Header
Respondido

Kanguru Livre XL com velocidades de 1 mbps. Que fazer?


Boa noite.

Comprei recentemente um hotspot e carreguei um cartão Kanguru Livre XL e a velocidade de navegação leva-me a crer que há algum problema. Anexo imagens com a velocidade anunciada para a freguesia em que me encontro e um teste de velocidade.

Que soluções propõem?

Obrigado. 

 

icon

Melhor resposta por André CFernandes 17 April 2020, 12:36

Ver pergunta inicial

35 Comentários

Aproveito para acrescentar que testei o mesmo cartão num smartphone e a velocidade foi pouco superior (máximo de 2 mbps).

Reputação 7
Crachá +5

Aproveito para acrescentar que testei o mesmo cartão num smartphone e a velocidade foi pouco superior (máximo de 2 mbps).

Boa noite, ligue o 16990 apoio tecnico opção 3 chamada gratis da rede NOS para que se pronunciem.

O apoio técnico reconheceu alguma instabilidade na rede 4G na minha zona, ao contrário do indicado em nos.pt. 

Foi-me sugerido que:

  1. Ligasse o hotspot por cabo USB ao portátil. O que permitiu «acelerar» a ligação para 4 Mbps.
  2. Alterasse a configuração da rede para me ligar por 3G, por ser uam rede mais estável na zona, o que me garantiu velocidades de 2 Mbps.

Não estava a contar com os anunciados 150 Mbps, mas andar entre 1-4 Mbps é simplesmente inaceitável e insuficiente para quem pretende usar a internet móvel Kanguru XL Livre como ferramenta de trabalho.

 

 

Reputação 6
Crachá

Olá, mas trata-se de uma estabilidade momentânea?

Reputação 3

(cópia de uma resposta que dei num outro tópico). Acredito que esta situação é muito comum, mas as pessoas não falam. É preciso que mais pessoas digam o que se está a passar. Está a ser prometido uma coisa, que não verdade não é oferecida .Atenção que não se trata de ter 150Mb (isso seria pedir demais), mas também não é 1Mb ou 2Mb que nem são estáveis. Se fosse estável e funcionasse a 20 30, Mb, então era optimo.

 

Também sinto os mesmos problemas e desconfio de traffic shapping. Evidências:

  • Exactamente no mesmo local do hotspot os meus dados móveis no meu telefone com um SIM pós-pago e a fazer de AP,  tenho velocidades aceitáveis (30 a 40 Mb apesar da promessa ser 150 Mb) e são estáveis sem quebras. Video chamadas funcionam muito bem e youtube com alta qualidade. Em suma tudo funcional, como se podia esperar
  • Com o Kanguru Livre XL no hotspot e apenas um utilizador/dispositivo (o mesmo PC do ponto acima), youtube fica pelos 480p (soluça em resoluções mais altas)
  • Um teste de traffic shaping no netmede.pt “crasha” e o hotspot perde a ligação por instantes
  • Video chamadas más e com quebras. Isso é problemático em teletrabalho.
  • Velocidades na ordem dos 2 a 3 Mb.. mas com flutuações de grande amplitude, salta  dos Kb para os Mb
  • No entanto, ao ver o NOSTV com dados no Kanguru funciona bem… (como boa resolução). Parece haver aqui alguma “seleção” de serviços bons e maus :´)
  • Fazer um upload de um ficheiro grande “flutua muito”
  • Já agora, já conseguimos fazer conferências ZOOM com várias pessoas a funcionar muito bem no KANGURU, mas de repente funciona mal no dia seguinte. Não é do local, estavam as mesmas pessoas no prédio e redondezas de um dia para o outro, foi uma época calma nessa semana. (e nos dados do telefone o serviço funcionava muito bem).
  • Além disso outras pessoas do nosso grupo de trabalho com WTF (rede NOS) também têm uma boa qualidade.

 

Como se explica que exactamente no mesmo local ligado à mesma antena dois dispositivos ligados em 4G tenham comportamentos tão diferentes? E não é a zona! Isto acontece em Lagoa e em Setúbal, portanto a distância entre antenas é garantida. :)

Na minha opinião este tarifário é um engodo. Com velocidades de 2 a 3 Mb dizer que é ilimitado é uma falácia, porque nunca se pode usar “todos” esses dados. A informação da linha de apoio é que não existia mesmo um limite (e eu acredito), e de facto nas páginas de apoio na NOS não é referido um limite de utilização responsável.Mas convenhamos, limitar a velocidade a 2 a 3Mb é criar um limite de dados ao longo do período que foi pago. Não têm limite, mas tem limite, percebem?

 

Eu carreguei com 30€ porque precisava disso para trabalhar remoto, mas tive de por vezes apenas ligar o hotspot do telefone para conseguir uma chamada de video para uma reunião. O Kanguru Livre XL serve bem para navegar numas páginas, emails… enfim “cenas” desse género. O serviço está limitado de propósito; acho que não servem bem os clientes dessa forma. 

Não tenho queixas dos outros serviços que tenho da NOS, mas deste Kanguru, que apenas subscrevi por uma necessidade pontual de 1 mês e paguei 30€ por isso, sinto-me defraudado.

Tenho certeza que serão muito mais pessoas nestas condições, pelo que vi nos diversos foruns na net. É pena, seria uma boa alternativa pontual, mas o produto não dá o que promete.

“Para uma utilização despreocupada”

Esta é a minha experiência com o producto. Trabalho na área da tecnologia e não me considero um leigo na matéria. Fiz outros testes de despiste para sustentar as minhas conclusões que nem estou a detalhar, senão o texto é muito maior e ninguém o lia :)

Não pensem que pagam 15€ ou o que quer que seja e que vão ter uma experiência “semelhante” ao que têm em casa. Vão ter uma experiência como se tinha há uns 10 anos atrás. Está nesse nivel.

Reputação 3

O que vou fazer é ir a uma loja e à frente dos funcionários demonstrar o que acontece. Depois disso vou escrever no livro de reclamações, tirar fotos com evidências e enviar para a ANACOM.

Depois disso não sei bem o que fazer a seguir, a não ser não carregar o Kanguru como pensei. Era também para uma situação pontual de qualquer maneira.

Como disse antes, não tenho queixas dos outros serviços da NOS, de facto até estou satisfeito. Apenas não acredito na promessa do Kanguru.

Reputação 6
Crachá

Já viu as políticas de utilização no site: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/tarifarios/Paginas/tarifarios-com-fatura.aspx ?

Reputação 3

Sim li. Que parte se refere exactamente?

 

A situação descrita foi observada desde o primeiro dia de carregamento.

@LPC , não valerá muito a pena ir a uma loja. Primeiro porque a malta que lá trabalha está fartinha de saber o que acontece à maioria dos cliente de serviços de internet com suporte 3/4G. Segundo porque se calhar a loja até tem uma cobertura razoável (mau seria se também em loja os produtos falhassem) e a possibilidade de ficar mal visto, ao tentar demonstrar uma dificuldade com o produto, poderá ser elevada.

O melhor mesmo é escrever. Escrever bem e bem fundamentado, com todos os anexos necessários para comprovar as dificuldades com a utilização do serviço, com a obtenção de assistência adequada e de alternativas para a incapacidade de solucionar ou minimizar as dificuldades.

Valerá a pena tudo isto por uma “situação pontual”? A partilha da experiência deveria bastar, mas haverá sempre quem não as lê e prefere arriscar no “vamos lá ver o que isto dá”...

Reputação 3

Obrigado pelo comentário. 

 

O que pensei era testar antes já na loja. O problema não é a cobertura, sempre tive o sinal no máximo. 

@LPC , quando digo cobertura nao me refiro apenas a portadora RF. De nada serve ter bom sinal RF se o backbone da rede nao consegue responder a demanda do total de utilizadores ligados a uma determinada antena em especial nas horas de ponta.

Reputação 3

@LPC , quando digo cobertura nao me refiro apenas a portadora RF. De nada serve ter bom sinal RF se o backbone da rede nao consegue responder a demanda do total de utilizadores ligados a uma determinada antena em especial nas horas de ponta.

Eu percebi, eu podia ter sido mais claro, mas obrigado pelo aviso. Talvez, podia indicar que horas de ponta serão essas? Final da manhã? final do dia até às 22:00? Outras? Eu observo problemas a todas as horas do dia.

Tal como expliquei no detalhe do cenário que vivi, dois dispositivos ligados à mesma rede NOS a centímetros um do outro tem comportamentos diferentes. A explicação que dá do backbone faz sentido, no entanto não explica este comportamento em diversas horas do dia, sendo muito cedo de manhã, ou muito tarde à noite, etc… o backbone não está sempre saturado a todas as horas. Isto foi ao longo de muito dias, e tanto acontece em Lagoa como em Setúbal; em Lagoa foram nos primeiros dias de Junho, quando não se via ninguém no Algarve. As praias estavam vazias. Se o backbone da NOS  estava a sofrer nessa altura… enfim, então, talvez a falta de turistas por causa do COVID19 ajude a NOS. 

Por muito que tentemos perceber o que se passa, a verdade é que são várias pessoas a falar disto. Mais vale ser claro, dizer que o preços é 15€/15dias mas que a net é mais lenta. No entanto eu observo mais do que apenas lentidão, observo instabilidade e velocidades com grande amplitude de valores.

Mais informo que no cenário que detalho estou a simplificar, na verdade na mesma sala temos outros terminais ligados à na rede NOS (tipo WTF) que estão a funcionar em perfeitas condições.

 

Parece-me óbvio, até porque algumas pessoas chegaram ao limite de ter um telefone dual-sim com um SIM NOS normal e um SIM Kanguru a testar a rede de um lado e do outro a a observarem um comportamento de lentidão no Kanguru.

 

Tudo isto podia ser uma avaria no hotspot, por isso vou mostrar na loja num dual sim :) (e num hotspot). Se for preciso compro um hotspot na loja e experimentamos lá em direito :)

 

 

 

Ok, mais claro agora @LPC .

Nao vou nem sequer tentar fundamentar, mas sempre aqui disse que nao se deve esperar o mesmo comportamento e performance de serviços difererntes apenas porque teem suporte da mesma tecnologia.

Reputação 3

Ok, mais claro agora @LPC .

Nao vou nem sequer tentar fundamentar, mas sempre aqui disse que nao se deve esperar o mesmo comportamento e performance de serviços difererntes apenas porque teem suporte da mesma tecnologia.

Com a palavra serviço está a falar do tarifário? Ou de algo diferente? 

Também @LPC , embora tivesse pensado mais concretamente em diferentes serviços como, Internet no telemóvel, Internet móvel e Internet fixa suportada em tecnologias wireless (4G).

Reputação 3

Também @LPC , embora tivesse pensado mais concretamente em diferentes serviços como, Internet no telemóvel, Internet móvel e Internet fixa suportada em tecnologias wireless (4G).

Estou a perceber. Portanto na sua opinião é possível que existam diferenças entre dados no telemóvel e internet móvel num hotspot, mesmo que ambos usem 4G como “transporte”.

Eu à partida teria de estudar o assunto melhor para argumentar; por omissão eu não veria diferenças assim tão grandes que justificassem as diferenças de velocidade, tal como explicadas. 

 

O que eu de facto vejo na página que detalha o serviço é:

“A NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade, de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço.”

 

Ora, podemos ler “excepcionais”, e o que observo é mais no campo do “normal” (ou seja lento e com quebras quase sempre). Noto especialmente que o youtube não consegue passar dos 480p sem ter paragens, por exemplo. 

No regulamento leio (https://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Documents/Regulamento_2120%20_%20NOS_Comunicacoes.pdf)

Na página 8, a secção é dedicada tanto à internet móvel quanto à internet no telemóvel, parecendo não criar diferenças, o que para mim parece lógico, mas não tenho mais informações.

 

na página 8, vemos então como tudo jogam quando o serviço está suportado por 4G (ver rodapé)

 

Portanto a pergunta final é talvez, a que velocidade afinal o Kanguru está configurado na rede? Ou qual é exactamente a oferta comercial para o Kanguru, e acabei de perceber a que a velocidade não está escrita em lado nenhum. Isso para mim de repente fez-se luz...

 (lembrem-se que eu estou a referir à instabilidade também)

 

De facto nas páginas da NOS não encontro em lado nenhum uma afirmação clara de qual é a velocidade do Kanguru Livre XL. Apenas vejo o seguinte o portal da ANACOM, no meio de todos os tarifários para internet móvel (se estou a ver bem). Vejo 150Mb/25Mb. Óbviamente que não esperaria esses valores anunciados, mas o que se vê na prática… 

 

Portanto, para bom entendedor… alias nem vemos participação de maior dos moderadores neste tópico :)

 

https://anacom.pt/tarifarios/InternetDetalhesConsulta.do?idTarifario=518&page=0&sort=7&order=ASC&ipp=5

 

 

 

 

 

 

@LPC , como disse e repito, não vou nem sequer tentar fundamentar,  exactamente porque só conheço a informação que é publica, como a que referiu.

Para o fazer necessitaria de conhecer minimamente a organização da rede do operador.

Não a conheço, não tenho pessoas próximas que a conheçam e não pretendo cansar-me nem um pouco para a conhecer.

É a minha percepção e apenas isso. Confirmada por enumeros reportes semelhantes aqui no fórum.

Para as mesmas condições (mesmas antenas, mesmo horário, equipamentos com desempenho semelhante, etc) diferentes serviços apresentam resultados muito díspares.

Bom dia,
Comprei o hotspot Kanguru 4g na sexta-feira passada e até às 11 h de hoje estava a funcionar bem. Agora nao chega a 1Mb de download, enquanto que o upload se mantém nos 11 Mb. No meu telemóvel de españa, rede Jaztell, tenho 4g de NOS con 40Mb de download. A minha zona é 3060-353.
Poderao ajudar-me?
Obrigado
Paulo

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @pauloalvaro
Lamentamos o transtorno causado. 
Estivemos a verificar e, pelo o código postal que nos indica, de facto, houve uma manutenção a decorrer ao 4G. Contudo, temos a indicação de que a situação já se encontra ultrapassada. 

Deste modo, pedimos que reinicie o seu equipamento e, por favor, teste novamente o acesso. Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Continua igual: 0,13 Mb de download e 9 Mb de upload. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @pauloalvaro
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum
Ficamos a aguardar a sua mensagem. 
Muito obrigado,

Boa tarde,

 

Comprei um Hotspot Kanguru 4G há cerca de 4 horas e ate este momento não consigo mais que 1 a 4 Mb/s de download, e os uploads são muito variáves desde quase 0,01 a 20Mb/s mas com grandes flutuações.

Fiz testes em 3 locais diferentes com resultados muito similares.

 

Podem me ajudar?

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Samuel Filipe Duarte Gaspar:slight_smile:
Lamentamos o transtorno causado. 
Para podermos ajudar, vamos endereçar este tema à equipa que o pode ajudar e contactar. Deste modo, para o podermos fazer, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

Nao vale a pena pedir ajuda neste forum, as respostas que recebemos recebemos são automáticas. Somos atendidos por um algoritmo. A NOS está muito avançada!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @pauloalvaro
Lamentamos que em alguns dos casos não nos seja possível ajudar de imediato. :pensive:

A moderação do Fórum NOS está aqui para ajudar todos os utilizadores e, por isso, sempre que necessitamos de mais informação, pedimos para nos enviar uma mensagem privada para o perfil @Fórum e assim analisar detalhadamente o que nos é descrito. 
Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco. 
Obrigado

Comentário