experimentar fazer o reset. 

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Terei que contactar o apoio técnico para saber. Eu só acho estranho a tv e o telefone funcionarem na perfeição, todo o dia, e a Internet, que uso por wi-fi, que tb é necessária por vezes desliga - se e o router fica a piscar na cor de laranja. Sabem - me explicar o porquê? 

Boa noite, pode haver qualquer desconfiguração no router que provoque essas interrupções, experimente fazer reset ao aparelho e se o problema se mantiver, terá que ligar 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS ou enviar para o perfil @Fórum o seu número de cliente NOS para que a moderação possa agendar uma intervenção do departamento competente. Quando isso acontece deveria ficar também sem linha telefónica e pelo que diz, isso não acontece.

Muito obrigada pela resposta. Vou experimentar fazer o reset. 

Sabe como se faz ? Se o router for o que está em baixo será no orificio que se encontra por cima da porta USB, deve introduzir algo pontiagudo e pressionar com alguma força durante 5 segundos e largar.  Se for outro modelo será onde se encontrar o orificio.

 

Terei que contactar o apoio técnico para saber. Eu só acho estranho a tv e o telefone funcionarem na perfeição, todo o dia, e a Internet, que uso por wi-fi, que tb é necessária por vezes desliga - se e o router fica a piscar na cor de laranja. Sabem - me explicar o porquê? 

Boa noite, pode haver qualquer desconfiguração no router que provoque essas interrupções, experimente fazer reset ao aparelho e se o problema se mantiver, terá que ligar 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS ou enviar para o perfil @Fórum o seu número de cliente NOS para que a moderação possa agendar uma intervenção do departamento competente. Quando isso acontece deveria ficar também sem linha telefónica e pelo que diz, isso não acontece.

Muito obrigada pela resposta. Vou experimentar fazer o reset. 

Sabe como se faz ? Se o router for o que está em baixo será no orificio que se encontra por cima da porta USB, deve introduzir algo pontiagudo e pressionar com alguma força durante 5 segundos e largar.  Se for outro modelo será onde se encontrar o orificio.

 

Sim é exatamente como este da imagem e já vi onde é. Obrigada 

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Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Daniela Lucas

A comunidade prestou uma boa ajuda.

Diga-nos, por favor, se notou melhorias após o reset do router.

Obrigado 

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Boa tarde @neuleonel,

Agradecemos a sua mensagem. O @Guimas fez uma boa sugestão. Aguardamos o seu testemunho.

Movemos os vossos comentários para este artigo que aborda o mesmo tema.

Obrigado

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Daniela Lucas

A comunidade prestou uma boa ajuda.

Diga-nos, por favor, se notou melhorias após o reset do router.

Obrigado 

Olá, 

Boa tarde. Fiz o reset ao router e apesar de estar algum tempo o sinal azul a piscar intermitente já estabilizou. Vou aguardar para verificar se acontece mais alguma situação. É que todos os dias entre as 16h - 17h tinha esta quebra. Muito estranho. Se tiver mais algum problema avisarei por aqui ou contactarei o apoio técnico. Obrigada. 

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Muito obrigado pelo seu feedback, @Daniela Lucas:slight_smile:

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a connosco. Estamos aqui para ajudar. 
 

Sinal de Wi-Fi muito fraco, que não abrange a totalidade da casa.

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Sinal de Wi-Fi muito fraco, que não abrange a totalidade da casa.

A NOS tem plumes. 2 ficam por 8€ mensais. São bons.

Obrigado pela resposta.

A NOS tem a obrigação contratual de fornecer um sinal com intensidade suficiente para cobrir todo o espaço da casa. Conheço uma situação em que o sinal fornecido (sem necessidade de amplificação) tem uma abrangência suficiente para cobrir uma área muito maior que aquela que referi.

 

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Boa tarde @Prof. Doutor Abel Vieira,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

A propagação do sinal Wi-Fi é afetada por diversos fatores. Para uma melhor cobertura sugerimos que coloque o router num local elevado e de boa visibilidade, sem obstrução por parte de equipamentos elétricos.

O @Guimas fez uma boa sugestão, os extensores de sinal são uma solução viável para aumento da cobertura Wi-Fi na sua habituação. Saiba mais em:

Para organização do Fórum, movemos os vossos comentários para este artigo que aborda o mesmo tema.

Obrigado

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Obrigado pela resposta.

A NOS tem a obrigação contratual de fornecer um sinal com intensidade suficiente para cobrir todo o espaço da casa. Conheço uma situação em que o sinal fornecido (sem necessidade de amplificação) tem uma abrangência suficiente para cobrir uma área muito maior que aquela que referi.

 

Não tem nenhuma obrigação contratual. Se quer internet é por cabo de rede.

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