Header
Respondido

kanguru livre xl extremamente lento


Bom dia,

Adquiri ontem um Kanguru Livre XL com o respetivo hotspot (49,90€), carreguei com 15€ e esperava que, tal como publicitavam, pudesse começar a navegar, só que não. A velocidade de download raramente passa os 0,6Mbps. Não estava à espera de velocidades estonteantes, mas menos do que 12Mbps é simplesmente mau demais, para quem acabou de pagar 64,90€. O Acontece que adquiri o hotspot NOS e o cartão XL para poder trabalhar à distância, nesta época de isolamento... O mais engraçado é que no meu telemóvel, também com um cartão 4g NOS, o acesso internet é, na mesma localização, bem mais rápido. Para despistar se seria do hotspot ZTE de 49,90€, inseri o cartão Kanguru no telemóvel para testar a velocidade de acesso e de distribuição de internet, mais do mesmo, menos de 0,6/0,7 Mbps.

 

Evidentemente que me sinto defraudado, esperando que exista qualquer explicação e resolução rapidamente aplicável.

Cpts.

 

icon

Melhor resposta por oTonyStark 2 May 2020, 16:06

Ver pergunta inicial

9 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@João PT  Bom dia, experimente reiniciar o equipamento e faça um novo teste

Obrigado @Jose Rodrigues , já voltei a reiniciar o  hotspot e nada, tudo na mesma. Aliás, como atrás já havia dito, testei o cartão Kanguru inserido-o no meu telemóvel e a velocidade era na mesma muito baixa. O que contrasta com o cartão do meu número de telemóvel onde a velocidade de download é muito mais rápida.

 

Se não há solução só me resta proceder à devolução com a devida reclamação nos respetivos livros, de reclamação e de administração, e à publicitação nas redes sociais.

 

 

Reputação 6
Crachá

Olá, já experimentou verificar o apn através da página interna?

Boas @oTonyStark, não sei o que é o apn, nem como aceder à página interna. Se tiver dicas agradeço.

Obrigado,

JT.

Reputação 6
Crachá

Olá, para configurar o APN tem de aceder à página interna do seu hotspot através do cabo USB. Para verificar a configuração do APN veja este tópico.

 

Reputação 3

Também sinto os mesmos problemas e desconfio de traffic shapping. Evidências:

  • Exactamente no mesmo local do hotspot os meus dados móveis no meu telefone com um SIM pós-pago e a fazer de AP,  tenho velocidades aceitáveis (30 a 40 Mb apesar da promessa ser 150 Mb) e são estáveis sem quebras. Video chamadas funcionam muito bem e youtube com alta qualidade. Em suma tudo funcional, como se podia esperar
  • Com o Kanguru Livre XL no hotspot e apenas um utilizador/dispositivo (o mesmo PC do ponto acima), youtube fica pelos 480p (soluça em resoluções mais altas)
  • Um teste de traffic shaping no netmede.pt “crasha” e o hotspot perde a ligação por instantes
  • Video chamadas más e com quebras. Isso é problemático em teletrabalho.
  • Velocidades na ordem dos 2 a 3 Mb.. mas com flutuações de grande amplitude, salta  dos Kb para os Mb
  • No entanto, ao ver o NOSTV com dados no Kanguru funciona bem… (como boa resolução). Parece haver aqui alguma “seleção” de serviços bons e maus :´)
  • Fazer um upload de um ficheiro grande “flutua muito”
  • Já agora, já conseguimos fazer conferências ZOOM com várias pessoas a funcionar muito bem no KANGURU, mas de repente funciona mal no dia seguinte. Não é do local, estavam as mesmas pessoas no prédio e redondezas de um dia para o outro, foi uma época calma nessa semana. (e nos dados do telefone o serviço funcionava muito bem).
  • Além disso outras pessoas do nosso grupo de trabalho com WTF (rede NOS) também têm uma boa qualidade.

 

Como se explica que exactamente no mesmo local ligado à mesma antena dois dispositivos ligados em 4G tenham comportamentos tão diferentes? E não é a zona! Isto acontece em Lagoa e em Setúbal, portanto a distância entre antenas é garantida. :)

Na minha opinião este tarifário é um engodo. Com velocidades de 2 a 3 Mb dizer que é ilimitado é uma falácia, porque nunca se pode usar “todos” esses dados. A informação da linha de apoio é que não existia mesmo um limite (e eu acredito), e de facto nas páginas de apoio na NOS não é referido um limite de utilização responsável.Mas convenhamos, limitar a velocidade a 2 a 3Mb é criar um limite de dados ao longo do período que foi pago. Não têm limite, mas tem limite, percebem?

 

Eu carreguei com 30€ porque precisava disso para trabalhar remoto, mas tive de por vezes apenas ligar o hotspot do telefone para conseguir uma chamada de video para uma reunião. O Kanguru Livre XL serve bem para navegar numas páginas, emails… enfim “cenas” desse género. O serviço está limitado de propósito; acho que não servem bem os clientes dessa forma. 

Não tenho queixas dos outros serviços que tenho da NOS, mas deste Kanguru, que apenas subscrevi por uma necessidade pontual de 1 mês e paguei 30€ por isso, sinto-me defraudado.

Tenho certeza que serão muito mais pessoas nestas condições, pelo que vi nos diversos foruns na net. É pena, seria uma boa alternativa pontual, mas o produto não dá o que promete.

“Para uma utilização despreocupada”

Esta é a minha experiência com o producto. Trabalho na área da tecnologia e não me considero um leigo na matéria. Fiz outros testes de despiste para sustentar as minhas conclusões que nem estou a detalhar, senão o texto é muito maior e ninguém o lia :)

Não pensem que pagam 15€ ou o que quer que seja e que vão ter uma experiência “semelhante” ao que têm em casa. Vão ter uma experiência como se tinha há uns 10 anos atrás. Está nesse nivel.

 

 

 

 

 

Reputação 6
Crachá

Olá, já viu as políticas de utilização no site: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/tarifarios/Paginas/tarifarios-com-fatura.aspx ?

Reputação 3

Sim,  já tinha lido. Que parte se refere exatamente?

 

Não percebi bem porque pergunta:; mas as velocidades lentas e indisponibilidade foram desde o dia 1 do carregamento, caso esteja a referir-se a algum tipo de abuso de utilização. 

 

Não houve grande oportunidade de abusar a 2 Mb :)

Reputação 6
Crachá

Olá, percebo … já viu aquela questão do APN?

Comentário