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Wi-Fi - Dicas & Conselhos


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Agora que compreende melhor o que é o Wi-Fi e de falarmos sobre as normas e bandas queremos partilhar consigo algumas dicas e conselhos sobre o Wi-Fi.

  • Coloque o router no melhor lugar possível - escolha um local alto e sem obstáculos. O ideal é pedir aos técnicos que deixem o equipamento no local mais central da casa e numa posição alta, para garantir a melhor cobertura de sinal. Evite esconder o router atrás de móveis, televisões ou aquários.
  • Aumente a segurança da rede - mantenha a palavra passe que bem configurada, ou altere para uma que cumpra todos os requisitos de segurança, para evitar que outras pessoas utilizem a sua rede. Se alterar o padrão de segurança, escolha a opção WPA2 ou WPA.
  • Verifique os acessos à rede - se muitos dispositivos utilizarem a rede, é possível que um deles consuma grande parte da largura de banda disponível. Torrents, jogos online ou streaming de vídeo estão entre os acessos que consomem grande parte da largura de banda. Para saber quem está ligado à sua rede aceda à página aminhanet.nos.pt.
  • Reinicie o router regularmente - tal como o PC, é recomendável reiniciar regularmente o router para que este esteja sempre atualizado e com o melhor desempenho.
  • Utilize equipamentos de reforço - para aumentar a cobertura Wi-Fi em sua casa, pode utilizar repartidores, extensores ou powerlines que, dependendo do que precisa, vão emitir ou reproduzir o sinal Wi-Fi. Conheça a solução Wi-Fi Total e tenha internet em toda a casa.
  • Utilize uma ligação por cabo - sabendo como funciona o Wi-Fi, sabe que existem limitações e interferências. Se precisar de uma ligação com condições ideais de velocidade, ligue o seu equipamento diretamente ao router por cabo de rede (cabo RJ45).
  • Mantenha os equipamentos "limpos" – por vezes, o motivo da velocidade lenta não é da rede, mas do dispositivo utilizado. Se utilizar um computador, faça um scan como seu antivírus de forma a indentificar e eliminar malware. Num telemóvel android, procure por apps que consumam memória RAM e force o encerramento das mesmas através das definições.
  • Procure um canal de transmissão livre – Aceda à página aminhanet.nes.pt e aceda ao menu Wi-fi. Aqui pode escolher um canal Wi-Fi específico para a sua rede. Procure aquele que tem um valor mais próximo de 0dBm, este é aquele canal com menos interferências. Contudo se reiniciar regularmente o router, este fará automaticamente esta pesquisa e atualziação. Saiba como o fazer aqui.
  • Configure as bandas do router - se tiver um equipamento que emita nas duas frequências (2.4GHz e 5GHz), mude o nome das redes para saber sempre a qual se está a ligar. Assim, se estiver perto do router ligue-se à rede de 5Ghz, estando mais longe, escolha a rede 2.4GHz. Saiba como o fazer aqui.
  • Torne o browser mais leve - é normal que ao longo do tempo adicione extensões ao seu browser. Contudo, a certa altura estas ferramentas serão o problema e não uma solução. Veja regularmente se ainda utiliza os add-ons e remova os que não utiliza.

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Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS. 
Fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊


62 Comentários

frustante é um gajo chamar os serviços e eles não darem explicações sobre tal coisa. e são logo 3 tv´s, é complicado 

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frustante é um gajo chamar os serviços e eles não darem explicações sobre tal coisa. e são logo 3 tv´s, é complicado 

 

Como assim, 3 TV’s???

eu não tenho nenhuma lg em casa ,procuro nos dispositivos a transmitir aparecem 3 tv´s lg que não me pertencem

hub 3.0, estava difícil

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eu não tenho nenhuma lg em casa ,procuro nos dispositivos a transmitir aparecem 3 tv´s lg que não me pertencem

 

Isso é deveras estranho!

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Crachá

Olá, desculpe, eu não percebi muito bem essa questão do Hub com a TV, explique melhor

Bom dia

 

Tenho o power router com velocidade contratada de 200/20. Em relação à velocidade em si não tenho queixas a apresentar, como é possível verificar nas imagens abaixo, mas em relação ao funcionamento e cobertura WIFI do equipamento aí já tenho.

 

Este router em relação ao fiber gateway da meo, em termos de cobertura deixa muito a desejar.

O da NOS está instalado a meio de um apartamento, com 12 metros de comprimento, e a cobertura nos extremos é muito fraca.

A juntar a isto, o funcionamento da internet em si, especialmente nas redes sociais também tem bastantes falhas (a falha não é das redes sociais pois se mudar no telemóvel para dados móveis funciona tudo bem). Posso estar no telemóvel (wifi) ou no portátil (ethernet ou wifi) e as páginas ou o feed ficam simplesmente em loading de tempos a tempos. Esta falha é indiferente da distância ao router, tanto falha longe como estando mesmo ao lado dele.

 

Teste de velocidade efetuado num portatil, com cabo ethernet

 

Teste de velocidade efetuado num portátil, via WIFI

 

 

P.S.: Não estou interessado em instalar power-lines nem wifi-extenders.

 

Obrigado

 

Cumprimentos

Rui Reis

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Bem-vindo ao Fórum NOS @Rui_Reis
Movemos o seu comentário para o artigo sobre

Há diversos factores que vão influenciar a propagação das ondas wireless, pelo que sugerimos que neste artigo verifique algumas sugestões para optimizar a mesma. 

Obrigado

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Há diversos factores que vão influenciar a propagação das ondas wireless, pelo que sugerimos que neste artigo verifique algumas sugestões para optimizar a mesma. 

Obrigado

Boa tarde

 

Obrigado pela rápida resposta.

E sobre a questão de estar junto ao router e alguns serviços web falharem e/ou ficarem extremamente lentos? O que não acontece quando uso dados móveis no telemóvel?

 

Obrigado

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Consegue dar-nos, por favor, alguns exemplos, @Rui_Reis.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Consegue dar-nos, por favor, alguns exemplos, @Rui_Reis.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Boa tarde

 

Exemplos? Por exemplo há pouco tempo, durante o almoço, ao fazer scroll no feed do instagram no telemóvel., os videos a dada altura ficavam parados enquanto o ícone de loading ficava a rodar, nalguns casos aparecendo mesmo a mensagem “neste momento não foi possível mostrar o vídeo”. Isto apenas acontece quando estou com o Wifi aqui em casa. Se estiver noutro local ou a usar dados não tenho qualquer problema.

 

Obrigado

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Vamos ajudar, @Rui_Reis
Obrigado pela confirmação, pelos testes que realizou à partida não existem dificuldades com a velocidade a chegar ao equipamento. No entanto, podemos realizar algumas configurações, optimizando a rede wireless, para isso, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

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