Header
Respondido

DDNS router 5.0 giga


Boa tarde,

 

Gostaria de saber se o novo router 5.0 tem a função de DDNS.

Estive á procura desta função na página do router (aminhanet.nos.pt) mas não apareceu nada lá

gostaria de configurar um virtual server para o noip.com.

 

Haverá outra maneira de configurar o router sem ser por está página web onde tenha mais funcionalidades.

 

Cumprimentos

icon

Melhor resposta por Tiago C. 19 December 2019, 14:40

Ver pergunta inicial

149 Comentários

Reputação 3

Boa noite, a funcionalidade DNS Dinâmico desapareceu assim do nada e sem aviso prévio!?

Será que os clientes estão à mercê de andarem a fazer modificações nas configurações e funcionalidades dos routers? É que as vossas mexidelas têm implicações graves nos clientes e agradeço que esta funcionalidade volte ao meu router, caso contrário terei que mudar de operadora. Não é admissível que andem constantemente a fazerem actualizações aos routers retirando-lhes funcionalidades e nem sequer avisam nem nada! É no minimo uma falta de respeito e consideração, para além que defraudam as espectativas dos clientes. Ainda à dias as configurações do router por e simplesmente desapareceram! Estão à vontade mas não estão à vontadinha! E quando mexerem, ao menos não estraguem, melhorem se possível ou então mantenham o mesmo nível de serviço, funcionalidades e afins. Isto assim é andar de cavalo para burro!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @marcolopes,

Confirmamos que neste momento o router v5 já permite ativar a funcionalidade DNS Dinâmico.

Reputação 7
Crachá +2

Fiquei perplexo com esta resposta (e com a pergunta), isto porque o ROUTER 5 PERMITE a gestão de DDNS!!

 

 

Reputação 3

É realmente triste a NOS para além de se descartar de resolver o problema, ainda por cima engana e defrauda os clientes. O DDNS dinamico do router desapareceu pq na verdade vamos deixar de ter IP publico, logo tiveram de retirar a funcionalidade do router!

 

Pessoal, mudar para a Vodafone ou MEO é o caminho a seguir URGENTEMENTE!

 

ainda tiveram a lata de me dizer para ligar para a pcmedic a pagar 34cent/min!!!!

 

Já para não falar que a implementação do IPV6 na NOS é uma visão de um futuro muito distante!!!!

 

CMG vão ser uns MUITOS MESMO que vão bazar!

 

BYE BYE

Reputação 3

Estou mesmo danando com isto! Tinha o meu servidor há uns bons anos a funcionar e de repente kaput!

Já trouxe muitos clientes para a NOS, mas a partir de hoje, nem mais um recomendarei, assim como todos os que cá estão os farei mudar para a concorrência.

 

A NOS trata os clientes como puros agentes de receita, ignorando as consequências que criam nos mesmos, e tratam-nos como se fosssemos todos ignorantes!

 

Quem de muito alto sobe, de muito alto cai!

Reputação 3

É realmente triste a NOS para além de se descartar de resolver o problema, ainda por cima engana e defrauda os clientes. O DDNS dinamico do router desapareceu pq na verdade vamos deixar de ter IP publico, logo tiveram de retirar a funcionalidade do router!

 

Pessoal, mudar para a Vodafone ou MEO é o caminho a seguir URGENTEMENTE!

 

ainda tiveram a lata de me dizer para ligar para a pcmedic a pagar 34cent/min!!!!

 

Já para não falar que a implementação do IPV6 na NOS é uma visão de um futuro muito distante!!!!

 

CMG vão ser uns MUITOS MESMO que vão bazar!

 

BYE BYE

 

Então é uma ALTERAÇÃO de FUNDO nos serviços da NOS!

Ui, que isto vai dar muito que falar…

(o facto da NOS enviar para a PC MEDIC já é habitual, e nestas situações, ultrajante!!!!!!!!!!!!)


É mais triste que isso, é tratarem-nos como estupidos e obrigarem os clientes a pagar uma factura que não serve para absolutamente nada, porque a PCMEDIC não faz milagres!!! E muito menos se sobrepõe à ignorância e incompetência da NOS

 

Reputação 3

Informem-se e exijam um serviço de qualidade, quer a nível de desempenho quer a nível de soluções técnicas de vanguarda e que estão a ser implementadas por quem leva o assunto de forma séria e competente. O IPV4 já há muito que esgotou os ip's. A implementação do IPV6 é a solução e o futuro a seguir. Na NOS andam a brincar ao CGNAT e afins.... bye bye ip's publicos, com ou sem router 3.0 em bridge etc etc e tretas da tanga!!!

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite, a funcionalidade DNS Dinâmico desapareceu assim do nada e sem aviso prévio!?

Será que os clientes estão à mercê de andarem a fazer modificações nas configurações e funcionalidades dos routers? É que as vossas mexidelas têm implicações graves nos clientes e agradeço que esta funcionalidade volte ao meu router, caso contrário terei que mudar de operadora. Não é admissível que andem constantemente a fazerem actualizações aos routers retirando-lhes funcionalidades e nem sequer avisam nem nada! É no minimo uma falta de respeito e consideração, para além que defraudam as espectativas dos clientes. Ainda à dias as configurações do router por e simplesmente desapareceram! Estão à vontade mas não estão à vontadinha! E quando mexerem, ao menos não estraguem, melhorem se possível ou então mantenham o mesmo nível de serviço, funcionalidades e afins. Isto assim é andar de cavalo para burro!

 

É realmente muito mau este tipo de falhas… pessoalmente não dependo neste momento do DDNS, mas se assim fosse, seria péssimo!

 

Espero que seja mesmo um PROBLEMA a ser resolvido, e não uma remoção de funcionalidade...

Reputação 3

Boa noite, por acaso estou abismado e sensibilizado com a DESpreocupação e ausência de qualquer explicação à minha intervenção sobre este assunto do DDNS.

É gritante a total falta de resposta e parece-me que o silêncio lhes é conveniente, pode ser que o cliente se canse e esqueça o assunto. Não só não esqueço, como irei dar nota deste assunto noutros fóruns da especialidade. Não posso crer que retirem funcionalidades sem sequer terem em consideração pelos clientes e depois aplicam a resposta exemplo “O novo firmware não suporta a função e não sabemos quando irá ser reposta, pedimos desculpa pelo incómodo e tentaremos ser breves”… A NOS tem que perceber que os clientes são para respeitar e satisfazer, não para prejudicar e ver apenas como fontes de receita… assim pode ser que percam mais uns quantos clientes que irão comigo atrás!

Reputação 7
Crachá +2

enfim não funciona.

versão firmware 1.1.12.1

deviam é fazer o upgrade ou substituir o Router (outro modelo)

 

No meu caso está a funcionar perfeitamente (Router 5V2 - CABO)

 

Também não me recordo de ter problemas no ROUTER 5 (v1)

Não sou piloto, embora tenha respondido ao inquérito que existe aqui no site.

 

Um dos problemas da NOS é ter neste momento 2 tecnologias diferentes para disponibilizar os serviços, hfc e ftth. 

 

Há uns anos atrás, quando a PT começou a implementar a fibra para substituir o cobre, a NOS (nessa altura zon) decidiu investir na rede hfc. A própria tecnologia (hfc) não é má, porque vejo relatos noutros países onde as redes hfc existem e são excelentes. O problema é que a NOS deixou a rede chegar a um ponto de não retorno. Falta de manutenção, equipamentos de distribuição obsoletos, etc... Assim não resiste. 

 

Se não é piloto, então o ROUTER 5 FTTH já está em fase de “produção”… estranho! É o modelo rectangular com luzes indicadoras na parte frontal?

 

Concordo com o que disse… eu não critico a tecnologia HFC… aliás, até prefiro, porque “todas” as casas têm instalação COAXIAL, e como tal, é muito fácil escolher / mudar os locais onde queremos os equipamentos sem necessidade ADAPTADORES via REDE eléctrica, etc… (eu, por exemplo, tenho o ROUTER no escritório… e prefiro estar ligado por CABO de REDE).

 

COAXIAL será sempre limitado face à FIBRA, claro, mas chegaria para satisfazer as necessidades durante mais uma década??! ISTO se o DOCSIS 3.1 entrasse em força, e as velocidades de UPLOAD do HFC chegassem pelo menos aos 100Mbits (algo que NUNCA será realidade...).

 

A NOS segue o caminho do “deixa andar” e prefere LITERALMENTE deitar areia para os olhos, publicitando pacotes de 500 e 1000 Mbits (imagine-se!!!!!!!!) com 20Mbits de UPLOAD… Ao esconder do o UPLOAD do consumidor (SEM OPOSIÇÃO da ANACOM e da AUTORIDADE para a CONCORRÊNCIA!!!!) vai levando a sua avante, e o consumidor pensa que está a compra um FERRARI, quando na verdade está a comprar um MINI…

 

Tenho realmente pena que a NOS, por razões técnicas ou outras, não consiga fazer mais do HFC com DOCSIS 3.1… o que eu não tenho pena, e jamais darei razão à NOS, é não terem a honestidade de fornecer pelo menos 20Mbits de UPLOAD a todos os clientes… Seria o mínimo que poderiam fazer para equilibrar as forças de mercado.

Não sou piloto. Há vários utilizadores com esse router. Se não estou em erro começou a ser instalado a novos clientes desde final de Abril, princípios de Maio. Cinzento com 6 luzes frontais. Tem ONT incorporado. 

Com coaxial realmente é mais fácil mudar os equipamentos, mas depois há o downside da situação. Por norma a ficha que o técnico deixa o router ligado é a que em teoria tem o melhor sinal. Se mudarmos o router para outra divisão da casa, onde temos de acrescentar mais uma dezena de metros de coaxial, o sinal começa a degradar. Com fibra ficamos "limitados" ao sitio que escolhemos no dia da instalação, para manter o router, ou sempre podemos passar cabos de rede pela casa e deixar sinal de rede disponível nas várias divisões da nossa casa. Mas isso é algo que nem todas as pessoas estão dispostas a fazer, por variadíssimas razões. No entanto se quisermos mudar o router de fibra, e neste caso concreto este que eu tenho aqui em casa, não posso porque o ONT está incorporado. 

Um dos problemas que o HFC enfrenta é a disponibilização de portadoras tanto para o download como para o upload, e a própria tecnologia em si em que o nó óptico que chega à caixa de distribuição é para ser partilhado por todos os clientes que sejam pendurados nesse nó. Isso até nem seria um grande stress, se a NOS tivesse feito as coisas atempadamente com cabeça, tronco e membros. Mas não, a NOS preferiu distribuir chorudos dividendos aos accionistas, investir em clubes de futebol (e contra mim falo porque sou adepto de um clube que a NOS comprou os direitos de transmissão dos jogos...) e ainda pratocinar a primeira liga de futebol. Depois ainda podemos associar o Luanda Leaks e temos a tempestade perfeita para a NOS. Neste momento não há dinheiro para a NOS investir em fibra, nem para fazer a manutenção necessária na rede hfc. 

Quanto ao facto de venderem gato por lebre... Toda a razão, muita falta de honestidade e ocultação de informação por parte do operador. Mas para o cliente normal isso é o menos importante, desde que dê para ir ao Facebook, Instagram, ver uns videos no YouTube, está tudo bem. Ou se o cliente se queixar, toma lá uns meses de tvcine ou uma BL a 1€ mês e cala-te. 

Não faço ideia, mas já estou habituado ao meu e aos seus menus de configuração.

Além de ser super mega fluido dá para configurar muitas coisas que eu utilizo.

É um Draytek Vigor 2862ac.

De qualquer forma agradeço a sugestão e vou estudar o router da Vodafone para ver se dá também para utilizar com tudo o que pretendo.

Reputação 3

https://pplware.sapo.pt/internet/nos-hfc-unica-operadora-limitacao-rigida-youtube-netflix/

se é cliente NOS com cabo coaxial (o chamado HFC), esqueça o 4K e arranje uma boa dose de paciência para navegar em vídeos a 1080p ou 720p. Voltou a 2010.

 

Serviço cabo da NOS não permite ir além de 2,5 Mbps no streaming

Pode ter um serviço de 500 Mbps ou 1 Gbps, que vai parecer que está com ADSL “do mau”. A implementação de traffic shaping não teve “meias medidas” e foi executada de tal forma que faz mossa na utilização banal do YouTube e Netflix. Não irá conseguir então mais de 2,5 Mbps (~300 KB/s) em ligação única, ou 7,2 Mbps em ligações múltiplas.

 

Netflix não vai além de 2,5 Mbps no serviço de Internet da NOS, no smartphone

Testes realizados no smartphone

Foram realizados testes em todas as operadoras, nomeadamente MEO, Vodafone e NOWO, e não foram identificadas dificuldades a este nível. Não foi assim encontrado, em nenhum outro operador, um nível de restrição que condicione a normal utilização dos serviços de streaming. O serviço NOS Fibra (FTTH) não está sujeito a esta limitação.

Testes realizados no computador, com utilização de ligações múltiplas.

Ao contactar a assistência técnica, além de ser assegurado que a operadora não faz qualquer modelação de tráfego, é acrescentado que tal prática é ilegal. Sugerem, ainda, que o cliente deve contactar “à sua conta” um serviço externo de assistência microinformática para diagnosticar o problema nos aparelhos que estão a tentar aceder a tais serviços.

 

Depois não digam que é mentira! Leiam o artigo completo

Boa tarde 

Acabo de ser contactado pela NOS, de facto não conseguem resolver o problema, uma vez que para já a opção de acesso ao DNS Dinamico não está acessível no firmware  V 1.1.4.1

 

Têm acesso ao firmware anterior  V 0.9.4.5.1 mas o tecnico que me ligou não teve permissão da chefia para reverter para o firmware anterior.

 

Resta-me cancelar este contrato uma vez que esta opção é mandatória para o funcionamento que eu preciso.

Boas,

Tinha problemas em usar o modo bridge nem usar o DDNS e então liguei para a NOS.

Liguei para a linha 16108, atendeu-me um operador que nem sequer me identificou e após explicar o meu problema passou logo a chamada para “a outra” equipa. em que me atende alguém com muita pouca vontade de me ajudar, após explicar NOVAMENTE o problema respondem-me que “vão ver o que conseguem fazer por mim” 15 minutos depois, inaceitável, ligo do meu telemóvel para a mesma linha e um tratamento completamente diferente, confirmaram logo os meus dados e passaram para  “a outra” equipa que tentou a mesma jogada, tem de ligar para a PC Medic ou PC Clinic, já nem sei, após insistir la o Sr. se dignou a ligar-se ao meu router.

Incrível o “desapoio” ao cliente nesta situação.

Após alguns testes foi possível activar o modo bridge em usar o DDNS.

A minha versão de firmware é routerV5_Askey_1.1.4.1_PROD e para conseguir ter o modo bridge na porta 4 activada  temos de que ter o DHCP activado.

Após activar o modo bridge com o DHCP activo já foi possível usar o DDNS.

Espero que isto ajude o maior numero de pessoas.

Reputação 7
Crachá +2

Já agora, caro @Ricardo Maximo, verifique se o firmware é igual ou temos versões diferentes…

 

Reputação 3

https://pplware.sapo.pt/internet/nos-hfc-unica-operadora-limitacao-rigida-youtube-netflix/

se é cliente NOS com cabo coaxial (o chamado HFC), esqueça o 4K e arranje uma boa dose de paciência para navegar em vídeos a 1080p ou 720p. Voltou a 2010.

 

Serviço cabo da NOS não permite ir além de 2,5 Mbps no streaming

Pode ter um serviço de 500 Mbps ou 1 Gbps, que vai parecer que está com ADSL “do mau”. A implementação de traffic shaping não teve “meias medidas” e foi executada de tal forma que faz mossa na utilização banal do YouTube e Netflix. Não irá conseguir então mais de 2,5 Mbps (~300 KB/s) em ligação única, ou 7,2 Mbps em ligações múltiplas.

 

Netflix não vai além de 2,5 Mbps no serviço de Internet da NOS, no smartphone

Testes realizados no smartphone

Foram realizados testes em todas as operadoras, nomeadamente MEO, Vodafone e NOWO, e não foram identificadas dificuldades a este nível. Não foi assim encontrado, em nenhum outro operador, um nível de restrição que condicione a normal utilização dos serviços de streaming. O serviço NOS Fibra (FTTH) não está sujeito a esta limitação.

Testes realizados no computador, com utilização de ligações múltiplas.

Ao contactar a assistência técnica, além de ser assegurado que a operadora não faz qualquer modelação de tráfego, é acrescentado que tal prática é ilegal. Sugerem, ainda, que o cliente deve contactar “à sua conta” um serviço externo de assistência microinformática para diagnosticar o problema nos aparelhos que estão a tentar aceder a tais serviços.

 

Depois não digam que é mentira! Leiam o artigo completo

 

Mais uma vez, depende da ZONA HFC! Concordo que devem ser “quase todas”… e sinceramente...os valores aqui apresentados nestes testes são TOTALMENTE INACEITÁVEIS! É o mesmo que um SERVIÇO INEXISTENTE!!!

Qual a parte da “NOS é a única operadora”  que não percebeste???….

 

Reputação 7
Crachá +2

É realmente triste a NOS para além de se descartar de resolver o problema, ainda por cima engana e defrauda os clientes. O DDNS dinamico do router desapareceu pq na verdade vamos deixar de ter IP publico, logo tiveram de retirar a funcionalidade do router!

 

Pessoal, mudar para a Vodafone ou MEO é o caminho a seguir URGENTEMENTE!

 

ainda tiveram a lata de me dizer para ligar para a pcmedic a pagar 34cent/min!!!!

 

Já para não falar que a implementação do IPV6 na NOS é uma visão de um futuro muito distante!!!!

 

CMG vão ser uns MUITOS MESMO que vão bazar!

 

BYE BYE

 

Então é uma ALTERAÇÃO de FUNDO nos serviços da NOS!

Ui, que isto vai dar muito que falar…

(o facto da NOS enviar para a PC MEDIC já é habitual, e nestas situações, ultrajante!!!!!!!!!!!!)

Reputação 3

Bom… a NOS ligou-me e garantiu que a remoção da opção de DDNS no Router 5 (pelo visto foi apenas neste router) foi uma anomalia e não algo previsto (ao contrário do que me tinha sido dito anteriormente no apoio a clientes - e o operador demorou bastante para confirmar).

 

Questionados sobre a questão do CGNAT, também foi garantido que a NOS NÃO o implementou e NÃO o pensa implementar!


Foste mal informado!

Se assim fosse… só assim de repente… o meu servidor voltaria a funcionar…. nada como testar… testa… tenta registar um serviço teu… tenta usar as portas… etc…

A NOS nunca na vida em tempo algum to vai dizer ou assumir que o ESTÁ a fazer!

Portanto bem que podes ligar ao serviço de apoio a clientes… etc etc etc que não assumir a trapalhada que estão a implementar…. e se eu estiver enganado…. falamos daqui a uns meses… e depois logo dizes se a NOS implementou ou NÃO CGN...

Reputação 3

E não te esqueças que a implementação do CGN será progressiva, afectará primeiro uns do que outros…

Implementar IPV6 acarreta um planeamento de implementação de rede que implica mudar muita infraestrutura interna do que têm actualmente e isso custa--lhes dinheiro… que não querem gastar…

 

Reputação 3

Eheheheh, até onde vai a creatividade da NOS…. agora quando acedo à aminhanet.nos.pt aparece inicialmente a imagem do 5.0 mas quando passa para os menus do router, aparece a imagem do 3.0!!! Hilariante!!!

Ah! Claro que agora devolveram-me a entrada do DNS DINAMICO nas configurações avançadas do router 5.0 mascarado de 3.0, só que se esqueceram que o cliente não é burro e muito menos ignorante… é que o facto de haver a hipotetica funcionalidade disponível no router… se inibiram os IP’s publicos, ou seja, como o IPV4 já esgotou os ip’s há muito tempo, avançaram a grande velocidade com CGNAT a fundo, o que simplificadamente é o mesmo que criarem sub-redes dentro da rede, e assim o IP público bye bye… e portanto o serviço não existe!!!

Estarão a querer iludir os distraídos ou os que nem sequer têm como testar a funcionalidade para abafar o problema???

Santa estupidez e ignorância! Já para não falar que roça a fraude!

Meus santos iluminados da NOS, NÃO FUNCIONA!!!

 

 

Reputação 3

...O DDNS dinamico do router desapareceu pq na verdade vamos deixar de ter IP publico, logo tiveram de retirar a funcionalidade do router!

...

@Pjsrlopes , qual é a fonte?

Se tiveram a LATA de aconselhar a PC MEDIC, foi o APOIO técnico!!!!


por 2 vezes seguidas!!!

 

O que é hilariante a dobrar!

Reputação 3

E já agora se o router 3 suportar hipoteticamente essa funcionalidade então não fazia qq sentido os msis recentes não o suportar, até pq eles instalam o 3 aos clientes que apenas veem tv e pouco mais. Qq um que tenha como principal rewuisito a internet, não vai querer o 3.0 de certeza e muito menos o 4.0. O 5.0 veio melhorar o triste  e paupérrimo desempenho de cobertura de rede wifi dos antecessores.

Mais, comecem a perguntar aos brilhantes tecnicos da NOS, ou linha de apoio tecnico, como preferirem, para quando a implementação do IPV6...

Reputação 7
Crachá +2

Olá @marcolopes,

Confirmamos que neste momento o router v5 já permite ativar a funcionalidade DNS Dinâmico.

 

Mais uma confirmação de que o Router 5 é um produto em DESENVOLVIMENTO, que precisa de algumas afinações e funcionalidades...

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Lamentamos todo o transtorno causado :sweat: .

Já temos conhecimento da situação que nos indicam. Estamos a trabalhar para que a mesma seja resolvida o mais breve possível. 

Agradecemos a vossa compreensão. 

Comentário