Header
Destaque

Internet NOS - Como medir a velocidade da Internet


Reputação 7
Crachá +2

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.

Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.

 

Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:

  • Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
  • Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam

 

Como fazer o teste?

  1. Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt
  2. Leia e selecione a autorização dos  Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest e clique em “Entrar”
     
  3. Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
  • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
  • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
  • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.  
  • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

    Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

     

     

Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.

Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.


Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode  escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

 

Saiba também como resolver avarias de internet na App NOS em: 

Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis. :relaxed:

 

 


76 Comentários

Reputação 5

Olá @Azul,

Vamos responder à sua mensagem logo que possível.

Obrigada

Boa tarde na terça-feira passada configuraram o meu roteur por causa do wi-fi mas os erros ainda continuam,a net está muito lenta ou encrava e até me custuma aparecer um ponto de exclamação ao lado da barra da da net.

Reputação 5

Olá @Azul,

Vamos responder à sua mensagem logo que possível.

Obrigada

Bom dia na terça-feira passada configuraram o meu roteur por causa do wi-fi mas os erros ainda continuam,a net está muito lenta ou encrava e até me custuma aparecer um ponto de exclamação ao lado da barra da da net.

Boa noite 

Nos ultimos tempos cá em casa tenho tido dificuldades na utilização do Wi-Fi.

Quando temos 2 ou 3 equipamentos ligados temos que desligar um para conseguir entrar numa sessão Teams ou Zoom.

Agora como estou em teletrabalho tenho necessidade de ter mais velocidade da net em casa.

Quando tenho uma das minhas filhas a estudar ou fazer trabalhos ás vezes tenho que usar os dados do Ipad para poder estar On-line

Eu tenho o pacote com 100mb quais são as velocidades normais?

Podem ajudar o meu Router é o Router Wifi 3.0 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite 

Nos ultimos tempos cá em casa tenho tido dificuldades na utilização do Wi-Fi.

Quando temos 2 ou 3 equipamentos ligados temos que desligar um para conseguir entrar numa sessão Teams ou Zoom.

Agora como estou em teletrabalho tenho necessidade de ter mais velocidade da net em casa.

Quando tenho uma das minhas filhas a estudar ou fazer trabalhos ás vezes tenho que usar os dados do Ipad para poder estar On-line

Eu tenho o pacote com 100mb quais são as velocidades normais?

Podem ajudar o meu Router é o Router Wifi 3.0 

Obrigado

Boa noite, faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede diretamente ao router,  para se ver como estão,  aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

Boa noite 

Nos ultimos tempos cá em casa tenho tido dificuldades na utilização do Wi-Fi.

Quando temos 2 ou 3 equipamentos ligados temos que desligar um para conseguir entrar numa sessão Teams ou Zoom.

Agora como estou em teletrabalho tenho necessidade de ter mais velocidade da net em casa.

Quando tenho uma das minhas filhas a estudar ou fazer trabalhos ás vezes tenho que usar os dados do Ipad para poder estar On-line

Eu tenho o pacote com 100mb quais são as velocidades normais?

Podem ajudar o meu Router é o Router Wifi 3.0 

Obrigado

Boa noite, faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede diretamente ao router,  para se ver como estão,  aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

 

Boa tarde obrigado  pela resposta, já fiz isso ontem 2 vezes deu 95 de download e 8 e 11 de upload são normais estes valores?

 

Boa tarde obrigado  pela resposta, já fiz isso ontem 2 vezes deu 95 de download e 8 e 11 de upload são normais estes valores?
 

O que posso fazer mais? 
 

Inclusive agora para entrar no fórum estive á espera e só está a navegar uma das minhas filhas.

 

Boa tarde, está constantemente a perder sinal. 

Tenho de reiniciar o router várias vezes, ou porque fiquei sem net, ou TV.

O que me vale é que o contrato está no final. 🙏🙏🙏

Reputação 5

Boa tarde na terça-feira passada configuraram o meu roteur por causa do wi-fi mas os erros ainda continuam,a net está muito lenta ou encrava e até me custuma aparecer um ponto de exclamação ao lado da barra da net sou obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net,alguem me pode ajudar,tb não sei pk não apanho net na casa toda.
Obrigado

Reputação 5

Boa tarde na quarta-feira liguei para o apoio ao cliente por causa da net e disseram-me que me iam ligar nesse dia até ás 21:30 mas não ligaram até me mandaram uma SMS a dizer a hora que me iam ligar mas tudo mentira pk não me ligaram,ontem insisti e liguei e disseram-me que tinham prazo até hj para me ligar mas ainda não me ligaram,isto é uma vergonha comprometem-se com o cliente e até mandam SMS e nada,eu praticamente não tenho net pk volta e meia aparece sempre o ponto de exclamação ao lado da barra da net,é uma vergonha já me configuraram e reiniciaram o roteur várias vezes e ainda continua o mesmo,tb já comuniquei com o fórum e ate dei o meu nr.ccliente disseram-me que me iam ligar mas ainda não me ligaram eu gostava de saber pk pago 90€ por mês de fatura e nem internet tenho pk tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net que vergonha é esta ai a Nos funciona assim,é preciso ir a uma loja pedir o livro de reclamações para vocês resolverem a minha situação,pk esta vergonha já me dura á mais de um mês e ninguém da Nos resolve só sabem prometer.

Reputação 5

Hoje de manhã voltei a ligar para o apoio ao cliente por causa da minha situação do roteur por causa do wi-fi mas não me resolveram o problema como sempre,pergunto para quê serve o apoio ao cliente se não me resolvem o problema,será que a Nos é mesmo assim,pk nem no fórum privado querem saber da minha situação,simplesmente uma vergonha.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Azul,

Pedimos desculpa por termos demorado a responder.

A sua situação já está encaminhada e vamos ligar-lhe logo que possível.

Obrigada

Olá novamente, a minha internet continua a dar ar de sua graça, em tempos de pandemia cumpre com o distanciamento social e aparece muito vagamente para ver se aqui em casa está toda a gente de saúde ou se precisamos dela para qualquer compra online, dito isto, acho que deu para perceber a mensagem! O contrato está quase no final 👌👌

Reputação 7
Crachá +5

Olá novamente, a minha internet continua a dar ar de sua graça, em tempos de pandemia cumpre com o distanciamento social e aparece muito vagamente para ver se aqui em casa está toda a gente de saúde ou se precisamos dela para qualquer compra online, dito isto, acho que deu para perceber a mensagem! O contrato está quase no final 👌👌

Boa tarde, conforme já foi sugerido, já contactou com o apoio técnico para que possam ser efectuados despistes remotamente que possam identificar alguma anomalia que possa estar a afectar o melhor desempenho do seu equipamento ? Se preferir, remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum para que os moderadores possam endereçar a sua reclamação ao departamento responsável. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Pedrompfaria e @Jose Rodrigues

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Pedrompfaria, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Para que possamos verificar a sua situação, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Boa noite. 

Ao tentar trabalhar esta impossível fazê los, ainda por cima quando o trabalho tem prazos a cumprir. 

De salientar que já fiz o teste hoje 3 vezes e o resultado sempre é o mesmo.. Net lenta. 

Não tem sido diferente, mas hoje fiquei um bocado cansado desta situação e por isso vim aqui. 

Poderia telefonar para o serviço a clientes, mas o telefone fixo só funciona na residência e como trabalho fora não o posso utilizar a não ser que pague à minha operadora um valor absurdo para resolver uma situação que não fui eu que originei.

Net satélite 40 Mb e dois hotspots.. Está tudo igual. Estou a utilizar os hotspots.. Tudo igual... 

Os valores e sempre à volta disto... 

Podem resolver a situação nos meus filtros da net dos hotspots? 

 

Agradecido. 

Preciso mesmo de trabalhar e estou com datas específicas de acabar o trabalho. 

Agradecido. 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Paulo Zananar as velocidades por satélite não são famosas, contudo, uma vez que não pode ligar, é de considerar o envio do seu numero de cliente NOS ou de contribuinte para o @Fórum para que a moderação possa endereçar ao departamento responsável a sua reclamação e poder ser contactado para que uma equipa técnica possa testar os seus equipamentos. 

Eu tenho o mesmo problema durante a noite. Só consigo 4mbps na melhor das hipóteses.

Durante a manhã consigo 35 e de tarde 20.

Portanto é um problema de infraestrutura. Só a NOS é que pode melhorar a velocidade investindo na rede.

Não é só cobrar e prestar um serviço de mer….

Reputação 7
Crachá +2

Parece andar pelos valores normais segundo o que vê por ai

Boa noite @Paulo Zananar as velocidades por satélite não são famosas, contudo, uma vez que não pode ligar, é de considerar o envio do seu numero de cliente NOS ou de contribuinte para o @Fórum para que a moderação possa endereçar ao departamento responsável a sua reclamação e poder ser contactado para que uma equipa técnica possa testar os seus equipamentos. 

Muito obrigado pelo seu comentário.

Continuação de bom dia.

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Pedimos desculpa pela demora. :sweat:

@Paulo Zananar e @mcmluis as dificuldades que partilharam ainda se mantêm? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada  

Boa tarde,

tenho contratada a internet por fibra óptica com velocidade para 200 MB.

No entanto, e após vários testes de velocidade e em vários dias, verifico que a velocidade é muito instável e nunca chega sequer a 50% da velocidade contratada.

Outro problema passa-se com o sinal wi-fi que basta mudar de divisão para uma diferente da localização do router para que o sinal seja terrivelmente afectado.

Gostaria de ver este problema resolvido o mais rapidamente possível.

Esta imagem é da medição de hoje que apresenta os valores mais altos que consegui verificar.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

tenho contratada a internet por fibra óptica com velocidade para 200 MB.

No entanto, e após vários testes de velocidade e em vários dias, verifico que a velocidade é muito instável e nunca chega sequer a 50% da velocidade contratada.

Outro problema passa-se com o sinal wi-fi que basta mudar de divisão para uma diferente da localização do router para que o sinal seja terrivelmente afectado.

Gostaria de ver este problema resolvido o mais rapidamente possível.

Esta imagem é da medição de hoje que apresenta os valores mais altos que consegui verificar.


já verificou a placa de rede do pc? deve estar limitada aos 100mbps. ou isso ou o cabo de rede está limitado aos 100mbps.

 

Muito comum, o serviço não deve ter problema nenhum.

Boa tarde,

tenho contratada a internet por fibra óptica com velocidade para 200 MB.

No entanto, e após vários testes de velocidade e em vários dias, verifico que a velocidade é muito instável e nunca chega sequer a 50% da velocidade contratada.

Outro problema passa-se com o sinal wi-fi que basta mudar de divisão para uma diferente da localização do router para que o sinal seja terrivelmente afectado.

Gostaria de ver este problema resolvido o mais rapidamente possível.

Esta imagem é da medição de hoje que apresenta os valores mais altos que consegui verificar.


já verificou a placa de rede do pc? deve estar limitada aos 100mbps. ou isso ou o cabo de rede está limitado aos 100mbps.

 

Muito comum, o serviço não deve ter problema nenhum.

 

Se for o problema da placa de rede, nos tlm’s não era suposto conseguir melhor velocidade?

 

Até poderia ser o caso do cabo não suportar. Mas então quando o serviço é instalado, não é suposto os técnicos verificarem e corrigirem essa situação se necessário???

 

E o problema da rede Wi-Fi? Porque não me posso afastar do router sem ter logo problemas de sinal?

O propósito do wi-fi é mesmo conseguir ter ligação nas outras divisões da casa, penso eu…

 

 

Reputação 7
Crachá +5

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

 

Comentário