Header
Pergunta

Novas ofertas NOS com 400Mbps e 1GB em coaxial


Reputação 5
Crachá
SERÁ QUE É DESTA QUE VAI AUMENTAR O UPLOAD NOS CLIENTES JÁ INSTALADOS.
ACABEI DE FAZER SIMULAÇÃO NA MINHA AREA DE CLIENTE COM COAXIAL E TINHA DISPONIVEL 1GB COM 200MB UPLOAD. PELO QUE APRESENTAM A TECNOLOGIA JÁ ESTA VIAVEL.

51 Comentários

@Jose Rodrigues Só sei que é de 1Giga. Não sabia que era assim uma discrepância entre o Download e o Upload.

Mas ainda agora fiz um novo teste e o resultado foi este.

Reputação 7
Crachá +5
@Guilherme Araújo Fiz agora 2 testes.

Reputação 7
Crachá +5
@Guilherme Araújo O meu serviço é IRIS com 100 MB/20MB acho estranho o resultado destes testes.
Reputação 7
Crachá +5
@Guilherme Araújo Repeti o teste

@Jose Rodrigues O meu também é IRIS mas não sei ao certo. Amanha irei ligar ao serviço de apoio ao cliente para obter mais informações.
Pelo que reparei nas suas imagens tem um upload muito mais elevado (4x) que o meu, mesmo tendo uma velocidade um pouco mais reduzida que a minha.
Agora uma pergunta assim um pouco fora do contexto, para fazer uma videochamada estável o upload não tem de ser elevado?
Reputação 7
Crachá +5
@Jose Rodrigues O meu também é IRIS mas não sei ao certo. Amanha irei ligar ao serviço de apoio ao cliente para obter mais informações.
Pelo que reparei nas suas imagens tem um upload muito mais elevado (4x) que o meu, mesmo tendo uma velocidade um pouco mais reduzida que a minha.
Agora uma pergunta assim um pouco fora do contexto, para fazer uma videochamada estável o upload não tem de ser elevado?

Sim mas aquele teste parece-me estar errado. No ultimo que fiz já só deu 10mb normalmente dá 5 ou 6mb acerca da videochamada não sei responder, mas está no Fórum uma moderadora @Ana P. que certamente sabe do assunto.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Guilherme Araújo,

Para fazer uma videochamada, o upload disponibilizado pelo seu serviço permite realizar a mesma com qualidade , possibilitando ainda a funcionalidade 4k. ☺️
Reputação 7
Crachá +2
Meus senhores, supostamente pago para ter 1Gbps mas quando faço o teste vejam só resultado. É normal??



Caro Amigo,

Em primeiro lugar, e não leve a mal, porque raio é que precisa de 1Gbit de DOWNLOAD?? Por favor explique-me (tem 20 pessoas em casa a fazer downloads sistematicamente?). É que não me passa pela ideia uma família que necessite de mais de (e já a esbanjar!) 200Mbits de DOWNLOAD... é para fazer downloads "instantâneos"? De quê??? Quem é que não pode esperar 1 minuto para fazer download? E claro está, depende dos servidores de onde está a fazer o download, e de toda a infraestrutura de rede... se é uma questão de ter umas dezenas de utilizadores ligados a efectuar downloads de servidores diferentes, até entendo...

Agora... o UPLOAD... ESSE SIM!!! O importante UPLOAD... Está com 20Mbits... bem vindo ao clube NOS!!!! Aliás, esses 20Mbits de upload serão assim por alto, consumidos pelo OVERHEAD de 1Gbit de DOWNLOAD simultâneo, portanto, até deveria ser proibido a oferta deste tipo de pacotes... seria o mesmo que ofececer um pacote 100Mbits/2Mbits!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A rede iria estrangular com o próprio DOWNLOAD (que, para quem não sabe, também transmite DADOS - logo, usa o UPLOAD!)

Presumo que não tenha alternativas à NOS, caso contrário, está bem enganado neste operador...
Reputação 7
Crachá +5

Meus senhores, supostamente pago para ter 1Gbps mas quando faço o teste vejam só resultado. É normal??

Caro Amigo,

Em primeiro lugar, e não leve a mal, porque raio é que precisa de 1Gbit de DOWNLOAD?? Por favor explique-me (tem 20 pessoas em casa a fazer downloads sistematicamente?). É que não me passa pela ideia uma família que necessite de mais de (e já a esbanjar!) 200Mbits de DOWNLOAD... é para fazer downloads "instantâneos"? De quê??? Quem é que não pode esperar 1 minuto para fazer download? E claro está, depende dos servidores de onde está a fazer o download, e de toda a infraestrutura de rede... se é uma questão de ter umas dezenas de utilizadores ligados a efectuar downloads de servidores diferentes, até entendo...

Agora... o UPLOAD... ESSE SIM!!! O importante UPLOAD... Está com 20Mbits... bem vindo ao clube NOS!!!! Aliás, esses 20Mbits de upload serão assim por alto, consumidos pelo OVERHEAD de 1Gbit de DOWNLOAD simultâneo, portanto, até deveria ser proibido a oferta deste tipo de pacotes... seria o mesmo que ofececer um pacote 100Mbits/2Mbits!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Presumo que não tenha alternativas à NOS, caso contrário, está bem enganado neste operador...

Já não me recordo bem do serviço anterior ao atual IRIS, o funtastic Life mas parece-me que andava à volta de 12mb de download e dava para as necessidades.
Reputação 7
Crachá +2
Já não me recordo bem do serviço anterior ao atual IRIS, o funtastic Life mas parece-me que andava à volta de 12mb de download e dava para as necessidades.

É a loucura das ofertas! Para os clientes que não percebem nada de velocidades / redes... e julgam que ao contratarem 1Gbit (SEM sequer saberem que vão ter uns míseros 20Mbits de UPLOAD) estão a contratar um grande pacote de internet, quando, na realidade, estão a contratar algo bem pior do que um pacote 100/20, porque estão a pagar mais por DOWNLOAD que nunca irão usar...

É uma completa falácia... e mais uma vez, deveria ser proibido pela ANACOM (a relação de DOWNLOAD / UPLOAD deveria ser, no mínimo de 1/10, ou seja, 1Gbit = 100Mbits de upload!)

Vodafone e MEO oferecem, no mínimo 100Mbits de upload em qualquer pacote, por mais barato que seja!!!!
Reputação 7
Crachá +2
Olá @Guilherme Araújo ☺️,

Os valores que nos apresenta estão bastante positivos. De acordo com os serviços que a NOS oferece, o Upload disponibilizado é de 20 Mbps, ou seja, o que tem na totalidade.

Se tiver mais alguma questão em que possamos ajudar, partilhe connosco.

Obrigada!


O que me mete impressão é que os clientes (talvez menos informados!) façam contrato com um operador onde a velocidade de UPLOAD é DEZ vezes inferiores à concorrência... e com o PIORES modems do mercado... e não vou sequer falar nas BOX de TV e na lentidão e problemas de operação...
Reputação 5
Crachá
Depois de alguns pedidos de informação sobre a possibilidade de ter em hfc (cabo) a velocidade de 100Mbps de upload em que me disseram que era possivel em minha casa. fiz 2 tentativas para alteração de serviço.
Depois de a parte comercial ter aceite o meu pedido de alteração para 400/100 (onde fui extremamente claro que era em hfc e velocidade de upload de 100Mbps), quando volto a telefonar para confirmar as condições, afinal estava 20Mbps de upload!
Cancelei. 2ª tentativa, agora sem manter a box IRIS (que foi o que tentei na 1ª vez), com as condições diretinhas tal como estava no site. Mais uma vez, aceitaram o pedido com os 400/100. Mais uma vez, depois da marcação da intervenção, torno a telefonar para confirmar e garantir quais as condições. Mais uma vez, o que aparece no sistema é 400/20! Não vale a pena descrever tudo, mas só no dia da intervenção é que insisto para ver o que se passa e volto a falar com o departamento técnico onde me dizem que em minha casa NÃO há 100Mbps por hfc! Finalmente!

No documento que enviam para se confirmar as novas condições do contrato que se vai iniciar, propositadamente ou não (não vou fazer juizos de valor) não aparece a velocidade de upload, só de download! CONFIRMEM, antes de aceitar! Telefonem novamente para os serviços e confirmem o que está no "sistema". "Qual é mesmo a velocidade de upload que está contratado?". A confusão pode ainda ser maior se, por acaso, no mesmo prédio existir NOS em cabo e fibra!

Portanto, não me admira nada haver situações em que a velocidade de upload não seja aquela que esperavam e que, aparentemente, combinaram na subscrição do serviço. As situações aqui descritas em que tem uma "melhor" velocidade de download e uma de upload "não esperada", poderá ter sido mesmo isso, o que é pedido é uma coisa ou que na realidade ficou registado é outra! Não digo que seja isto os casos aqui descritos, mas é muita coincidencia ser tão certinho nos 20Mbps!

Vivendo e aprendendo!
Reputação 7
Crachá
Depois de alguns pedidos de informação sobre a possibilidade de ter em hfc (cabo) a velocidade de 100Mbps de upload em que me disseram que era possivel em minha casa. fiz 2 tentativas para alteração de serviço.
Depois de a parte comercial ter aceite o meu pedido de alteração para 400/100 (onde fui extremamente claro que era em hfc e velocidade de upload de 100Mbps), quando volto a telefonar para confirmar as condições, afinal estava 20Mbps de upload!
Cancelei. 2ª tentativa, agora sem manter a box IRIS (que foi o que tentei na 1ª vez), com as condições diretinhas tal como estava no site. Mais uma vez, aceitaram o pedido com os 400/100. Mais uma vez, depois da marcação da intervenção, torno a telefonar para confirmar e garantir quais as condições. Mais uma vez, o que aparece no sistema é 400/20! Não vale a pena descrever tudo, mas só no dia da intervenção é que insisto para ver o que se passa e volto a falar com o departamento técnico onde me dizem que em minha casa NÃO há 100Mbps por hfc! Finalmente!

No documento que enviam para se confirmar as novas condições do contrato que se vai iniciar, propositadamente ou não (não vou fazer juizos de valor) não aparece a velocidade de upload, só de download! CONFIRMEM, antes de aceitar! Telefonem novamente para os serviços e confirmem o que está no "sistema". "Qual é mesmo a velocidade de upload que está contratado?". A confusão pode ainda ser maior se, por acaso, no mesmo prédio existir NOS em cabo e fibra!

Portanto, não me admira nada haver situações em que a velocidade de upload não seja aquela que esperavam e que, aparentemente, combinaram na subscrição do serviço. As situações aqui descritas em que tem uma "melhor" velocidade de download e uma de upload "não esperada", poderá ter sido mesmo isso, o que é pedido é uma coisa ou que na realidade ficou registado é outra! Não digo que seja isto os casos aqui descritos, mas é muita coincidencia ser tão certinho nos 20Mbps!

Vivendo e aprendendo!

A NOS não faculta nos contratos o upload é Penso ter 2 motivos para o fazer, 1. Na maioria dos casos o cliente só quer porque os outros têm e a concorrência oferece, uso real tem zero vantagens, mesmo que não se aplique a todos os clientes. 2. É a que oferece o upload mais baixo do mercado e pelos motivos que referi no ponto 1.

Clientes FTTH têm já os 100Mb de upload à mais de 1 ano, clientes em HFC também é possível, mas se tiver a tecnologia DOCSIS 3.1
Também bastante a situação de o próprio apoio ao cliente não diferenciar o HFC do FTTH, simplesmente não sabem o que é e por esse motivo o cliente é enganado involuntáriamente.
Reputação 4
Caros

Como saber se em determinada zona já está disponivel o DOCSIS 3.1 ? Algum local onde saber ou só perguntando ao operador ?
Reputação 5
Crachá
Caros

Como saber se em determinada zona já está disponivel o DOCSIS 3.1 ? Algum local onde saber ou só perguntando ao operador ?


Só conheço o método perguntando ao operador (falar mesmo com o departamento técnico) e mesmo assim, pelos visto, não é seguro! Eu confirmaria com mais que um telefonema para apanhar mais que um operador e deixar bem claro que é sobre cabo coaxial (mencionar hfc, DOCSIS 3.1 também, mas a parte do cabo é mais seguro referir).

Nao garanto sucesso na exatidão da resposta 😐.
Reputação 7
Crachá
Caros

Como saber se em determinada zona já está disponivel o DOCSIS 3.1 ? Algum local onde saber ou só perguntando ao operador ?

Eh questionando o apoio técnico. Mas como já se sabe, alguns pouco ou nada entendem do assunto, pelo que podem errar na informação, pois a primeira linha do apoio técnico é pessoas que seguem um guião por assim dizer, eles não entendem nada técnico. Se se fizer questões mais profundas eles precisam encaminhar para técnicos de verdade, aí sim, esses já esclarecem.
Em zonas sem o DOCSIS 3.1 não é suposto que eles façam sequer ofertas surreais, mas como há de tudo ali, lá aparece estes casos.
Reputação 4
Crachá
Zonas com docsis 3.1 ? toda a rede hfc já tem docsis 3.1 , já foi confirmado N vezes em comunicados oficiais pela parte da NOS!!

além do mais, sem docsis 3.1 não havia pacotes 400 e 1Gb, pois esses usam router 5.0 docsis 3.1. Qualquer cliente HFC pode aderir esses 2 pacotes, tem é a questão do upload

Outra questão é o upload, mesmo rede sendo já toda 3.1, tem primeiro de tudo verificar pessoalmente cada célula, efectuar manutenção e retirada de ruido nas frequencias mas baixas que upload vai utilizar
Reputação 7
Crachá
Zonas com docsis 3.1 ? toda a rede hfc já tem docsis 3.1 , já foi confirmado N vezes em comunicados oficiais pela parte da NOS!!

além do mais, sem docsis 3.1 não havia pacotes 400 e 1Gb, pois esses usam router 5.0 docsis 3.1

Não está nada em toda rede.
Não afirme coisas que não têm certeza.
Por alguma razão a NOS menciona no site que as velocidades necessitam de validação técnica antes da contratação.
Reputação 4
Crachá
Tem validar o upload....

então estã chamar mentirosos aos responsaveis da NOS ? 1T2018 foi concluido o docsis 3.1

informe-se primeiro antes de andar lançar aqui confusão

REPITO : qualquer cliente HFC pode aderir a pacotes docsis 3.1 com router 5.0, a questão está que neste momento o upload está limitado a 20Mb
Reputação 7
Crachá
Tem validar o upload....

então estã chamar mentirosos aos responsaveis da NOS ? 1T2018 foi concluido o docsis 3.1

informe-se primeiro antes de andar lançar aqui confusão

Estou sim.
Se não viesse falar sem saber já sabia que há zonas tão congestionadas que nem é possível sequer passar o 50Mb de velocidade.

Lançar confusão é dizer a verdade? Vá vender serviços NOS pela rua e deixe o fórum para os clientes.

Acha que dá para confiar na NOS? Então confie pois ganha o seu.
Se confiasse na NOS não estava com o Pack Extra em desactivação depois de a moderação me dizer que era grátis.
Informe se antes, por vendedores assim é que a NOS tem a reputação que tem.
Reputação 7
Crachá
Tem validar o upload....

então estã chamar mentirosos aos responsaveis da NOS ? 1T2018 foi concluido o docsis 3.1

informe-se primeiro antes de andar lançar aqui confusão

REPITO : qualquer cliente HFC pode aderir a pacotes docsis 3.1 com router 5.0, a questão está que neste momento o upload está limitado a 20Mb

Repito. MENTIRA
Reputação 4
Caros

Eu não pretendo alimentar polémicas, mas realmente gostaria de ter acesso a informação sobre a disponibilidade do DOCSIS 3.1 que fosse real e de confiança, coisa que como infelizmente tenho de dizer não é com o pessoal da NOS. Não que não sejam honestos, mas sim porque também eles não têm essa informação e como aqui atrás foi referido alguns nem saber do que estão a falar, falta de informação e formação.

Cumprimentos
Reputação 5
Crachá
Até podem ter o DOCSIS 4.0 (joking!), mas se o backbone não estiver preparado, bem podem dizer que até tem disponivel o DOCSIS 10.0!

E é um facto que andaram a propagandear que até ao final de 2018 estaria espalhado por TODA a rede a possibilidade de uploads como deve ser (100 ?)
Reputação 7
Crachá
Caros

Eu não pretendo alimentar polémicas, mas realmente gostaria de ter acesso a informação sobre a disponibilidade do DOCSIS 3.1 que fosse real e de confiança, coisa que como infelizmente tenho de dizer não é com o pessoal da NOS. Não que não sejam honestos, mas sim porque também eles não têm essa informação e como aqui atrás foi referido alguns nem saber do que estão a falar, falta de informação e formação.

Cumprimentos

O ter essa informação só mesmo através da linha.
Mas fica a dica, se estiveres numa zona congestionada (algumas tem TPA por cima de TPA, onde devia haver 4 clientes, há 16) nem o DOCSIS 3.1 te salva.
Se não apanhas a velocidade que contrataste, nem sequer te esforces, pois nem tendo o 3.1 te salva, pois significa congestionamento.
Se tens a velocidade contratada, é possível que tenhas a tecnologia disponível, mas apenas a NOS ou um técnico NOS te pode esclarecer. Preferencialmente um técnico dessa zona.
Reputação 4
Caro Pedro

Durante muitos anos tive bastantes problemas e raramente tinha a velocidade contratada. Há cerca de 2 anos renegociei e depois de muitas queixas de nunca ter as velocidades contratadas, na altura 120mb (raramente tinha metade disso), propuseram me passar para 200mb com router 4.0.

Na altura tive muitas reticencias, pois se não atingia os 120, muito menos os 200mb, mas curiosamente não sei se do DOCSIS 3.1, se do router ou do que quer que fosse, o que é certo é que por cabo tenho mesmo 200/20 mb.

Isto pode querer significar alguma coisa para ajudar a esclarecer ? Jamais confio na palavra da NOS!!!!

Comentário