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Conheça os GiGA Routers



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Na verdade ele só instalou e já quis ir embora. Eu quis testar antes e ainda não estava batendo toda a velocidade e mesmo assim foi embora. Era domingo.. ao sair já tive problemas e começou a piscar azul e laranja. Liguei no suporte e ele disse que a linha não estava vinculada. Teria que vincular e ao reiniciar ficou uma luz roxa. O mesmo disse que estava atualizando pois o roteador havia acabado de sair da caixa. Tem como forçar essa atualização?

 

Então ele trocou um ROUTER 5v1 por OUTRO ROUTER 5v1 para ver se resolvia o problema? É isso?

Repare que o v1 é conhecido por diversos problemas no que toca a SMART DEVICES!!

Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881

Se o técnico trocou o ROUTER pelo mesmo modelo, pode ser que o anterior tivesse realmente algum problema de hardware, mas isso não quer dizer que não vá ter alguns problemas com o “novo”, pois é a mesma versão com o firmware que tem vindo a ser utilizado ao longo de muitos meses…

Veja primeiro se continua com problemas WiFi na rede. Não se esqueça de colocar os canais em AUTO, e separar os SSID das redes 2.4 e 5 (para saber a que rede se liga). De resto, é aguardar até que o ROUTER faça actualização de FIRMWARE (não há forma de FORÇAR).

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Foi para está. Tem como atualizar mais?

 

Já saiu a versão 1.1.9, que aparentemente vem melhorar ainda mais o WiFi.

O que é que o técnico fez afinal?? Não me parece que tenha actualizado qualquer firmware (a versão 1.1.4.1 está presente no router há muito tempo...)

Na verdade ele só instalou e já quis ir embora. Eu quis testar antes e ainda não estava batendo toda a velocidade e mesmo assim foi embora. Era domingo.. ao sair já tive problemas e começou a piscar azul e laranja. Liguei no suporte e ele disse que a linha não estava vinculada. Teria que vincular e ao reiniciar ficou uma luz roxa. O mesmo disse que estava atualizando pois o roteador havia acabado de sair da caixa. Tem como forçar essa atualização?

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Foi para está. Tem como atualizar mais?

 

Já saiu a versão 1.1.9, que aparentemente vem melhorar ainda mais o WiFi.

O que é que o técnico fez afinal?? Não me parece que tenha actualizado qualquer firmware (a versão 1.1.4.1 está presente no router há muito tempo...)

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Ola! Obrigado pela resposta. Ontem tive visita e o técnico trocou meu router 5.0v1 o mesmo fez uma atualização e melhorou demais. Até tirei meu repetidor. Hoje ele deu uma leve queda no Wi-Fi e voltou muito rapidamente. Ainda estou observando. Mas o anterior até no cabo falhava, aí assistido a Apple TV da nos mesmo, ficava uma mensagem acima no canto superior direito avisando que não tinha rede. Estou observando ainda caso venha a falhar novamente. Geralmente era por volta das 14h diariamente. Atualmente uso com canais fixo, 5ghz 60 e 2.4 canal 8 as vezes 10. Vou tentar deixar no automático então. 

 

Terá feito uma actualização de FIRMWARE para a versão 1.1.9? (pode ver isso na página de configuração do router)

 

 

Foi para está. Tem como atualizar mais?

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Ola! Obrigado pela resposta. Ontem tive visita e o técnico trocou meu router 5.0v1 o mesmo fez uma atualização e melhorou demais. Até tirei meu repetidor. Hoje ele deu uma leve queda no Wi-Fi e voltou muito rapidamente. Ainda estou observando. Mas o anterior até no cabo falhava, aí assistido a Apple TV da nos mesmo, ficava uma mensagem acima no canto superior direito avisando que não tinha rede. Estou observando ainda caso venha a falhar novamente. Geralmente era por volta das 14h diariamente. Atualmente uso com canais fixo, 5ghz 60 e 2.4 canal 8 as vezes 10. Vou tentar deixar no automático então. 

 

Terá feito uma actualização de FIRMWARE para a versão 1.1.9? (pode ver isso na página de configuração do router)

 

 

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Obrigado pelo feedback. Também odeio que toda vez muda sozinho o canal do Wi-Fi. Péssimo para os repetidores. Anda caindo o sinal todos os dias as 14 horas é o Wi-Fi cai durante o dia ficando sem conexão no meu portátil. Tenho que ir para a 2.4 e alternar para 5 de uma em uma hora. Sem opção de dns. Percebi isto também da lista de dispositivos. Estou tentando trocar. Liguei novamente hoje e acharam um problema e falaram que iam resolver remoto. Amanhã se continuar volto a ligar. Trabalho pra internet no mercado brasileiro, preciso de uma conexão instável. Nem estou falando de velocidade. Possuo 500mb aqui.

 

Mudar o canal WiFi sozinho só se estiver configurado em CANAL AUTO (que é o que eu recomendo, pois o ROUTER faz a gestão automática do congestionamento e MUDA o canal em conformidade!)

 

O problema do ROUTER 5 v1 (ASKEY) é que esta configuração AUTO na rede WiFi 5Ghz, perde-se! E como tal, tenho pelo menos 1 device na rede que deixa de se ligar…

 

De resto, ainda não percebi se o seu problema é a ligação NET cair todos os dias, ou os devices perderem ligação WiFi… Não será o router a fazer REBOOT? Tem de ver exactamente o que está a acontecer…

Ola! Obrigado pela resposta. Ontem tive visita e o técnico trocou meu router 5.0v1 o mesmo fez uma atualização e melhorou demais. Até tirei meu repetidor. Hoje ele deu uma leve queda no Wi-Fi e voltou muito rapidamente. Ainda estou observando. Mas o anterior até no cabo falhava, aí assistido a Apple TV da nos mesmo, ficava uma mensagem acima no canto superior direito avisando que não tinha rede. Estou observando ainda caso venha a falhar novamente. Geralmente era por volta das 14h diariamente. Atualmente uso com canais fixo, 5ghz 60 e 2.4 canal 8 as vezes 10. Vou tentar deixar no automático então. 

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BUG do Router 5v2 (HITRON): PERDE a PASSWORD da rede WiFi visitas.

Já por 3 ou 4 vezes nos últimos dias vou consultar a página de configuração e verifico que a PASSWORD desapareceu (tenho colocado sempre uma nova password, que fica devidamente gravada, até…….???)

 

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Obrigado pelo feedback. Também odeio que toda vez muda sozinho o canal do Wi-Fi. Péssimo para os repetidores. Anda caindo o sinal todos os dias as 14 horas é o Wi-Fi cai durante o dia ficando sem conexão no meu portátil. Tenho que ir para a 2.4 e alternar para 5 de uma em uma hora. Sem opção de dns. Percebi isto também da lista de dispositivos. Estou tentando trocar. Liguei novamente hoje e acharam um problema e falaram que iam resolver remoto. Amanhã se continuar volto a ligar. Trabalho pra internet no mercado brasileiro, preciso de uma conexão instável. Nem estou falando de velocidade. Possuo 500mb aqui.

 

Mudar o canal WiFi sozinho só se estiver configurado em CANAL AUTO (que é o que eu recomendo, pois o ROUTER faz a gestão automática do congestionamento e MUDA o canal em conformidade!)

 

O problema do ROUTER 5 v1 (ASKEY) é que esta configuração AUTO na rede WiFi 5Ghz, perde-se! E como tal, tenho pelo menos 1 device na rede que deixa de se ligar…

 

De resto, ainda não percebi se o seu problema é a ligação NET cair todos os dias, ou os devices perderem ligação WiFi… Não será o router a fazer REBOOT? Tem de ver exactamente o que está a acontecer…

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Olá, @mcapuzzi, já viu o novo extender? Talvez o ajude bastante

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@mcapuzzi,

Não tenho problemas com o 5.0 v2, já tive o v1 e este é superior. 

 

Pelo que apurei até agora (veja-se em cima o meu resumo) é superior em TUDO, EXCEPTO na capacidade de processamento / gestão de recursos (que é a parte mais importante de um ROUTER!)

 

É completamente irónico!!!! Parece que o v2 veio resolver quase tudo (note-se que ainda não testei o Port Forward, por exemplo) e fica a milhas de distância do v1 no que toca à gestão de tráfego! Nem sei o que dizer… É como trocar de um carro velho, que NÃO tem problemas no motor e puxa bem, por um carro NOVO, onde os extras funcionam todos, mas o motor não puxa! Será que a NOS não acerta num equipamento que faça “tudo” bem? :(

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Obrigado pelo feedback. Também odeio que toda vez muda sozinho o canal do Wi-Fi. Péssimo para os repetidores. Anda caindo o sinal todos os dias as 14 horas é o Wi-Fi cai durante o dia ficando sem conexão no meu portátil. Tenho que ir para a 2.4 e alternar para 5 de uma em uma hora. Sem opção de dns. Percebi isto também da lista de dispositivos. Estou tentando trocar. Liguei novamente hoje e acharam um problema e falaram que iam resolver remoto. Amanhã se continuar volto a ligar. Trabalho pra internet no mercado brasileiro, preciso de uma conexão instável. Nem estou falando de velocidade. Possuo 500mb aqui.

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NOTA: pensei que fosse a NOS a fazer “reboot”, mas é o próprio ROUTER… chega a um ponto, diversas vezes ao dia, que, ou CRASHA ou faz REBOOT para conseguir “limpar” os recursos…

BAD BAD BAD BAD...

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Tenho o router 5.0v1. Gosto do design diferente e seu sinal é bom comparado a uns que ja tive no Brasil. Acontece que o mesmo cai todos os dias as 14h. Trabalho com a internet e tenho que desligar da tomada e ligar novamente. Sem contar as vezes navegando e tenho que alterar as redes de 5 e 2.4 no meu pc para voltar a funcionar. Já fiz o reset algumas vezes e o tecnico da nos pelo telefone diz ter enviado uma atualização.. o v2 está tudo ok com voces?

 

ROUTER 5 v2:

1) Gosto dos indicadores na parte frontal. Saudades do meu ZON HUB!
2) A cobertura WiFi é melhor do que o Router 5 v1 e até agora o canal AUTO da WiFi 5 não se desconfigurou (o que acontecia volta e meia no v1)
3) O interface remoto finalmente identifica correctamente os devices WiFi ligados na respectiva REDE (2.4 ou 5). No v1, tenho devices que estão ligados na 2.4 que aparecem na rede 5 (o que é impossível, pois só têm WiFi 2.4)
4) PERMITE STREAMING entre devices WiFi (esta é uma funcionalidade que o v1 não permite - e até o ROUTER 4 permitia - salvo erro devido a um BLOQUEIO por parte da NOS no que toca ao WiFi ISOLATION). EXEMPLO: Telemóvel e Smart TV ligados na rede WiFi. YouTube no telemóvel permite efectuar o play na SMART TV (aparece a opção no player do YouTube). Sinto falta desta funcionalidade. https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605
5) Não testei sequer as outras funcionalidades que eram problemáticas no v1 (PF, VOIP, etc)

Mas… ENGASGA por todo o lado quando o fluxo de dados (packets) aumenta (NÃO CONFUNDIR com saturação da LARGURA de BANDA, nada a ver com isso, tenho a largura de banda controlada para não estrangular a rede) causando uma severa perda de performance da rede. Portanto, sofre de problemas GRAVES de gestão de recursos (funciona bem nos primeiros 5 a 10 minutos depois de um REBOOT, a partir daí, perde-se)

NOTA: o botão WiFi que está na frente, não serve nada (testei e, ou não faz absolutamente nada, ou, ao invés de DESLIGAR e LIGAR as redes WiFi, tornou-as inutilizáveis - sempre com sinal perto do router mas pouco mais. Voltar a LIGAR, só fazendo um RESET POR HARDWARE. Não voltei a testar o botão...)

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Crachá

@mcapuzzi,

Pela incompatibilidade com alguns smart devices que o v1 tem. 

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@Diogo S. como você fez a troca? Já pedi mas está difícil. 

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Crachá

@mcapuzzi,

Não tenho problemas com o 5.0 v2, já tive o v1 e este é superior. 

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Tenho o router 5.0v1. Gosto do design diferente e seu sinal é bom comparado a uns que ja tive no Brasil. Acontece que o mesmo cai todos os dias as 14h. Trabalho com a internet e tenho que desligar da tomada e ligar novamente. Sem contar as vezes navegando e tenho que alterar as redes de 5 e 2.4 no meu pc para voltar a funcionar. Já fiz o reset algumas vezes e o tecnico da nos pelo telefone diz ter enviado uma atualização.. o v2 está tudo ok com voces?

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@marcolopes O meu Hitron BVW 3653 v2 board está aqui há 10 anos, nunca teve uma falha.

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Hoje fui acusado de ser demasiado exigente!!!

Vejamos… eu é que sou demasiado exigente, ou a NOS começou a “descurar” a qualidade dos equipamentos a que nos habitou no passado?

Eu acho que a cada dia que passa quem desenha o hardware / firmware o faz ao custo mais baixo, de tal forma que, alguma coisa tem de ceder! Ainda por cima, quando um operador compra dezenas e milhares de equipamentos, será ao mais baixo preço, e possivelmente com algum “DOWNGRADE”! Digo eu!

Mas, especulação à parte, vamos aos FACTOS!!!

Eu tive quase todos os ROUTERS da ZON/NOS!

NETGEARS! (nunca tive problemas)
ZON HUB (o MELHOR router que tive até hoje!! NUNCA deu problemas em NADA!!)
ROUTER 4 HFC - um pagode de router! Tive 4 routers (para poder confirmar os severos problemas deste equipamento). CONGELA segundos, até minutos diversas vezes ao dia...
ROUTER 5 v1 - sem problemas de gestão de tráfego, raramente falha, mas tem alguns BUGS a nível de funcionalidades, que em 8 meses a NOS não resolveu (parece que anda aí um novo firmware, mas veio no momento me que eu mudei para a v2)
ROUTER 5 v2 - perde-se completamente após alguns minutos de utilização depois de um REBOOT (aqui nota-se claramente, que a gestão interna dos recursos foi desenvolvida por amadores)

E eu é que sou exigente?

Se tivesse uma empresa que desenvolvesse routers, ia contratar JÁ os senhores que fizeram o ZON HUB, mas nem pensava duas vezes!

E já agora... 1 DIA de MONITORIZAÇÃO do ROUTER 5 v2, com UM ÚNICO PC ligado por cabo, onde, com o ROUTER 5 v1 eu tinha MEIA DÚZIA de pacotes perdidos!!! EIS a diferença!!! Tirem as vossas conclusões...
 

 

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Após uma meia hora a aguentar-se… cedeu! É no que dá programar FIRMWARE sem fazer “testes de CARGA”. Sei bem o que isso é. Escrever rotinas para suportar meia dúzia de ligações é uma coisa… mas quando elas começam a pesar, a história é totalmente diferente…

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Crachá +2

O que me parece é que somos todos “cobaias”… a NOS está a tentar “ajustar” os parâmetros do router por forma a estabilizar (o que fazem não faço ideia, porque os utilizadores agora são meros espectadores “emburrecidos” sem acesso a nada!)

Tive de fazer um RESET por HARDWARE para e voltar a configurar tudo, para ter WiFi de volta (agora OK).

No que toca à estabilidade, está melhor (há mais de meia hora quase que não perde pacotes), mas veja-se a consistência deste ROUTER!!!

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Volta e meia um… Request timed out!

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Eu nao percebo esta maneira de trabalhar, a NOS tem  “montes” de routers e boxes e qual deles o pior, pelo que eu já li a Meo e a Vodafone têm muito menos equipamentos, mas sao bons.

O tempo e dinheiro que andam a gastar em sucata, compravam um ou  dois equipamentos bons e era muito melhor para todos.

Se esse problema fosse comigo, pedia o downgrade do pacote, mas só na parte dos equipamentos.

 

Já pedi para voltar ao Router 5v1, isto não se admite… :( 😞 :(

 

Liguei novamente com o apoio, nem conseguem aceder ao equipamento!!! :\

Eu nao percebo esta maneira de trabalhar, a NOS tem  “montes” de routers e boxes e qual deles o pior, pelo que eu já li a Meo e a Vodafone têm muito menos equipamentos, mas sao bons.

O tempo e dinheiro que andam a gastar em sucata, compravam um ou  dois equipamentos bons e era muito melhor para todos.

Se esse problema fosse comigo, pedia o downgrade do pacote, mas só na parte dos equipamentos.

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Agora fiquei sem WiFi (ou melhor… quase sem sinal!)

Depois de um “restart remoto”, WiFi nem vê-la!!! O sinal da 2.4 está no mínimo, e o da 5 não existe!!! (junto ao Router)

Ainda há 10 minutos estava com um sinal potente!!!

Está bonito...

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Daqui nao saio daqui ninguem me tira, V3 até ao fim.:grin:

 

O que eu me arrependo de ter feito “upgrade” para os novos routers!!

 

Voltava JÁ JÁ para o meu velhinho ZON HUB, mesmo só com WiFi 2.4!

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