Header
Destaque

Descubra as diferenças entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6


Reputação 7
Crachá +2

O Wi-Fi 6  é tecnologia da nova geração Wi-Fi e a NOS é o primeiro operador de Portugal a disponibilizar a tecnologia através do GiGA Router Wi-Fi 6:sunglasses:

A grande novidade em relação à anterior geração, o Wi-Fi 5, centra-se no seu desempenho. Podemos dizer-lhe que o Wi-Fi 6 veio revolucionar a sua Internet com uma mais avançada e completa experiência de navegação.

 

Para corresponder às atuais necessidades de utilização de Internet, do trabalho e estudo online, assim como do gaming ou ver filmes e séries em streaming, o Wi-Fi 6 é uma solução mais adequada, mais rápida e mais eficiente. :wink:

 

Quais são as reais diferenças entre anterior geração, o Wi-Fi 5, e a nova geração, o Wi-Fi 6?

  1. Mais rapidez
    A velocidade do Wi-Fi 6 é 1,5 vezes superior à do Wi-Fi 5.
    Enquanto que o Wi-Fi 5 utiliza apenas a antena MU-MIMO Downlink o Wi-Fi 6 utiliza MU-MIMO Downlink e Uplink, o que permite que, o download mas também o upload sejam mais rápidos do que anteriormente.
     
  2. Menos latência
    O Wi-Fi 6 possui a tecnologia OFDMA, em vez de OFDM presente na geração anterior.
    Esta tecnologia faz com que haja uma maior redução na latência, para uma Internet sem falhas, quando faz videochamadas, streaming ou joga online.
    Dependendo da configuração pode atingir velocidades até 4 vezes superiores às possíveis no Wi-Fi 5.
     
  3. Melhor desempenho
    Com uma modulação de 1024 QAM o Wi-Fi 6 tem um aumento no desempenho até 1,25 vezes em relação ao Wi-Fi 5, que funciona com 256 QAM.
    Esta modulação superior, permite que os dados sejam transferidos mais rápido e mais eficazmente.
     
  4. Mais equipamentos ligados por Wi-Fi
    A tecnologia OFDMA e uma otimização da funcionalidade MU-MIMO, fazem o Wi-Fi 6 ter muitos mais equipamentos ligados à rede em simultâneo, sem falhas e garantindo maiores velocidades.
    Agora a família já pode jogar, ver filmes, trabalhar e estudar, sem falhas, tudo ao mesmo tempo.
     
  5. Mais sustentável
    Ao contrário do Wi-Fi 5, o Wi-Fi 6 possui a funcionalidade Target Wake Time (TWT). Esta característica permite que os dispositivos ligados à rede façam a gestão da frequência com a qual estão conectados, para envio e receção de dados, reduzindo o consumo de energia até 7 vezes mais do que a geração anterior e consequentemente o aumento da duração da bateria dos equipamentos.
     
  6. Mais segurança
    Em relação à segurança da sua rede, o Wi-Fi 5 funciona com WPA 2 e o Wi-Fi 6 dispõe de WPA 3, uma criptografia que foi projetada para uma maior proteção dos seus dados, quando utiliza a Internet.
    Agora o Wi-Fi 6 tem opções de segurança mais robustas do que nunca.

 

Conheça o novo GiGA Router Wi-Fi 6 da NOS e ligue-se à tecnologia da nova geração Wi-Fi.

Quer saber mais sobre o GiGA Router Wi-Fi 6?  Consulte as perguntas mais frequentes e saiba tudo sobre a nova geração Wi-Fi 6 e do primeiro router Wi-Fi 6 do mercado que a NOS disponibiliza. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida fale connosco, estamos sempre disponíveis para ajudar. :blush:

49 Comentários

Reputação 5
Crachá

Boa tarde,

Fui consultar as informações disponíveis no vosso site sobre este novo Giga Router Wi-Fi 6, e pela informação que se encontra disponível no site: https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/Pages/autoinstalacao/autoinstalacao-giga-router-wi-fi-6.aspx e nas indicações de como proceder à instalação deste novo equipamento, fazem referência à ligação do cabo coaxial. Quando este equipamento foi lançado pelo que tomei conhecimento na altura, só estava disponível para clientes FTTH e com velocidades contratadas de 1Gbps.

A minha questão é se a NOS já possibilita a troca por este novo equipamento para clientes com velocidades contratadas de apenas 500Mbps e com apenas tecnologia HFC, se realmente já for possível eu gostaria de saber como posso proceder ao upgrade para este novo equipamento e quais os valores pela troca do mesmo.

Caso as condições que se reuniam há 1 ano atrás continuem apenas exclusivamente para clientes com velocidades de apenas 1Gbps e com tecnologia FTTH, então eu pergunto porque é que essa informação não consta no link acima referido.

Obrigado,

Tiago Ferreira

Reputação 7
Crachá +2

O router foi lançado á uns dias atrás para HFC para clientes com 1GBPS novos.

Atuais tem custo 4.99 aluguer.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Tiago Ferreira,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar o seu pedido.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 5
Crachá

Boa tarde @Tiago Ferreira,

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Boa tarde @João H. 

Cabe-me informá-lo que fui contactado hoje pela NOS às 15:06 no seguimento de me questionarem se eu me encontrava satisfeito com o meu serviço NOS 4, ou se poderiam eventualmente apresentar uma proposta com um valor mais baixo ou com melhores condições. No entanto, quando questionei a assistente da possibilidade da aquisição do Giga Router 6.0, fui informado que não existe nenhuma campanha comercial a decorrer que possibilite a inclusão deste novo equipamento.

Resumindo, pela informação que consta no site da NOS https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/gigarouter-wifi-6.aspx se o cliente aceitar pagar 4.99€ por mês tem acesso garantido a este novo Giga Router, tenha o cliente 500Mbps ou 1Gbps contratados, no entanto para renegociações de 24 meses provenientes duma oferta comercial da NOS o cliente tem que se manter com o Giga Router 5.2, no entanto se eu tenho equipamentos em casa com tecnologia Wi-Fi 6, como é que eu vou usufruir desta tecnologia se o Giga Router 5.2 não suporta Wi-Fi 6, por outro lado é do interesse da operadora segurar o cliente por mais 24 meses, com aquilo que a operadora lhe interessa oferecer.

Contudo, se foi com este propósito que vocês me solicitaram o meu contacto telefónico por mensagem privada, com o objetivo de ser contactado para me apresentarem propostas de renegociação de contrato por mais 24 meses sem o equipamento em questão incluso, então lamento, mas a NOS perdeu o seu tempo.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Tiago Ferreira

A substituição de equipamentos está sujeita a condições contratuais, pelo que endereçámos para a equipa responsável. 
Obrigado

Reputação 5
Crachá

A substituição de equipamentos está sujeita a condições contratuais, pelo que endereçámos para a equipa responsável.

Boa tarde @Mário P. 

Hoje fui novamente contactado e a informação que me foi passada é que para termos acesso a este novo equipamento Giga Router Wi-Fi 6.0 o cliente tem que ter uma velocidade contratada de 1Gbps, caso não tenha, terá que alterar o seu pacote, pagar mais por mês e como é óbvio ter que aceitar uma nova fidelização de 24 meses.

O que é lamentável é que na concorrência não existe essa obrigatoriedade de só a partir de 1Gbps é que o cliente pode ter acesso a um equipamento com Wi-Fi 6, pois o que a NOS aqui obriga é o cliente a ter que alterar o seu pacote para um mais caro, com uma velocidade que não necessita para poder usufruir da tecnologia de um equipamento.

É lamentável!

Reputação 7
Crachá +2

Eu referi em cima as condições ..

Reputação 5
Crachá

Eu referi em cima as condições ..

São condições sem sentido nenhum, porque na Vodafone se eu quiser ter um Router Wi-Fi 6 posso ter uma velocidade contratada de 200Mbps. É lamentável esta prática comercial da NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Acho o aluguer caro, deveria ser metade. Mas faz sentido para mim ~~

Reputação 5
Crachá

Acho o aluguer caro, deveria ser metade. Mas faz sentido para mim ~~

Eu não acho só o aluguer caro, a obrigatoriedade de ter 1Gbps de velocidade não faz sentido nenhum.

Reputação 2
Crachá

Se isso é obrigatório o site não apresenta essa condição em lugar algum, mas publicidade enganosa na NOS seria incomum.

Reputação 5
Crachá

Caros membros,

Acho vergonhoso que haja tanta incoerência de informação prestada por parte da NOS, dos seus colaboradores e os clientes andem aqui feitos bolas de ping pong, onde um diz uma coisa e outro diz outra.

Eu preciso REALMENTE saber se o Giga Router Wi-Fi 6 está ou não disponível para clientes HFC ou se está apenas disponível para clientes FTTH. Hoje ao contactar a linha de cancelamento de contratos, fui tentar renegociar o meu pacote com uma proposta que me foi feita dia 9 de Dezembro, onde incluía o Giga Router Wi-Fi 6, e hoje ao ser atendido pela Sra. Clara Oliveira a mesma disse-me que o Giga Router Wi-Fi 6 não está disponível para clientes HFC.

Então preciso saber e esclareçam os clientes duma vez por TODAS para que haja um nível de respeito para com os mesmos, pois este tipo de conduta é inaceitável.

Reputação 7
Crachá +2

Caros membros,

Acho vergonhoso que haja tanta incoerência de informação prestada por parte da NOS, dos seus colaboradores e os clientes andem aqui feitos bolas de ping pong, onde um diz uma coisa e outro diz outra.

Eu preciso REALMENTE saber se o Giga Router Wi-Fi 6 está ou não disponível para clientes HFC ou se está apenas disponível para clientes FTTH. Hoje ao contactar a linha de cancelamento de contratos, fui tentar renegociar o meu pacote com uma proposta que me foi feita dia 9 de Dezembro, onde incluía o Giga Router Wi-Fi 6, e hoje ao ser atendido pela Sra. Clara Oliveira a mesma disse-me que o Giga Router Wi-Fi 6 não está disponível para clientes HFC.

Então preciso saber e esclareçam os clientes duma vez por TODAS para que haja um nível de respeito para com os mesmos, pois este tipo de conduta é inaceitável.

Como já se pode conferir pelo site existe um router 6 para FTTH e um router 6 para HFC.

Reputação 5
Crachá

Já encontrei o link:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/fibra/giga-router-wi-fi-6.aspx

Mas então se existe porque é que dizem que o router ainda não está disponível?

Reputação 2
Crachá

Já encontrei o link:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/fibra/giga-router-wi-fi-6.aspx

Mas então se existe porque é que dizem que o router ainda não está disponível?

Isso é excesso de formação e informação prestada aos próprios colaboradores. E se os colaboradores está tão bem formados assim concerteza tem tudo para darem um atendimento em condições… deploráveis.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos as vossas sugestões, @Tiago Ferreira e @Guimas
Atualmente as condições são aquelas que se encontra no site. Se surgirem novidades, partilharemos. 
Obrigado

Reputação 5
Crachá

Agradecemos as vossas sugestões, @Tiago Ferreira e @Guimas
Atualmente as condições são aquelas que se encontra no site. Se surgirem novidades, partilharemos. 
Obrigado

Mas que condições posso saber? No vosso site na página oficial do Giga Router Wi-Fi 6 não existe nenhuma informação de exclusividade de que o router apresentado seja exclusivo para clientes com FTTH, e depois noutra página já aparecem 2 modelos de dois routers com Wi-Fi 6. Então se existe no site porque é que depois nas renegociações dizem que posso ter o novo Giga Router Wi-Fi 6 e ontem já me dizem que não. Mas afinal a informação que vos prestam não é unânime? 

Reputação 7
Crachá +6

Claro, @Tiago Ferreira

O GiGA Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos e atuais clientes com velocidades contratadas de 1 Gbps ou como upgrade ao seu pacote atual por €4,99/mês. Consulte aqui.

Obrigado

Reputação 5
Crachá

Claro, @Tiago Ferreira

O GiGA Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos e atuais clientes com velocidades contratadas de 1 Gbps ou como upgrade ao seu pacote atual por €4,99/mês. Consulte aqui.

Obrigado

Então porque é que eu faço uma renegociação de contrato de 1Gbps de velocidade, e a mim dizem-me que o Giga Router Wi-Fi 6 só está disponível para clientes FTTH? Não precisa me dizer o que está escrito nas perguntas frequentes porque isso eu sei ler e sei muito bem o que está lá escrito. Gostava é que fossem diretos à minha observação e me respondessem sff

Reputação 7
Crachá +2

Claro, @Tiago Ferreira

O GiGA Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos e atuais clientes com velocidades contratadas de 1 Gbps ou como upgrade ao seu pacote atual por €4,99/mês. Consulte aqui.

Obrigado

Então porque é que eu faço uma renegociação de contrato de 1Gbps de velocidade, e a mim dizem-me que o Giga Router Wi-Fi 6 só está disponível para clientes FTTH? Não precisa me dizer o que está escrito nas perguntas frequentes porque isso eu sei ler e sei muito bem o que está lá escrito. Gostava é que fossem diretos à minha observação e me respondessem sff

Fale novamente com a parte de renegociação ..

Reputação 7
Crachá +6

@Tiago Ferreira, a informação que dispomos é aquela que fornecemos e o @Guimas também. 
No entanto, e uma vez que indica que foi informado que apenas os clientes FTTH, são elegíveis para instalação. 
Endereçámos um pedido de esclarecimentos, para melhor compreender o que nos indica. 

Assim que tivermos novidades partilharemos. 
Obrigado

Reputação 5
Crachá

@Tiago Ferreira, a informação que dispomos é aquela que fornecemos e o @Guimas também. 
No entanto, e uma vez que indica que foi informado que apenas os clientes FTTH, são elegíveis para instalação. 
Endereçámos um pedido de esclarecimentos, para melhor compreender o que nos indica. 

Assim que tivermos novidades partilharemos. 
Obrigado

Agradeço para que haja apenas uma informação prestada e os clientes não se sintam induzidos em erro. 
Ficarei aguardar por uma resposta

Obrigado mais uma vez

Reputação 5
Crachá

Endereçámos um pedido de esclarecimentos, para melhor compreender o que nos indica. 

Assim que tivermos novidades partilharemos.

Boa tarde @Mário P. 

Após 10 dias, continuo à espera duma resposta da vossa parte. Será que em 10 dias vocês não conseguiram obter uma resposta concreta? O pedido de esclarecimentos sobre o tema, foi pedido a onde? Na China, na Rússia ou será que os responsáveis também já não vos dão importância?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Tiago Ferreira

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 
Enviamos-lhe mensagem privada, por favor, consulte a sua caixa de mensagens. 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Comentário