Header
Respondido

Definir reserva DHCP?


Boa tarde,

Com o novo router como consigo reservar DHCP ips para cada equipamento que tenho ligado ao router wireless, através do endereço MAC?
icon

Melhor resposta por Oscar7 30 October 2018, 16:41

Ver pergunta inicial

22 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Experimenta ver nas configurações avançadas do router, no site aminhanet.nos.pt se tens alguma opção que sirva.
Já pesquisei em todos os cantos em ‘aminhanet’ e não encontro em lado nenhum.
Reputação 7
Crachá +2
Se queres configurar no router os IP's a serem atribuídos aos equipamentos de forma estática, não dá.

O que podes fazer é limitar a range de DHCP e configurar nos equipamentos o IP que queres receber de forma estática. Para isso, vai a configurações e escolhe configurações lan.
Portanto tenho de configurar em cada device o ip estático em vez de configurar tudo no router. Tenho um router limitado em opções, quando no passado esta opção estava disponível. Gostava de perceber a razāo da decisāo para limitar bastantes funcionalidades que um router normal tem. Se quiser limitar o meu ip num windows apenas na minha rede privada mas quiser manter dinâmico nas restantes, tenho de estar sempre a ligar e desligar essas definições uma vez que a alteraçāo é feita ao nível da placa de rede e nāo ao nível da rede wifi.

Bela xxxxx… :ok_hand:

Reputação 1

 

Se queres configurar no router os IP's a serem atribuídos aos equipamentos de forma estática, não dá.

O que podes fazer é limitar a range de DHCP e configurar nos equipamentos o IP que queres receber de forma estática. Para isso, vai a configurações e escolhe configurações lan.

Eu sei que o post já tem dois anos mas só agora me deparei com este problema.
Isto não é solução, se usar um portátil ele vai tentar usar o mesmo IP em todas as redes a que se conectar.
Esta opção devia ser incluída no router, assim como uma lista de endereços MAC que têm permissão para se conectar às redes wireless.
Que me tenha apercebido também não é possível.

Entre este e outros problemas/limitações deste router julgo que se poderia lançar uma petição para que a NOS fizesse um desenvolvimento sustentado de um firmware próprio para este router antes de o colocar em casa dos clientes.

 

Regressei ao router antigo porque a NOS, há pelo menos 2 anos, que conheçe este e outros problemas e não resolve nenhum deles. É lamentável e devia ter um maior impacto nas vendas da operadora, aparentemente não tem.

Ao fim de tanto tempo a limitaçao continua. Como é que se reserva o ip num device iot ? Como é que se configure no mesmo device o endereço de MQTT de Uma maquina que está na mesma rede e que tambem muda de IP cada vez que é necessario desligar o router ou falta electricidade ? É insustentavel cada vez que tenho que desligar algum equipamento ter que efectuar uma serie de  configurações manualmente quando a reserva de IP mum router é básica. Tenho que mudar de operador Para ter funcionalidades basicas que tinha há muitos anos ?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PAlmeida63,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, a que equipamento se refere.

Obrigado 

@João H. Eu tenho a mesma necessidade e tenho um CHITA-Hub5

Reputação 7
Crachá +6

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @José Xavier
Obrigado

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum@José Xavier
Obrigado

Enviei mensagem privada, perguntaram-me novamente qual era o problema, ligaram-me do apoio tecnico a dizer que era uma questao de configuracao e que teria que ligar para a pc medic com um custo de 45cent/minuto ao que respondo que o problema estava mais que identificado e que ate ja havia outros utilizadores que ligaram para ouvir que nao era possivel ao que a pessoa me responde, “pois, eu sei que nao e’ possivel mas e’ o procedimento.”

Porque raio pedem a mensagem privada e fazem a chamada e se esta mais que identificado aqui que nao ha solucao?

Reputação 7
Crachá +2

Que necessidade é essa? Porque se for configuração avançada no router só com a pcmedic.

Que necessidade é essa? Porque se for configuração avançada no router só com a pcmedic.

Não é uma configuração avançada porque a configuração não existe!

Reputação 7
Crachá +2

Acho que nem todos dão. Use um IP estático 

Bom dia,

Acabo de trocar o meu router do NOS para um Giga Router 5 (modelo litro CHITA HUB5).

Na pagina de configuração, estou a intentar a usar o “port forwarding” para um dispositivo. Mas o problema é que quando re-iniciei o giga router, o dispositivo ficou com um endereço IP4 diferente, e portanto as regras de port forwarding que tinha feito deixaram de funcionar, por que estavam configuradas para o endereço IP4 que estava configurado para o dispositivo anteriormente.

Outros routers (e.g. Asus) tem opção para “lembrar” dos endereços que são assinados para diferentes dispositivos, e mante-los os mesmos permanentemente, da maneira que ainda que o router seja reiniciado, os dispositivos “lembrados” ficam com os mesmos respetivos endereços IP4.  Nao encontrei uma opção deste genro nas páginas de configuração do router.

Alternativamente, modifiquei o intervalo de endereços IP que o giga router pode usara para a funcionalidade DHCP, pensando que poderia configurar o dispositivo manualmente, com um endereço fixo.  Mas o giga router nao parece que deixa criar configurações de port forwarding com endereço IP4 que seja fora do valor do intervalo configurado para DHCP (a salvar a configuração, o router fica com um erro).

Sera que há outra maneira de fazer port forwarding duma maneira que nao requereria completamente desligar a função de DHCP do giga router?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @O Parolo

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 
Obrigado

Acabei de esbarrar com este problema.

 

Pelos vistos retiram funcionalidades básicas dos routers. A concorrência permite estas configurações.  :)

Reputação 7
Crachá +1

Acabei de esbarrar com este problema.

 

Pelos vistos retiram funcionalidades básicas dos routers. A concorrência permite estas configurações.  :)

Bem, ou ligas um router próprio e fazes todas as configurações avançadas que quiseres, ou ligas pra pcmedic a pedir ajuda.  melhor naum há! 

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @RICV.

O @Bruno Aleixo prestou uma boa ajuda e sugestão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

 

Acabei de esbarrar com este problema.

 

Pelos vistos retiram funcionalidades básicas dos routers. A concorrência permite estas configurações.  :)

Bem, ou ligas um router próprio e fazes todas as configurações avançadas que quiseres, ou ligas pra pcmedic a pedir ajuda.  melhor naum há! 

um bem haja 

Certo. Tenho um router fornecido pelo meu ISP, mas que não serve porque foi martelado para tirarem funcionalidades, então tenho de comprar um segundo router.

Tá certo :)

Qualquer dia tempos de comprar uma segunda box, porque a primeira só serve para passar sinal. :) :)

 

Sim, já comprei um router. 

Acabei de esbarrar com este problema.

 

Pelos vistos retiram funcionalidades básicas dos routers. A concorrência permite estas configurações.  :)

Igual. Acabei de ter o mesmo problema.

Não faz sentido nenhum não existir esta funcionalidade básica no router.

 

Sim, pode-se comprar um equipamento adicional. Mais um custo, mais um equipamento, mais fios, mais consumo energético. Por uma funcionalidade super básica em qualquer router.

Comentário