Header
Respondido

GIGA ROUTER MEDIA SERVER DLNA


Boas, há cerca de uns meses troquei o meu POWER ROUTER para um GIGA ROUTER e notei uma diferença que para mim é importante. Tenho um aparelho que me era possível encontrar servidores multimédia, deduzo que seja ligação DNLA, e desde que me foi efetuada a troca dos routers esse aparelho deixou de encontrar o servidor multimédia que costumo usar.

Na página de configuração do router (https://www.aminhanet.nos.pt) não encontro nem configuração DLNA nem UPNP para ativar ou desativar. estará com um nome diferente ou “disfarçada” algures na página?

icon

Melhor resposta por CP001 10 November 2021, 01:16

Ver pergunta inicial

40 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Olá @IP10_PT,

As configurações disponíveis são as que encontra em http://aminhanet.nos.pt, na opção “Configurações” e as que nos indica não estão disponíveis.

Obrigada

 

 

 

Olá @Inês B.

Então como é que eu faço para ativar a função de DLNA MEDIA SERVER, visto que essa função não vem no giga router ativa? Agradecia que me ajudasse ou então se não souber alguém que me possa dizer o que fazer para que o meu aparelho encontre o servidor multimédia iniciado na minha rede.

Obrigado 

Olá @Inês B.

Então como é que eu faço para ativar a função de DLNA MEDIA SERVER, visto que essa função não vem no giga router ativa? Agradecia que me ajudasse ou então se não souber alguém que me possa dizer o que fazer para que o meu aparelho encontre o servidor multimédia iniciado na minha rede.

Obrigado 

Boa Noite IP10_PT

 

Não sei qual o giga router que tem, se for em FTTH o Router Wi-Fi 5.0 permite ativar o Media Server acedendo à configuração do router através da rede local.

Basta escrever 192.168.1.1, e lá pode configurar o DLNA Server e File Sharing.

 

 

@IP10_PT, se estiver a falar do router cilíndrico, este de facto vinha com esse defeito nos primeiros firmwares, mas a NOS tem tentado resolver entretanto. Sugiro que ligue para o apoio técnico e verifique se já tem o firmware mais recente.

 

Em alternativa, é aconselhável um segundo router, que até pode colocar em bridge na porta de rede 4 (a NOS fornece dois IPs públicos distintos aos clientes) e ativar o modo bridge nas configurações de LAN do router da NOS. É como se fosse uma rede distinta, e por isso terá de ter a firewall no segundo router ligada.

@IP10_PT, se estiver a falar do router cilíndrico, este de facto vinha com esse defeito nos primeiros firmwares, mas a NOS tem tentado resolver entretanto. Sugiro que ligue para o apoio técnico e verifique se já tem o firmware mais recente.

 

Em alternativa, é aconselhável um segundo router, que até pode colocar em bridge na porta de rede 4 (a NOS fornece dois IPs públicos distintos aos clientes) e ativar o modo bridge nas configurações de LAN do router da NOS. É como se fosse uma rede distinta, e por isso terá de ter a firewall no segundo router ligada.

Olá @CP001 ,

Desde já obrigado pela resposta, já fiquei melhor esclarecido comparativamente a apenas um/a colaborador/a aleatório/a da NOS dizer-me o que eu já sabia, (saber que as opções que eu necessito não tem nas configurações), mas pronto é o que temos e sim o GIGA ROUTER que tenho é o cilíndrico, erro meu de não ter mencionado logo isso de início. 

Quanto à segunda opção que me referiu de possivelmente ligar um outro router em modo bridge, NEM PENSAR que vou agora gastar umas dezenas de € só para ter disponível uma simples função de DLNA MEDIA SERVER, quando a pagar cerca de menos 5€ de mensalidade com o router anterior tinha essa função disponível e a funcionar impecavelmente era o que faltava, no entanto obrigado @CP001 vou seguir o conselho de ligar para a linha de apoio ao cliente. 

Reputação 7
Crachá +2

A versão mais recente pode ver na página interna. é a 1.1.12.

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite!

Agradeço que me informem qual a data em que efectuaram a mais recente actualização de FIRMWARE ao meu router, uma vez que estou há horas a tentar resolver falha do serviço DLNA que tenho na rede a correr há anos! Ainda esta semana utilizei o serviço, sem qualquer problema. Apenas ontem/hoje deixei de conseguir detectar o serviço a partir de dispositivos na rede.

Se porventura fizeram o upgrade para a versão 7.2.4.7.1b1 esta semana, agradeço que façam DOWNGRADE urgentemente para a versão anterior, uma vez que, é quase certo que este firmware compromete o serviço DLNA na rede!

O que posso apurar sobre o router que tenho actualmente é o seguinte:

GIGA ROUTER 5v2 DOCSIS

Número de Série: 251201017386

Modelo HW: CHITA-Hub5

Versão SW: 7.2.2.0.1b2

Versão SW: 7.2.4.3.1b4 (detectado em 2021-11-11)

Versão SW: 7.2.4.7.1b1 (detectado em 2022-04-29)

Agradeço resposta urgente.

Obrigado!

NOTA: Na tentativa de despistar o problema, reconfigurei quase tudo, inclusive um reset de hardware ao router com total reconfiguração (porque já aconteceu no passado uma actualização de firmware que necessitou de um reset de hardware).

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @marcolopes,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar a resolver.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar esta situação. Contamos ser breves na resposta.

Agradecemos a compreensão 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @marcolopes,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar a resolver.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar esta situação. Contamos ser breves na resposta.

Agradecemos a compreensão 

 

Aproveito para pedir à NOS que não efectue upgrades de firmware caso não sejam absolutamente necessários, principalmente a quem não é PILOTO. Pelo que me foi dito, a versão “oficial” de firmware do ROUTER 5v2 DOCSIS é a 7.2.2.0.1b2. Neste momento já tenho a versão 7.2.4.7.1b1.

Como não pretendo ser “cobaia” (porque não sou piloto, e não quero voltar a ser devido ao calvário que o processo acarreta) só gostaria de ter um produto estável, que era o que tinha com o firmware 7.2.4.3.1b4.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @marcolopes,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar a resolver.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar esta situação. Contamos ser breves na resposta.

Agradecemos a compreensão 

 

Aproveito para pedir à NOS que não efectue upgrades de firmware caso não sejam absolutamente necessários, principalmente a quem não é PILOTO. Pelo que me foi dito, a versão “oficial” de firmware do ROUTER 5v2 DOCSIS é a 7.2.2.0.1b2. Neste momento já tenho a versão 7.2.4.7.1b1.

Como não pretendo ser “cobaia” (porque não sou piloto, e não quero voltar a ser devido ao calvário que o processo acarreta) só gostaria de ter um produto estável, que era o que tinha com o firmware 7.2.4.3.1b4.

Obrigado.

Esse firmware está colocado senão em todos, na maioria dos routers. O downgrade não deverá ser permitido agora.

Por aqui tenho problemas semelhantes:

 

Versão SW: 7.2.4.3.1b4 (detectado em 2021-11-11) - Acesso VPN OK

Versão SW: 7.2.4.7.1b1 (detectado em 2022-04-29) - Acesso VPN NOK!!!

 

Antes da versão 7.2.4.3.1b4 o acesso à VPN da minha empresa ficava super instável mas depois com instalação desse FW melhorou e muito, nada a queixar.

 

Com esta nova versão 7.2.4.7.1b1, a VPN cai no mínimo de hora a hora. P.f. revertam!!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde ,

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes. Contamos ser breves na analise à sua questão.

@jjsantos, Agradecemos a usa mensagem.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Aproveito para pedir à NOS que não efectue upgrades de firmware caso não sejam absolutamente necessários, principalmente a quem não é PILOTO. Pelo que me foi dito, a versão “oficial” de firmware do ROUTER 5v2 DOCSIS é a 7.2.2.0.1b2. Neste momento já tenho a versão 7.2.4.7.1b1.

Esse firmware está colocado senão em todos, na maioria dos routers. O downgrade não deverá ser permitido agora.

 

O problema é que agora vamos esperar semanas? meses? por um FIX (se é que vem...)

Entretanto fico com uma rede que, em termos de multimedia, para pouco me serve sem DLNA…

Resta-me andar aqui às voltas a tentar encontrar uma solução, quiçá, com partilhas de rede e usando o player de media das TVs…

Mais um router, que estava aparentemente afinado, e que está a virar um “mono”...

Reputação 7
Crachá +6

Vamos responder à sua mensagem o mais breve possível, @marcolopes
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Por aqui tenho problemas semelhantes:

Versão SW: 7.2.4.3.1b4 (detectado em 2021-11-11) - Acesso VPN OK

Versão SW: 7.2.4.7.1b1 (detectado em 2022-04-29) - Acesso VPN NOK!!!

Antes da versão 7.2.4.3.1b4 o acesso à VPN da minha empresa ficava super instável mas depois com instalação desse FW melhorou e muito, nada a queixar.

Com esta nova versão 7.2.4.7.1b1, a VPN cai no mínimo de hora a hora. P.f. revertam!!

 

Caro @jjsantos voltando a este assunto, tive 2 ou 3 problemas com a VPN esta semana (começaram na segunda ou terça...) - a ligação deixa de responder e tenho de voltar a ligar.

HOJE voltou a acontecer depois de 1 hora ligado à VPN.

Portanto, passou a ser sistemático desde o inicio da semana (dia 27/28)

Em que dia começou a ter problemas com a VPN?

Assim sendo, já vão dois problemas introduzidos pelo novo firmware!!!

 

Portanto, passou a ser sistemático desde o inicio da semana (dia 27/28)

Em que dia começou a ter problemas com a VPN?

Assim sendo, já vão dois problemas introduzidos pelo novo firmware!!!

 

Julgo que tenham começado a aparecer na semana antes mas com bastantes problemas na semana de 25 de abril

Reputação 7
Crachá +2

Já me ligaram do apoio. Problema do DLNA resolvido com o DOWNGRADE de firmware para a versão anterior (7.2.4.3.1b4).

A minha sugestão (que dei ao técnico) é que, quando tiverem este problema do DLNA (e o do Port Forward) resolvido num novo firmware, que me contactem, façam o upgrade na hora, e eu faço imediatamente os testes em poucos minutos. Fica logo o feedback dado.

Obrigado por tudo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @marcolopes,

Agradecemos o seu feedback e disponibilidade sobre este tema. 

Por favor, fale connosco caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 🙂

Já me ligaram do apoio. Problema do DLNA resolvido com o DOWNGRADE de firmware para a versão anterior (7.2.4.3.1b4).

A minha sugestão (que dei ao técnico) é que, quando tiverem este problema do DLNA (e o do Port Forward) resolvido num novo firmware, que me contactem, façam o upgrade na hora, e eu faço imediatamente os testes em poucos minutos. Fica logo o feedback dado.

Obrigado por tudo.

Boa tarde,

 

Gostaria de ter a mesma versão no meu router, uma vez que tenho o mesmo problema com o DLNA. Onde posso arranjar essa versão.

A minha versão atual do CHITA-Hub5  7.2.4.7.1b1.

 

Obrigado

 

Gonçalo Nunes

Cliente NOS Madeira

**********

 

Reputação 7
Crachá +2

Já me ligaram do apoio. Problema do DLNA resolvido com o DOWNGRADE de firmware para a versão anterior (7.2.4.3.1b4).

A minha sugestão (que dei ao técnico) é que, quando tiverem este problema do DLNA (e o do Port Forward) resolvido num novo firmware, que me contactem, façam o upgrade na hora, e eu faço imediatamente os testes em poucos minutos. Fica logo o feedback dado.

Obrigado por tudo.

Boa tarde,

Gostaria de ter a mesma versão no meu router, uma vez que tenho o mesmo problema com o DLNA. Onde posso arranjar essa versão.

A minha versão atual do CHITA-Hub5  7.2.4.7.1b1.

Obrigado

Gonçalo Nunes

Cliente NOS Madeira

*********

 

A moderação aqui ajuda, e a NOS liga do departamento técnico já com conhecimento de causa!

Se for pela linha de apoio, vai bater num muro de pedra… vezes sem conta!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Gonçalo Nunes,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário para sua proteção e dos mesmos.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite!

Voltamos ao mesmo!!!

Efectuaram-me UPGRADE para o firmware com BUG: Versão SW: 7.2.4.7.1b1 

Volteia a ficar sem DLNA!

Assim não dá NOS…

Ou resolvem este problema num NOVO FIRMWARE e fazem upgrade, ou deixam-me estar sossegado no firmware estável 7.2.4.3.1b4

Caso contrário, serei obrigado a encontrar alternativas para ter uma rede com os serviços a que tenho direito (ex: mudar para a Vodafone)

Cumprimentos.

NOTA: Já enviei mensagem privada à moderação sobre o assunto (peço o DOWNGRADE de firmware urgente)

Boa noite!

Voltamos ao mesmo!!!

Efectuaram-me UPGRADE para o firmware com BUG: Versão SW: 7.2.4.7.1b1 

Volteia a ficar sem DLNA!

Assim não dá NOS…

Ou resolvem este problema num NOVO FIRMWARE e fazem upgrade, ou deixam-me estar sossegado no firmware estável 7.2.4.3.1b4

Caso contrário, serei obrigado a encontrar alternativas para ter uma rede com os serviços a que tenho direito (ex: mudar para a Vodafone)

Cumprimentos.

NOTA: Já enviei mensagem privada à moderação sobre o assunto (peço o DOWNGRADE de firmware urgente)

Bom dia,

 

Só uma pergunta por curiosidade. Esse firmware afeta somente a função de DLNA ou afeta a comunicação com outros equipamentos em rede, por exemplo impressoras?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @marcolopes

Agradecemos a sua mensagem. 
Já endereçámos a sua questão à equipa que o vai ajudar. Infelizmente, não conseguimos inibir as atualizações, fixando-a numa. 

Por favor, aguarde o nosso contacto. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

Só uma pergunta por curiosidade. Esse firmware afeta somente a função de DLNA ou afeta a comunicação com outros equipamentos em rede, por exemplo impressoras?

 

A primeira coisa que detectei foi ter ficado sem DLNA… é possível que afecte mais qualquer coisa…

Uma coisa é certa, com o firmware  7.2.4.3.1b4 não tenho problemas na comunicação com outros equipamentos de rede (seja via cabo ou wireless)

Comentário