Header
Respondido

DDNS router 5.0 giga



Mostre a primeira mensagem

149 Comentários

Certamente que @marcolopes  se referia ao lote de routers disponibilizados actualmente pelos ISPs… olhe @lmiguerm , pelo menos a porta USB tem mais alguma utilidade do que a dos routers NOS.

@C24XXXX201 tenho router 5.0 ftth com porta USB totalmente operacional. Funciona o DNLA, bem como a partilha de ficheiros na rede, onde basta mapear a partilha sda1 como unidade de rede.

 

Em relação ao chamado problema com acesso remoto a servidores na rede, não vejo qual é o problema. Tenho um servidor de mail, web, VPN entre outros serviços, e apenas tive de configurar o DMZ com o IP Interno do servidor. 

 

Pois é caro amigo… tem o ROUTER 5 FTTH, uma RARIDADE, diga-se (no que toca a ter FTTH na rede NOS!!!!)

 

Por aqui fala-se geralmente do ROUTER 5 HFC… que sofre e faz sofrer os “donos”! (mas não tanto quanto o ROUTER 4!)

 

Portanto, é este MIX de equipamentos da NOS que deixa a empresa e os clientes DESESPERADOS!!!

 

Enquanto a concorrência lança um ROUTER novo, a NOS lança 2 ou 3!!!!! Um para FTTH, outro para HFC, outro para resolver problemas do anterior… e manter tudo isto afinado… upa upa!

 

Em resumo: tem sorte com esse ROUTER 5 FTTH (presumo que seja piloto)

@marcolopes

 

Não sou piloto, embora tenha respondido ao inquérito que existe aqui no site.

 

Um dos problemas da NOS é ter neste momento 2 tecnologias diferentes para disponibilizar os serviços, hfc e ftth. 

 

Há uns anos atrás, quando a PT começou a implementar a fibra para substituir o cobre, a NOS (nessa altura zon) decidiu investir na rede hfc. A própria tecnologia (hfc) não é má, porque vejo relatos noutros países onde as redes hfc existem e são excelentes. O problema é que a NOS deixou a rede chegar a um ponto de não retorno. Falta de manutenção, equipamentos de distribuição obsoletos, etc... Assim não resiste. 

Reputação 3

Qual a parte da “NOS é a única operadora”  que não percebeste???….

 

 

Já percebi que é apenas a NOS… mas também quis salientar que não é em todas as zonas, apenas nas saturadas…

Se as “verdadeiras” redes FTTH estivessem a limitar a largura de banda, algo estaria muito mal com toda a infraestrutura existente! No caso das zonas HFC da NOS (grande parte da rede) já seria esperado… muitas já estavam no limite… e ainda assim só com 10% da velocidade de UPLOAD, já de si inaceitável…

Enfim… é o que temos! Já muito foi falado sobre isto. Se até agora a ANACOM nada fez, não é agora, que a lei PERMITE uma “limitação” das velocidades que irá fazer!


Uma limitação que degrada a qualidade da ligação a níveis do ADSL….

E sim, existe uma forma,  escolher outro operador que tenha outro posicionamento no mercado e não trate os clientes como meros números e geradores de receita. E quanto mais queixas e reclamações existirem, água mole em pedra dura…

Continuarem a considerar a implementação do IPV6 desnecessária, diz tudo sobre a NOS!

Agora sim, está resolvido.

Já me substituiram o router 5.0 pelo 3.0. Já tenho IP público novamente e consigo aceder ao NAS fora de casa.

Passei de 500Mbps para 120Mpbs mas pouca diferença me faz porque ainda há poucos servidores que se aguentam com 500 de qualquer forma…

O meu conselho é que quem precisa de IP público se deixe ficar com o router 3.0...

enfim não funciona.

versão firmware 1.1.12.1

 

deviam é fazer o upgrade ou substituir o Router (outro modelo)

Reputação 7
Crachá +2

Já percebi que é apenas a NOS… mas também quis salientar que não é em todas as zonas, apenas nas saturadas…

Se as “verdadeiras” redes FTTH estivessem a limitar a largura de banda, algo estaria muito mal com toda a infraestrutura existente! No caso das zonas HFC da NOS (grande parte da rede) já seria esperado… muitas já estavam no limite… e ainda assim só com 10% da velocidade de UPLOAD, já de si inaceitável…

Enfim… é o que temos! Já muito foi falado sobre isto. Se até agora a ANACOM nada fez, não é agora, que a lei PERMITE uma “limitação” das velocidades que irá fazer!

Uma limitação que degrada a qualidade da ligação a níveis do ADSL….

E sim, existe uma forma,  escolher outro operador que tenha outro posicionamento no mercado e não trate os clientes como meros números e geradores de receita. E quanto mais queixas e reclamações existirem, água mole em pedra dura…

Continuarem a considerar a implementação do IPV6 desnecessária, diz tudo sobre a NOS!

 

Sem dúvida. Pessoalmente, quem me dera ter outra escolha (FIBRA FTTH). Infelizmente não tenho.

Reputação 7
Crachá +2

Não sou piloto, embora tenha respondido ao inquérito que existe aqui no site.

 

Um dos problemas da NOS é ter neste momento 2 tecnologias diferentes para disponibilizar os serviços, hfc e ftth. 

 

Há uns anos atrás, quando a PT começou a implementar a fibra para substituir o cobre, a NOS (nessa altura zon) decidiu investir na rede hfc. A própria tecnologia (hfc) não é má, porque vejo relatos noutros países onde as redes hfc existem e são excelentes. O problema é que a NOS deixou a rede chegar a um ponto de não retorno. Falta de manutenção, equipamentos de distribuição obsoletos, etc... Assim não resiste. 

 

Se não é piloto, então o ROUTER 5 FTTH já está em fase de “produção”… estranho! É o modelo rectangular com luzes indicadoras na parte frontal?

 

Concordo com o que disse… eu não critico a tecnologia HFC… aliás, até prefiro, porque “todas” as casas têm instalação COAXIAL, e como tal, é muito fácil escolher / mudar os locais onde queremos os equipamentos sem necessidade ADAPTADORES via REDE eléctrica, etc… (eu, por exemplo, tenho o ROUTER no escritório… e prefiro estar ligado por CABO de REDE).

 

COAXIAL será sempre limitado face à FIBRA, claro, mas chegaria para satisfazer as necessidades durante mais uma década??! ISTO se o DOCSIS 3.1 entrasse em força, e as velocidades de UPLOAD do HFC chegassem pelo menos aos 100Mbits (algo que NUNCA será realidade...).

 

A NOS segue o caminho do “deixa andar” e prefere LITERALMENTE deitar areia para os olhos, publicitando pacotes de 500 e 1000 Mbits (imagine-se!!!!!!!!) com 20Mbits de UPLOAD… Ao esconder do o UPLOAD do consumidor (SEM OPOSIÇÃO da ANACOM e da AUTORIDADE para a CONCORRÊNCIA!!!!) vai levando a sua avante, e o consumidor pensa que está a compra um FERRARI, quando na verdade está a comprar um MINI…

 

Tenho realmente pena que a NOS, por razões técnicas ou outras, não consiga fazer mais do HFC com DOCSIS 3.1… o que eu não tenho pena, e jamais darei razão à NOS, é não terem a honestidade de fornecer pelo menos 20Mbits de UPLOAD a todos os clientes… Seria o mínimo que poderiam fazer para equilibrar as forças de mercado.

Bem People eu sou cliente nos HFC 200/20 com router 5 V1 eu tenho IP publico, será que vou deixar de ter? Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Bem People eu sou cliente nos HFC 200/20 com router 5 V1 eu tenho IP publico, será que vou deixar de ter? Obrigado


nao.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Ricardo Maximo.

Neste momento não é possível ativar a funcionalidade DNS Dinâmico . Caso existam novidades sobre este tema, partilhamos através do Fórum NOS e locais habituais.

Reputação 7
Crachá +2

Não faço ideia, mas já estou habituado ao meu e aos seus menus de configuração.

Além de ser super mega fluido dá para configurar muitas coisas que eu utilizo.

É um Draytek Vigor 2862ac.

De qualquer forma agradeço a sugestão e vou estudar o router da Vodafone para ver se dá também para utilizar com tudo o que pretendo.

 

É que, se estivessemos a falar dos router da NOS, dizia já para fugir deles a 7 pés!!!!!! Já o da Vodafone… é um maquinão!

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos,

Estamos a verificar e responderemos com a máxima brevidade. 

Reputação 3

Olá a todos,

Estamos a verificar e responderemos com a máxima brevidade. 


TIC TAC TIC TAC… e já lá vão mais de 2 semanas… tic tac tic tac...

Reputação 7
Crachá +2

Pois, já tinha lido a conversa toda, agora confirmei para a minha situação.

Então e não há forma de obter um endereço público? Com o 4G da MEO foi só ligar para lá e pedir para ativar o endereço público. A NOS também tem essa possibilidade?

 

Ligar? Para o enviarem para um suporte pago de uma empresa que ganha $ à pala dos clientes NOS, quando esta é uma LIMITAÇÃO CLARA imposta pela NOS?

 

Eu até fico estarrecido quando vejo empresas a usar a NOS!!! Como é possível???

 

A NOS é operador para quem não precisa de NADA excepto ligar os telemóveis ao WiFi (e tem de ser PERTO do router!) para enviar mensagens aos amigos!!! :\

Reputação 7
Crachá +2

Olá @CRISTIANO VENANCIO,

O @marcolopes deu uma boa ajuda.

Confirmou em aminhanet.nos.pt se tem ativo o DNS Dinâmico?

Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

https://pplware.sapo.pt/internet/nos-hfc-unica-operadora-limitacao-rigida-youtube-netflix/

se é cliente NOS com cabo coaxial (o chamado HFC), esqueça o 4K e arranje uma boa dose de paciência para navegar em vídeos a 1080p ou 720p. Voltou a 2010.

 

Serviço cabo da NOS não permite ir além de 2,5 Mbps no streaming

Pode ter um serviço de 500 Mbps ou 1 Gbps, que vai parecer que está com ADSL “do mau”. A implementação de traffic shaping não teve “meias medidas” e foi executada de tal forma que faz mossa na utilização banal do YouTube e Netflix. Não irá conseguir então mais de 2,5 Mbps (~300 KB/s) em ligação única, ou 7,2 Mbps em ligações múltiplas.

 

Netflix não vai além de 2,5 Mbps no serviço de Internet da NOS, no smartphone

Testes realizados no smartphone

Foram realizados testes em todas as operadoras, nomeadamente MEO, Vodafone e NOWO, e não foram identificadas dificuldades a este nível. Não foi assim encontrado, em nenhum outro operador, um nível de restrição que condicione a normal utilização dos serviços de streaming. O serviço NOS Fibra (FTTH) não está sujeito a esta limitação.

Testes realizados no computador, com utilização de ligações múltiplas.

Ao contactar a assistência técnica, além de ser assegurado que a operadora não faz qualquer modelação de tráfego, é acrescentado que tal prática é ilegal. Sugerem, ainda, que o cliente deve contactar “à sua conta” um serviço externo de assistência microinformática para diagnosticar o problema nos aparelhos que estão a tentar aceder a tais serviços.

 

Depois não digam que é mentira! Leiam o artigo completo

 

Mais uma vez, depende da ZONA HFC! Concordo que devem ser “quase todas”… e sinceramente...os valores aqui apresentados nestes testes são TOTALMENTE INACEITÁVEIS! É o mesmo que um SERVIÇO INEXISTENTE!!!

Reputação 7
Crachá +2

Bom… a NOS ligou-me e garantiu que a remoção da opção de DDNS no Router 5 (pelo visto foi apenas neste router) foi uma anomalia e não algo previsto (ao contrário do que me tinha sido dito anteriormente no apoio a clientes - e o operador demorou bastante para confirmar).

 

Questionados sobre a questão do CGNAT, também foi garantido que a NOS NÃO o implementou e NÃO o pensa implementar!

Reputação 7
Crachá +2

Agora sim, está resolvido.

Já me substituiram o router 5.0 pelo 3.0. Já tenho IP público novamente e consigo aceder ao NAS fora de casa.

Passei de 500Mbps para 120Mpbs mas pouca diferença me faz porque ainda há poucos servidores que se aguentam com 500 de qualquer forma…

O meu conselho é que quem precisa de IP público se deixe ficar com o router 3.0...

 

Obrigado pelo Feedback! Está provado (embora não seja nada novo!) que quem quiser ter um ROUTER decente NUNCA deverá fazer upgrade para qualquer router de nova geração!!! (leia-se, Router WiFi, Power Router, Giga Router) que NADA trazem de bom, excepto a possibilidade de velocidades de DOWNLOAD SUPERIORES, que não interessam a “ninguém".)

 

Infelizmente a NOS cometeu uma atrocidade medonha com os novos equipamentos. Grande parte dos utilizadores não quer saber, porque não usa practicamente nenhuma funcionalidade (nem largura de banda de UPLOAD!!!!!!) e básicamente liga dispositivos móveis ao ROUTER.

 

Agora… um router que tem DDNS e afins, para “inglês” ver, e está a implementar um CGNAT fazendo os clientes perder tempo precioso com testes e reclamações, é SURREAL!

 

A NOS merece um bom castigo por fazer os utilizadores passar por esta NOVELA MEXICANA.

 

Mais do que isso… a NOS tem de resolver esta “catástrofe” em que se tornou o lançamento de novos equipamentos.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde 

Acabo de ser contactado pela NOS, de facto não conseguem resolver o problema, uma vez que para já a opção de acesso ao DNS Dinamico não está acessível no firmware  V 1.1.4.1

 

Têm acesso ao firmware anterior  V 0.9.4.5.1 mas o tecnico que me ligou não teve permissão da chefia para reverter para o firmware anterior.

 

Resta-me cancelar este contrato uma vez que esta opção é mandatória para o funcionamento que eu preciso.

 

E não existem previsões para um firmware novo que corrija este problema?

Não faço ideia, mas já estou habituado ao meu e aos seus menus de configuração.

Além de ser super mega fluido dá para configurar muitas coisas que eu utilizo.

É um Draytek Vigor 2862ac.

De qualquer forma agradeço a sugestão e vou estudar o router da Vodafone para ver se dá também para utilizar com tudo o que pretendo.

 

É que, se estivessemos a falar dos router da NOS, dizia já para fugir deles a 7 pés!!!!!! Já o da Vodafone… é um maquinão!

Router da Vodafone maquinão? Onde? Em Marte?

Boa tarde 

Acabo de ser contactado pela NOS, de facto não conseguem resolver o problema, uma vez que para já a opção de acesso ao DNS Dinamico não está acessível no firmware  V 1.1.4.1

 

Têm acesso ao firmware anterior  V 0.9.4.5.1 mas o tecnico que me ligou não teve permissão da chefia para reverter para o firmware anterior.

 

Resta-me cancelar este contrato uma vez que esta opção é mandatória para o funcionamento que eu preciso.

 

E não existem previsões para um firmware novo que corrija este problema?

Não. O tecnico queria reverter para o firmware anterior, mas a chefe dele não deixou.

 

Assim são 2 contratos que cancelei. Um pessoal e outro profissional. Não houve sensibilidade para resolver a situação (não do técnico) e o cliente ficar satisfeito.

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

@RUI ANDRÉ DO COUTO GARCIA, desde já, lamentamos toda a situação e transtorno causado. :sweat:

Não é de todo do nosso interesse que realidades como a que partilhou connosco aconteçam. Iremos ter em consideração o tratamento que mencionou de forma a salvaguardar a qualidade, quer do atendimento quer dos serviços dos clientes. 

Obrigada 

Reputação 3

Caríssimos,  pronto, já temos IP público outra vez (não sei por quanto tempo)…

a porta 80…. está aberta,

a porta 22… está aberta,

agora, abram lá o porto 443… SFF

 

 

...O DDNS dinamico do router desapareceu pq na verdade vamos deixar de ter IP publico, logo tiveram de retirar a funcionalidade do router!

...

@Pjsrlopes , qual é a fonte?

Reputação 7
Crachá +2

...O DDNS dinamico do router desapareceu pq na verdade vamos deixar de ter IP publico, logo tiveram de retirar a funcionalidade do router!

...

@Pjsrlopes , qual é a fonte?

Se tiveram a LATA de aconselhar a PC MEDIC, foi o APOIO técnico!!!!

Reputação 3

...O DDNS dinamico do router desapareceu pq na verdade vamos deixar de ter IP publico, logo tiveram de retirar a funcionalidade do router!

...

@Pjsrlopes , qual é a fonte?


Já é algo que vinha a prometer, e desta foi de vez! Como não vão implementar o IPV6 e como o IPV4 já foi chão que deu uvas, andam a inventar e a complicar.

 

Quer a vodafone, quer a MEO já implementaram o IPV6, menos a NOS, que anda a ver navios e a tratar os clientes como ignorantes! Andam a entretê-los com novelas e qdo derem por isso já foram!

Comentário