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289 Comentários

Boa tarde

Olá, já verificou aquele tópico de melhoria de sinal que o @marcolopes partilhou? Não ajuda? 

Já tinha feito as alterações sugeridas. Entretanto hoje(quart feira dia 28 de Outubro), entre as 10 e 15h a rede criada pelos  Plume caiu 4 vezes, 2 delas enquanto estava com chamadas ZOOM de trabalho. Por isso desliguei-os e vou devolvê-los à NOS… Por isso nada parece ter melhorado, pelo contrário.

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Olá, já verificou aquele tópico de melhoria de sinal que o @marcolopes partilhou? Não ajuda? 

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Veja: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/melhorar-o-sinal-wi-fi-8580?postid=131821#post131821

Obrigado marcolopes.

 

Será que mudando para o GIGA Router V2 ficaria melhor servido? Porque já fiz tudo o que aconselha para melhorar o sinal...

 

humm, eu tinha bom sinal com o ROUTER 5 v1 (ASKEY), e devo dizer que tenho uma melhor cobertura com o V2 (HITRON), pelo que, sim… se conseguir a troca! Mas a NOS não lhe vai trocar o router apenas por queixas do WiFi… isso lhe garanto!

Boa tarde. 

Em Setembro mudei o pacote de Serviços NOS que incluiu a alteração do power Router 4.3 para o novo GIGA Router v1. 

Depois de 1 semana em que parecia tudo estar a funcionar bem começaram os problemas, muitos deles partilhados por outros clientes aqui no Fòrum: menor alcance do sinal wifi (quer da rede 2,4, quer da 5) e quebras muito mais frequentes de sinal. 

 

Veja: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/melhorar-o-sinal-wi-fi-8580?postid=131821#post131821

Obrigado marcolopes.

 

Será que mudando para o GIGA ROuter V2 ficaria melhor servido? Porque já fiz tudo o que aconselha para melhorar o sinal...

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Boa tarde. 

Em Setembro mudei o pacote de Serviços NOS que incluiu a alteração do power Router 4.3 para o novo GIGA Router v1. 

Depois de 1 semana em que parecia tudo estar a funcionar bem começaram os problemas, muitos deles partilhados por outros clientes aqui no Fòrum: menor alcance do sinal wifi (quer da rede 2,4, quer da 5) e quebras muito mais frequentes de sinal. 

 

Veja: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/melhorar-o-sinal-wi-fi-8580?postid=131821#post131821

Boa tarde. 

Em Setembro mudei o pacote de Serviços NOS que incluiu a alteração do power Router 4.3 para o novo GIGA Router v1. 

Depois de 1 semana em que parecia tudo estar a funcionar bem começaram os problemas, muitos deles partilhados por outros clientes aqui no Fòrum: menor alcance do sinal wifi (quer da rede 2,4, quer da 5) e quebras muito mais frequentes de sinal. 

Quando tinha o power Router 4.0 e quando todos tivemos que ficar em casa a trabalhar,  conseguia, numa casa com 2 andares mas com menos de 90m2, ter a rede 5ghz m toda a casa e ter 3 pcs a trabalhar simultaneamente, entre aulas e reuniões zoom muitas vezes simultâneas, sem grandes problemas. Tudo funcionava bem. 

Com o GIGA router , que está exatamente no mesmo sítio do anterior e sem ter mudado nada na casa que pudesse prejudicar o alcance do wifi (espelhos ou estantes ou outros equipamentos), continuando n a ter as mesmas 3 pessoas a trabalhar aqui deixei de ter rede 5ghz no andar de cima, onde trabalho, e a rede 2,4 tem grande falhas, não permitindo sequer ter aulas ou reuniões zoom (mesmo na sala ao lado de onde se encontra o router) sem que as mesmas caiam 2 e 3 vezes. Para poder trabalhar sem problemas tive que comprar cabos rj45 para fazer ligações diretas entre router e pc. 

Contactei o apoio técnico, ainda em Setembro, por telefone para tentar resolver o problema. Liguei uma primeira vez e resumindo os quase 30 minutos que estive ao telefone, entre informações erradas (que a rede 5ghz só funciona na mesma sala do router) e uma atitude de pouca disponibilidade a única coisa coisa feita foi mudar os canais da rede, o que eu já tinha feito. Devo dizer que não sou perito em redes wifi ou routers mas sei o suficiente para saber quando me estam a dar informações erradas e a despachar. Sei por exemplo que a rede 5ghz tem um alcance menor que a 2,4 mas claramente não funciona só na sala do router). 

Nesse mesmo dia voltei a ligar porque os problemas se mantinham e não tinha ficado nada contente com o apoio recebido. A senhora que me atendeu foi muito mais solícita e tentou verdadeiramente ajudar, mas também me deu algumas informações erradas, nomeadamente sobre o Power Wi-Fi Plume, que me apresentou como solução para o problema do alcance da rede. Perguntei se os plume se baseiam no mesmo sistema de um DEVOLO (em que o sinal é distribuído entre aparelhos através da rede eléctrica) e disse-me que si, o que não acontece. Percebo que os Plume sejam uma opção ainda muito recente na NOS mas convém que os técnicos de apoio ao cliente conheçam as respectivas tecnologias para não prestarem informações erradas. 

Uns dias depois voltei a ligar ao apoio técnico para pedir que me viessem mudar o router para o power router 4.0 mas informaram-me que essa alteração implica uma mudança de pacote de serviços o que eu não queria. Apesar de não querer pagar mais 3 euros/mês pelos Plume, pedi para experimentar essa solução para ver se isso resolvia os problemas. Depois de uma semana com dois Plume a funcionar, com uma rede 5gz com mais alcance continuo a ter problemas: quebras frequentes de rede e variações muito grandes na força do sinal e na rapidez da transmissão de dados. Continuo por exemplo sem conseguir que o chrome cast aceder à rede 5ghz ( o que traz grandes dificuldades no acesso aos serviços de streaming).

Gostaria muito de voltar a ter um bom serviço de WIFI. Vivo numa zona da cidade de Lisboa em que não se justificam estes problemas e apesar da minha casa ter dois andares, se com um pwoer router 4.0 tudo funcionava bem, seria expéctável que um router suostamente supeiror melhorasse o serviço e não criasse novos problemas.

Uma vez que a NOS não me parece ser capaz de resolver o meu problema, Provavelmente vou instalar cabos de rede que liguem o router diretamente aos pcs porque me parece ser essa a única solução para conseguir trabalhar sem problemas. Foi um grande erro renovar os serviços NOS por mais 2 anos e se pudesse pagaria de bom grado os 500 euros para terminar o contrato e mudaria para outro operador...

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@Renato Gomes

Agradecemos o seu feedback. 
Pedimos que nos confirme o seu contacto e o melhor horário, por mensagem privada, para lhe ligarmos, por favor. 

Obrigada 

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@Renato Gomes
Nós é que agradecemos a sua cooperação. 
Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

@Mário P. Não alterou nada, velocidade oscila selecionando diferentes ficheiros, mas não passa dos 7Mb/s. 

 

Alguém me ajuda a ligar um 2º router (TP-LINK Archer C2) ao novo Gigabit router da Sagem, o 3º da imagem?

Tinha-o ligado ao antigo router da nos sem problemas ...neste já tentei ativar o bridge para a porta à qual  o tenho ligado (exemplo porta 4), mas nada, não “dá” IP ao 2º router….

Outro BUG entretanto, estou a tentar tb mudar os endereços de IPv4 de defeito de 192.168.1.xxx para 192.168.0.xxx e apesar do router dizer que muda, na realidade não muda nada??!

 

Não dá para perceber,

Ajuda pff...

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@Renato Gomes
Nós é que agradecemos a sua cooperação. 
Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

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Bom dia @Mário P. obrigado pelo apoio que vcs tem dado, logo ao final do dia vou testar, neste momento estou ausente da habitação em trabalho e indicarei aqui o resultado,

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Bom dia @Renato Gomes:slight_smile:

Estivemos a verificar e, para ajudar, realizámos uma actualização ao seu equipamento.

Deste modo, pedimos que experimente novamente o acesso com esse equipamento, por favor. Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado

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O Media Player comunica através do router com o PC, através de pastas partilhadas, no router 4.0 tinha boa velocidade de 30MB/s no Giga Router 5.0 V1 o máximo e de 7MB/s, isso é inadmissível. Como me foi prometido o Router V2 na renegociação não sei se esse problema estaria ultrapassado, se o V1 estará com algum problema ou é problema mesmo da NOS.

E também gostaria de saber a opinião dos moderadores, se mantenho o V1 ou se passando para o V2 essa anomalia seria solucionada.

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Amigo, o que tenho é um Media Player ASUS HDP R1 ligado ao router, ele comunica com o PC essa velocidade é que é baixa. O próprio player indica a velocidade de reprodução do ficheiro no player para a TV. 

 

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A placa de rede suporta 1gb está incluída na board, o cabo que liga do router ao media player sempre foi CAT5e, hoje até liguei um cat6 para testar e nada, até liguei para o apoio técnico e não resolveram nada, para mim é mesmo do router que está a fazer o estrangulamento da velocidade de rede. Já que a Internet está boa. A velocidade contratada é 500/20, mas neste momento está 500/100. Por isso não é daí e os cabos o máximo que tem são 2 metros. Para mim é o router mesmo que tem essa limitação. 

 

Pelo menos faça um TESTE DE VELOCIDADE de NET em cada uma das máquinas para ver se obtém os 500 Mbits! Isso já dirá que os equipamentos comunicam com o ROUTER pelo menos a 500Mbits…

Depois faça uma cópia de um ficheiro entre o PC e o MEDIA CENTER (no PC tem Windows? Veja na janela de cópia qual a velocidade!)

 

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A placa de rede suporta 1gb está incluída na board, o cabo que liga do router ao media player sempre foi CAT5e, hoje até liguei um cat6 para testar e nada, até liguei para o apoio técnico e não resolveram nada, para mim é mesmo do router que está a fazer o estrangulamento da velocidade de rede. Já que a Internet está boa. A velocidade contratada é 500/20, mas neste momento está 500/100. Por isso não é daí e os cabos o máximo que tem são 2 metros. Para mim é o router mesmo que tem essa limitação. 

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O tecnico não está lá para fazer despistes e o cliente também não, no meu caso o problema não se coloca. Tenho as velocidades contratadas, não me queixo de nada, a NOS aumenta a minha velocidade de 120Mb para 200Mb se eu aceitar a instalação do router 4.0. Alega que não é possível aumentar mantendo o mesmo router 3.0 Hitron BVW3653 v2 Board eu não quero trocar o meu velho, antiquado e arcaico router por nenhum dos novos. É claro que a minha placa de rede suporta 1Gb. 

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@marcolopes  E não deveria ter sido o tecnico que substituiu o router a substituir também os cabos ? Como é que eu ou qualquer outro cliente e mero utilizador vai descobrir que para ter os serviços que a Operadora vende é necessário que eu troque os cabos ? Possivelmente será por esse motivo e outros semelhantes que há tantas e tantas reclamações e prejuizos para os clientes que contratam os serviços e depois não funcionam.

 

Por vezes não interferem, porque já está tudo ligado, com cabos na própria instalação… outras vezes assumem (tal como eu) que se funcionava com o Router anterior, vai funcionar com o novo! De qualquer forma, o que interessa é que a rede fique a funcionar, o resto pode ser problema de placas de rede, cabos, etc etc, e o técnico não está lá para fazer “despistes” :D

 

À frente… verifique no PC e no MEDIA center se os links estão estabelecidos a 1Gbit.

Faça testes de velocidade directamente dos equipamentos para o exterior (pelo menos terá a certeza que a velocidade NET está a ser conseguida em pleno) https://www.speedtest.net/pt

Não sei qual é o seu pacote de NET, mas se for acima de 100Mbits (e para ter o GIGA router deverá ser - embora o meu não seja!!) terá de ter toda a velocidade disponível (se os links de rede estiverem estabelecidos a 1Gbit TEM de ter a velocidade de NET total).

Se tiver a velocidade de NET total em cada um dos PC’s (digamos, 200, 500, 1Gbit) e ENTRE OS EQUIPAMENTOS de rede não, então aí a coisa muda de figura, e as razões do estrangulamento serão outras… (???)

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@marcolopes  E não deveria ter sido o tecnico que substituiu o router a substituir também os cabos ? Como é que eu ou qualquer outro cliente e mero utilizador vai descobrir que para ter os serviços que a Operadora vende é necessário que eu troque os cabos ? Possivelmente será por esse motivo e outros semelhantes que há tantas e tantas reclamações e prejuizos para os clientes que contratam os serviços e depois não funcionam.

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Claro que sim, mas o cabo já estava presente no router 4.0, não alterei hardware nenhum e baixou me a velocidade drasticamente. De 30Mb/s no 4.0 passou para 7Mb/s no 5.0 v1. Se fizer o teste de velocidade de Internet no pc, dá me 496/93.

Alguma coisa está a limitar essa velocidade na rede. 

Atenção estou a usar dois cabos de rede, um para o pc outro para o media player. Tudo a funcionar corretamente no router 4.0.

 

 

NÃO me respondeu à PERGUNTA!!! Se eu fiz uma pergunta concreta foi por uma razão!!!

Eu explico!

Quando mudei de ROUTERS (tive quase todos os routers da ZON e da NOS) um dos equipamentos era mais “esquisito” no que toca a “gostar ou não” dos cabos! Penso que foi exactamente quando fiz UPGRADE do ROUTER 4 (e tive 4 destes routers!) para o 5 v1. Usei os MESMOS CABOS, e no ROUTER 4 estava tudo sincronizado a 1Gbit… com o ROUTER 5 o meu PC sincronizava a 100Mbits!!! Depois de DIAS de debug, a reclamar por causa do ROUTER, decidi analisar tudo do ZERO… então substitui todos os cabos, e EIS QUE a ligação passou a ser estabelecida a 1Gbit!

 

Sim… TUDO funcionava bem com o ROUTER 4 com os cabos anteriores… e os cabos eram CAT 5e! Mas por alguma razão o ROUTER 5 v1 era mais “sensível” a nível de corrente, etc etc, e o LINK raramente era estabelecido à velocidade máxima, e quando era (depois de ter feito mais testes) rapidamente fazia o FALL-BACK para 100Mbits!

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Claro que sim, mas o cabo já estava presente no router 4.0, não alterei hardware nenhum e baixou me a velocidade drasticamente. De 30Mb/s no 4.0 passou para 7Mb/s no 5.0 v1. Se fizer o teste de velocidade de Internet no pc, dá me 496/93.

Alguma coisa está a limitar essa velocidade na rede. 

Atenção estou a usar dois cabos de rede, um para o pc outro para o media player. Tudo a funcionar corretamente no router 4.0.

 

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Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.

 

Não… o ROUTER 5 v1 pode ter todos os defeitos (e tem uma série de BUGS!!!!) MAS não “afunila” nas ligações entre devices locais ligados ao HUB de REDE! Era o que faltava… ainda se estivesse em causa a ligação NET, mas estamos a falar do HUB de rede incluído.

 

Assim sendo, agradeço que verifique a VELOCIDADE do LINK estabelecido pelas placas de rede. TODAS as ligações devem estar sincronizadas a 1Gbit. Caso não estejam, significa que tem placas de rede que não suportam ligações de 1Gbit ou CABOS de rede CAT 5 ou inferiores (recomenda-se CAT 5e pelo menos)

 

De qualquer forma, a velocidade que apresenta é ridícula, e não me parece que seja apenas um problema das placas de rede / cabos, e o assunto merece ser investigado de forma mais profunda.

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Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.

Parece que o Router bom é o V2 que apareceu para resolver os problemas do V1 só pedir a troca.

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Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.

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Boas, estou a falar de transferência de dados, do PC (pastas partilhadas) para o media player por cabo de rede ligado ao router V1 (cilindro), tendo o Media Player um IP associado 192.168.1.8.

Acontece que só consigo velocidades até 7M/s, enquanto no Power Router 4.0, conseguia velocidades de transferência de dados de 20Mb/s.

Se colocar no PC um vídeo com bitrate inferior a 7Mb/s consigo ver o vídeo, se for com bitrate de 10 ou 12Mb/s o video engasga. Isso não pode acontecer no router que se diz superior ao 4.0.

Gostava de saber se é problema do router ou da NOS mesmo ou se a mudança para o V2 HFC resolve a velocidade de rede.

 

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