Skip to main content

Boa tarde

De há uns tempos para cá tenho sofrido quebras constantes de serviço.

Começa com o router a perder a ligação com o gateway. Por vezes recupera em poucos segundos. Outras vezes não recupera e o router reinicia a ligação e fico sem internet e telefone uns minutos.

A 1ª situação acontece 2 ou 3 vezes por hora (e pelos logs do router já vem a acontecer há muito tempo, talvez desde a instalação do giga router). A 2ª situação é muito mais grave e começou a acontecer mais recentemente. Está a acontecer cerca de 2 ou 3 vezes por dia mas já houve dias em que era quase de hora a hora.

Já verifiquei todos os cabos de ligação, já reiniciei os equipamentos (e desliguei tudo o que estava ligado ao router), já repus os valores de fábrica… e ainda assim o problema mantém-se. Os valores DOCSIS parecem-me corretos, mas o registo continua a mostrar inúmeros erros “root: ping to IPV4 gateway failed Gateway IP:79.168.63.254” e continuo a perder a ligação.

Sugestões? Alguém com o mesmo problema?

Tendo em conta a resposta que o @Mário P. me deu à pouco parece que o seu problema de ligação não interessa porque a ligação dele está a funcionar.

É o nível de respostas que deve esperar neste @Fórum 🤣


Boa noite @José Prada, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Vamos ajudar.

Diga-nos, por favor, se nota algum padrão de acontecimento nas quebras que refere. Quando existem estas dificuldades, há alguma alteração nas luzes do Router?

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado


Boa noite,

Não, não noto qualquer padrão.

O meu router não está ao pé do PC, pelo que não é fácil dizer o que acontece com as luzes. Vou ter que ficar plantado a olhar para o router à espera de uma quebra que, como é tradicional nestas ocasiões, só vai acontecer quando virar costas. 😅 Durante a semana não é fácil, mas vou tentar e depois informo.

Pelos logs do router, a ligação foi reiniciada há cerca de 1h e 20min.

Obrigado


Boa noite @José Prada,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Confirme-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado.

Sugerimos que, com auxilio do nosso assistente virtual na App NOS, faça um diagnóstico ao seu serviço de internet. Saiba como:

Partilhe connosco o resultado.

Obrigado 


Boa noite,

O router é um CHITA-Hub5, com o firmware v7.2.4.7.1b4.

Fiz um diagnóstico ao serviço na app NOS. Disse que tinha encontrado alguns erros na ligação, começou a corrigir, reiniciou-me a ligação do router e depois deu erro a dizer que não era possível concluir a ação de momento.

Experimentei novamente e concluiu o procedimento com a mensagem: “Os sinais DOCSIS estão neste momento dentro dos valores recomendados”. Não noto diferença nos valores.

Se voltar a executar o assistente, continua a dizer que tenho erros na ligação. Continua a dar erros “root: ping to IPV4 gateway failed Gateway IP:79.168.63.254” no log do router.

Cumps.


Bom dia @José Prada

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Vamos ajudar. 
Obrigado


Bom dia,

Para registo do ponto da situação:

27JAN: Deslocam-se 2 técnicos a minha casa, substituíram o router e o filtro da entrada do cabo coaxial em casa. Situação dada como concluída;

29JAN: Nova reclamação, o problema mantém-se;

30JAN: Contacto do apoio ao cliente para fazer alguns despistes. Como tinha de estar ao pé do equipamento, ficou agendado para o dia seguinte;

31JAN: Contacto do apoio ao cliente onde concluíram que a minha ligação estava “muito degradada”. Não houve necessidade de fazer nada do lado do equipamento para chegarem a essa conclusão. Nesse mesmo dia mandaram novamente um técnico a minha casa, apesar da minha insistência que o problema seria exterior. O técnico mediu o sinal à entrada do router, disse que estava bom e pediu-me para aguardar a “equipa de exterior”. Até agora aguardo a chegada dessa equipa;

03JAN: Questionam-me se a situação está resolvida. Foi respondido que não houve qualquer intervenção posterior, pelo que o problema se mantém;

Hoje: Estou a ter quebra de ligação a cada quarto de hora! Ping ao gateway:

Cumps.


Boa tarde @José Prada

Diga-nos, por favor, se já tentou realizar uma reposição de valores ao equipamento, ou seja, com algo pontiagudo selecionar o botão “Reset”. 
Obrigado 


Boa tarde @Mário P. ,

Não, ainda não tinha feito reset físico ao router. Acabei de o fazer por mero “descaro de consciência”. Mas já tinha ligado e desligado o aparelho várias vezes e reposto as definições de fábrica outras tantas e o problema mantém-se.

Ping ao gateway depois do reset físico:

Penso que já passamos essa fase… até o router já foi trocado e o problema é o mesmo. Neste momento tenho forte convicção (diria mesmo certeza) que se trata de um problema externo e não dos equipamentos/instalação de casa.

Obrigado.


Agradecemos o seu feedback e a cooperação, @José Prada
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número e cliente para o perfil @Fórum

Obrigado


@Mário P. isso já foi feito… e já enviaram técnicos cá a casa nesse seguimento… e ainda ontem reportei nessa conversação que a situação persiste e estou à espera de resposta.

Cumps.


Muito obrigado, @José Prada
Sim, confiramos a recepção da sua mensagem. Compreendemos, também, o que refere mas se a dificuldade se mantem é necessário verificar o que pode acontecer, até pode ter razão em ser uma questão do exterior, no entanto, é necessário que existam evidências para tal. Assim, vamos endereçar internamente a sua questão à equipa que pode ajudar e contactar. 
Obrigado


Obrigado @Mário P. .

Mas confesso que a minha paciência está a ficar como a ligação… degradada. O último técnico que cá veio a casa confirmou que seria um problema de exterior. Disse que estava à espera da equipa de exterior que também tinha sido acionada. Telefonou à minha frente para saber se estavam a caminho. Saiu de minha casa a dizer “volto já” e para eu aguardar a equipa de exterior.

Ora até hoje nada de equipa de exterior e continuamos com a questão de que “é necessário verificar o que pode acontecer” …

Fico então a aguardar novo contacto, mas para mim já existem todas a evidências que é um problema exterior...

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.


Compreendemos o que refere e lamentamos, @José Prada
Adicionalmente, pedimos que na mensagem privada, por favor, refira a data da intervenção do técnico que indicou que seria dificuldades com o sinal no exterior. 
Para conseguirmos identificar o pedido realizado pelo mesmo.

Muito obrigado pela ajuda e cooperação.


Feito.


Bom dia @José Prada
Muito obrigado pela cooperação. Confirmamos a recepção da sua mensagem, vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado


Bom dia,

Mais uma semana que passou e o problema mantém-se. E o que é que a NOS fez durante toda esta semana…? Que eu tenha conhecimento: rigorosamente nada!

Na primeira intervenção os técnicos em minha casa trocaram o router e o filtro do coaxial exterior. Faz sentido. A partir daí o que a NOS tem feito são apenas manobras dilatórias, incluindo desligarem-me o log do router, todos os resets possíveis e imaginários ao aparelho e o escrutínio das minhas configurações de lan com implicância a algumas configurações.

Até agora tenho feito tudo aquilo que me pedem e o problema mantém-se. Ainda não há evidências que é uma questão externa? Começo a achar que o problema está bem identificado, apenas não querem ou não têm meios para o resolver.

Só hoje o router já perdeu a ligação a estas horas:

  • 10:11
  • 10:05
  • 09:56
  • 09:35
  • 09:17
  • 09:15
  • 09:11
  • 08:37
  • 08:15
  • 07:46
  • 07:41
  • 07:05
  • 06:42
  • 05:53
  • 05:35
  • 05:29
  • 05:21
  • 05:12
  • 04:50
  • 04:45
  • 04:31
  • 04:00
  • 03:34
  • 03:20
  • 03:01
  • 02:49
  • 02:45
  • 02:19
  • 01:54
  • 01:29
  • 01:06
  • 00:50
  • 00:22

Será que ainda estão a verificar “o que pode acontecer”? Parece-me já existirem motivos para um cancelamento de contrato por falta de fornecimento de serviço por parte da operadora.

Obrigado, fica o desabafo.


Boa tarde @José Prada

Vamos verificar a situação e endereçar à equipa que vai ajudar e contactar. 

Confirmamos a recepção da sua mensagem e vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado


Boa tarde,

Fui entretanto contactado para uma nova visita técnica com equipas de interior e exterior. Espero que desta vez a de exterior compareça.

Cumps.


Após receber a equipa técnica, por favor, dê-nos o seu feedback, @José Prada
Ficaremos a aguardar. 
Obrigado


Bom dia. 

Ponto de situação: compareceu o técnico como marcado e, depois de medir os sinais do cabo coaxial à entrada do router, lá foi verificar o PDO. Finalmente!

Depois, para meu espanto, disse-me que o cabo que alimenta a minha casa tinha sido ligado a mais em relação à capacidade do PDO. A NOS teria ligado lá mais clientes do que o PDO suporta e, portanto, eu teria que aguardar que outra equipa fosse ao local substituir por um com maior capacidade.

Isto está cada vez a ficar melhor!

Mais uma vez fico a aguardar que o problema seja resolvido sem sequer uma previsão se e quando uma intervenção dessas será feita. 

Cumps. 


Boa tarde @José Prada,

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos a acompanhar este tema. Contamos responder à sua mensagem privada com a maior brevidade.

Obrigado 


Eu, desde 6f, tenho exatamente o problema, de sistematicamente, ficar sem Tv’s…..

 

E depois de cordialmente e dilgentemente ser atendida no tlf, com ligação a link, e restart à box, o problema mantem-se. Vêm tecnicos amanhã….

Espero bem que o que aqui se descreve não se passe.Tenho pouco tempo ou paciencia, pa estes filmes. Parece que ninguem sabe o que anda a fazer…. 

Não há, dia nenhum que o sistema não caia……

 

Se não for resolvido, declino os serviços, por não utilidade dos mesmos.

Peço que sejamos todos serios e profissionais pf

 


Bom dia @Maria José Meneses,

Esperemos que o seu problema seja diferente e há grandes probabilidades de assim ser. Na remota possibilidade de ser o mesmo, prepare-se para um bom tempo de espera até ser resolvido, 🤔

Mas se já tem o técnico agendado para hoje, já é um bom princípio. Esses despistes iniciais são sempre necessários para se perceber a origem do problema. Quando começam a repetir os mesmos testes vez atrás de vez é que já é complicado. 😖

Boa sorte e vá partilhando notícias.

Cumps.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Maria José Meneses.

Partilhe connosco o seu testemunho sobre este tema.

Obrigado 


Comentário