Header
Destaque

Que tipos de redes Wi-Fi existem e quais as diferenças


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

 

Estamos sempre em mudança no que toca à tecnologia e as redes Wi-Fi não são exceção. Neste momento já está disponível o Wi-Fi 6, mas o que é que isso significa?

Vamos mostrar-lhe tudo sobre as redes Wi-Fi  e o que as diferencia. :blush:  

 

O que são os canais Wi-Fi?

O Wi-Fi divide o espectro radioelétrico disponível em canais individuais, como qualquer outro sistema rádio. Quando falamos em canais no Wi-Fi, estamos a falar em faixas especificas do espectro.

Por exemplo, o Wi-Fi 4 usa normalmente o espectro dos 2.4 GHz que tem 13 canais de frequência sobrepostos (apesar de alguns equipamentos suportarem apenas 11). O Wi-Fi 5 usa o espectro dos 5 GHz que tem 25 canais não sobrepostos.

Quanto menos equipamentos estiverem ligados a um mesmo canal, ou seja, quanto menos saturado estiver o canal, melhor vai ser a comunicação.

O alcance do sinal varia com o comprimento de onda, sendo que quanto maior for o comprimento de onda (ou seja, quanto menor for a frequência utilizada) maior é o alcance.

 

O que é o Wi-Fi 4?

O Wi-Fi 4 tem as seguintes características:

  • Também designado pela norma IEEE 802.11n;
  • Usa habitualmente o espectro dos 2.4GHz
  • É atualmente o mais comum
  • Na banda dos 2.4 GHz tem 13 canais de frequência de 20 MHz sobrepostos – alguns equipamentos poderão apenas suportar 11. Destes 13, 3 não são sobrepostos.
  • Utilizando o espectro dos 2.4 GHz, o comprimento de onda é o maior, e por isso tem mais alcance que outras normas que utilizem o espectro dos 5 GHz

 

E o Wi-Fi 5, o que é?

As características do Wi-Fi 5 são:

  • Também designado pela norma IEEE 802.11ac
  • Usa apenas o espectro dos 5 GHz
  • Tem 25 canais de 20 MHz não sobrepostos – os equipamentos nesta norma utilizam normalmente canais de 40 MHz, o que permite o dobro da velocidade.
  • Como não tem sobreposição de canais, é menos provável que existam interferências.
  • Existem menos equipamentos ligados a esta gama de frequências, por isso, o sinal apresenta-se pouco saturado

 

E sobre o Wi-Fi 6?

É a mais recente evolução do Wi-Fi.

Esta norma aproveita os pontos fortes do Wi-Fi 5, acrescentando eficiência, flexibilidade e estabilidade.

As principais vantagens são:

  • Funciona em ambos os espectros 2.4 GHz e 5 GHz
  • A velocidade é superior, porque mais dados são transmitidos ao mesmo tempo, tudo graças à tecnologia MIMO melhorada. 
  • A rede é mais eficiente, porque é feita uma partilha de canais para aumentar a eficiência da rede, com o objetivo de diminuir a latência para tráfego de Uplink e Downlink
  • Existe uma grande redução de consumo de bateria nos equipamentos, graças ao Target Wake Time (TWT), que faz com que hibernem e despertem quando existe ou não transmissão de dados.

 

Está a perguntar-se: Mas afinal entre o Wi-Fi 4 e o 5, qual é o melhor?

Preparámos uma batalha entre ambos para verificar os pontos fortes de cada um:

 

 

No round Interferências, o vencedor é:

O Wi-Fi 5, uma vez que está menos saturado face à quantidade reduzida de equipamentos a operar nesta gama de frequências.

No Alcance, o vencedor é:

O Wi-Fi 4, por ter um maior comprimento de onda faz com o alcance do sinal seja maior.

Já no round Velocidade, o vencedor é:

O Wi-Fi 5, que tem antenas mais recente e com capacidade de transmissão melhor.

O Wi-Fi 5 ficou em vantagem, por ter mais velocidade e menos interferências.

 

Esperamos que tenha ajudado a aprofundar um pouco os seus conhecimentos sobre o Wi-Fi. 

Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS.

Já sabe que se tiver questões, estamos disponíveis para ajudar.


11 Comentários

Boa noite,

Muita conversa, mas internet em toda a casa que é bom, é coisa que não existe com a NOS.

Fiz upgrade do rooter para “resolver o problema” e só tenho é desculpas de que deve ser por causa da interferencia das paredes do meu apartamento. Um enorme T2…
Serviço miserável, qualidade duvidosa, internet irregular ao longo do dia, como quem na realidade joga com a disponibilidade real de serviço. Pagar por 100 e usufruir menos de 5. Isto é o serviço  NOS ao qual estamos agarrados.
 

Reputação 7
Crachá +5

@Rodolfo Oliveira Boa noite, tem que reiniciar o aparelho com alguma assiduidade e, para ver se melhora o desempenho, fazer reset.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Rodolfo Oliveira e @Jose Rodrigues

@Rodolfo Oliveira, o @Jose Rodrigues fez uma sugestão pertinente! Já efetuou algum reset ao equipamento? 

Obrigada 

Reputação 1

Bom dia,

também tenho esse problema com a minha internet de casa quase dia sim dia não, mas é suposto andarmos sempre a reiniciar e fazer resert ao modem não acho isso nada normal.

Já lá foram a casa 3x e o modem foi trocado também e continua o péssimo serviço, já não sei o que eu deva fazer.

Reputação 7
Crachá +5

@Sereia Almeida Bom dia, claro que não fará parte do contrato, o cliente andar a fazer reset ao router todos os dias, o que faz parte do contrato, é instalarem os equipamentos e ficarem a funcionar sem qualquer deficiência. 

Reputação 1

@Sereia Almeida Bom dia, claro que não fará parte do contrato, o cliente andar a fazer reset ao router todos os dias, o que faz parte do contrato, é instalarem os equipamentos e ficarem a funcionar sem qualquer deficiência. 

O que devo fazer neste caso em concreto é que já não sei farta de reclamar estou eu.

Reputação 7
Crachá +5

@Sereia Almeida Se já apresentou o caso ao apoio técnico e não resolveram o problema, remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum para que a moderação possa tomar as devidas providências no sentido de uma equipa especializada analisar os seus equipamentos e poder detetar e solucionar as anomalias que apresentam. Como é óbvio, não é normal que uma pessoa contrate os serviços de uma Operadora e depois ande todos os dias a reclamar. Têm que funcionar a 100%.

@Sereia Almeida , tratando-se de um serviço com suporte na rede coaxial (HFC), deve pedir uma avaliaçao das condiçoes de prestaçao continuada dos serviços, nomeadamente da intensidade/qualidade dos sinais entregues a entrada da instalaçao particular.

A recorrencia das dificuldades/reclamaçoes/intervençoes serve de prova do incumprimento na prestaçao continuada dos serviços contratados.

Resets sao paliativos de quem nao encontra soluçoes para os problemas na rede de distribuiçao. Se fizer reset de cada vez que estiver ao telefone com o apoio, a chamada cai e vai ter que ligar de novo, contar de novo a historia da sua vida, etc, etc…

Um reset por dia, o bem que lhe fazia... Ja fez o seu reset hoje?

:wink::stuck_out_tongue_winking_eye:

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Sereia Almeida, @C24XXXX201 e @Jose Rodrigues

@Sereia Almeida, a comunidade deu uma boa ajuda! 
Para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular para o @Fórum, por favor. 

Obrigada

Reputação 1

Já enviei mensagem privada no mesmo dia que falei aqui no forum

Reputação 7
Crachá +6

@Sereia Almeida

Vamos responder-lhe com a máxima brevidade. 

Obrigada 

Comentário