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Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

Alguma maneira de aceder FTP fora da rede interna, ou A CGNAT da NOS simplesmente bloqueia tudo?

nem ipv4 nem ipv6 funciona


Boa tarde @Susana Matos,

Agradecemos a sua mensagem.

O acesso ao router NOS é realizado exclusivamente através da App NOS NET ou em nosnet.pt.
Para questões relacionadas com micro informática e ajuda em configurações nessa ótica, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Isto não é micro informatica nenhuma. Nem as regras de PF ficam activas


Isto não é micro informatica nenhuma. Nem as regras de PF ficam activas

se soubesses o que é, saberias que sim, é microinformática….

as regras não ficam como? 

algumas regras para funcionarem, tens de confirmar que a porta a abrir faz parte do intervalo de dhcp do router. 

um bem haja 

 


Longe de ser um génio na coisa.

Mas no router 4.0 com acesso ao router e não este portal dava.

Entretanto se me quiser elucidar:

DHCP automático activado. Range .1.2 a .1.254

Digamos que o dispositivo que quero dar PF na porta 5000 protocolo TCP pra um FTP. é no .1.20

Crio a regra, ela aparece. basta tentar editar ou desligar desaparece. quando não desaparece só por si.

 

 


Longe de ser um génio na coisa.

Mas no router 4.0 com acesso ao router e não este portal dava.

Entretanto se me quiser elucidar:

DHCP automático activado. Range .1.2 a .1.254

Digamos que o dispositivo que quero dar PF na porta 5000 protocolo TCP pra um FTP. é no .1.20

Crio a regra, ela aparece. basta tentar editar ou desligar desaparece. quando não desaparece só por si.

 

 

já li outros utilizadores que falaram desse bug por aqui. Isso é mesmo do fw do router.

acho que o melhor é colocares um router próprio pra fazer essa gestão, se não só falando com o apoio pra ver se conseguem fazer update pra outro fw ou trocar o router.

um bem haja 


Pronto nem um simples FW com PF esta empresa faz pros clientes residenciais.

Outra coisa, acha que mesmo com este em modo bridge a fazer de modem e com um outro router á frente, o IP é publico e não partilhado por CGNAT é o que o objectivo é mesmo aceder ao meu FTP fora da rede domestica. pouco me server se o CGNAT me bloquear


Pronto nem um simples FW com PF esta empresa faz pros clientes residenciais.

Outra coisa, acha que mesmo com este em modo bridge a fazer de modem e com um outro router á frente, o IP é publico e não partilhado por CGNAT é o que o objectivo é mesmo aceder ao meu FTP fora da rede domestica. pouco me server se o CGNAT me bloquear

 

Boa tarde @Susana Matos,

Se por um lado o modo bridge faz disable do NAT, o CGNAT aplica-o novamente.

Obrigado


Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.

 

P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.

@HASPT e qual é a tua zona? Que tipo de serviço tens? FTTH ou DOCSIS? Qual o modelo do teu router?

Obrigado


Desta foi de vez o IPV6.

Nem sem e nem com modo bridge.
Foi-se…...


Boa tarde @Julio,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, caso tenha alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Caro João H.
deixamos de ter conectividade  IPV6.


Tenho visto com amigos, e quem tem Giga Router já tem IPv6. Só se for por zonas. Como tenho visto que está disponível, pensei que até já era suposto.

Este roll out do IPv6 é vergonhosamente lento...

Quase um ano depois, e o IPv6 continua “em testes” 😶

 

Testei com um amigo que está em HFC, com um Giga Router v2 (Hitron CHITA-RES).

Em FTTH, no mesmo concelho, para os Giga Router Sagemcom Fast parece estar disponível.

Power Router, continua sem IPv6.


Agradecemos o seu feedback, @Ruipedrinha

No entanto, infelizmente, não temos informações adicionais que possamos fornecer. 

Caso tenha alguma dificuldade na utilização do serviço de internet, por favor, partilhe connosco. 
Obrigado, 


Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 


Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 

 

Boa noite @ANDRII SOKYRKO,

Sugiro que altere os DNS do seu dispositivo:

IPv4 - 1.1.1.1 e 1.0.0.1

IPv6 - 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001

Obrigado.


Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 

Vários utilizadores com o mesmo problema.

Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.

Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.

 

O que acontece atualmente:

  1. Android auto configura IPv6 corretamente:

     

  2. Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:

     

  3. Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:

     

  4. Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:

 

O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.


Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 

Vários utilizadores com o mesmo problema.

Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.

Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.

 

O que acontece atualmente:

  1. Android auto configura IPv6 corretamente:

     

  2. Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:

     

  3. Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:

     

  4. Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:

 

O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.

Tenho o mesmo problema. Algumas rotas não estão a ser anunciadas, e o problema não está no DNS.

 

Tive de desativar temporariamente o IPv6 no meu GiGA Router Wi-Fi 6, embora gostava de o ter ativado. Não é algo que seja erro de configuração do lado dos clientes, é mesmo algum problema nos servers da NOS. Alguém da moderação do fórum pode dar uma olhadela neste caso, por favor? Quem não tem skills tecnológicas ou quem consegue desativar o IPv6 (uma vez que não é um simples botão na página de configuração do router) prende-se com falhas de acesso ou algum delay.

 

Sou de Aveiro, para o caso de ajudar em debug, já que provavelmente deve haver rotas pelo Porto e por Lisboa.


Quem não tem skills tecnológicas ou quem consegue desativar o IPv6 (uma vez que não é um simples botão na página de configuração do router) prende-se com falhas de acesso ou algum delay.

 

O problema é ignorado há meses, parece.. ninguém da moderação do fórum se pronunciou. Vão aparecendo alguns clientes a reportar a situação, mas nem sequer foram corretamente encaminhados para a origem do problema :/

Algumas pessoas tiveram o router substituído 3 vezes por causa disto…

Não há confirmação do Apoio Técnico que seja um problema no IPv6, mesmo para quem acaba por ter o problema solucionado 🙄. Maioritariamente no Android algumas APPs não terem ligação à internet.


Boa tarde a todos,

Agradecemos o seu testemunho sobre o tema @RGarrido03 e a sua ajuda no resumo e em replicar a situação @isplitter.

Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis e logo que tenhamos mais informações partilhamos através destas vias.

Obrigado


Boa tarde @LuisCross

Caso se verifique que o motivo do contacto com a PC MEDIC seja da responsabilidade da NOS, e isso conste no relatório, o valor será devolvido em fatura.

Caso contrário, o valor fica ao seu encargo.

Obrigado.


já agora posso perguntar se a pcmedic tem acesso as definicoes dos routers ?
poruque na linha de apoio 16990 disseram que eles nao tinham...


@LuisCross segundo as Condições Gerais PC MEDIC referidas aqui.

“Para as tarefas abrangidas nos presentes serviços o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento no âmbito de cada apoio telefónico.“

Obrigado.


OK nao me expliquei bem, é claro que tem de ter acesso remoto, a questão é se tem login tecnico que lhes dê acesso a desligar o IPV6, pois no16990 diseram que só eles o podiam fazer e na app askwhizz dizem que tenho de ligar para a linha 16901 mas que eles tb nao tem acesso a desligar o ipv6.
E claro que já dizem que pode ser outra coisa que eu sei que não é !
Eu recuso-me a ligar para uma linha paga quando o problema é da NOS, e está amplamente identificado e é de facilima resolução.
Quanto aos relatórios PCM isso é muito bonito mas nao sei o que eles vão escrever nem tenho como provar seja o que for, logo nunca poderei contestar um relatorio que diga que afinal eu é que sou burro, e nao sei nada disto.


OK, agora fiquei deveras baralhado, quem não tem acesso a essas informações? os moderadores do forum?
Acho mal mas até consigo acreditar
Onde posso então ter informações sobre essa situação? A nivel oficial e de preferencia por escrito.
Obrigado.

Ps: não é minha intenção estar aqui a reclamar de tudo e todos, pelo contrário.
 


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