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Wi-Fi - Dicas & Conselhos


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Agora que compreende melhor o que é o Wi-Fi e de falarmos sobre as normas e bandas queremos partilhar consigo algumas dicas e conselhos sobre o Wi-Fi.

  • Coloque o router no melhor lugar possível - escolha um local alto e sem obstáculos. O ideal é pedir aos técnicos que deixem o equipamento no local mais central da casa e numa posição alta, para garantir a melhor cobertura de sinal. Evite esconder o router atrás de móveis, televisões ou aquários.
  • Aumente a segurança da rede - mantenha a palavra passe que bem configurada, ou altere para uma que cumpra todos os requisitos de segurança, para evitar que outras pessoas utilizem a sua rede. Se alterar o padrão de segurança, escolha a opção WPA2 ou WPA.
  • Verifique os acessos à rede - se muitos dispositivos utilizarem a rede, é possível que um deles consuma grande parte da largura de banda disponível. Torrents, jogos online ou streaming de vídeo estão entre os acessos que consomem grande parte da largura de banda. Para saber quem está ligado à sua rede aceda à página aminhanet.nos.pt.
  • Reinicie o router regularmente - tal como o PC, é recomendável reiniciar regularmente o router para que este esteja sempre atualizado e com o melhor desempenho.
  • Utilize equipamentos de reforço - para aumentar a cobertura Wi-Fi em sua casa, pode utilizar repartidores, extensores ou powerlines que, dependendo do que precisa, vão emitir ou reproduzir o sinal Wi-Fi. Conheça a solução Wi-Fi Total e tenha internet em toda a casa.
  • Utilize uma ligação por cabo - sabendo como funciona o Wi-Fi, sabe que existem limitações e interferências. Se precisar de uma ligação com condições ideais de velocidade, ligue o seu equipamento diretamente ao router por cabo de rede (cabo RJ45).
  • Mantenha os equipamentos "limpos" – por vezes, o motivo da velocidade lenta não é da rede, mas do dispositivo utilizado. Se utilizar um computador, faça um scan como seu antivírus de forma a indentificar e eliminar malware. Num telemóvel android, procure por apps que consumam memória RAM e force o encerramento das mesmas através das definições.
  • Procure um canal de transmissão livre – Aceda à página aminhanet.nes.pt e aceda ao menu Wi-fi. Aqui pode escolher um canal Wi-Fi específico para a sua rede. Procure aquele que tem um valor mais próximo de 0dBm, este é aquele canal com menos interferências. Contudo se reiniciar regularmente o router, este fará automaticamente esta pesquisa e atualziação. Saiba como o fazer aqui.
  • Configure as bandas do router - se tiver um equipamento que emita nas duas frequências (2.4GHz e 5GHz), mude o nome das redes para saber sempre a qual se está a ligar. Assim, se estiver perto do router ligue-se à rede de 5Ghz, estando mais longe, escolha a rede 2.4GHz. Saiba como o fazer aqui.
  • Torne o browser mais leve - é normal que ao longo do tempo adicione extensões ao seu browser. Contudo, a certa altura estas ferramentas serão o problema e não uma solução. Veja regularmente se ainda utiliza os add-ons e remova os que não utiliza.

O que achou dos nossos artigos? Partilhe as suas dicas e conselhos com a comunidade!

Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS. 
Fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊


62 Comentários

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Vamos ajudar, @Rui_Reis
Obrigado pela confirmação, pelos testes que realizou à partida não existem dificuldades com a velocidade a chegar ao equipamento. No entanto, podemos realizar algumas configurações, optimizando a rede wireless, para isso, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Consegue dar-nos, por favor, alguns exemplos, @Rui_Reis.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Boa tarde

 

Exemplos? Por exemplo há pouco tempo, durante o almoço, ao fazer scroll no feed do instagram no telemóvel., os videos a dada altura ficavam parados enquanto o ícone de loading ficava a rodar, nalguns casos aparecendo mesmo a mensagem “neste momento não foi possível mostrar o vídeo”. Isto apenas acontece quando estou com o Wifi aqui em casa. Se estiver noutro local ou a usar dados não tenho qualquer problema.

 

Obrigado

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Consegue dar-nos, por favor, alguns exemplos, @Rui_Reis.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Bem-vindo ao Fórum NOS @Rui_Reis
Movemos o seu comentário para o artigo sobre

Há diversos factores que vão influenciar a propagação das ondas wireless, pelo que sugerimos que neste artigo verifique algumas sugestões para optimizar a mesma. 

Obrigado

Boa tarde

 

Obrigado pela rápida resposta.

E sobre a questão de estar junto ao router e alguns serviços web falharem e/ou ficarem extremamente lentos? O que não acontece quando uso dados móveis no telemóvel?

 

Obrigado

Reputação 7
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Bem-vindo ao Fórum NOS @Rui_Reis
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Há diversos factores que vão influenciar a propagação das ondas wireless, pelo que sugerimos que neste artigo verifique algumas sugestões para optimizar a mesma. 

Obrigado

Bom dia

 

Tenho o power router com velocidade contratada de 200/20. Em relação à velocidade em si não tenho queixas a apresentar, como é possível verificar nas imagens abaixo, mas em relação ao funcionamento e cobertura WIFI do equipamento aí já tenho.

 

Este router em relação ao fiber gateway da meo, em termos de cobertura deixa muito a desejar.

O da NOS está instalado a meio de um apartamento, com 12 metros de comprimento, e a cobertura nos extremos é muito fraca.

A juntar a isto, o funcionamento da internet em si, especialmente nas redes sociais também tem bastantes falhas (a falha não é das redes sociais pois se mudar no telemóvel para dados móveis funciona tudo bem). Posso estar no telemóvel (wifi) ou no portátil (ethernet ou wifi) e as páginas ou o feed ficam simplesmente em loading de tempos a tempos. Esta falha é indiferente da distância ao router, tanto falha longe como estando mesmo ao lado dele.

 

Teste de velocidade efetuado num portatil, com cabo ethernet

 

Teste de velocidade efetuado num portátil, via WIFI

 

 

P.S.: Não estou interessado em instalar power-lines nem wifi-extenders.

 

Obrigado

 

Cumprimentos

Rui Reis

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Olá, desculpe, eu não percebi muito bem essa questão do Hub com a TV, explique melhor

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eu não tenho nenhuma lg em casa ,procuro nos dispositivos a transmitir aparecem 3 tv´s lg que não me pertencem

 

Isso é deveras estranho!

hub 3.0, estava difícil

eu não tenho nenhuma lg em casa ,procuro nos dispositivos a transmitir aparecem 3 tv´s lg que não me pertencem

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frustante é um gajo chamar os serviços e eles não darem explicações sobre tal coisa. e são logo 3 tv´s, é complicado 

 

Como assim, 3 TV’s???

frustante é um gajo chamar os serviços e eles não darem explicações sobre tal coisa. e são logo 3 tv´s, é complicado 

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na app da nos é esse o nome que aparece, mas no windows já é diferente, já é nos cef device

 

Raramente uso a APP da NOS, mas uso o interface https://aminhanet.nos.pt, e nesse caso não aparece.

Por acaso estive a tentar perceber qual a razão deste device aparecer (também cheguei a pensar que pudesse ser um vizinho ligado à minha rede WiFi!!! Mas tal não faz qualquer sentido… a rede está devidamente protegida)

na app da nos é esse o nome que aparece, mas no windows já é diferente, já é nos cef device

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router wifi 84948cef e o dispositivo tambem é lg

 

 

Qual é esse router? Router WiFi? Router 4? Router 5 v1 ou v2?

Onde é que está a detectar o DEVICE?

Eu apenas o detecto via sistema operativo (windows). Não aparece listado no Interface de configuração do ROUTER.

nos cpe device

 

router wifi 84948cef e o dispositivo tambem é lg

 

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boa noite fórum

está por ai alguem que me possa dizer como descnectar smart tv lg do meu vizinho

 

:grinning:

Também me deparo com a mesma situação!

Sistematicamente, aparece um DEVICE listado na REDE do windows como “WebOS TV”

 

NÃO TENHO nem nunca tive qualquer TV com WebOS (LG)!

Aliás, neste momento não tenho qualquer TV ligada na REDE, e é esta a listagem de DEVICES!

Presumo que seja um BUG dos ROUTERS da NOS…

É este o mesmo DEVICE que lhe aparece listado?

Qual é o ROUTER que tem?

boa noite fórum

está por ai alguem que me possa dizer como desconectar smart tv lg do meu vizinho

Reputação 1

sim está agendada  para segunda 

mas estamos na luta estou a cinco metros do Reuters e tenho de utilizar a internet móvel 

tristeza de serviço e vergonha 

só me apetece desistir da n☹️☹️☹️☹️


Então??? Resolveram o problema?

 

Boa noite não sei se alguém me sabe ajudar, eu tenho 100mb de net por cabo no PC apanha sempre 80 ou 90mb no Wi-Fi com o telemóvel estou a 1m dou router e não passa nunca dos 10 mb é normal haver uma diferença assim tão grande desde já o meu obrigado a tds


Estou na mesma situação
tenho 100mb de net por cabo no PC apanha sempre 80 ou 90mb no Wi-Fi com o telemóvel estou a 1m dou router e não passa nunca dos 10 mb

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Olá @maiamelo

Lamentamos o transtorno causado:disappointed_relieved:
Pedimos que aguarde pela intervenção técnica para que a possamos ajudar da melhor forma. 

Obrigada 

Estava a ver o raminhos no Instagram desisti porque ficava constantemente sem internet

so me apetece partir equipamento todo

so merda e ando eu a pagar para ser mal servido

sim está agendada  para segunda 

mas estamos na luta estou a cinco metros do Reuters e tenho de utilizar a internet móvel 

tristeza de serviço e vergonha 

só me apetece desistir da n☹️☹️☹️☹️

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@maiamelo

Então já tem uma intervenção técnica agendada connosco? Para que nos seja possível verificar melhor a situação, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Fico a espera do técnico porque sempre que ligo eles modificam tudo…

infelizmente volta MEO tas perdoada

que vergonha de serviço

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