Header
Destaque

Conheça a rede NB-IoT


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

 

Enquanto lhe falamos do serviço IoT e dos produtos que temos para si surgiu o conceito “rede NB–IoT” lembra-se? Neste tópico vamos contar-lhe mais sobre esta rede. :sunglasses:

A NOS, pioneira na implementação da tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT) em Portugal, para além de assegurar uma melhor experiência com equipamentos conectados, permite ainda uma otimização do consumo da bateria dos dispositivos, podendo em alguns casos garantir vários meses sem necessidade de recarga.

 

Mas afinal, o que é o NB-IoT?

O NB-IoT (Narrow Band Internet of Things) é uma tecnologia de conectividade que permite obter um elevado número dispositivos e sensores ligados, sem interferências e com maior cobertura. Esta tecnologia permite, ainda, uma otimização do consumo da bateria dos dispositivos, podendo em alguns casos garantir vários sem que precisem de ser recarregados.

 

Esta tecnologia é bastante benéfica pois acompanha a evolução dos objetos inteligentes, ou seja, com a recorrência da sua utilização é necessário responder com um meio de conetividade para mais dispositivos e, por sua vez, com melhor cobertura.

 

É com os tarifários NOS IoT que pode fazer toda a gestão da conectividade através da App NOS, na qual recebe alertas e comunicações de serviço, carrega o saldo ou pagar faturas, entre outras funcionalidades. :hugging:

 

Uma evolução incrível, não é? :heart_eyes:

Gostou da novidade? Partilhe connosco.

Conheça mais sobre o IoT da NOS aqui.


36 Comentários

Boas,

Permite o uso de apple watch?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @sciencefriction:grinning:

O IoT, de momento, ainda não está disponível para o Apple Watch, no entanto, estamos a trabalhar para que, em breve, tenhamos novidades. 

Sugerimos que fique atento.

Obrigado

Obrigado, aguardarei!

Boa tarde, é útil para conexão a uma central de alarme powermax?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @VascoSSilva,

Pode utilizar o NB-IoT em centrais de alarmes domésticos, através de um cartão SIM.

Saiba mais sobre os tarifário IoT aqui

 

Obrigada

Bom dia,

Adquiri um cartão NOS Alarme para poder enviar esporadicamente dados de temperatura de uma estufa por MQTT.
Segui o procedimento que acompanhava o cartão, acedi à APP, NOS, adicionei o novo serviço e esperei a ativação do cartão, que me aparece atualmente como ativo.
Coloquei este cartão num modulo SIM7020G (NB-IOT) e não consigo de forma nenhuma que ele se registe na rede.
Sabem se por algum motivo este modulo não é compatível com o vosso serviço? Ou que tipo de modulo devo utilizar para me conseguir ligar?

Boa noite,

Depois de ligar todos os santos dias para o 16990, ninguém resolve a situação, pois a única coisa que dizem é que o prazo para resolução do problema ja foi ultrapassado na passada sexta feira e que vai ser para breve a resolução.

Já por vária vezes perguntei qual a data do tal breve e se nao se importavam de colocar como data limite do meu pagamento “BREVE” e eu claro, honraria o compromisso de no tal “breve” prazo fazer o pagamento.

POUCA VERGONHA

Deixo um dos incidentes abertos para identificação

Ninguem respondeu também ao mail enviado na passada quarta feira.

IMC000089300602

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomax

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Movemos o seu comentário para este tópico pois, o tema em questão relaciona-se com o tópico. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Seria possível partilhar connosco mais especificações sobre o módulo, para percebermos melhor o que se passa, por favor? 

Obrigada 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @FRANCISCO_x

Vamos ajudar!

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Já foi enviado

Já enviei os dados por mensagem privada, continua aguardar resposta e que liguem e tratem o assunto ja reclamado na quarta- feira.
já tinha data limite de resolução na sexta feira
agora dizem que é para breve
ja na sexta feira pediram máxima urgência, será que é pro ano???

Reputação 7
Crachá +2

@FRANCISCO_x,

Envie-nos mensagem através do perfil @Fórum. Basta entrar no perfil e clicar em “Enviar mensagem”.

Ficamos a aguardar.

Obrigada

Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomax

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Movemos o seu comentário para este tópico pois, o tema em questão relaciona-se com o tópico. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Seria possível partilhar connosco mais especificações sobre o módulo, para percebermos melhor o que se passa, por favor? 

Obrigada 

 


Olá Ana,
Obrigado pela resposta.


Vou colocar um link com o datasheet deste modulo.

Application notes & Info básica:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Series_TCPIP_Application_Note_V1.02.pdf
Datasheet:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Hardware%20Design_V1.02.pdf

De forma básica consegue comunicar com um operador nas seguintes Bandas:
1/2/3/4/5/8/12/13/17/18/19/20/25/26/28/66/70/71
Penso que a NOS tenha disponíveis atualmente as seguintes:
1      #2100
3      #1800
7      #2600
8      #900
20     #800

O Modulo é um modulo NB-IOT (Narrow Band) que presumo utilizar LTE de baixa  largura de banda (100Kb/s Down 150Kb/s Up).
Se estiverem a utilizar a Band 7 para o módulos IT realmente não deverei conseguir registar na rede, tirando isso deveria ser possível.

O erro que tenho é sempre “network not available”, Quando faço uma pesquisa, aparecem-me disponíveis para ligar as 3 operadoras portuguesas.

Consegues-me ajudar a tentar compreender melhor o que se possa passar?

Bem-vindo ao Fórum NOS @Tomax

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
Movemos o seu comentário para este tópico pois, o tema em questão relaciona-se com o tópico. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS. 

Seria possível partilhar connosco mais especificações sobre o módulo, para percebermos melhor o que se passa, por favor? 

Obrigada 

 


Olá Ana,
Obrigado pela resposta.


Vou colocar um link com o datasheet deste modulo.

Application notes & Info básica:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Series_TCPIP_Application_Note_V1.02.pdf
Datasheet:
https://simcom.ee/documents/SIM7020/SIM7020%20Hardware%20Design_V1.02.pdf

De forma básica consegue comunicar com um operador nas seguintes Bandas:
1/2/3/4/5/8/12/13/17/18/19/20/25/26/28/66/70/71
Penso que a NOS tenha disponíveis atualmente as seguintes:
1      #2100
3      #1800
7      #2600
8      #900
20     #800

O Modulo é um modulo NB-IOT (Narrow Band) que presumo utilizar LTE de baixa  largura de banda (100Kb/s Down 150Kb/s Up).
Se estiverem a utilizar a Band 7 para o módulos IT realmente não deverei conseguir registar na rede, tirando isso deveria ser possível.

O erro que tenho é sempre “network not available”, Quando faço uma pesquisa, aparecem-me disponíveis para ligar as 3 operadoras portuguesas.

Consegues-me ajudar a tentar compreender melhor o que se possa passar?

Viva @Tomax, Sempre conseguiu resolver?

@Vlad Infelizmente não, pois não havia propriamente nada para resolver na altura.

Alguns contactos com amigos que trabalham no software utilizado para a gestão nas operadores e foi-me dito que o NB-IoT não estava ativo na maioria do país, foi activo em zonas especificas para projectos específicos, por exemplo pela Vodafone em Lisboa, mas de resto não obtive nenhum suporte de nenhum contacto com qualquer uma das 3 operadoras em relação a este assunto.

Acabei por adquiri um cartão também da NOS - IoT Alarme, por exemplo https://www.worten.pt/telemoveis-e-pacotes-tv/internet-movel/cartoes-pre-pagos/cartoes-de-voz/cartao-nos-iot-alarme-7264216.
Tem um preço que considero acessível para o uso.

De resto, em Portugal nunca consegui ter NB-IoT a funcionar.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Tomax,

Vamos analisar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número IoT para o perfil @Fórum.

Obrigada

Olá @Inês B. 

Já lá vão 9 meses sem qualquer resposta por parte da @Ana P.  ao pedido/questão que fiz anteriormente. Se tivesse algum projeto dependente da tecnologia, certamente já não tinha (como não tenho) por falta de suporte ou pelo menos uma resposta a saber se a tecnologia está efetivamente disponível, se tem de ser feito um requisito especifico ou qualquer outro tipo de informação útil ao problema.

Considero a tecnologia bastante útil, e como podemos ver há mais pessoas interessadas. Acho que será bastante interessante ainda assim uma resposta à minha questão de forma a esclarecer qualquer pessoa que pesquise este post por informação publica.

De resto, de momento, não tenho qualquer necessidade.

Reputação 7
Crachá +2

@Tomax,

Precisamos que nos envie a sua mensagem para o perfil @Fórum. Vamos ajudar a esclarecer.

Obrigada

Olá

Penso que esta duvida fique melhor aqui.

Estou a tentar ligar o meu cartão num equipamento m5stack com o modulo COM.NB-Iot (sim7020).

O equipamento é exclusivamente nb-iot e tenho um cartão IoT Alarme.

No entanto não consigo ligar á rede. Zona: Turquel - Alcobaça.

Podem-me ajudar?

Neste momento nem sei o se o cartão está activo.

 

Cumprimentos

Victor Gerardo

Olá Vítor.

Sou originário da zona onde estás a efetuar os testes :)

 

Inicialmente fiz o mesmo teste com o mesmo modem e SIM. Cheguei à conclusão que as operadoras não têm NB-IoT implementado nas torres, pelo que acho que não conseguirás ligação.

A menos que nos últimos 2anos tenham mudado alguma coisa. 

 

Vamos esperar uma resposta porque ainda é do meu interesse este tema!

Obrigado @Tomax 

Se esperas à 2 anos sem resposta vou ter de mudar de solução e partir para GSM/LTE.

Tenho de deixar o que estou a fazer pronto ainda este mês.

Obrigado pela resposta.

 

Reputação 7
Crachá +1

Olá

Penso que esta duvida fique melhor aqui.

Estou a tentar ligar o meu cartão num equipamento m5stack com o modulo COM.NB-Iot (sim7020).

O equipamento é exclusivamente nb-iot e tenho um cartão IoT Alarme.

No entanto não consigo ligar á rede. Zona: Turquel - Alcobaça.

Podem-me ajudar?

Neste momento nem sei o se o cartão está activo.

 

Cumprimentos

Victor Gerardo

já tentaste colocar o cartão num smartphone? 

tens o serviço registado na area de cliente pra ver se está tudo ok? 

 

um bem haja

Ola @Bruno Aleixo 

 

Sim. Já o coloquei no telemóvel sim. 

E já esta activo. Mas o equipamento continua sem ligar..

Nao devo ter serviço na zona certamente.

Obrigado pelo interesse.

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Victor Gerardo,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS ou número do cartão IoT.

Obrigado

Olá @Tomax bom dia

 

Ligou-me hoje um técnico da nos para tentar ajudar e confirma-se. A Narrow Band ainda não está implementada por cá.

Quando tiver tempo meto o aparelho no carro e dou uma volta por ai a ver se tem rede em algumas localidades maiores da região. Só por curiosidade.

É estranho porque dava jeito e pensei que visse por defeito com o 5G.

A solução é instalar equipamentos GSM/LTE.

Abraço

Victor Gerardo

 

Comentário