Novo Router Wi-Fi 4.0

Mostre a primeira mensagem

409 Comentários

Reputação 2
Bem, consegui descobrir que o NOS Power Router 4 é um rebrand do ARRIS TG2492S. O chipset é um Intel DHCE2652 (Puma 6), com cpu Atom dual core 1.2GHz, em relação à memória ram não descobri quanto terá.

É um router 2x2 2.4GHz 802.11n Radio e 3x3 5GHz 802.11ac High Power Radio.

Ou seja, em termos de hardware é bom para um router base de Serviço.

A má notícia (peço desculpa por dar más notícias), é que não tem boa fama na imprensa Internacional.

A ARRIS, inclusivamente, processou a Intel nos U.S.A por um "broadband-throttling bug". Eis uma consequência desta alegada falha:

"A particular pattern of packets exhausts resources within the chipsets, causing spikes in latency, which ruin online gaming and similar interactive tasks, or blowing the hardware off the internet entirely".

A Intel, entretanto, corrigiu o problema com um firmware update. Por isso, convém a NOS ver o que pode fazer em termos de updates para o Power Router 4 porque como disse anteriormente, o equipamento tem um bom hardware para um router base.

Fontes consultadas:
https://wikidevi.com/wiki/Intel/Intel_Puma
https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf
https://www.theregister.co.uk/2018/08/14/intel_puma_modem/

Esse reporte de BUG pode muito bem ser a explicação para tantos problemas de latência, packets loss e até mesmo quebras de ligação (uso o router de forma intensiva e sofro dos diversos problemas).

Recentemente (já com o meu segundo Router 4) comecei a ter um novo problema: o handshake da ligação física LAN é feito a 100Mbps (nunca tive problemas com o mesmo cabo / pc com o router anterior)

A minha intenção não é dizer mal do equipamento que considero bom. Apenas alertar para uma situação comentada na internet. A minha net nunca falhou em termos de cair a ligação, nunca tive travamentos em streams 4k, a navegação web é excelente, em p2p é excelente.

Faço downloads de jogos para PC na Steam store, mas não jogo online, confesso. O único benchmark que mostra uma latência alta é o da DSL Reports. Mas não passa de um teste sintético, na utilização diária, há uma melhoria palpável. Este equipamento também permite ao cliente usar o seu próprio router, se preferir. Nem todos os routers da concorrência dão essa possibilidade.
Reputação 7
Crachá +5

Em qualquer router no mercado existe um LOGIN e PASSWORD Standard que podem ser modificadas, por questões de segurança, para se ter acesso ao router.
Este novo router da NOS o 4.0 não trás nada disso o seu acesso faz-se através do Link http://aminhanet.nos.pt, o que me preocupa relativamente a segurança da minha rede.
Sei que existe um campo para mudar o nome do Router mas não existe campo para nenhuma password.

Alguém me sabe dizer se estou ou não seguro e como posso impedir que alguém entre no meu router uma vez que não existe campo para defenir uma password de acesso??
Terás de mudar a password de acesso aos sites NOS - a password é comum a todos os serviços NOS e mudando num terás mudado no site https//aminhanet.nos.pt ,

@Vaz Boa tarde, sem ter a certeza, parece-me ter lido um comentário aqui no Fórum onde se dizia ser possível mudar o endereço de entrada no Router. Isto é, como administrador poderia alterar aminhanet.nos.pt para outro endereço. É isto possível ? Obrigado.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @CMarques,

A App está em fase final de desenvolvimento para garantirmos a melhor experiência a todos os clientes com internet da NOS. Em breve daremos novidades. 🙂
Reputação 7
Crachá +6
Olá @honorato vagueiro,

De momento não temos novidades sobre esse tema. Caso existam, divulgamos no Fórum NOS e canais habituais. 🙂
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Diogo Dias,

Queremos ajudar, contudo uma vez que se trata de uma situação específica do seu serviço, pedimos que nos ligue para fazermos alguns despistes técnicos. Saiba aqui para onde ligar.
Tenham em atenção que a PORTA USB NÃO FUNCIONA !! 😠
Boa tarde,

Alguem sabe para quando estes power router 4.0, passam também a disponibilizar ou a servir de hotspot NOS WIFI?

Cumprimentos...
Reputação 7
Crachá +1
E ultimamente tem acontecido um problema com o telefone fixo, durante uma chamada a pessoa com que estou a falar deixa me de ouvir, eu continuo a ouvir a pessoa, já aconteceu em varias ocasiões, ontem à tarde a ultima vez, so consigo voltar a fazer chamadas onde as pessoas me ouvem so reiniciando o router.
Olá @AJ67 e @gabriel santiago,
Quanto às outras situações, não identificamos qualquer erro geral. Por isso, uma vez que se trata de uma situação especifica do serviço, pedimos que nos liguem, por favor.

Não interviria se não achasse pertinente por ser delicado e possivelmente motivo de alguma deturpação posterior - espero que não.

Tenho de reforçar o @AJ67 e contrariar o @Tiago C. pois os sintomas que o primeiro indica eram uma parte do que levou à troca do meu 4.0 inicial.
Depois de muita insistência e apesar de continuarem a reforçar que é caso isolado - se calhar nem tanto...- foi feita a substituição, quando eu já só colocava uma outra opção mais drástica. No caso do meu contrato o serviço de telefone fixo é parte importante, pelo que não dá para ignorar .

Não tenho gosto nenhum em divulgar, não o fiz até agora, mas já que tudo fiz para despistar o que continuo a considerar um problema superável do software VOIP/telefone do router acho que não será de ignorar.
Cheguei a ter crashes completos do router, embora agora, felizmente, as deficiências sejam muito pequenas. Foram atenuadas após as queixas e a troca melhorou muito. Mas existem

Que isto sirva para reforçar o esforço para evitar problemas e queixas futuras como sempre pretendi.

Na parte restante não tenho tido problema algum e o equipamento funciona perfeitamente mesmo sem acesso às configurações, que como dizem já foi corrigido.
Diz que o vosso router já tem a tecnologia MIMO, mas qual delas a SU-MIMO ou MU-MIMO?

Obrigado

Comentário