Header
Respondido

Router Wifi - wireless isolation


Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
FB
icon

Melhor resposta por Mário P. 23 January 2019, 13:57

Ver pergunta inicial

47 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
Se estás a falar do Power Router 4, o mesmo tem de estar registado na área de cliente e o acesso é feito através de um endereço https://aminhanet.nos.pt/
O meu router é o da geração anterior (instalado em 2012), tem um spin off de Linux como OS. Acedo ao router por ethernet, para o configurar .
É nesse 'Zon Hub management console' que não consigo encontrar a opção de suspender a 'wireless isolation'.
O link https://aminhanet.nos.pt/ ,fica para uns mikes parado em https://aminhanet.nos.pt/# e depois cai para login.nos.pt ou algo assim, que acaba por deixar-me em https://cliente.nos.pt ... hélas

Já vi que vou ter de tirar o Netgear da reforma...

Obrigado pela ajuda
Reputação 7
Crachá +6
Bem Vindo ao Fórum NOS@BuckFush 🙂

A opção que quer activar, não é apresentada ao cliente, por uma questão de segurança.

Com a opção de isolamento, todos os user’s conectados à rede Wi-Fi serão impedidos de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Exemplo: Se tiver algum equipamentos ligado ao Router, com ficheiros que contenham informação confidencial, com o modo de isolamento ficam sempre seguros.
Ok, entendo a decisão, considerando o pesadelo que seria para o suporte, a disponibilização da opção.

De qualquer modo, fui ao armário buscar o NETGEAR WNDR3700, um fóssil de 2011, e nem me lembrava que tambem emitia em 5GHz a/n.
Win/Win, right? Passar CAT6 pela casa toda para usar o NAS? Hell no!

thx anyway
FB
Se estás a falar do Power Router 4, o mesmo tem de estar registado na área de cliente e o acesso é feito através de um endereço https://aminhanet.nos.pt/
sou eu que tenho de registar o router ou é a NOS que o faz?
é que eu consigo fazer tudo na minha conta, mas nao tenho acesso ao router, nem pelo endereço nem pela APP
Reputação 7
Crachá +2
Tens de ser tu a fazer o registo.

Como posso desativar esta opção wireless isolation, no router? na versão anterior dava!

A segurança da rede é da responsabilidade do cliente.

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
FB

 

Não percebi… está a dizer que nesse router (modelo anterior ao 4, certo? Router WiFi) a rede WiFi está isolada da rede Ethernet?

Isso não faz sentido algum!!!

Eu já tive o router 3, tenho familiares que têm o Router WiFi, eu tenho agora Router 4 e sempre acedi aos recursos de REDE através da WiFI! Mau era!!!!!!

Aliás, acabei de responder a isso mesmo neste tópicohttps://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/ligacao-entre-redes-wifi-e-ethernet-14408#post76247

Reputação 2

Estou com este problema desde que me instalaram o gigarouter (Wireless AP ISOLATION)

Alguém sabe como se pode resolver o problema?

Simplesmente os equipamentos deixaram de responder.…

não consigo imprimir na impressora, não consigo usar a smart tv a partir do telemóvel, não consigo usar a câmara e a tomada inteligente… apenas os dispositivos ligados por cabo comunicam entre si. 

Agradeço ajuda de alguém que já tenha tido o mesmo problema. 

Com a desculpa de estar a pensar na sua segurança, o operador deixa os clientes impedidos de fazerem uso da SUA rede PRIVADA como desejam e deveria ser normal por estes dias…

Bem Vindo ao Fórum NOS@BuckFush🙂

A opção que quer activar, não é apresentada ao cliente, por uma questão de segurança.

Com a opção de isolamento, todos os user’s conectados à rede Wi-Fi serão impedidos de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Exemplo: Se tiver algum equipamentos ligado ao Router, com ficheiros que contenham informação confidencial, com o modo de isolamento ficam sempre seguros.

 

A/C dos Moderadores:

Esta é a resposta oficial da NOS ao conjunto de dificuldades similares que têm vindo a ser reportadas pelos utilizadores? Ou foi apenas uma distração do Moderador @Mário P. ?

Reputação 7
Crachá +2

Estou com este problema desde que me instalaram o gigarouter (Wireless AP ISOLATION)

Alguém sabe como se pode resolver o problema?

Simplesmente os equipamentos deixaram de responder.…

não consigo imprimir na impressora, não consigo usar a smart tv a partir do telemóvel, não consigo usar a câmara e a tomada inteligente… apenas os dispositivos ligados por cabo comunicam entre si. 

Agradeço ajuda de alguém que já tenha tido o mesmo problema. 

 

Wireless AP ISOLATION faz sentido na REDE GUEST… seria um problema grave na rede “interna”… :\

Cada vez fico mais baralhado com o Router 5…

Não pode ser possível que esse equipamento esteja em clientes com esse tipo de “problemas”...

Reputação 7
Crachá +2

Com a desculpa de estar a pensar na sua segurança, o operador deixa os clientes impedidos de fazerem uso da SUA rede PRIVADA como desejam e deveria ser normal por estes dias…

Bem Vindo ao Fórum NOS@BuckFush🙂

A opção que quer activar, não é apresentada ao cliente, por uma questão de segurança.

Com a opção de isolamento, todos os user’s conectados à rede Wi-Fi serão impedidos de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Exemplo: Se tiver algum equipamentos ligado ao Router, com ficheiros que contenham informação confidencial, com o modo de isolamento ficam sempre seguros.

 

A/C dos Moderadores:

Esta é a resposta oficial da NOS ao conjunto de dificuldades similares que têm vindo a ser reportadas pelos utilizadores? Ou foi apenas uma distração do Moderador @Mário P. ?

 

Tinha piada!!!!!!

Então não é normal um device ligado ao WiFi aceder a DADOS que estão na rede local?

Se há algo que eu faço constantemente é TV WiFi → Router → PC CABO → DISCO LOCAL (USB). O PC corre um DLNA SERVER, e a TV acede aos recursos...

Se os elementos da rede WiFi estivessem isolados da rede Ethernet, para que me servia a rede??? Tinha de ligar tudo por cabo? :\ Se isto é verdade no ROUTER 5, tenho de pensar duas vezes antes de aceitar uma substituição do Router 4...

Já existe uma rede GUEST para ISOLAR os convidados… tudo o que estiver ligado às redes “internas” tem de comunicar!!!

Reputação 2

@marcolopes agora imagina qual é a minha frustração...

Reputação 7
Crachá +2

@marcolopes agora imagina qual é a minha frustração...

 

A minha pergunta é: isto acontece em TODOS os ROUTER 5 ou depende do firmware?

É algo que a NOS vai rever?

Se sim, quando?

(afinal são 3 perguntas)

Caro @Mário P.  consegue responder? É que tenho de decidir se aceito ou não o UPGRADE para um ROUTER 5, e por mal que esteja, prefiro ter acesso aos recursos da rede :\ :\ É muito importante esta questão!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @pedrojflourenco,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Ninguém respondeu à minha questão… isto acontece em TODOS os ROUTER 5 ou depende do firmware?

A MELHOR RESPOSTA dá a ideia que esta limitação foi introduzida no ROUTER 5 como algo benéfico (segurança!), mas não está a ter em conta o outro lado: a limitação imposta na funcionalidad da REDE criada entre devices WiFi e CABO!

 

Os clientes subscritores de serviços de internet fixa (que não é o meu caso atualmente e dificilmente será, pelo que se vai lendo...) devem exigir um esclarecimento oficial sobre o assunto, para que atuais e futuros clientes possam decidir pela utilização de equipamentos próprios nas suas redes privadas ou optar pelos serviços de operadores que não coloquem idênticas restrições.

Reputação 7
Crachá +2

Os clientes subscritores de serviços de internet fixa (que não é o meu caso atualmente e dificilmente será, pelo que se vai lendo...) devem exigir um esclarecimento oficial sobre o assunto, para que atuais e futuros clientes possam decidir pela utilização de equipamentos próprios nas suas redes privadas ou optar pelos serviços de operadores que não coloquem idênticas restrições.

 

É que para além desta questão, existe mais uma série deles que são “NOVIDADE” no ROUTER 5!!!!

Problemas de protocolo VOIP, devices WiFi que não se registam… etc...

Reputação 2

Bom dia,

tenho o Router Wifi (barbatana com "olho" azul, '8-).
Onde posso configurar, neste caso anular, a wireless isolation?
Dava jeito não precisar de ligar os portáteis à ethernet para aceder ao nas...

já vasculhei tudo o que se pode ver @192.168.1.1, como home_admin, e a dita opção tem-me escapado...

tia,
FB

@marcolopes agora imagina qual é a minha frustração...

 

A minha pergunta é: isto acontece em TODOS os ROUTER 5 ou depende do firmware?

É algo que a NOS vai rever?

Se sim, quando?

(afinal são 3 perguntas)

Caro @Mário P.  consegue responder? É que tenho de decidir se aceito ou não o UPGRADE para um ROUTER 5, e por mal que esteja, prefiro ter acesso aos recursos da rede :\ :\ É muito importante esta questão!

Sendo o firmware comum a todos os equipamentos esta situação é transversal a todos os GIGAROUTER.

Mandaram um técnico a minha casa trocar o Gigarouter (por outro igual), escusado será dizer que o problema mantém-se. Andam a brincar com isto...

Aos meses que esta situação acontece NÃO SE PERCEBE O PORQUÊ DE NÃO ESTAR JÁ RESOLVIDA.

OS ENGENHEIROS E PROGRAMADORES DA NOS MORRERAM???

PAZ ÀS SUAS ALMAS

É altura de contratar novas pessoas para ocupar os “lugares vazios”.

Reputação 2

Olá @pedrojflourenco,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Qual a solução que está a pensar propor?

Olá @pedrojflourenco,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Qual a solução que está a pensar propor?

CLIENT ISOLATION

Consiste regra geral em uma compensaçao atribuida ao cliente pelo seu silencio enquanto vao enganando mais uns quantos simplorios...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @pedrojflourenco e @C24XXXX201

@pedrojflourenco iremos ajudá-lo da melhor forma, após analisar a sua situação. Para isso, tal como o moderador @Tiago C. solicitou, é necessário que nos indique o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

Sendo o firmware comum a todos os equipamentos esta situação é transversal a todos os GIGAROUTER.

Mandaram um técnico a minha casa trocar o Gigarouter (por outro igual), escusado será dizer que o problema mantém-se. Andam a brincar com isto...

Aos meses que esta situação acontece NÃO SE PERCEBE O PORQUÊ DE NÃO ESTAR JÁ RESOLVIDA.

OS ENGENHEIROS E PROGRAMADORES DA NOS MORRERAM???

PAZ ÀS SUAS ALMAS

É altura de contratar novas pessoas para ocupar os “lugares vazios”.

 

Eu vou ser a próxima COBAIA… vou-me arrepender, certo? :D

Quarta feira tenho cá um técnico com o ROUTER 5… mas vou testar o Wireless Isolation na HORA… ele não sai daqui sem que as redes comuniquem entre si…

Estive ao telefone com o departamento de apoio ao cliente que autorizou a instalação do ROUTER 5 (serviço IRIS 100 - não é normal, mas será para resolver os problemas do Router 4), e eu expliquei tudo o que se passa com o Router 5 (problemas de equipamentos a ligar ao WiFi, Wireless Isolation, etc), e o que me foi dito é que, no que toca ao WiFi apenas UM EQUIPAMENTO SAMSUNG revelou problemas na ligação, e quanto ao WIRELESS ISOLATION, EXISTE OPÇÃO PARA CONFIGURAR no INTERFACE do ROUTER através de https://aminhanet.nos.pt/!!!

Perguntei “Então os clientes não conseguem encontrar a opção de configuração, e vão para o fórum reclamar??” Ao que me foi respondido que quanto mais não seja eles conseguiam configurar!!!

Em que ficamos? Porquê tamanha confusão?

O Router 5 não me parece equipamento para “ficar”… foi a tal aposta para suportar velocidades de download megalómanas, e vai morrer por aí?

Esperemos por quarta!...

....

Perguntei “Então os clientes não conseguem encontrar a opção de configuração, e vão para o fórum reclamar??” Ao que me foi respondido que quanto mais não seja eles conseguiam configurar!!!

....

 

Bem me queria parecer... tudo uma questão de boa vontade para com clientes exigentes. Já o tinha sugetido num outro tópico…  sem sucesso porque pelos vistos o cliente teve de se desenrascar como pôde...

 

Funcionalidade de interesse para uma minoria de clientes. Daí não a terem inserido no layout dos novos equipamentos.

Duvido que alterem o layout a pedido, mas poderá tentar que excepcionalmente configurem com os dados que lhe interessam, mesmo sem que estes fiquem visíveis nas configurações.

Alternativa obvia será adquirir um router e passar a usar o do operador no modo bridge.

.

 

Reputação 7
Crachá +2

Estou com o ROUTER 5 há cerca de uma hora!

NÃO EXISTE WIRELESS ISOLATION.

Os meus 3 equipamentos WiFi (1 na rede 2.4 e outro na rede 5hgz) comunicam ENTRE SI e também acedem à REDE ETHERNET (como tal, faço, por exemplo, STREAMING de um televisor ligado à rede 5GHZ, que vai buscar os dados a um disco externo ligado a um PC ligado por CABO ao ROUTER)

 

Aqui ficam os dados do ROUTER

 

Comentário