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Pergunta

Router 5.0 wi-fi


Boas tardes. 

Ontem foi alterado o meu router de 4.0 para o 5.0.

A velocidade de internet foi também actualizada de 200Mb para 500Mb.

Se ligar o PC tenho de facto os 500Mb de download.

No entanto desde a alteração do router, não consigo velocidades de wi-fi superiores a 60Mb. 

O normal é 19Mb e esporadicamente lá consigo 60Mb. 

Alguém me sabe dizer se é normal?

( Comportamento igual em 2.4 ou 5 GHz)

E já agora, quais as velocidades do router em modo bridge?

 

Obrigado


46 Comentários

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Novo contacto com a NOS. 

Na rede 5 GHZ já tenho 426Mb de velocidade.

 

Na rede 2.4GHz não se conseguio mais que 30 Mb.

Pediram-me para aguardar um dia ou dois para ver se normaliza. 

Desta vez a técnica sempre foi mais competente que o técnico anterior.... 

 

Aguardemos por mais novidades...

É excelente ter essas velocidades na rede 5GHz, nunca apanhei tanto. 

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Obrigado a todos pelas respostas. 

Sim estou a tentar junto ao router. 

Sim já reiniciei da corrente (mais de 3x na realidade).

Já falei com a equipa técnica que me mandou ligar para um número a cobrar..…

 

E em relação ao modo bridge?

 

PS: alguém disse que em wi-fi deveria ter velocidades superiores.... Isso é que não tem lógica.

Penso eu de que....

As velocidades próximas às que se contratam por Wi-Fi, só na rede 5GHZ. E com equipamento compatível com  a norma AC. Na frequência 2.4 GHZ  e como esta só tem a norma N, só conseguimos medir até 60megas. Esta frequência tem a vantagem de ter maior cobertura.

Obrigado a todos pelas respostas. 

Sim estou a tentar junto ao router. 

Sim já reiniciei da corrente (mais de 3x na realidade).

Já falei com a equipa técnica que me mandou ligar para um número a cobrar..…

 

E em relação ao modo bridge?

 

PS: alguém disse que em wi-fi deveria ter velocidades superiores.... Isso é que não tem lógica.

Penso eu de que....

As velocidades próximas às que se contratam por Wi-Fi, só na rede 5GHZ. E com equipamento compatível com  a norma AC. Na frequência 2.4 GHZ  e como esta só tem a norma N, só conseguimos medir até 60megas. Esta frequência tem a vantagem de ter maior cobertura.

Ok.

Então e em relação ao modo Bridge. 

Conseguem garantir os 500Mb na porta 4 (usando o cabo de rede apropriado cat6)?

 

HugoT

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Olá @HugoT,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

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Boas tardes. 

Ontem foi alterado o meu router de 4.0 para o 5.0.

A velocidade de internet foi também actualizada de 200Mb para 500Mb.

Se ligar o PC tenho de facto os 500Mb de download.

No entanto desde a alteração do router, não consigo velocidades de wi-fi superiores a 60Mb. 

O normal é 19Mb e esporadicamente lá consigo 60Mb. 

Alguém me sabe dizer se é normal?

( Comportamento igual em 2.4 ou 5 GHz)

E já agora, quais as velocidades do router em modo bridge?

 

Obrigado

 

Também me aconteceu o mesmo diversas vezes… COLADO ao ROUTER, ligado na rede 5GHZ, tinha velocidades miseráveis…

 

Na verdade, pelo que pude apurar, o CANAL tem de estar em AUTO, caso contrário não irá estar optimizado.

 

O problema é que a configuração AUTO por diversas vezes “reverteu” para manual!

 

EM RESUMO: COLOQUE o CANAL em AUTO e faça testes novamente. TERÁ de ter pelo menos 90/100Mbits de Download. O UPLOAD, claro está, é normal que se fique pelos 20Mbits, pois é o que a NOS consegue fornecer na limitada rede CABO…

 

 

Boas tardes. 

Ontem foi alterado o meu router de 4.0 para o 5.0.

A velocidade de internet foi também actualizada de 200Mb para 500Mb.

Se ligar o PC tenho de facto os 500Mb de download.

No entanto desde a alteração do router, não consigo velocidades de wi-fi superiores a 60Mb. 

O normal é 19Mb e esporadicamente lá consigo 60Mb. 

Alguém me sabe dizer se é normal?

( Comportamento igual em 2.4 ou 5 GHz)

E já agora, quais as velocidades do router em modo bridge?

 

Obrigado

 

Também me aconteceu o mesmo diversas vezes… COLADO ao ROUTER, ligado na rede 5GHZ, tinha velocidades miseráveis…

 

Na verdade, pelo que pude apurar, o CANAL tem de estar em AUTO, caso contrário não irá estar optimizado.

 

O problema é que a configuração AUTO por diversas vezes “reverteu” para manual!

 

EM RESUMO: COLOQUE o CANAL em AUTO e faça testes novamente. TERÁ de ter pelo menos 90/100Mbits de Download. O UPLOAD, claro está, é normal que se fique pelos 20Mbits, pois é o que a NOS consegue fornecer na limitada rede CABO…

 

 

Olá Marcolopes.

Obrigado pela ajuda. 

Felizmente a rede 5Ghz já está normalizada ( a equipa técnica da NOS consegui-o normalizar as velocides nesta frequência) e neste momento estou com cerca de 400Mb na rede 5Ghz.

Não sabia desta opção mas se voltar a ter problemas é a primeira coisa que agora irei verificar.

 

Gostava só de conseguir ter velocidades superiores na frequência de 2.4Ghz que o normal sao 19/20Mb, tenho picos de 60Mb…. mas não é normal.

 

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Supostamente a alteração do Canal do WIFI pode melhorar a ligação sem fios.

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Supostamente a alteração do Canal do WIFI pode melhorar a ligação sem fios.

 

SEMPRE em AUTO! É a minha dica… Com o Router 4 verificava que o CANAL alterava muito frequentemente, o que é um sinal que o sistema de optimização da wifi do Router estava a funcionar…

No Router 5 o problema é mesmo quando o AUTO não fixa.

Em 2.4 não consigo ter mais de 45Mbits (canal AUTO)

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Abaixo de 45mbps na 2.4? Isso tá baixo a velocidade. É com os 500mb também?

Sim…

Já esclareci com  a equipa técnica.

Se estiver nos 20 Mb de velocidade na rede 2.4Ghz de facto está abaixo da velocidade.

No entanto o requisito são 10% da velocidade da ligação, ou seja dos 500Mb de velocidade de download que tenho, a minha ligação 2.4Ghz deverá fornecer no minimo 50Mb.

Actualmente a ligação estava a 60Mb.

 

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Sim…

Já esclareci com  a equipa técnica.

Se estiver nos 20 Mb de velocidade na rede 2.4Ghz de facto está abaixo da velocidade.

No entanto o requisito são 10% da velocidade da ligação, ou seja dos 500Mb de velocidade de download que tenho, a minha ligação 2.4Ghz deverá fornecer no minimo 50Mb.

Actualmente a ligação estava a 60Mb.

 

 

ESSA É BOA!!!!!!!!! Isso foi dito pelo apoio técnico da NOS??

Tinha piada!!!!!

Nem me apetecia comentar, mas não consigo deixar de o fazer: então imaginemos que temos uma ligação física, vá, de 100Mbits, o PROTOCOLO WiFi suporta 100Mbits REAIS (e não estou a falar de velocidades TEÓRICAS da treta, que depois no mundo real caem para 50% ou 25%), e neste cenário, o “requisito” (que palavra é esta?) são 10% da velocidade da ligação, ou seja… a ligação WiFi estaria DENTRO DOS PARÂMETROS se conseguisse 10Mbits de velocidade?????

 

Nunca vi tamanha parvoíce...

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Olá, @HugoT, as velocidades que tinha abaixo da média eram por wi-fi correto? Sejamos realistas, a NOS garante a velocidade máxima contratada por cabo.

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Olá, @HugoT, as velocidades que tinha abaixo da média eram por wi-fi correto? Sejamos realistas, a NOS garante a velocidade máxima contratada por cabo.

 

Evidentemente!!!!

Mas daí a dizer que o “requisito”??? da velocidade WiFi é 10% da velocidade NET contratada, vou ali e já venho! Enfim…

Eu, com uma ligação WiFi 5Ghz, e uma NET de 100Mbits, estaria dentro dos “parâmetros” se a minha ligação WiFi debitasse 10Mbits!!!!!!! Haja paciência para ler estas coisas...

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Relativamente ao wifi sempre foi os 10%, mas realmente é pouco. É so se afastar do router e já baixa dos 10% hehe.

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Hoje não consegui fazer streaming da TV através de WiFi 5Ghz, ligado ao Router 5.

Mais uma vez, após verificação, a rede 5Ghz passou de um canal AUTO para MANUAL, o que já aconteceu no passado me causou constrangimentos.

Efectuado uma configuração via Interface WEB, e passando o canal para auto, e mesmo depois de um REINICIAR do router por software, não resolveu os problemas de qualidade de ligação.

Desligando da corrente, o ROUTER VOLTOU A PERDER A CONFIGURAÇÃO AUTO da rede 5Ghz!!!!

Alteradas as configurações novamente para AUTO, finalmente a qualidade de ligação em 5Ghz ficou restablecida…

Enfim…

Bom dia, tenho o Router 5.0 (Cilindro), desde final de Janeiro 2020 e deixem-me que vos diga que é raro ter os 500Mb (foi o serviço que aderi), a média são 250Mb, no entanto, desde que tenho o Router que deixei de poder usar o Softphone MicroSIP (uma das ferramentas que uso no meu trabalho), ou seja, a extensão que tenho configurada não regista. Quando tinha o Router 4.0 não tinha problema nenhum, inclusive tinha o serviço de 200Mb, e tanto em Rede como por Wifi tinha os 200Mb (testado em PC e Smarthphone). Alguém que me pode ajudar? Obrigado

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Bom dia, tenho o Router 5.0 (Cilindro), desde final de Janeiro 2020 e deixem-me que vos diga que é raro ter os 500Mb (foi o serviço que aderi), a média são 250Mb, no entanto, desde que tenho o Router que deixei de poder usar o Softphone MicroSIP (uma das ferramentas que uso no meu trabalho), ou seja, a extensão que tenho configurada não regista. Quando tinha o Router 4.0 não tinha problema nenhum, inclusive tinha o serviço de 200Mb, e tanto em Rede como por Wifi tinha os 200Mb (testado em PC e Smarthphone). Alguém que me pode ajudar? Obrigado

 

O router 5 tem graves problemas com dispositivos VOIP: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/troquei-para-router-5-e-fiquei-sem-o-voip-alguem-sabe-corrigir-14759

 

Se o serviço é essencial, exija uma troca (modelo) de router, ou peça reembolso à NOS. Apresente reclamação formal, tanto via livro de reclamações online, como através da PROVEDORIA: https://provedor.nos.pt/provedoria/

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Olá @ANDRE TEIXEIRA e @marcolopes

@ANDRE TEIXEIRA, para que nos seja possível ajudá-lo, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada

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Sempre que o ROUTER 5 faz um reset remoto, PERDE O CANAL AUTO da rede WiFi 5Ghz.

 

Exmos moderadores, p.f. passem esta info à equipa de desenvolvimento.

 

Estou um pouco farto de ter problemas na rede, e ter de andar a verificar se o CANAL passou para MANUAL…

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Olá @marcolopes

Desde já, agradecemos o seu feedback. Vamos verificar a situação que nos indica. Assim que tivermos novidades partilharemos por esta via. 

Muito Obrigada 

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Olá @marcolopes

Desde já, agradecemos o seu feedback. Vamos verificar a situação que nos indica. Assim que tivermos novidades partilharemos por esta via. 

Muito Obrigada 

 

Voltou a acontecer. Sempre que reinicio o router (por vezes acontece por uma falha de energia ou porque o funcionamento é errático) o CANAL AUTO do WiFi 5Ghz perde-se!

 

Lá tenho de ir à configuração VIA WEB, aplicar o CANAL AUTO e só depois os meus smart devices conseguem ligar...

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