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Conheça o novo Giga Router



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Para quando o giga router para a fibra ftth? Estou farto de ter net lenta, espero que o giga router esteja disponível em breve para puder navegar e trabalhar normalmente com internet. 

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Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

O @Guimas prestou uma boa ajuda sobre este tema @frocha.

Com a sugestão de reset ao router e com os powerlines desligados confirme-nos, por favor, se nota melhorias no acesso.

Obrigado

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@no_ping , @Pedro Rios ,
nao entendi a ideia de usar um equipamento preparado para DOCSIS 3.1 nas redes FTTH...
Estara a falhar-me algo?


O meu ponto é saber se a NOS vai adaptar o Giga router para a rede FTTH (basicamente, colocando-lhe uma porta WAN) tornando-o capaz de ser utilizado também nas redes FTTH, tal como o Power Router (que está preparado para as duas tecnologias).
Talvez não tenha sido claro no primeiro post.

Boa tarde,

 

Como fazer port forwarding de L2TP over IPSec para um servidor na LAN?

Os portos são:

L2TP traffic – UDP 1701
Internet Key Exchange (IKE) – UDP 500
IPSec Network Address Translation (NAT-T) – UDP 4500

 

Já activei o forwarding destes portos mas não consigo estabelecer a ligação VPN.

 

Obrigado.

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Olá @Pedro Rios,

De momento não temos novidades. Caso existam, partilhamos no Fórum NOS.
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ID Problema: Port Forwarding

Bom dia.

Fiz upgrade para o este novo router. As configurações que tinha de Port Forwarding no 4.0 não consigo criar neste.

Quando crio novas regras o sistema apaga-as.

Alguém sabe como posso resolver?

Ob

 

Não pode! NÃO funciona! Reclame!!!

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Boa Tarde

Na quarta feira foi me instalado o serviço  NOS3 com box UMA 4k e a net 500Mb com o router 5.0.

Na altura o técnico disse que a velocidade wi-fi nunca será garantida, mas nem mesmo a um metro? Não tenho nenhum dispositivo recente para testar por rede, tenho um portátil mais antigo que diz que tem uma placa de rede de 1GHz mas é um pouco lento e nem sequer chega aos 200Mb.
Por tlm e computador por Wi-Fi o máximo que obtive foi 310Mb a menos de um metro do router.

A fibra + cabo coaxial é assim tão instável? Tenho por vezes testes de 80Mb e outros de 200Mb com pings de 20 e tal. No teste da NOS tenho latências de 50 e por vezes 150. 

Quando estou a fazer testes de velocidade por vezes os canais na tv são afectados co pequenos breaks na imagem.

Estou a ponderar a cancelar o serviço já que tenho MEO fibra e ainda estou dentro dos 14dias.
 

 

 

MEO FIBRA? Mude imediatamente! Terá no mínimo 100/100 e um router melhor. Se tiver vodafone, escolha vodafone.

 

De resto, sobre velocidades, deixo-lhe aqui o meu “resumo”.

 

Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda á sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço)
b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps)
NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente.
Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)

 

COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e (pelo menos!)
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

 

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

Sem entrar em detalhes técnicos sobre WiFi (https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html) a forma mais “segura” de testar as velocidades contratadas (100Mbits ou superiores) é através de uma ligação WiFi (802.11ac) 5 GHz!

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

 

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para ligações até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm

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Boa tarde,

Como cliente ftth com 1Gb contratado é possível troccar o router antigo por este novo Gigarouter?

 

Não. O Router 5 apenas suporta HFC (DOCSIS)

Boa noite @marcolopes tenho ideia de já ter lido aqui no Fórum que já há um Giga Router 5.0 para instalar em FTTH

 

Pode ser a “NOVA” versão que segundo já li relatos, está em PILOTOS.

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Ontem e hoje que foi quando estive mais por casa o Router tem reiniciado muitas vezes. Hoje de manhã não conseguia andar para trás nem ver programas anteriores. 

 

Começo a ficar farto da NOS,  o router continua com o problema da rede 5GHz deixar de dar e aparecer em alguns dispositivos e ter que reiniciar para voltar à normalidade. 

Agora está sempre a reiniciar. 

 

Acontece a algué também?

Reputação 2

Com o mesmo tablet, noutra divisão da casa, ligado ao wifi do Power line, a uma distância um pouco maior e com um armário de madeira entre o tablet e o powerline:

ping 10 ms - 87,64 mbps; ping 13 ms - 89,64 Mbps; ping 13 ms - 88,23 Mbps. E esta, hen?

 

Hoje estive a conversar com o meu irmão sobre o assunto e ele disse-me que, em casa dele, nos últimos tempos, notou um enorme decréscimo no wifi do router, sem ter havido qualquer alteração nos equipamentos ou pacote (ele tem um pacote Iris, com 100 Mb e router mais antigo). Até há uns tempos atrás, ele conseguia ver filmes no portátil colocado no quarto dele, em que do outro lado da parede está o router, na sala. Via bem os filmes, sem travar e com boa qualidade. Actualmente, exactamente na mesma posição, quase nem consegue ligar-se à net e quando consegue, nem consegue abrir um filme. Ao relatar o problema à NOS, sugeriram-lhe também a colocação de plumes. Isto cheira muito a esturro. Então, o wifi funcionava bem e, de repente, deixa de funcionar?!!!

É claro que, como a fidelização dele está prestes a terminar, ele está a pensar mudar de operador.

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Não é ftth. o router 5.0 não está disponivel para ftth. só o 4.0 (power router)

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Experimente …

 

:D Esse “experimente” soa a… não vai ter sorte!!

Não faço a ideia, só sabemos experimentando

Por aqui já diversos utilizadores experimentaram este cenário… e alguns relataram limitações… mas isto é muito confuso devido à diversidade de routers. Sei que o 5 v1 (HFC) tinha limitações (se foram resolvidas por firmware ou não, desconheço porque entretanto mudei para o Router 5 v2 e não volto atrás...

Reputação 7
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@CAT, 😀

Sim, de facto, no Router Wi-Fi existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100mbps. No entanto já estamos a resolver esta questão e breve iremos fazer uma actualização de firmeware.

Relativamente à velocidade de upload, existem algumas zonas em fase de teste para o aumento do mesmo, contudo, só a área técnica pode confirmar esse tipo de questões, por isso sim , tem de entrar em contacto connosco para ter o conhecimento.

Muito Obrigado.
Reputação 7
Crachá +2

Depende muito do tamanho da tua casa. Sendo uma casa grande e se notares falta de cobertura/velocidade é melhor. 

Reputação 7
Crachá +2

Suponho que o router não esteja na sala. Sim, talvez seja melhor. 

Como funcionam os pares dentro de um conector Ethernet UTP?

 

Boas, 

 

Até ao momento, verifico que nada foi feito por parte da NOS em relação ás baixa velocidade (100Mb) quando o Router está em Modo Bridge. Para quando a correção desta limitação que inclusivamente em minha opinião é absolutamente ILEGAL.

Reputação 7
Crachá +1

Não é ftth. o router 5.0 não está disponivel para ftth. só o 4.0 (power router)


E se fosse FTTH possivelmente o upload era mais generoso…

Em HFC consegue-se estes resultados mesmo com o PowerRouter desde que a ligação cumpra o esperado. Já no upload continuamos a aguardar….

Quem espera …

Reputação 1

Bom dia

 

Últimamente tem acontecido com este router e com o wifi 5GHz ter que reiniciar todos os dias o router para os aparelhos todos terem acesso à rede. O meu tlm consegui ficar sempre ligado. Mas os restantes tlm de casa, smarttv e outros dispositivos... Ou não se ligam ou ficam ligados e sempre à procura de IP.

 

Ontem há noite acabei por ler aqui neste tópico para fazer um reset de fábrica.. 

Vamos ver se resolve.

Mas existe pessoal na mesma situação???

 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Fura,

Após o reset, a dificuldade manteve-se? 

Boas, 

Até ao momento, verifico que nada foi feito por parte da NOS em relação ás baixa velocidade (100Mb) quando o Router está em Modo Bridge. Para quando a correção desta limitação que inclusivamente em minha opinião é absolutamente ILEGAL.

 

Já vi comentários que indicam que essa limitação não existe… como nunca testei o BRIDGE no Router 5 v1 nem no v2, não posso comentar…

 

Quando não está em BRIDGE, tem as velocidades contratadas? Tem certeza? É que por vezes usam-se cabos de rede CAT 5 ou inferiores que não suportam velocidades acima de 100Mbits...

Sim quando não estou em Bridge tenho as velocidades contratadas 400/20 MBs), quando o coloco em modo Bridge não passo dos 100 Mb. 

O meu router é o 5 v1 com a Versão SW (Router5_ASKEY_1.1.9_PROD, App versão 2.4.1.

 

Já me fartei de contactar, a NOS a reportar este problema e a ultima é que a LAN 4 em Modo Bridge é para equipamentos da NOS…….. Esta eu não mordo, estou a ponto de denunciar o contrato. Até porque tenho familiares e amigos a utilizar o mesmo Router em modo Brige sem qualquer limitação.

Reputação 7
Crachá

O routwr já está a ser instalado fora do projecto piloto. 

Embora eu seja piloto, o routwr não é no âmbito do projecto. 

 

Giga Router Hitron 5.0 (v2) com a Versão SW: 7.2.4.7.1b1, não obrigado!

 

Claramente este router tem muitos problemas e agora nesta nova versão de SW reapareceram, no meu caso particular, problemas com acesso à VPN da minha empresa...

Sim quando não estou em Bridge tenho as velocidades contratadas 400/20 MBs), quando o coloco em modo Bridge não passo dos 100 Mb. 

O meu router é o 5 v1 com a Versão SW (Router5_ASKEY_1.1.9_PROD, App versão 2.4.1.

 

Já me fartei de contactar, a NOS a reportar este problema e a ultima é que a LAN 4 em Modo Bridge é para equipamentos da NOS…….. Esta eu não mordo, estou a ponto de denunciar o contrato. Até porque tenho familiares e amigos a utilizar o mesmo Router em modo Brige sem qualquer limitação.

 

Então está mais que confirmado.

A propósito, existe um tópico específico sobre o assunto: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-limitado-em-modo-bridge-13150

 

Neste momento tenho o Router 5 v2, mas com não uso bridge não sei se sofre da mesma “limitação” (limitação é o mínimo… isto é uma violação do contrato!). Não fossem os clientes trocarem todas estas informações entre si, quase nada seria dito pela NOS…

 

Tenho intervenção marcada para reverter o v2 para o v1, mas neste momento já penso duas vezes...

Pois, quanto a isto infelizmente não o consigo ajudar, mas penso que provavelmente estarão mais focados em resolver problemas na V2 do que na V1, por ser mais antiga, isto pela logica das coisas. 

Enfim temos que levar com estes gajos e o pior é que pagamos para ser mal servidos…... 

Reputação 7
Crachá +2

Pois é, só vantagens, muito mais rápido, mais potente etc e tal, e...Vai-se a ver...A net praticamente não passa da sala (onde está instalado o Giga Router). Ou seja, o sinal de wi-fi é fraquissimo...E estamos a falar dum apartamento pequeno...É muito frustrante que eu tinha um router comum de 2.0 que me distribuía sinal pela casa toda (não tinha qualquer razão de queixa), e, ambiciosamente, quis mudar para este porque tudo indicava que ia ter um sinal ainda mais forte e com uma velocidade melhor...Vai-se a ver...Agora sou obrigado a estar sempre na sala, não sou digno de ir comodamente para o meu quarto e muito menos ter youtube na tv do quarto (como sempre tinha antes)...Tinha “um pássaro na mão”, quis “ter dois”...e este foi o resultado.

Já me cansei de reclamar, dizem-me que “a NOS só tem a obrigação de trazer o sinal de net a minha casa (dentro das velocidades contratualizadas), a net chegar ao apartamento todo ou não, é um problema meu”!...Este é o discurso logo após me terem “caçado” como cliente, porque antes o discurso era bem diferente: ”este router seria 5 vezes melhor do que eu tinha (noutra operadora), ia ter muito mais quantidade e qualidade, ia ficar muito mais satisfeito e etc e tal”…

Agora têm a coragem de me falar em extensores de sinal de wi-fi, etc, coisa que eu antes nem sequer precisava saber o que era...E o pior, se mandarem cá um técnico eu tenho de lhe pagar o serviço e tambem pagar o extensor…

Enfim, se ninguem me ajudar terei de partir para a rescisão, e se contratualmente não me derem razão para tal, é certo e sabido que logo que acabe a fidelização, “adeus”! Depois não me venham “dar graxa” e “andar comigo ao colo”, porque aí é tarde demais...Sou implacável nisso, não perdou-o (pois não tenho memória fraca)...Ajudem-me agora, porque depois será tarde demais!

 

A guerra da “qualidade do WiFi” é uma guerra perdida…

Já as limitações ou problemas que os routers apresentam não…  E tanto o Router 4 como o 5 sofrem de diversos problemas e limitações. Venha o “diabo” e escolha! EU fico-me pelo Router 5 pois fiquei sem as quebras de serviço, mas o Router 5 não é perfeito...

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