Header
Respondido

Problemas com internet intermitente


Boa tarde,

Verifiquei nos últimos dias que estou com problemas com a internet fixa a qual se evidencia por quebras de acesso à internet por alguns segundos o que interrompe chamadas de trabalho e me faz ter de pedir às pessoas para repetir o que estavam a dizer, o que não é muito simpático com clientes que pagam pelos serviços que presto.

Decidi fazer ping ao gateway 89.155.159.254 e verifiquei que além de uns request timeouts também se verifica erro de Destination net unreachable.

 

92 bytes from <my router IP address> Destination Net Unreachable

Vr HL TOS  Len   ID Flg  off TTL Pro  cks      Src      Dst

4  5  00 5400 cd9a   0 0000  40  01 7af6 <my IP address> 89.155.159.254

 

No espaço de uma hora, verifiquei mais de 10 request timeouts e 3 Destination Net Unreachable.

 

Contactei o suporte técnico mas a única sugestão para despiste foi fazer testes de velocidade e a afirmação de que do lado do serviço não se verificam quaisquer problemas. Talvez haja falta de logs que possam fornecer mais informação à equipa de suporte.

 

Gostaria de perceber se alguém poderá ajudar a perceber como é que posso partilhar esta informação com a NOS e o seu suporte técnico de forma a ser investigado um potencial problema na infrastrutura que serve a internet para a minha casa.

 

Obrigado desde já.

 

Cumprimentos

icon

Melhor resposta por Duarte Cabral 14 October 2021, 16:36

Ver pergunta inicial

16 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Tens só o router na residência ou por exemplo extensores/powerlines, outros equipamentos?

Se não tens nada que interfira vê se o problema acontece em 2 ou 3 equipamentos diferentes.

Boa tarde

O meu set up é:
Router 4 em bridge mode.

Router da Ubiquiti a servir a internet em casa.
 

Ping ao gateway, tal como escrevi no OP tem os problemas e agora mesmo quando o que se segue aconteceu:

92 bytes from meu router: Destination Net Unreachable

Vr HL TOS  Len   ID Flg  off TTL Pro  cks      Src      Dst

4  5  00 5400 0d2a   0 0000  40  01 3b67 computador  89.155.159.254

 

Eu estava a pingar directamente o meu router que não teve qualquer perda de pacotes.

Isto leva-me a concluir que o problema está entre o router 4 da NOS e a comunicação com o gateway que serve a internet.

Além disto, tive esta configuração a funcionar durante mais de 6 meses sem qualquer problema deste género e desde ontem que comecei a verificar este problema sem qualquer alteração em nenhum dos meus equipamentos ou infraestrutura doméstica.

Penso que as evidências acima apontam claramente para um problema na prestação de serviço.

 

Há algum endereço de email da NOS para onde eu possa enviar logs que estou a registar com estes logs de ping?

 

Obrigado.

 

Gateway dá timeout
IP aprovisionado pela NOS da timeout
Router WIfi não dá timeout

Entrei agora em contacto com o apoio técnico e pelos vistos nada deste trabalho de despiste que estive a fazer é útil.

Vai ser necessário colocar o Router 4 nas configurações por defeito para serem feitos testes.

Reputação 7
Crachá +2

Entrei agora em contacto com o apoio técnico e pelos vistos nada deste trabalho de despiste que estive a fazer é útil.

Vai ser necessário colocar o Router 4 nas configurações por defeito para serem feitos testes.

claro. O apoio não quer saber de logs. Da parte deles tem de desligar o seu router próprio e fazer reset de fábrica ao router da NOS. depois disso testar em 2 ou 3 equipamentos.

Update: Estive em chamada com um representante que colaborou comigo para despistar onde estaria o problema e chegamos à conclusão que a visita de um técnico seria positiva.

A visita do técnico já aconteceu, na qual se concluiu após alguns testes que o Router 4.0 estava com uma anomalia e que possivelmente estava relacionada com a última versão do firmware, no entanto poderia ser apenas degradação do Router após mais de 4 anos em actividade.

A solução passou pela colocação do router 5.0 que até agora teve resultados positivos:
- chamadas de conferência online não tiveram interrupções desde a instalação
- o teste de ping ao gateway revelou melhorias no tempo de resposta a cada ping e o número de problemas (timeout ou destination net unreachable) desapareceram.

Penso que ficou resolvido pelas evidências verificadas. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Duarte Cabral ,

Lamentamos a situação que nos descreveu, e agradecemos o seu testemunho sobre o tema.

Ficamos felizes pelo serviço estar a funcionar devidamente. 

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde,

Verifiquei nos últimos dias que estou com problemas com a internet fixa a qual se evidencia por quebras de acesso à internet por alguns segundos o que interrompe chamadas de trabalho e me faz ter de pedir às pessoas para repetir o que estavam a dizer, o que não é muito simpático com clientes que pagam pelos serviços que presto.

Decidi fazer ping ao gateway 89.155.159.254 e verifiquei que além de uns request timeouts também se verifica erro de Destination net unreachable.

 

92 bytes from <my router IP address> Destination Net Unreachable

Vr HL TOS  Len   ID Flg  off TTL Pro  cks      Src      Dst

4  5  00 5400 cd9a   0 0000  40  01 7af6 <my IP address> 89.155.159.254

 

No espaço de uma hora, verifiquei mais de 10 request timeouts e 3 Destination Net Unreachable.

 

Contactei o suporte técnico mas a única sugestão para despiste foi fazer testes de velocidade e a afirmação de que do lado do serviço não se verificam quaisquer problemas. Talvez haja falta de logs que possam fornecer mais informação à equipa de suporte.

 

Gostaria de perceber se alguém poderá ajudar a perceber como é que posso partilhar esta informação com a NOS e o seu suporte técnico de forma a ser investigado um potencial problema na infrastrutura que serve a internet para a minha casa.

 

Obrigado desde já.

 

Cumprimentos

que sorte….

Boa tarde,

Com o meu PC fixo ligado ao router por ethernet (cabo de rede), tem dias que a internet está intermitente mas tem outros dias que funciona bem !

Por vezes chega a ser desesperante !

Cumps,
Filipe Santos

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @José Filipe Lopes Santos,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

As quebras no acesso, que descreve, ocorrem em vários equipamentos em simultâneo? 

Obrigado

Boa noite @José Filipe Lopes Santos,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

As quebras no acesso, que descreve, ocorrem em vários equipamentos em simultâneo? 

Obrigado

Boa noite,

As quedas de acesso ocorrem sobretudo no PC relativamente perto do router ligado por cabo ethernet, nos outros dispositivos via wifi não tenho tido problemas … !

Só de vez em quando mas raramente, nas box’s … !

Reputação 7
Crachá +6

@José Filipe Lopes Santos, boa tarde.

Diga-nos, por favor, se já experimentou ligar o cabo RJ45 numa outra porta LAN do Router. Se sim, as dificuldades mantêm-se?
Obrigado,

Reputação 1

Boa noite @José Filipe Lopes Santos,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

As quebras no acesso, que descreve, ocorrem em vários equipamentos em simultâneo? 

Obrigado

Boa noite,

As quedas de acesso ocorrem sobretudo no PC relativamente perto do router ligado por cabo ethernet, nos outros dispositivos via wifi não tenho tido problemas … !

Só de vez em quando mas raramente, nas box’s … !

Por aqui voltaram estes mesmos problemas…

 

é de dar em doidos este router

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @pgmss,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, a situação que está a experienciar na utilização do serviço.

Recomendamos que faça um diagnóstico ao serviço através da App NOS:

Obrigado

Reputação 1

é o costume, por acabo o serviço falha imensas vezes. o que ja foi reportado imensas vezes

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @pgmss.

Partilhe connosco o resultado do diagnóstico da app NOS.

Obrigado 

Comentário