Header
Respondido

NOS IRIS - Troca do Router 3.0 para 4.0?


Bom dia!

Tenho o pacote NOS IRIS (com Internet 120Mbps) com o Router 3.0. É possível pedir a trocar do Router (do 3.0 para o 4.0)? Existe alguém que já o tenha feito?

Obrigado
icon

Melhor resposta por Tiago C. 15 March 2018, 14:46

Ver pergunta inicial

31 Comentários

Deixem que vos diga a coisa tenho diversas quebras de NET velocidades lentas tenho o HUB 3.0 qual não é o meu espanto que o técnico a vir a minha casa para substituir o router que estava com avaria, quando fez os testes tinha valore de 40, 50, 60 e chegou a ter de 90 ao questionar os colegas do serviço técnico a resposta que me foi dada foi o seguinte o senhor não atinge a velocidade de 90 ou 100 megas por cabo por não ter um PC com placa de Giga, então eu sou cliente desde a senhora TV Cabo e nunca em contrato algum está explícito que tinha de ter placa de Giga para ter os valores que foram contratualizados, enfim com esta é que foi o fim da macacada....P.S mais alguém tem uma situação á minha? Cumprimentos.

Caro @Pedro Mestre:
Com todo o respeito, a sua interrogação/admiração/"espanto", revela impreparação/desconhecimento da sua parte para ter efectuado a contratualização de um serviço de 100mbs sobre o qual aparentemente, pouco conhece/conhecia. Em bom Português: Assinou de cruz. Estou a lembrar-me daquela resposta que no Min. das Finanças costumam dar aos contribuintes quando eles incumprem e depois alegam desconhecimento da Lei para justificarem aquele incumprimento: "A regra geral é a de que o desconhecimento da lei não justifica o seu incumprimento nem o isenta de eventuais sanções". Parece-me ser este o seu caso. O facto de não saber que ia ser necessário que o seu pc tivesse uma placa de rede que suportasse as velocidades que contratou não o isenta da responsabilidade e necessidade de ter aquele mesmo conhecimento/informação. Por outras palavras: Quando contratou o fornecimento de ligação à internet, sabia que ia precisar de um equipamento qualquer que lhe permitisse visualizar os conteúdos da mesma e com certeza não estava à espera que isso estivesse escrito no contrato nem que esse equipamento lhe fosse oferecido... Poderá pensar que isso é de senso comum. Mas também é do senso comum que o pc tem de estar preparado para tirar partido daquelas velocidades. Quando se senta ao volante de um vulgar Fiat Punto, com todo o respeito pelos Fiat's Punto deste mundo, não ficará certamente à espera que ele atinja os 300km/h...:8

Na instalação de casa ainda tenho router 3.0, actualmente a NOS já instala routers 5.0, a cobertura wifi desta coisa que tenho, num apartamento T3 pequeno, nem é boa nem é má, é uma real e valente me..a, mesmo estando literalmente em cima do router, a velocidade máxima atingida, numa ligação de 120mbps, são 25 / 30mbps, a 5mt do router já nem aos 10mbps chega, mesmo não havendo mais nada ligado ao router...Tou fartinho de reclamar desta situação na linha de apoio, já me disseram da mesma  linha que o meu router é muito antigo, mas só podem substituir o equipamento se fizer um novo contrato para velocidade de 500mbps, claro que, se a velocidade por cabo for 500mbps, a mesma por wifi tem obrigação de ser mais rápida do que é agora, o que eu não percebo é porque é que eu tenho de fazer um novo contrato, com novo período de fidelização e pagar mais, para resolver um problema que devia ser resolvido gratuitamente no contrato actual... depois perdem clientes e não sabem porquê….

Reputação 7
Crachá +2

Na instalação de casa ainda tenho router 3.0, actualmente a NOS já instala routers 5.0, a cobertura wifi desta coisa que tenho, num apartamento T3 pequeno, nem é boa nem é má, é uma real e valente me..a, mesmo estando literalmente em cima do router, a velocidade máxima atingida, numa ligação de 120mbps, são 25 / 30mbps, a 5mt do router já nem aos 10mbps chega, mesmo não havendo mais nada ligado ao router...Tou fartinho de reclamar desta situação na linha de apoio, já me disseram da mesma  linha que o meu router é muito antigo, mas só podem substituir o equipamento se fizer um novo contrato para velocidade de 500mbps, claro que, se a velocidade por cabo for 500mbps, a mesma por wifi tem obrigação de ser mais rápida do que é agora, o que eu não percebo é porque é que eu tenho de fazer um novo contrato, com novo período de fidelização e pagar mais, para resolver um problema que devia ser resolvido gratuitamente no contrato actual... depois perdem clientes e não sabem porquê….


porque é uma alteração contratual. o router 3.0 funciona bem, recentemente troquei do 3.0 para 5.0 e em velocidade está igual e alcance talvez mais uns 5/10%.

Na instalação de casa ainda tenho router 3.0, actualmente a NOS já instala routers 5.0, a cobertura wifi desta coisa que tenho, num apartamento T3 pequeno, nem é boa nem é má, é uma real e valente me..a, mesmo estando literalmente em cima do router, a velocidade máxima atingida, numa ligação de 120mbps, são 25 / 30mbps, a 5mt do router já nem aos 10mbps chega, mesmo não havendo mais nada ligado ao router...Tou fartinho de reclamar desta situação na linha de apoio, já me disseram da mesma  linha que o meu router é muito antigo, mas só podem substituir o equipamento se fizer um novo contrato para velocidade de 500mbps, claro que, se a velocidade por cabo for 500mbps, a mesma por wifi tem obrigação de ser mais rápida do que é agora, o que eu não percebo é porque é que eu tenho de fazer um novo contrato, com novo período de fidelização e pagar mais, para resolver um problema que devia ser resolvido gratuitamente no contrato actual... depois perdem clientes e não sabem porquê….


porque é uma alteração contratual. o router 3.0 funciona bem, recentemente troquei do 3.0 para 5.0 e em velocidade está igual e alcance talvez mais uns 5/10%.

O funcionar bem é um bocado relativo, se considerar que “só” existe uma perda de velocidade de cerca de 600% comparativamente às velocidades por cabo, pois mesmo numa ligação de 200mbps, a velocidade wireless não ultrapassa os 25 / 30mbps (ao pé do router), em certos sítios nem aos 10mbps chega, e ainda não trocaram o router, vêm cá hoje um técnico ver o que se passa... 

Problema resolvido, router substituído por um 5.0.

 

Na frequência 5GHz consigo velocidades quase idênticas às dos equipamentos que tenho ligados por cabo, nos equipamentos que estão mais longe do router, as velocidades variam entre os 70 / 90mbps.

Reputação 7
Crachá +2

O funcionar bem é um bocado relativo, se considerar que “só” existe uma perda de velocidade de cerca de 600% comparativamente às velocidades por cabo, pois mesmo numa ligação de 200mbps, a velocidade wireless não ultrapassa os 25 / 30mbps (ao pé do router), em certos sítios nem aos 10mbps chega, e ainda não trocaram o router, vêm cá hoje um técnico ver o que se passa... 

 

A velocidade WiFi é manhosa, por assim dizer. Nesse caso não posso ir contra a NOS ou defender os outros operadores (embora tenha certeza que o ROUTER da VODAFONE bate QUALQUER ROUTER da NOS aos pontos no que toca a qualidade WiFi, e a Vodafone não precisa de ter MEIA DUZIA de equipamentos, que simplesmente tornam a oferta ridícula e complexa a todos os níveis).

 

O que eu faço desde o ROUTER 4 (portanto, interface de configuração REMOTO, e sem qualquer controle por parte do utilizador no que toca a configurar devidamente os equipamentos) é colocar os CANAIS das redes WiFi SEMPRE em AUTO (automático). Dessa forma consigo ter uma rede “estável”, embora não existam milagres no que toca, por exemplo, ao WiFi 5Ghz, que perde MUITA velocidade ao aumentar a distância do Router (depende do equipamento que se liga, se tem boas antenas, etc etc)

Comentário