Header
Destaque

Wi-Fi – Normas e Bandas


Reputação 7
Crachá +5

Queremos que tenha sempre a melhor experiência de Wi-Fi em sua casa, tanto a nível de cobertura como de velocidade e estabilidade!

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens passamos à explicação do que são as normas e bandas Wi-Fi.

Neste artigo vamos mostrar-lhe tudo sobre as redes Wi-Fi, o que as diferencia, e como se consegue ligar a uma rede Wi-Fi.

 

O que é o Wi-Fi 4?

O Wi-Fi 4 tem as seguintes características:

  • Também designado pela norma IEEE 802.11n;
  • Usa habitualmente o espectro dos 2.4GHz;
  • É atualmente o mais comum;
  • Na banda dos 2.4 GHz tem 13 canais de frequência de 20 MHz sobrepostos – alguns equipamentos poderão apenas suportar 11. Destes 13, 3 não são sobrepostos.
  • Utilizando o espectro dos 2.4 GHz, o comprimento de onda é o maior, e por isso tem mais alcance que outras normas que utilizem o espectro dos 5 GHz.

 

O que é o Wi-Fi 5?

O Wi-Fi 5 tem as seguintes características:

  • Também designado pela norma IEEE 802.11ac;
  • Usa apenas o espectro dos 5 GHz;
  • Tem 25 canais de 20 MHz não sobrepostos – os equipamentos nesta norma utilizam normalmente canais de 40 MHz, o que permite o dobro da velocidade.
  • Como não tem sobreposição de canais, é menos provável que existam interferências.
  • Existem menos equipamentos ligados a esta gama de frequências, por isso, o sinal apresenta-se pouco saturado;

 

O que é o Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 tem as seguintes características:

  • Funciona em ambos os espectros 2.4GHz e 5GHz;
  • A velocidade é superior, porque mais dados são transmitidos ao mesmo tempo, tudo graças à tecnologia MIMO melhorada. 
  • A rede é mais eficiente, porque é feita uma partilha de canais para aumentar a eficiência da rede, com o objetivo de diminuir a latência para tráfego de Uplink e Downlink;
  • Existe uma grande redução de consumo de bateria nos equipamentos, graças ao Target Wake Time (TWT), que faz com que hibernem e despertem quando existe ou não transmissão de dados.

 

O que é o Wi-Fi 6e?

O Wi-Fi 6e tem as seguintes características:

  • Funciona nos espectros 2.4 GHz, 5GHz ou 6GHz;
  • velocidade é superior até 1Gbps, porque mais dados são transmitidos ao mesmo tempo, tudo graças à tecnologia MU-MIMO melhorada. 
  • A rede é mais eficiente, porque é feita uma partilha de canais para aumentar a eficiência da rede, com o objetivo de diminuir a latência para tráfego de Uplink e Downlink;
  • Encriptação Wi-Fi WPA3, um novo protocolo de segurança, aumentando a fiabilidade na ligação Wi-Fi com os seus equipamentos.
  • Tem 14 canais de 80 MHz e 7 canais de 160MHz 
  • Existe uma grande redução de consumo de bateria nos equipamentos, graças ao Target Wake Time (TWT), que faz com que hibernem e despertem quando existe ou não transmissão de dados.

 

Bandas Wi-Fi

Existem, neste momento, em funcionamento duas Bandas Wi-Fi, a 2.4GHz e a 5GHz. Em soluções com tecnologia Wi-Fi 6e, como o Wi-Fi Total 6e, pode já encontrar a banda de 6GHz. Vamos apresentar-lhe algumas das diferenças entre elas.

  • 2,4 GHz – É usada pela maioria dos equipamentos que emitem nesta frequência por Wi-Fi ou não, como routers, micro-ondas, alarmes, smartphones, tablets, computadores portáteis, entre outros.
    Vantagens e desvantagens:

    Vantagens:

    • Compatibilidade com a maioria das normas Wi-Fi;
    • Longo alcance;
    • Sinal atravessa a maioria dos obstáculos;

    Desvantagens:

    • Sobrelotação e sobreposição dos canais;
    • Utilizada por muitos equipamentos;
    • Mais suscetível a Interferências;

     

 

  • 5GHz e 6GHz– A mais recente inovação de bandas Wi-Fi, e é uma frequência mais ampla, com 23 canais de transmissão que não se sobrepõem, na rede 5GHz e na rede  Tem 14 canais de 80 MHz e 7 canais de 160MHz.

    Vantagens e desvantagens:

    Vantagens:

    • Velocidades mais rápidas;
    • Não existe sobreposição de canais;
    • Sem interferência com outros equipamentos;

    Desvantagens:

    • Menor alcance;
    • Melhor performance numa utilização “dentro de casa”;
    • Dificuldade em ultrapassar obstáculos;

 

Como ligar a uma rede Wi-Fi

Aceder à rede Wi-Fi em casa é simples, mas antes precisa ter consigo:

  1. O nome da rede Wi-Fi;
  2. A palavra-passe de acesso à rede;

Esta informação de acesso está, regra geral, num autocolante debaixo do router. Nos routers NOS, o nome da rede Wi-Fi está à frente de "SSID" e a palavra-passe de acesso, composta por números e letras, está à frente de "Wireless Key".
 

Configure o acesso num computador Windows:

  1. Selecione o ícone de rede 🌐;
  2. Escolha a rede Wi-Fi do seu router NOS;
  3. Insira a palavra-passe de acesso;

Saiba mais aqui.


Configure o acesso num computador Apple:

  1. Selecione o ícone de rede 🌐;
  2. Escolha a rede Wi-Fi do seu router NOS;
  3. Insira a palavra-passe de acesso;

Saiba mais aqui.


Configure o acesso num smartphone:

  • Android
    1. A partir do ecrã principal, escolha a App “Definições”;
    2. De seguida escolha “Rede e Internet” e selecione “Internet”;
    3. O seu dispositivo irá procurar automaticamente redes Wi-Fi disponíveis. Toque no nome da rede Wi-Fi a que pretende aceder;
    4. Insira a password de acesso à rede.

    Saiba mais aqui.

  • iOS
    1. A partir do ecrã principal, escolha “Definições”;
    2. De seguida escolha “Wi-Fi” e ative o Wi-Fi;
    3. O seu dispositivo irá procurar automaticamente redes Wi-Fi disponíveis. Toque no nome da rede Wi-Fi a que pretende aceder;
    4. Insira a password de acesso à rede.

    Saiba mais aqui.

Fique a conhecer mais sobre Canais Wi-Fi e como escolher o melhor através do nosso artigo:

 

Fale connosco se tiver dúvidas, estamos sempre disponíveis para ajudar.😊


27 Comentários

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/0-02mbps-de-velocidade-com-contrato-de-200mbps-4393
Boa noite



Não apanho o wifi no computador mas tenho sinal quando ligo o cabo. Nos telemóveis apanho a rede de casa mas o computador apanha todas as redes aqui ao pé mas não apanha a de casa. Como posso fazer para ligar à de casa se a mesma não aparece na lista das redes?

Nunca tinha acontecido e já esteve ligado por wifi em casa a esta rede. Talvez seja algum bloqueio que não sei, pois apanha as outras.

Obrigado.
Reputação 7
Crachá +2
@Chess será que reiniciar o router não resolve isso?
Sim. Acho que vou experimentar isso.

Já agora obrigada pela informação para sintonizar o canal Panda manualmente. Após algumas tentativas já consegui colocar o canal na tv.

Cpts,
Reputação 4
Crachá +1
E já existe alguma previsão para a NOS ter a norma AC nos seus routers (à semelhança do que já acontece com a MEO e a VODAFONE) ?
Reputação 4
Crachá +1
E já existe alguma previsão para a NOS ter a norma AC nos seus routers (à semelhança do que já acontece com a MEO e a VODAFONE) ?
Reputação 7
Crachá +1
E já existe alguma previsão para a NOS ter a norma AC nos seus routers (à semelhança do que já acontece com a MEO e a VODAFONE) ?



O 4.0 que estão a colocar nos novos clientes é Norma AC
Reputação 4
Crachá +1
E a troca do router é automática ou a pedido ?

Obrigado.
Reputação 7
Crachá +1
Algum moderador poderá responder com mais propriedade que eu, mas penso que neste momento só nos novos clientes .



Provavelmente daqui a uns tempos será também por troca por avaria ou problemas no 3.0 , mas depende da politica comercial que a NOS adoptar.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Angelo Calvo. :)



O @Armindo Mateus deu uma boa ajuda. 🙂

De momento, o novo Router Wi-Fi 4.0 está, gradualmente, a ser disponibilizado. Assim que surjam novidades para os atuais clientes, divulgamos nos canais habituais.
Tenho uma curiosidade e gostaria de ser esclarecido sobre a mesma: a rede wi-fi utilizada pela NOS ainda é a GEPON ou já é a GPON regida pela norma ITU-T?

Grato.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @guituxo, bem-vindo. :)



As redes GEPON e GPON são estruturas de rede de acesso de fibra ótica, não estão relacionadas com a emissão Wi-Fi de equipamentos de Internet.

A da NOS é GPON, que é a usada, maioritariamente, na Europa e Asia, e sim, é regida pela norma ITU-T.

Esperamos ter conseguido esclarecer a sua dúvida. 🙂
Reputação 1
Olá, @guituxo, bem-vindo. :)



As redes GEPON e GPON são estruturas de rede de acesso de fibra ótica, não estão relacionadas com a emissão Wi-Fi de equipamentos de Internet.

A da NOS é GPON, que é a usada, maioritariamente, na Europa e Asia, e sim, é regida pela norma ITU-T.

Esperamos ter conseguido esclarecer a sua dúvida. :)




GPON - Gigabit Passive Optical Network (Rede Optica Passiva a Gigabit ) - não usa laser "activo", apenas receptor e refletor.
Gostava de saber se é possível usar apenas a rede de 2.4ghz, o sinal de rede passa de quase no máximo para o minimo sem mudar o laptop de sitio e eu acho que deve estar relacionada com o meu pc mudar a frequencia de recepção, isso acontecia quando tinha um repetidor com o mesmo SSID, o meu pc ora escolhia um ou o outro e mudava constantemente a velocidade de ligação.

Obrigado.
Reputação 7
Crachá +2
Podes criar duas redes separadas, uma para 2.4 e outra para 5ghz e por o computador a ligar-se exclusivamente à 2.4ghz.
Crachá
A NOS vai colocar-me o novo Power Router mas colegas disseram-me que nem todos os aparelhos são compatíveis com esse Router e que embora seja mais potente tem menos alcance. Ora a minha questão com a NOS era o facto de ter um péssimo sinal de wi-fi em casa. Agora se este novo router tem menos alcance então ando de cavalo para burro.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Geogalhano 🙂



Queremos ajuda-lo. :)



A única diferença é que passa a ter a rede de 5GHz disponível, para poder navegar com uma velocidade superior.



A rede 2.4GHz é uma rede genérica a todos os equipamentos.



Sugerimos apenas que aceda a pagina interna do Router (aminhanet.nos.pt), e faça a alteração do nome das duas redes existindo a uma diferenciação, facilitando o acesso.
Crachá
Estimado Mário P.: Eu sei que existem duas redes sim, o técnico explicou-me isso, e que a 5G é mais rápida, o provlema é que só apanho a 5 G a uns miseros 2 ou 3 metros do Router, no resto da divisão da casa nunca a apanho, pelo que só tenho a rede 2.4 disponível e que se veio a verificar inferior em termos de velocidade ao anterior router que tinha desde sempre. Mais uma vez o meu problema continua, apanho as redes da vodafone dos meus vizinhos todos, desde o 1º andar ao 3º andar e a minha a uns passos do router deixo-a de a ver. Não me venham a falar da construção do prédio, pois os meus vizinhos moram no mesmo prédio, a contrução é a mesma, inclusive apanho a net do prédio ao lado. Resumindo o meu problema piorou e fiquei pior servido, pois com esta nova fidelização para ter este Power Router, foi-me retirado plafond de internet nos telemóveis, pelo que neste momento considero o serviço inferior ao anterior. A Vodafone informa-me que coloca aqui fibra em casa, dá-me um repetidor e um router de 200 MB apenas por mais uns 4 euros ainda por cima com duas mensalidades grátis, pois considera esta zona especial. Pergunto, o que está á espera a NOS para resolver um problema que se faria com um repetidor ou aumentando a velocidade do router dos atuais 120 Mb para os 200 Mb. Estou ainda nos 14 dias, pelo que a atitude a ter pela minha parte creio ser óbvia. Já reclamei via mail, mas sem resposta. Tenho hoje a vodafone a telefonar-me e a mostrar interesse, pelo que retirem as vossas conclusões.

Em anexo vai a imagem do último teste que fiz ontem à noite. Como esta arranjo várias.

Boa tarde,

A velocidade da minha internet é bastante inferiro à contratada.

Estou a trabalhar de casa, preciso de fazer videochamadas, que ficam paragens e as pessoas ouvem-me e vêem-me com delay.

Estou a usar um laptop, a 2 metros do router.

A velocidade contratada é de 120 mbps e tenho na realidade 19,7 mbps, conform imagem abaixo.

Não liguei para a linha de apoio pois recebi mensagem da NOS nesse sentido (minimizar as chamadas). 

Como podem resolver?

Obrigada,

Ana

 

Reputação 7
Crachá +2

Desligar o router da corrente e voltar a liga. Não ligue para a NOS porque neste caso a sua velocidade wifi está dentro do aceitável que seria superior a 10mbps.

Reputação 7
Crachá +5

@ANA LM  Boa tarde,  reinicie o Router e faça um teste de velocidade por computador ligado  por cabo  ao Router aqui:  https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx se a velocidade de download for baixa como no print que publicou, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS à moderação do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. para que  possam ser efectuados outros despistes.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ANA LM, @Guimas e @Jose Rodrigues

@ANA LM, após reiniciar o seu Router a dificuldade de acesso mantém-se? Fez o teste através do wi-fi ou o cabo de rede? 

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigada 

9e7521a2-d733-46c9-b175-1e14f0e0e1ea.jpg


Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona, quais as suas vantagens passamos à explicação do que são as normas Wi-Fi. 🆒 Já sabe que o Wi-Fi funciona através de ondas rádio, mas será que sabe que existem normas que servem de padrão a estas redes? Neste artigo queremos explicar-lhe um pouco mais sobre o assunto.

 

 

ffaacc3b-bcf3-4f16-ac58-afa08ad81eab.png


E para falar em Wi-Fi temos que falar na norma IEEE 802.11, a norma base para as redes sem fios e uma das invenções tecnológicas mais marcantes das últimas décadas. :)
Esta norma é, atualmente, a ligação, sem fios, em todo o mundo, tendo sofrido evoluções e melhorias ao longo dos anos, o que originou variantes melhoradas, rentáveis e mais eficientes.

Atualmente, esta é a norma padrão utilizado nas redes locais sem fios, em todo o mundo, tendo vindo a evoluir ao longo dos tempos, originando versões melhoradas, mais eficientes e com maior rentabilidade.

Destas variantes, as mais utilizadas são a IEEE 802.11, 802.11b, 802.11g, 802.11n e a 802.11ac.

 

 

 

 

cda42107-de00-4043-9ca6-df14105fc875.png


Fonte: Wikipedia e iBwave

Estas velocidades máximas, são apresentadas na teoria de cada norma, uma vez que são afetadas por:

 

 

  • cobertura, que varia conforme a estrutura de cada casa
  • interferência de outros dispositivos
  • equipamentos compatíveis com a velocidade -> existem limitações dos próprios dispositivos, tanto a nível de hardware como software (ex: processador interno ou até mesmo o sistema operativo)
  • configurações do router -> por exemplo, a configuração em modo bridge é desaconselhada numa oferta de 1Gbps


Bandas Wi-Fi

Existem, neste momento, em funcionamento duas Bandas Wi-Fi, a 2.4GHz e a 5GHz. Vamos apresentar-lhe algumas das diferenças entre elas. 🙂
2,4 Ghz – É usada pela maioria dos equipamentos que emitem nesta frequência por Wi-Fi ou não, como routers, micro-ondas, alarmes, smartphones, tablets, computadores portáteis, entre outros.

Vantagens

  • Compatibilidade com a maioria das normas Wi-Fi
  • Longo alcance
  • Sinal atravessa obstáculos


Desvantagens

  • Sobrelotação e sobreposição dos canais
  • Utilizada por muitos equipamentos
  • Interferências


5 Ghz – A mais recente inovação de bandas Wi-Fi, e é uma frequência mais ampla, com 23 canais de transmissão que não se sobrepõem.

Vantagens

  • Velocidades mais rápidas
  • Não existe sobreposição de canais
  • Sem interferência com outros equipamentos


Desvantagens

  • Menor alcance
  • Melhor performance numa utilização “dentro de casa”
  • Não ultrapassa obstáculos

 

f9ebf9d3-8a48-48f7-ab62-9c88086d1f50.png

 


Não perca a próxima publicação, onde vamos dar algumas dicas e conselhos para melhorar o sinal do Wi-Fi em sua casa! 🙂

 

Então . Hoje apercebi-me de que mesmo sem obstáculos não consigo aceder a 5GHz . Uso internet sem fios e estou num quarto ao lado . Mesmo assim tenho portas abertas . Obviamente tenho uma parede a bloquear a ligação mas se as portas de ambos os quartos estão abertas , não era suposto eu conseguir utilizar a 5GHz ? O meu PC tem antenas para apanhar o sinal e mesmo assim continua no mesmo . E mesmo fazendo um teste de internet , os resultados foram de 67MBps de download , só consigo ter um alcance de 8.8MBps quando a fazer download de um jogo como exemplo . O router é um GIGA Router (Router Wi-Fi 5.0) . Por favor digam como resolver o problema .

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @PAULO FILIPE GOMES CASTRO experimente reiniciar o router e também fazer reset

se os problemas se mantiverem ligue 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS para que um técnico possa elaborar outros testes que levem à detecção do problema.

Reputação 7
Crachá +2

Ligue a 5ghz junto do router e deverá conseguir.

Comentário