Header
Pergunta

GigaRouter impede utilização de aplicação


Reputação 2
  • Megabyte
  • 26 comentários

Boa tarde,

Há cerca de um mês alterei o serviço cá de casa e foi instalado o GigaRouter e a box UMA. Após essa alteração deixei de conseguir utilizar no computador de trabalho a aplicação Vodafone Operator Console.

Depois de analisar e procurar soluções junto do meu serviço e da própria Vodafone, obtive a informação que tem de ser a NOS a permitir a utilização da porta UDP 5060.

Isto é mesmo assim? Como pode ser solucionado?

 

Rui

 

 


19 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Porta 5060 indisponivel nos routers superiores a 3.0.

Reputação 2

Porta 5060 indisponivel nos routers superiores a 3.0.

Isto vale o que vale, mas foi a informação que me transmitiram os responsáveis pela utilização da aplicação Vodafone Operator Console no meu serviço como vindo da vodafone.

Foi ainda referido que um colega já se teria queixado há uns meses e que, colocando a questão à NOS, foi-lhe resolvido o problema usando uma “bridge” (peço desculpa por alguma eventual calinada técnica).

O que eu descobri foi que ligando pela rede NOS-Guest a aplicação funciona. Mas fico fora da rede e sem acesso à impressora, por exemplo.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RuiS e @Guimas

@RuiS, para que nos seja possível verificar a sua situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o número de contribuinte do titular para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

Não conhecia MAIS esta limitação dos equipamentos da NOS…

Reputação 2

Bom dia.

Nada de novo quanto a soluções para este problema?

Já enviei mensagem privada com os dados, mas nada aconteceu.

Se há uns meses foi solucionado o problema para um trabalhador com o mesmo problema (infelizmente não consigo descobrir quem para falar com ele), é porque existe solução!

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia.

Nada de novo quanto a soluções para este problema?

Já enviei mensagem privada com os dados, mas nada aconteceu.

Se há uns meses foi solucionado o problema para um trabalhador com o mesmo problema (infelizmente não consigo descobrir quem para falar com ele), é porque existe solução!

 

Depois reporte a “solução”!

Reputação 7
Crachá +2

Não vale a pena estar a enviar os dados penso eu. essa porta está fechada. O apoio da NOS vai reencaminhar para a pcmedic provavelmente.

Reputação 3

Bom dia.

Nada de novo quanto a soluções para este problema?

Já enviei mensagem privada com os dados, mas nada aconteceu.

Se há uns meses foi solucionado o problema para um trabalhador com o mesmo problema (infelizmente não consigo descobrir quem para falar com ele), é porque existe solução!

 

Depois reporte a “solução”!

Aposto que vai ser brilhante….

Das duas uma: ou é uma limitação intencional do firmware do gigarouter  e a solução passaria por o colocar em modo bridge e ligar um router do cliente que permita a abertura de portas….

Ou pior ainda, seria o GigaRouter ter IPpartilhado e a NOS direcionar o trafego dos Gigarouters para um CGNAT, porque nesse caso, mesmo que o router instalado no cliente possa ser configurado para fazer o redirecionamento da porta, o "servidor mestre" do provedor, que executa o CGN, bloqueará este redirecionamento de porta porque a porta real do CGN não seria a porta configurada pelo consumidor. Nessa situação, nem colocar em bridge resolve, e tinham de ser eles especificamente a abrir a porta UDP para o cliente em questão e, concomitantemente, todos os outros clientes que possivelmente compartilhem o mesmo endereço público.

 

@RuiS é ligar para o apoio técnico e pedir que a chamada seja transferida para alguém que consiga resolver o problema.. Só eles conseguem resolver isso. Não fique à espera que o contactem senão nunca mais vai resolver o seu problema… é apertar com eles até ficar resolvido.

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia.

Nada de novo quanto a soluções para este problema?

Já enviei mensagem privada com os dados, mas nada aconteceu.

Se há uns meses foi solucionado o problema para um trabalhador com o mesmo problema (infelizmente não consigo descobrir quem para falar com ele), é porque existe solução!

 

Depois reporte a “solução”!

Aposto que vai ser brilhante….

Das duas uma: ou é uma limitação intencional do firmware do gigarouter  e a solução passaria por o colocar em modo bridge e ligar um router do cliente que permita a abertura de portas….

Ou pior ainda, seria o GigaRouter ter IPpartilhado e a NOS direcionar o trafego dos Gigarouters para um CGNAT, porque nesse caso, mesmo que o router instalado no cliente possa ser configurado para fazer o redirecionamento da porta, o "servidor mestre" do provedor, que executa o CGN, bloqueará este redirecionamento de porta porque a porta real do CGN não seria a porta configurada pelo consumidor. Nessa situação, nem colocar em bridge resolve, e tinham de ser eles especificamente a abrir a porta UDP para o cliente em questão e, concomitantemente, todos os outros clientes que possivelmente compartilhem o mesmo endereço público.

 

@RuiS é ligar para o apoio técnico e pedir que a chamada seja transferida para alguém que consiga resolver o problema.. Só eles conseguem resolver isso. Não fique à espera que o contactem senão nunca mais vai resolver o seu problema… é apertar com eles até ficar resolvido.


o apoio não vai resolver porque a porta está fechada tanto no router 4.0 como nos ultimos.

Reputação 7
Crachá +2

Alguém me explica este comportamento no ROUTER 5 v2?

Crio uma regra manual no router (Porta TCP 5060)

Crio uma regra na Firewall do windows (Porta TCP 5060)

Teste da porta = STEALTH! https://www.grc.com/x/portprobe=5060

Abro a porta através de um programa que usa UPnP (com a respectiva regra na firewall)

et voilá!!! PORTA ABERTA!

o LOG do router mostra a porta a ser configurada automaticamente

IGD: igd.info IGD_pii_del_portmapping_entry: remote-host (null), ext_port 5060, protocol UDP

IGD: igd.info IGD_pii_del_portmapping_entry: remote-host (null), ext_port 5060, protocol TCP

Reputação 7
Crachá +2

Não consigo perceber isto…

Se as portas estivessem fechadas do lado da NOS, então nem mesmo através de UPnP elas poderiam ser abertas… e a verdade é que quando a configuração é feita através deste modo, as portas ficam abertas…

 

Porque razão, abrindo manualmente não ficam?

Reputação 2

 @Guimas e @Hugoandrealves  Obrigado pelas mensagens. Eu sou um leigo nisto. O que sei é o que escrevi acima, ou seja, disseram-me que o mesmíssimo problema foi solucionado para um colega de Lx. Provavelmente pela PcMedic. Mas como há solução, insisto…

Já agora, conseguem explicar-me porque ligando à rede Guest a aplicação funciona? As portas são abertas no router ou por ligação?

 

@marcolopes Certamente que havendo solução será comunicada.

Reputação 7
Crachá +2

 @Guimas e @Hugoandrealves  Obrigado pelas mensagens. Eu sou um leigo nisto. O que sei é o que escrevi acima, ou seja, disseram-me que o mesmíssimo problema foi solucionado para um colega de Lx. Provavelmente pela PcMedic. Mas como há solução, insisto…

Já agora, conseguem explicar-me porque ligando à rede Guest a aplicação funciona? As portas são abertas no router ou por ligação?

 

@marcolopes Certamente que havendo solução será comunicada.

 

Se ligando à rede GUEST (que é independente da rede WiFi de casa) a aplicação funciona, quer dizer que o ROUTER não está a controlar o tráfego da rede GUEST, tornando os equipamentos ligados à mesma totalmente vulneráveis!

 

Nunca testei isso (nem uso a rede Guest). Faço sempre testes por “cabo”.

 

Embora não me pareça que sejam limitações do interface de configuração da NOS, eu gostava de ter acesso ao interface de configuração NATIVO do router, onde existem opções como Port Triggering (que não está presente no interface da NOS). Exemplo do ROUTER 5 v2 (HITRON CHITA): https://www.upc.ch/content/dam/www-upc-ch/business/pdf/business-internet/Hitron-Modem/CHITA_Manual_DHCP_EN.pdf

Reputação 2

Retomo este tópico para dar conta da sua evolução.

Os moderadores encaminharam a questão para outro serviço de apoio e fui rapidamente contactado (em 11 de setembro, mais precisamente).

A informação que me deu o Sr. XXXXX (não interessa para o caso) foi que o problema estava identificado, estavam a trabalhar numa solução e apontavam a sua resolução até 1 de outubro.

Aguardei pacientemente essas 3 semanas e aguardei outras tantas desde então e NADA!!!!!

Para mim, o problema não é muito grave porque arranjo alternativas para fazer o que preciso. Mas não devia ter de procurar alternativas e percebo o desespero de alguns clientes que precisam de serviços idênticos para trabalhar e, inexplicavelmente, não os têm.

LAMENTÁVEL é apontarem um prazo de 3 semanas para solucionarem o problema e quase 6 semanas depois não haver qualquer solução, nem tão pouco qualquer contacto.

 

DESILUSÃO...

Reputação 7
Crachá +2

Infelizmente não me parece que vá ter o seu problema resolvido…

Como vê, nada é dito pela NOS relativamente à questão das portas… os clientes andam às voltas, uns equipamentos são mais permissivos do que outros… e andamos nisto!

Como 99% das pessoas não tem estas necessidades específicas, eles cobrem apenas os serviços mais comuns… nas portas PREDEFINIDAS, e os outros são um TIRO no escuro, principalmente porque NÃO É POSSÍVEL configurar os protocolos TCP e UDP para a mesma porta!!!)

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RuiS e @marcolopes

@RuiS, lamentamos o transtorno causado. :sweat:

Solicitamos um contacto com a máxima urgência.

Obrigada 

Reputação 2

Pelos vistos há diferentes conceitos de urgência...

Reputação 7
Crachá +2

Olá @RuiS,

Lamentamos a demora na resolução.

A situação que nos tinha descrito está a ser analisada e tratada. Assim que tivermos novidades, informaremos.

Obrigada

Reputação 2

Bom dia.

A época de Natal é um tempo de ESPERANÇA,  é tempo de ACREDITAR que o mundo pode ser melhor.

Mas já não acredito no Pai Natal...

Uma resolução já tomada para o novo ano é, passados que estão 4 meses, expor devidamente esta situação a algumas entidades.

 

Boas Festas!

Comentário