Destaque

O que fazer para melhorar a velocidade da Internet


Reputação 7
Crachá +2

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.

Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.

 

Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:

  • Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
  • Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam

 

Como fazer o teste?

  1. Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt
  2. Leia e selecione a autorização dos  Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest e clique em “Entrar”
     
  3. Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
  • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
  • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
  • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.  
  • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

    Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

     

     

Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.

Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.


Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode  escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

 

Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis. :relaxed:

          

 

 


63 Comentários

Reputação 5
Crachá

Este natal podiam oferecer aos clientes um upgrade de velocidade da net 😁

Era 5 estrelas!

Um upgrade de velocidade seria mudar para outro service provider que este já cheira mal. Nos últimos meses de 200 megas só cá chegam 10? 20(muito raro)?

Aqui no Algarve a net bom vem só no verão?

Eu já estou a tratar do meu upgrade na Vodafone ou MEO e vocês? O que esperam?

O que se passa com os vossos serviços de internet?!?!  Estou a trabalhar a partir de casa em IT, gestão de base de dados, e assim é impossível!
Tenho a Empresa á questionar o meu serviço (que depende do vooso!!!)
Tenho um router 5G, máquina ligada por cabo direto e são estes o valores, não é possível !!

 

Reputação 7
Crachá

O que fazer para melhorar a velocidade da Internet?

Um upgrade para um pacote com mais velocidade de net 🤤😲

Foi só uma brincadeira para descontrair 😂😊

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Pedro Rios e @Migl,

Um upgrade de pacote com mais velocidade de Internet poderá também ajudar. :blush:

Se surgirem novidades sobre novas ofertas, divulgaremos. 

Obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Paulo Zananar as velocidades por satélite não são famosas, contudo, uma vez que não pode ligar, é de considerar o envio do seu numero de cliente NOS ou de contribuinte para o @Fórum para que a moderação possa endereçar ao departamento responsável a sua reclamação e poder ser contactado para que uma equipa técnica possa testar os seus equipamentos. 

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

 

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

O que está contratado é 200 Mbps / 100 Mbps.

 

1)Cabo de Rede

Se essa imagem é da placa está ligada a 1Gbps logo deveria conseguir os 200M sem grandes problemas, mas, porque existe sempre um mas..

Caso o PC já tenha alguma idade poderá não conseguir suportar esse valor, posso dar-lhe um exemplo, um PC com 2Gb/4Gb de Ram e com disco mecanico (não SSD) não muito recente pode não conseguir suportar mais que esse valor, e visto que o download e upload são muito similares iria nessa direção, falo por experiência própria de testes que fiz.

Abra o gestor de tarefas do windows e enquanto faz o teste de velocidade veja os graficos do CPU e RAM, caso algum deles chegue aos 100% é provavelmente essa a limitação que impede a velocidade de subir até aos 200Mb.

 

2) Wifi

Quanto ao WIFI ter os mesmos resultados.

Se for wifi 2.4G dificilmente vai conseguir mais de 50/60Mb limitação da própria tecnologia.

Já se for com wifi 5G ai sim, dependendo do telemóvel poderia conseguir, mas mais que o telemóvel também o ruído dos router dos vizinhos, se viver em um prédio com muitas redes nunca o vai conseguir.

O máximo que consegui em 5G foi cerca de 280Mb mas o normal é andar nos 150Mb, já o 2.4G é mais estável e anda sempre nos cerca de 40Mb.

 

Boa sorte :)

 

 

 

Boa noite @Paulo Zananar as velocidades por satélite não são famosas, contudo, uma vez que não pode ligar, é de considerar o envio do seu numero de cliente NOS ou de contribuinte para o @Fórum para que a moderação possa endereçar ao departamento responsável a sua reclamação e poder ser contactado para que uma equipa técnica possa testar os seus equipamentos. 

Muito obrigado pelo seu comentário.

Continuação de bom dia.

Bom dia, sou novo no fórum e tenho andado a adiar falar convosco mas não posso continuar sem dizer nada! A minha Internet está constantemente a ir abaixo desde que instalei o serviço! Não sei se será por esse motivo que a box da UMA também bloqueia imensas vezes e só fica resolvido após tirar o cabo de alimentação e voltar a colocar. Tanto usando cabo de rede como Wi-Fi acontece o mesmo, por dia chego a ficar sem Internet 20 vezes! Eu estou em teletrabalho!! Outra situação é que tenho contratados 500MB mas no teste de velocidade é sempre inferior a 100MB...Agradeço uma resposta e ajuda o mais breve possível.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
@Azul, @Pedrompfaria, @Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Boa tarde,

tenho contratada a internet por fibra óptica com velocidade para 200 MB.

No entanto, e após vários testes de velocidade e em vários dias, verifico que a velocidade é muito instável e nunca chega sequer a 50% da velocidade contratada.

Outro problema passa-se com o sinal wi-fi que basta mudar de divisão para uma diferente da localização do router para que o sinal seja terrivelmente afectado.

Gostaria de ver este problema resolvido o mais rapidamente possível.

Esta imagem é da medição de hoje que apresenta os valores mais altos que consegui verificar.


já verificou a placa de rede do pc? deve estar limitada aos 100mbps. ou isso ou o cabo de rede está limitado aos 100mbps.

 

Muito comum, o serviço não deve ter problema nenhum.

 

Se for o problema da placa de rede, nos tlm’s não era suposto conseguir melhor velocidade?

 

Até poderia ser o caso do cabo não suportar. Mas então quando o serviço é instalado, não é suposto os técnicos verificarem e corrigirem essa situação se necessário???

 

E o problema da rede Wi-Fi? Porque não me posso afastar do router sem ter logo problemas de sinal?

O propósito do wi-fi é mesmo conseguir ter ligação nas outras divisões da casa, penso eu…

 

 

Reputação 4

Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.

Reputação 7
Crachá +5

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

Reputação 4

Vão demorar a dar uma resposta e resolver o problema?

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

 

Reputação 7
Crachá +5

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

 

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

Reputação 7
Crachá +2

Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

 

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

O que está contratado é 200 Mbps / 100 Mbps.

Boa tarde. 

Neste momento está assim.. Feito no computador com cabo de rede ligado. 

Realmente não sei como vai ser dar aulas online mais uma vez. Ontem de 2 reuniões fui tirado fora das mesmas 5 vezes numa, 7 noutra. Realmente pagar todos os meses por um serviço que deixa o dinheiro que pago por mês a valer zero.. Um bocadinho farto deste tipo de situações já há 1 ano... 

 

Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
@Azul@Pedrompfaria@Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Boa noite,

Na semana passada falhou 3 a 4 vezes por dia...apesar de ser menos vezes não devia falhar nenhuma vez! Sei que a minha zona é considerada crítica mas não é razão para não investirem na cobertura, eu nunca falho com o pagamento...gostava muito de dizer o mesmo do vosso serviço!

Obrigado

Boa tarde. 

Neste momento está assim.. Feito no computador com cabo de rede ligado. 

Realmente não sei como vai ser dar aulas online mais uma vez. Ontem de 2 reuniões fui tirado fora das mesmas 5 vezes numa, 7 noutra. Realmente pagar todos os meses por um serviço que deixa o dinheiro que pago por mês a valer zero.. Um bocadinho farto deste tipo de situações já há 1 ano... 

 

 

Isso parece-me mesmo haver problemas graves, possivelmente perda de pacotes.

 

Faça o teste em speedtest.nos.pt

Quando faz o teste ele gera um ID, depois ligue o 16990 e fale com um operador e explique a situação e pode indicar esse mesmo ID para eles verificarem.

Diria que deve ter pouca potencia a chegar ou muito ruido no cabo, mas eles certamente saberão avaliar melhor pois conseguem aceder remotamente ao seu router para ver os valores e se tal não for possivel como me aconteceu uma vez, enviam um tecnico a sua casa para analisar o que se passa.

 

 

Reputação 4

Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.

Obrigado 


O forum encaminha para o apoio técnico. Tem que deixar mensagem e os seus dados para @Fórum 

 

Reputação 4

Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.

Obrigado 


O forum encaminha para o apoio técnico. Tem que deixar mensagem e os seus dados para @Fórum 

 

Ainda mais sms que já lá deixei no fórum,cada vez mais me acredito que eles só ajudam quem lhes convém.

Obrigado. 

A minha Internet não é fibra, é satélite. 

Irei tentar.

Já da outra vez fizeram isso, de telefonar para resolver a situação, mas passados poucos dias voltou ao mesmo. 

Obrigado pela sua resposta. 

 

Comentário