Destaque

Conheça os Giga Routers

Mostre a primeira mensagem

308 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite @Du Art,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema. 

Caso surja alguma outra questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Mas a porta USB está a funcionar! 

Funciona com Pen e com disco Externo.

Oh caro @Sergio Sousa , eu já perguntei 2 ou 3 vezes QUAL é o MODELO do ROUTER!!!

Foi feita alguma configuração no Sistema operativo? QUAL é o sistema operativo?

EU já liguei PENs aos ROUTERs 5 v1 e v2 e NADA!

Acabei de ligar um disco de 4TB ao ROUTER e… NADA!

De qualquer forma, esta funcionalidade não está documentada (embora esteja anunciada) e não permite qualquer configurações pelo CASTRADOR interface da NOS (está presente no interface nativo do ROUTER, mas a NOS não permite o acesso!)

Há quem esteja por aí a ter acesso em MacOS, e também em ANDROID, mas no Windows é preciso ligasr serviços que foram desligados pela Microsoft devido a falhas de segurança: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/nao-tem-acesso-ao-nosdrive-no-seu-pc-basta-ligar-o-protocolo-smbv1-15363

Reputação 7
Crachá +2

Sim tenho fibra. Mas o equipamento é só para novos clientes? E os clientes à mais de 10 anos ficam à espera?

A moderação do Fórum, após receber o seu numero de cliente, responderá à sua questão.

Eu também sou um cliente de muitos anos… tenho o Router Wi-Fi 5.0. Posso mudar para o Giga Router?

Router 5.0 e gigarouter é a mesma coisa.

Estava convencido que o 5.0 eram 500 megas e o giga eram 1.000 ou seja o dobro da velocidade.

gigarouter ou 5.0 estamos a falar do router, não tem nada a ver com a velocidade.

Reputação 7
Crachá +2

Eu nao percebo esta maneira de trabalhar, a NOS tem  “montes” de routers e boxes e qual deles o pior, pelo que eu já li a Meo e a Vodafone têm muito menos equipamentos, mas sao bons.

O tempo e dinheiro que andam a gastar em sucata, compravam um ou  dois equipamentos bons e era muito melhor para todos.

Se esse problema fosse comigo, pedia o downgrade do pacote, mas só na parte dos equipamentos.

Já pedi para voltar ao Router 5v1, isto não se admite… :( 😞 :(

Liguei novamente com o apoio, nem conseguem aceder ao equipamento!!! :\

Reputação 1
Crachá

Mas a porta USB está a funcionar! 

Funciona com Pen e com disco Externo.

Oh caro @Sergio Sousa , eu já perguntei 2 ou 3 vezes QUAL é o MODELO do ROUTER!!!

Foi feita alguma configuração no Sistema operativo? QUAL é o sistema operativo?

EU já liguei PENs aos ROUTERs 5 v1 e v2 e NADA!

Acabei de ligar um disco de 4TB ao ROUTER e… NADA!

De qualquer forma, esta funcionalidade não está documentada (embora esteja anunciada) e não permite qualquer configurações pelo CASTRADOR interface da NOS (está presente no interface nativo do ROUTER, mas a NOS não permite o acesso!)

Há quem esteja por aí a ter acesso em MacOS, e também em ANDROID, mas no Windows é preciso ligasr serviços que foram desligados pela Microsoft devido a falhas de segurança: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/nao-tem-acesso-ao-nosdrive-no-seu-pc-basta-ligar-o-protocolo-smbv1-15363

Router TCG310J routerV5_Askey_1.1.9_PROD 

Portatil com sistema operativo WIN 7

Não fiz qualquer configuração. Foi instalado pela NOS e ligado.

Reputação 1
Crachá
Router TCG310J routerV5_Askey_1.1.9_PROD 

Reputação 7
Crachá +2

Mais desenvolvimentos sobre o tema da PORTA USB aqui: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/nao-tem-acesso-ao-nosdrive-no-seu-pc-basta-ligar-o-protocolo-smbv1-15363

Reputação 7
Crachá +2

O que me parece é que somos todos “cobaias”… a NOS está a tentar “ajustar” os parâmetros do router por forma a estabilizar (o que fazem não faço ideia, porque os utilizadores agora são meros espectadores “emburrecidos” sem acesso a nada!)

Tive de fazer um RESET por HARDWARE para e voltar a configurar tudo, para ter WiFi de volta (agora OK).

No que toca à estabilidade, está melhor (há mais de meia hora quase que não perde pacotes), mas veja-se a consistência deste ROUTER!!!

Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=48ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=9ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=78ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=119ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=10ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=61ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=11ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=49ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=34ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=131ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=28ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=10ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=38ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=69ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=45ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=36ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=60ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=86ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=59ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=13ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=40ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=52ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=45ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=12ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=48ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=16ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=9ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=69ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=53ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=84ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=12ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=27ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=116ms TTL=60
Reply from 212.113.183.252: bytes=32 time=26ms TTL=60

Volta e meia um… Request timed out!

Reputação 4

Boa noite a todos

Alguém pode informar-me se o router HITRON CHITA HUB5 (o segundo nas imagens iniciais), consegue fazer filtragem MAC Address e como?

No menu de configuração, não consigo encontrar nenhuma forma de o fazer.

Obrigado

Boa noite, não conheço o router que refere, no router 3, esta opção está disponível em Rede Local > Wireless > Filtragem MAC veja se encontra algo parecido no seu router. 

Posso estar enganado mas julgo que ele se refere ao 5.0 v2... É o que eu tenho e nas definições do router é assim que vem descrito o nome do aparelho

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite a todos

Alguém pode informar-me se o router HITRON CHITA HUB5 (o segundo nas imagens iniciais), consegue fazer filtragem MAC Address e como?

Obrigado

Boa noite, não conheço o router que refere, no router 3, esta opção está disponível em Rede Local > Wireless > Filtragem MAC veja se encontra algo parecido no seu router. 

Posso estar enganado mas julgo que ele se refere ao 5.0 v2... É o que eu tenho e nas definições do router é assim que vem descrito o nome do aparelho

Bom dia @Nelson Alves e no seu router tem a filtragem mac ? É isso que o utilizador @paulopedro pretende saber.

Boa tarde. 

Em Setembro mudei o pacote de Serviços NOS que incluiu a alteração do power Router 4.3 para o novo GIGA Router v1. 

Depois de 1 semana em que parecia tudo estar a funcionar bem começaram os problemas, muitos deles partilhados por outros clientes aqui no Fòrum: menor alcance do sinal wifi (quer da rede 2,4, quer da 5) e quebras muito mais frequentes de sinal. 

Quando tinha o power Router 4.0 e quando todos tivemos que ficar em casa a trabalhar,  conseguia, numa casa com 2 andares mas com menos de 90m2, ter a rede 5ghz m toda a casa e ter 3 pcs a trabalhar simultaneamente, entre aulas e reuniões zoom muitas vezes simultâneas, sem grandes problemas. Tudo funcionava bem. 

Com o GIGA router , que está exatamente no mesmo sítio do anterior e sem ter mudado nada na casa que pudesse prejudicar o alcance do wifi (espelhos ou estantes ou outros equipamentos), continuando n a ter as mesmas 3 pessoas a trabalhar aqui deixei de ter rede 5ghz no andar de cima, onde trabalho, e a rede 2,4 tem grande falhas, não permitindo sequer ter aulas ou reuniões zoom (mesmo na sala ao lado de onde se encontra o router) sem que as mesmas caiam 2 e 3 vezes. Para poder trabalhar sem problemas tive que comprar cabos rj45 para fazer ligações diretas entre router e pc. 

Contactei o apoio técnico, ainda em Setembro, por telefone para tentar resolver o problema. Liguei uma primeira vez e resumindo os quase 30 minutos que estive ao telefone, entre informações erradas (que a rede 5ghz só funciona na mesma sala do router) e uma atitude de pouca disponibilidade a única coisa coisa feita foi mudar os canais da rede, o que eu já tinha feito. Devo dizer que não sou perito em redes wifi ou routers mas sei o suficiente para saber quando me estam a dar informações erradas e a despachar. Sei por exemplo que a rede 5ghz tem um alcance menor que a 2,4 mas claramente não funciona só na sala do router). 

Nesse mesmo dia voltei a ligar porque os problemas se mantinham e não tinha ficado nada contente com o apoio recebido. A senhora que me atendeu foi muito mais solícita e tentou verdadeiramente ajudar, mas também me deu algumas informações erradas, nomeadamente sobre o Power Wi-Fi Plume, que me apresentou como solução para o problema do alcance da rede. Perguntei se os plume se baseiam no mesmo sistema de um DEVOLO (em que o sinal é distribuído entre aparelhos através da rede eléctrica) e disse-me que si, o que não acontece. Percebo que os Plume sejam uma opção ainda muito recente na NOS mas convém que os técnicos de apoio ao cliente conheçam as respectivas tecnologias para não prestarem informações erradas. 

Uns dias depois voltei a ligar ao apoio técnico para pedir que me viessem mudar o router para o power router 4.0 mas informaram-me que essa alteração implica uma mudança de pacote de serviços o que eu não queria. Apesar de não querer pagar mais 3 euros/mês pelos Plume, pedi para experimentar essa solução para ver se isso resolvia os problemas. Depois de uma semana com dois Plume a funcionar, com uma rede 5gz com mais alcance continuo a ter problemas: quebras frequentes de rede e variações muito grandes na força do sinal e na rapidez da transmissão de dados. Continuo por exemplo sem conseguir que o chrome cast aceder à rede 5ghz ( o que traz grandes dificuldades no acesso aos serviços de streaming).

Gostaria muito de voltar a ter um bom serviço de WIFI. Vivo numa zona da cidade de Lisboa em que não se justificam estes problemas e apesar da minha casa ter dois andares, se com um pwoer router 4.0 tudo funcionava bem, seria expéctável que um router suostamente supeiror melhorasse o serviço e não criasse novos problemas.

Uma vez que a NOS não me parece ser capaz de resolver o meu problema, Provavelmente vou instalar cabos de rede que liguem o router diretamente aos pcs porque me parece ser essa a única solução para conseguir trabalhar sem problemas. Foi um grande erro renovar os serviços NOS por mais 2 anos e se pudesse pagaria de bom grado os 500 euros para terminar o contrato e mudaria para outro operador...

Reputação 4

Vou ser sincero, não sei pois não é area que eu perceba. A minha intenção foi apenas explicar qual o router. Lamento

Reputação 6
Crachá +1

Boas, a nível de transferência de dados na mesma rede, como se comporta, tenho um Media Player ligado ao V1 que a transmissão de dados por rede não passa dos 7Mb/s enquanto no 4.0 passava dos 30mb/s, acontece que a ver um filme de uma pasta partilhada no PC, se o ficheiro tiver um bitrate superior a 10Mb/s o filme engasga. No 4.0 isso nao acontecia. 

Boa tarde. 

Em Setembro mudei o pacote de Serviços NOS que incluiu a alteração do power Router 4.3 para o novo GIGA Router v1. 

Depois de 1 semana em que parecia tudo estar a funcionar bem começaram os problemas, muitos deles partilhados por outros clientes aqui no Fòrum: menor alcance do sinal wifi (quer da rede 2,4, quer da 5) e quebras muito mais frequentes de sinal. 

Veja: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/melhorar-o-sinal-wi-fi-8580?postid=131821#post131821

Obrigado marcolopes.

Será que mudando para o GIGA ROuter V2 ficaria melhor servido? Porque já fiz tudo o que aconselha para melhorar o sinal...

Reputação 7
Crachá +2

Veja: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/melhorar-o-sinal-wi-fi-8580?postid=131821#post131821

Obrigado marcolopes.

Será que mudando para o GIGA Router V2 ficaria melhor servido? Porque já fiz tudo o que aconselha para melhorar o sinal...

humm, eu tinha bom sinal com o ROUTER 5 v1 (ASKEY), e devo dizer que tenho uma melhor cobertura com o V2 (HITRON), pelo que, sim… se conseguir a troca! Mas a NOS não lhe vai trocar o router apenas por queixas do WiFi… isso lhe garanto!

Bom dia.

Hoje a meio da manhã, comecei a ter problemas no acesso a todos os sites. Após reboots diversos ao Router (Giga 5 v1 (cilindro), firmware v1.1.12.1), que encalhavam na luz laranja fixa, ao fim de meia hora, lá arrancou direito.

No entanto, o meu PC de trabalho dizia que não tinha net, apesar de ligado ao wifi.

Vim a descobrir que o intevalo de DHCP que lá estava configurado voltou ao valor por defeito: 192.168.1.2-192.168.1.254, valor este incompatível com a rede do IP que tinha atribuído ao router.

Acontece que eu alterei em tempos estes valores porque o valor por defeito é o mesmo atribuído pela VPN do meu escritório, por isso, para manter a ligação aos dois lados (rede do trabalho e dispositivos em casa) em simultâneo, tive que alterar no router para outro intervalo.

Tentei novamente configurar o valor do intervalo DHCP que tinha anteriormente, e reparo que ele volta sempre ao valor por defeito!

Neste momento, tive que “aceitar” trabalhar com os valores por defeito do router, mas causam-me tremendo incómodo (desligar VPN para ligar aos dispositivos internos, para voltar a ligar VPN, ambos parte do meu trabalho, e aos quais acedo durante todo o dia).

Há alguma forma de resolver esta situação? Julgo tratar-se de um bug novo nesta versão do firmware do router, já que antes este problema não existia.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @marcolopes
Pedimos desculpa pelo sucedido. 

Vamos verificar o sucedido e corrigir. 
Agradecemos a sua compreensão. 

Obrigado

Reputação 6
Crachá

Olá, já verificou aquele tópico de melhoria de sinal que o @marcolopes partilhou? Não ajuda? 

Reputação 7
Crachá +5

Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.

Parece que o Router bom é o V2 que apareceu para resolver os problemas do V1 só pedir a troca.

Reputação 7
Crachá +2

UPGRADE para o Router 5 v2 HFC (HITRON)

Boa noite a todos

Obrigado

Bom dia @Nelson Alves e no seu router tem a filtragem mac ? É isso que o utilizador @paulopedro pretende saber.

Boa noite e obrigado pelos rápidos posts.

De facto só aparece de fábrica a referência Hitron CHITA HUB5 e o próprio serial nº começa por B5.

Deve ser firmware recente sem respostas às necessidades dos utilizadores na APP.

Bom dia, tenho o router 5.0 v2 a 2 meses e tenho bastantes problemas... Perto do router fico sem wi-fi ( desliga mesmo) por cabo ao PC tenho muitas falhas, questão de segundos! Alguém com mesmo problema?

Sim, também tive esse problema com o V2. Substituiram-me pelo V1 mas as falhas continuaram, apesar de em menor número. Penso que é mesmo um problema da rede da NOS, enfim...

Bom dia.

Hoje a meio da manhã, comecei a ter problemas no acesso a todos os sites. Após reboots diversos ao Router (Giga 5 v1 (cilindro), firmware v1.1.12.1), que encalhavam na luz laranja fixa, ao fim de meia hora, lá arrancou direito.

No entanto, o meu PC de trabalho dizia que não tinha net, apesar de ligado ao wifi.

Vim a descobrir que o intevalo de DHCP que lá estava configurado voltou ao valor por defeito: 192.168.1.2-192.168.1.254, valor este incompatível com a rede do IP que tinha atribuído ao router.

Acontece que eu alterei em tempos estes valores porque o valor por defeito é o mesmo atribuído pela VPN do meu escritório, por isso, para manter a ligação aos dois lados (rede do trabalho e dispositivos em casa) em simultâneo, tive que alterar no router para outro intervalo.

Tentei novamente configurar o valor do intervalo DHCP que tinha anteriormente, e reparo que ele volta sempre ao valor por defeito!

Neste momento, tive que “aceitar” trabalhar com os valores por defeito do router, mas causam-me tremendo incómodo (desligar VPN para ligar aos dispositivos internos, para voltar a ligar VPN, ambos parte do meu trabalho, e aos quais acedo durante todo o dia).

Há alguma forma de resolver esta situação? Julgo tratar-se de um bug novo nesta versão do firmware do router, já que antes este problema não existia.

Obrigado.

A reposição das configurações de fábrica e subsequente reconfiguração parece ter resolvido.

Bom dia a todos.

Uma pergunta para o forum:

Tendo em vista a estabilidade como factor principal, o que é melhor? Ficar com o Router 3.0 (ZonHub) ou fazer o upgrade para o GigaRouter 5.0 V2

Antecipadamente grato a todos. 

Boa noite como posso aceder via 192.168.1.1, qual é o user e pass?

ja tentei inumeras combinações e nada.

Para alem disso, quando altero os DNS no meu PC, não me deixa fazer download’s, alguem tem o mesmo problema?

Comentário