Header
Pergunta

Router


Boa tarde 

Estou com problemas com o WI-Fi Ao tentar aceder o meu iphone ao router aparece-me constantemente um aviso de «baixo nível de segurança», com o detalhe de que  «o protocolo WPA/WPA2 (TKIP) não é considerado seguro. Se esta rede Wi-fi for sua, configure o router para usar o tipo de segurança WPA2 (AES) ou WPA3».

 

como posso fazer alteração? tenho pouco alcançe de rede em casa.

 


21 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

 Pode ir queixar-se á apple

Á apple?? LoL, tem mesmo tudo a ver..estou a falar de um problema de segurança num protocolo de redes em equipamentos da NOS e afinal a culpa é de um fabricante nos EUA?

WoW...ok, todos têm direito á sua opinião...

Sim, só acontece com equipamentos apple porque o fabricante escolheu definir que a comunicação com esses equipamentos terá de cumprir certas normas, coisa que não acontece em android que tem um espectro de comunicação mais abrangente no que toca a protocolos e handshakes ou milkshakes ou cumeque chamam aquilo 🤠

um bem haja 

Reputação 2

 Pode ir queixar-se á apple

Á apple?? LoL, tem mesmo tudo a ver..estou a falar de um problema de segurança num protocolo de redes em equipamentos da NOS e afinal a culpa é de um fabricante nos EUA?

WoW...ok, todos têm direito á sua opinião...

Reputação 2

Fica aqui uma informação para quem sofre deste “problema”...acabei de descobrir que a configuração que vem por defeito no router é que está a causar esta situação, não sei como mas ela foi reposta pois  já tinha sido mudada antes...:

 

Depois de se entrar na página de gestão do router, tem de se ir ás opções de  Wireless, onde em Segurança está selecionado por defeito “WPA e WPA2”, é necessário mudar esta configuração para apenas “WPA2”, selecionar o modo PSK (Chave Pré-Partilhada) e no Cipher Type (algoritmo de encriptação) selecionar o AES.

De seguida clicar em “Aplicar” e “Ok”, o router irá reiniciar, aplicar a nova configuração e o aviso deixará de aparecer.

 

PS: Convém selecionar no topo o modo wireless mais recente, no meu caso é o 802.11g/n mas noutros casos poderá ser diferente conforme o modelo do router.

Reputação 7
Crachá +2

Acho incrível que estejam aqui a aconselhar “para ignorar” um aviso de falta de segurança num protocolo de encriptação que é fundamental para a criação de uma ligação segura entre equipamentos de rede, mais ainda, mostram total desconhecimento que os routers NOS por defeito não permitem gestão por wifi, essa opção pode ser desabilitada mas o acesso á página de gestão do router tem de ser feita por cabo de rede (ethernet).

 

Afinal qual é a solução que a NOS “oferece”? O utilizador ter de reiniciar o router manualmente ou ter de efectuar um upgrade ao firmware quando este pode ser feito remotamente pela própria NOS? Se este “problema” ou “bug” já foi identificado há muito tempo, porque é que continua a acontecer?

 

É bastante chato estar a trabalhar num portátil e ver o sinal de wifi a cair constantemente por causa deste problema no protocolo WPA2 (que aliás uso diariamente no meu trabalho em muitos outros computadores e nunca me deparei com ele). Gostaria mesmo de saber porque é que aparece este aviso de estar ultrapassado e ser uma ameaça á segurança da rede quando o mesmo ainda é actualmente utilizado em milhões de computadores pelo mundo fora...

Pode ir queixar-se á apple

Reputação 2

Acho incrível que estejam aqui a aconselhar “para ignorar” um aviso de falta de segurança num protocolo de encriptação que é fundamental para a criação de uma ligação segura entre equipamentos de rede, mais ainda, mostram total desconhecimento que os routers NOS por defeito não permitem gestão por wifi, essa opção pode ser desabilitada mas o acesso á página de gestão do router tem de ser feita por cabo de rede (ethernet).

 

Afinal qual é a solução que a NOS “oferece”? O utilizador ter de reiniciar o router manualmente ou ter de efectuar um upgrade ao firmware quando este pode ser feito remotamente pela própria NOS? Se este “problema” ou “bug” já foi identificado há muito tempo, porque é que continua a acontecer?

 

É bastante chato estar a trabalhar num portátil e ver o sinal de wifi a cair constantemente por causa deste problema no protocolo WPA2 (que aliás uso diariamente no meu trabalho em muitos outros computadores e nunca me deparei com ele). Gostaria mesmo de saber porque é que aparece este aviso de estar ultrapassado e ser uma ameaça á segurança da rede quando o mesmo ainda é actualmente utilizado em milhões de computadores pelo mundo fora...

Reputação 2
Crachá

Bom dia @Guimas  e @Alberto Caeiro 5
Peço desculpa pelo lapso, tinha compreendido que estaríamos a falar do GiGA Router V1, tanto que a versão fornecida é desse equipamento. Quanto à dificuldade no Router que indicam, o mesmo já se encontra em fase de resolução. 

Obrigado pelo alerta, @Guimas

@pmpin2, sugerimos que faça a alteração para WPA2. 

Obrigado 

Já se encontra em fase de resolução à vários meses, parece-me ser esse o grande problema. Quando o WPA2 estiver deprecated a NOS resolve, só o problema é que nessa altura o protocolo já não será o usado por uma grande quantidade de dispositivos e o problema será ter routers actuais.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Guimas  e @Alberto Caeiro 5
Peço desculpa pelo lapso, tinha compreendido que estaríamos a falar do GiGA Router V1, tanto que a versão fornecida é desse equipamento. Quanto à dificuldade no Router que indicam, o mesmo já se encontra em fase de resolução. 

Obrigado pelo alerta, @Guimas

@pmpin2, sugerimos que faça a alteração para WPA2. 

Obrigado 

Boa tarde.

Pois, não tem a possibilidade de escolher WPA3… que é o protocolo mais seguro para WiFi neste momento. Daí que o iPhone, iPad e Mac se queixem sempre que se ligam, indicando que “a ligação não é segura”.

Reputação 2
Crachá

Não temos conhecimento de que isso ocorra na versão de firmware 1.1.16.3.2, @Alberto Caeiro 5

No entanto, @pmpin2 se sentir alguma dificuldade diga-nos. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Estou a falar de um CHITA-Hub5 versão 7.2.4.7.1b4.

Sempre que reinicia perde as definições da cifra. Um iPhone queixa-se sempre que reiniciar isso é certo.

Reputação 7
Crachá +2

Não temos conhecimento de que isso ocorra na versão de firmware 1.1.16.3.2, @Alberto Caeiro 5

No entanto, @pmpin2 se sentir alguma dificuldade diga-nos. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Ele está a falar do 5.0v2. do bug conhecido.

Reputação 7
Crachá +6

Não temos conhecimento de que isso ocorra na versão de firmware 1.1.16.3.2, @Alberto Caeiro 5

No entanto, @pmpin2 se sentir alguma dificuldade diga-nos. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Reputação 2
Crachá

Tem essa dificuldade, @Alberto Caeiro 5?
Se sim, podemos endereçar o seu pedido de ajuda à equipa que o pode ajudar e contactar. 

Obrigado

Não sou só eu, já está identificado o problema à muito tempo, se mudar o tipo de cifra do router para WPA2 ao reiniciar volta ao default.

Reputação 7
Crachá +6

Tem essa dificuldade, @Alberto Caeiro 5?
Se sim, podemos endereçar o seu pedido de ajuda à equipa que o pode ajudar e contactar. 

Obrigado

Reputação 2
Crachá

Boa tarde @pmpin2

@Olaf deu uma boa ajuda. 
Consegue configurar o seu router, diretamente, na App NOS NET ou em aminhanet.nos.pt

Obrigado

Seria bom garantir que os routers não perdem as difinições quando são reiniciados como é o caso dos chita5, como é que o cliente pode ter um router em condições?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @pmpin2

O @Olaf deu uma boa ajuda. 
Consegue configurar o seu router, diretamente, na App NOS NET ou em aminhanet.nos.pt

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Pode aceder às configurações de Wi-Fi em aminhanet.nos.PT ou pela app nosnet 

mas acho que não tem 3

Bom dia,

Então como se faz a alteração de WP2 para WPA3?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JJonas
Pode realizar as alterações das configurações do Router através da App NOS NET e em aminhanet.nos.pt. 

Alguns equipamentos requerem configurações especificas.

Se precisar de ajuda, por favor, diga-nos. 
Obrigado

Olá, sim pode ignorar. Qual é o seu Router? 

Se o aviso do iPhone deve ser ignorado, porque razão esse aviso impede que o iPhone adquira essa ligação?

Tenho um Power Router e comigo acontece o mesmo que o Vitor Costa reporta.

Para além existe um tópico neste fórum onde é referido que é possível efectuar a alteração pretendida pelo Vitor Costa!...

Reputação 6
Crachá

Olá, sim pode ignorar. Qual é o seu Router? 

Reputação 7
Crachá +2

não consegue fazer essa alteração.  Esse aviso pode ignorar.

Comentário