Header

Internet Móvel 4G fraca



Mostre a primeira mensagem

807 Comentários

Reputação 5
Crachá
Já viste este tópico https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/5-dicas-para-melhorar-a-rede-wifi-1466?

espero que ajude 😉
Reputação 6
Crachá +2
Boas, pode publicar um speedtest?
Reputação 5
Crachá
Oi Edgar já há topicos no forum sobre isso... há algumas zonas q não são cobertas pela rede 4 G, é estranho é dizeres q é em todas...já testaste o cartão num telemovel por exemplo?
Reputação 3
Bom dia.

Tenho uma casa na Azinheira, Rio Maior, (Santarém) que utilizo aos fins de semana esporádicamente e adquiri um hotspot 4G com internet ilimitada.

Todos os dias, invariávelmente, a partir das 18h passa de uma velocidade de 12/13Mb para uns astronómicos 500Kb ou menos! Torna-se completamente impossível navegar na internet. Não entendo como é que actualmente não existem sistemas que detectem estas quebras de serviço. Assim que puder vou mudar de operador. Infelizmente, pelo que já tenho lido pelos foruns, a NOS padece deste problema crónico e não vejo solução à vista.


Neste momento o operador móvel que mais está a investir na rede móvel é a Vodafone, tem estado a modernizar toda a rede 2G, 3G e 4G. Além de estarem a expandir a rede, colocando cobertura em locais onde não tinham anteriormente e também aumentando a capacidade da rede, é muito fácil na Vodafone ter velocidades acima dos 100 Mbps em 4G.

A NOS está a sofrer do mesmo problema que a TMN actual MEO teve em 2007 quando apareceu o programa E-Escolas, na altura a adesão foi tão grande que a rede 3G a partir das 17 horas simplesmente não funcionava, os clientes tinham 3G mas as placas de banda larga só se conseguiam ligar em 2G GPRS. Ao fim de uns meses a TMN actual MEO teve que modernizar toda a rede 3G desde a Margem Sul até ao Algarve num período de 6 meses, sendo depois também realizado em outras áreas, a situação melhorou radicalmente.

Isto para dizer que a NOS está a captar imensos clientes, mas a rede móvel é a mesma. Há imensos sites (estações) que não estão aptos para o 4G, uns apenas possuem 3G outros apenas 2G/3G. Não houve um plano de equipar praticamente todos os sites com equipamento 4G permitindo assim terem uma cobertura indoor e outdoor, permitindo ao mesmo tempo aumentar a capacidade da rede.

Esta situação só será revertida com investimento na rede móvel, aumento da capacidade e expansão da mesma, até que isso seja feito os clientes irão sofrer desse problema, principalmente em zonas onde há mais saturação.
Reputação 3
Quando decidi aderir à Internet móvel 4G, fui informado (tanto através do site da NOS, como através de assistentes do 16105 e loja NOS.) de que a localidade com código postal 3780-415 tinha cobertura 4G até 75Mbps. O problema é que, nesta localidade em particular, a NOS esqueceu-se de ampliar o sinal em algumas ruas e as velocidades variam entre 0,5 Mbps a 4 Mbps (equivalente a 3G). Já estive noutro ponto do país com o meu hotspot 4G e as velocidades que atingiam nada tinha a ver com o que se atinge na localidade em causa ( fiz teste e deram entre 9 a 10 Mbps de velocidade de download). Para os técnicos da NOS chamo à atenção de que existe uma antena, que julgo que tem apenas cobertura 3G, no centro social que fica próxima da localidade com código postal 3780-415.
Fica aqui uma sugestão para que revejam esta situação, com a máxima urgência possível e que ampliem o sinal, pois acredito que exista muito sinal 4G espalhado em pinhais e eucaliptais, nesta zona em particular, vindo de localidades vizinhas.


Se for como onde moro que há imensos sites sem 4G, reclamar não adianta de nada, já lá vão 3 anos e a resposta é sempre a mesma, não há previsão de cobertura 4G para a sua zona. A MEO e Vodadone onde moro conseguem ter 4G, estão a emitir nos 800 MHz. Falta investimento na rede móvel, principalmente colocar 4G em sites (estações) onde só há 2G/3G ou 3G. A Vodafone é o que tem estado a fazer.
Reputação 3
O meu serviço está igual em reguengos ja trocaram router 2 vezes e não me resolvem o problema!!!
A NOS está uma miseria e ja nao sei que fazer !!!!!


Infelizmente não há nada que se possa fazer. Enquanto na NOS não decidirem que o investimento no aumento da capacidade e expansão da rede móvel é uma prioridade, os problemas continuarão. O problema não é dos equipamentos, é da rede.
Reputação 3
Pelo que Li a cobertura tem de estar ativa até março deste ano...

Não acredito muito nisso. De todos os contactos realizados a resposta é sempre negativa. A quantidade de sites no Concelho de Cascais sem 4G/LTE é abismal. Na Vodafone todos os sites estão com o 4G/LTE activo.
Essas velocidades são sempre nas mesmas condições?

Por cabo de rede, ou por wi-fi com os mesmos obstáculos no caminho?


Sempre por cabo de rede. Enquanto escrevo, neste preciso momento, a velocidade de download não passa dos 3mbps. Nunca tive este problema com a NOS. Agora, parece constante...
Reputação 3
Mudei para a concorrência, pedi portabilidade e desde o dia 27 que deixei de ser cliente NOS. Ano após ano, sempre na esperança que os sucessivos aumentos fossem para melhorar a rede móvel, mas sem sucesso.

A rede 4G precisa de ser alargada no Concelho de Cascais e Oeiras, há apenas algumas estações a emitir 4G.

Na minha área de residência consigo ter 4G na Vodafone e MEO, realizei testes nos últimos dias e tanto na Vodafone como no MEO consigo ir de casa, usar toda a Linha de Cascais sempre com 4G, algo que é impossível de se fazer com a NOS, em que existe quase sempre só 3G e a velocidades demasiado baixas e com latências elevadas.

Mesmo a nível de cobertura há imensos locais onde nem sequer há cobertura 2G, dou o exemplo das Azenhas do Mar em Sintra e muitos outros que poderia enumerar aqui só na grande Lisboa.
Reputação 4
Crachá +2
Ok,
recomendaria tentar noutros sitios também só para ter a certeza se é problema do aparelho ou se nalgumas zonas da melhor, mas o melhor é mesmo contactar o apoio tecnico, pode ser algum problema com o dispositvo visto apresentar rede com sinal ao maximo.
Reputação 6
Crachá
Se reiniciarem o router não conseguem melhores velocidades?

Oscar, será que depois de todos os comentários que existem por aqui e no portal da queixa (http://portaldaqueixa.com/marcas/nos) que o problema é da rede da NOS e não dos equipamentos 😠
Reputação 6
Crachá
Nem vou experimentar a Vodafone porque pelos vistos isto é um problema que está a afectar todas as operadoras e estão a demorar muito a resolver ( Com a MEO, já está assim desde o inicio do ano ). Espero que se apercebam que o 4G não está bem e que resolvam o mais rápido possível.

Rick, a minha esposa tem Vodafone e o serviço 4 G é uma maravilha. Eu só estou à espera de acabar a fidelização, para mudar para uma operadora a sério 😃
Reputação 6
Crachá
Miguel, com essa velocidade deve dar um gosto navegar na net :@

Deixo aqui um teste com o telefone da minha esposa :D

Reputação 1
Quando deixam de nos enganar e roubar???
Quando termina esta palhaçada??? Diariamente é isto...... Velocidades de 1,2 megas a partir das 20h......

Reputação 6
Crachá
Penso que está limitada a 30 Mbps.
Reputação 5
Crachá +1
O que me disseram da equipa da NOS é que estão a barrar a velocidade para todos terem internet... Porque a antena 4G não dava a conta do fluxo de utilizadores. Por o estilo o mal é pelo país inteiro.
Reputação 1
Boa noite,

Bem a NOS deu-me uma alternativa que por acaso não é mau de todo. A alternativa é alternar manualmente os modos de rede existentes da NOS entre velocidades 3G e 4G. Neste momento tenho net 3G( onde tem mais aqui na minha zona) e consigo ter velocidades razoáveis entre 1 a 5Mbps, onde houver mais velocidades 4G mudo para o modo de rede 4G. Umas vezes download baixo e upload alto ou vice versa. Mas mesmo assim alerto à NOS que deveria urgentemente expandir mais sinal de velocidades 4G por aqui uma vez que existem localidades encostadas à minha que tem 4G.
Reputação 5
Crachá
Podes tentar estes numeros que ponho em anexo.

Reputação 5
Crachá
https://707.pt/numero-alternativo/16990-nos/

É esse o link
(Se quiseres telefona pelo 800 pk o resto paga)
Reputação 5
Crachá
Bom dia,
Eu, desde há uns meses atrás, tenho ajudado o Fórum, por isso, espero o mesmo dele.
Bem, desde á um tempo que de noite, a internet tem vindo a ficar lenta, especialmente a tarde.
Estou perto de uma antena e tiveram lá tecnicos a ver alguma coisa, mas a partir daí, a net é que tem ido e voltado, com baixas velocidades.
Espero que me ajudem.
Eu ja tentei de tudo ao meu alcance.
Reputação 5
Crachá
Eu já tentei disso. Se calhar é mesmo a sobrecarga da antena 😞 . Tenho pena pois a internet via satélite, pelo menos aqui, funciona(va) bem, além de ser a minha única alternativa que tenho. Vou tentar comprar uma antena externa e ver se o resultado altera. Depois posto aqui os resultados.
Reputação 5
Crachá
Cada coisa mais impressionante!
Nos meus arrumos, nem notei que tivesse aqui uma antena de 3G/4G(acho que foi um amigo meu que deu), já me poupou um dinheirão!
Antes de ter colocado a antena(segundo o router apanhava 2/5 traços de 3G):


Depois de colocar a antena(devidamente apontada para a antena, segundo a percentagem de sinal no router wifi e com 4/5 traços de sinal de 3G(e ocasionalmente 1 traço de 4G, mas vou deixar em 3G)):


OK,o ping oscila, mas eu também não quero usar a net pra jogar, só pra trabalho e um pouco de entretenimento.
Reputação 5
Crachá
Minha gente, vou desabafar aqui pró fórum e espero uma resposta muito clara por parte da NOS:
Enquanto a NOS NÃO DESENVOLVER A SUA INFRAESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO VIA FIBRA E VIA SATÉLITE, SEMPRE HAVERÁ PROBLEMAS! PARA QUÊ DESPISTES? SE O PROBLEMA SÃO VOCÊS? A BOS FOI VENDIDA AOS ANGOLANOS, SE CALHAR É POR ISSO QUE ISTO TÁ ASSIM(em Angola, quase nem há 2 megas de download)(sem querer discriminar).
VOU SO DIZER UMA COISA, PORQUE ENTÃO A VODAFONE E A MEO CONSEGUE QUE OS CLIENTES ESTEJAM SATISFEITOS? SABEM PORQUÊ? PORQUE A VODAFONE E A MEO USAM FIBRA VERDADEIRA, NÃO CABO COAXIAL! A VODAFONE EM PORTUGAL, FOI CONSIDERADA COM A MELHOR REDE 3G E 4G! PORQUÊ? PORQUE ELES TIVERAM EMPENHO NISSO! NA NOS, FAÇO UM PING PARA A FRANÇA E DÁ-ME 140 MS DE PING, NA VODAFONE DÁ-ME 50 MS!
CRESÇAM E APAREÇAM!
Crachá
O que lhe acontece é que apartir de uma determinada hora existem muitas pessoas ligadas á internet ao mesmo tempo e depois a ligação fica congestionada imagine uma estrada em hora de ponta esta cheia e as pessoas vão mais devagar mas se for uma hora em que haja menos pessoas na estrada a velocidade que vai no carro provavemente ira aumentar e não precisa ir tao devagar , na pratica o que lhe acontece é isso, algo perfeitamente normal e aceitavel, mas como é logico a NOS deve sempre procurar melhorar as infraestruturas para evitar este tipo de situações!!!
Reputação 5
Crachá
Resolvendo assunto do tópico:
@Ismael.carvalhojá experimentou trocar o modo de rede para 3G/4G? A mim, na minha zona, dá melhor o 3G que o 4G.

Comentário