Header
Destaque

Como ligar um equipamento à rede de casa


Reputação 6
Crachá +2
Se quiser ligar um equipamento à rede de sua casa ou partilhar uma impressora com vários computadores, basta seguir os seguintes passos:

PC
  1. Aceda ao painel de seleção e rede wireless (normalmente encontra-se no canto inferior direito no ambiente de trabalho e tem o símbolo de uma antena)
  2. Escolha a rede à qual se quer ligar
  3. Introduza a password e carregue em “Ligar”

Para saber como o fazer no seu smartphone ou tablet (iOS ou Android) consulte aqui.

Impressora
Para configurar uma impressora que será partilhada por todos os computadores da rede local, ligue uma impressora à porta USB do router Wi-Fi e faça o seguinte:

  1. Abra uma página de internet com o endereço: http://zonhub.home e entre com o seu username e palavra-passe. Username: home. Password: zonnet.
  2. Em “Home”, clique no ícone Impressoras para ver o ecrã Impressoras partilhadas
  3. Copie o URL do IPP (Internet Printing Protocol) para a área de transferência

Windows:
  1. No seu computador, abra “impressoras e fax”, a partir de “definições”, no menu “Iniciar”
  2. clique na hiperligação “Adicionar Uma Impressora” para iniciar o assistente
  3. clique em “Seguinte” para continuar com o assistente
  4. selecione “Impressora de Rede” e clique em “Seguinte”
  5. selecione “Ligar a uma Impressora na Internet”
  6. insira o URL do IPP (Internet Printing Protocol) da impressora no campo URL
  7. clique em “Seguinte”.
  8. clique em “Concluir” para sair do assistente.

Playstation
  1. Carregue em "Definições" e depois em "Definições de Rede"
  2. Carregue em "Definições de Ligação à Internet"
  3. Seleccione "Sem fios"
  4. Carregue em "Procurar". Será apresentada uma lista com pontos de acesso wireless (routers)
  5. Seleccione o ponto de acesso que irá utilizar
  6. Introduza a password
  7. Guarde as definições
  8. Teste a ligação

19 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

@Aníbal Martins
Vamos ajudá-lo. 
Envie-nos, por favor uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Obrigado

@Mário P. 

Sim, aparece uma mensagem a indicar que devo aceder ao router e dar permissões.

Já tentei fazer mas não estou a conseguir...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Aníbal Martins
Confirme, por favor, se no manual da impressora surge alguma sugestão sobre as configurações necessárias a que existam no Router. 

Podemos verificar se existem alterações que possam ser realizadas ao nosso Router para que exista uma optimização na comunicação entre o Router e a multifunções. 
Obrigado

@Mário P. , julgo estar relacionado com as permissões do router novo da NOS, que embora esteja a trabalhar bem, esta a ter este stress com a multifunções.

Olá @Mário P. 
Estou a aceder a rede com a impressora e insiro a password na impressora. A partir daí a minha rede doméstica fica toda emparelhada.
Neste momento tenho muitas dificuldades em estabelecer comunicação entre os equipamentos e embora por vezes consiga imprimir a partir do PC, a digitalização é impossível a partir da impressora. Tenho de solicitar a digitalização a partir do PC, o que me causa grande transtorno porque muitas vezes digitalizo e só ao final de algumas horas vou organizar todos os documentos que entraram.

 

Obrigado e bom fim de semana

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo @Aníbal Martins
Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga qual o método de acesso está utilizar? Isto é, está a utilizar o WPS ou, através da Impressora, aceder à rede e colocar a password? 

Obrigado

Olá
Tenho uma multifunções brother que funcionava muito bem com o antigo router da Vodafone. 
Recentemente mudei para a NOS e embora o router seja idêntico (5GHz), não reconhece a multifunções. 
Ainda formatei o PC na esperança de resolver o problema, mas mantem-se. a impressora não está em rede.

Podem ajudar-me por favor?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Cátia Torrinha,

Movemos o seu comentário para um tópico onde encontra os passos para configurar a impressora. 

Bom dia,

Gostaria de pedir ajuda como configurar uma impressora via wifi ao router 3.0

Agradeço desde já a atenção,

Reputação 7
Crachá +1
@Chico1234 já viste se este tópico te ajuda?
Boa tarde.

Tive a impressora (Brother HL2130) configurada por USB ao router, onde esteve a funcionar durante alguns meses.

Sem fazer qualquer alteração na página do router e no computador local, deixei de conseguir imprimir.
Verifico que ao tentar aceder à pagina do router: http://router.home:631/printers/HL2130series
Obtenho o erro: 411 Length Required - pelo que vi está relacionado com o header !??
(Penso que quando estava a funcionar, dava o 200 OK)

A versão de software do meu router é a 4.11.3.7.43.1.101

Alguém teve um problema semelhante?
Crachá
@Geogalhano qual é o teu router?
É o ZON-E590.

Qualquer ajuda agradeço.
Reputação 7
Crachá +1
@Geogalhano qual é o teu router?
Crachá
Tenho uma impressora fotocopiadora empresarial instalada no meu PC via USB. Pergunto, se a tentar ligar via usb ao router da NOS necessito instalar novamente os drivers da impressora? E em que fase devo fazer isso, pois as instruções anteriores não referem nada sobre os drivers da impressora. Já agora, o modelo da impressora é uma Kyocera Taskalfa 2200, será que dá?
Obrigado
Boa noite, tenho net em casa em conjunto com tv. Tenho acesso à net através de portátil e smartphone, mas não consigo ligar um tablet e ter net
Podem ser varios os motivos da dificuldade...e depende naturalmente das facilidades do equipamento.

Para iniciar o scan a partir da multifunçoes (metodo mais comum em equipamentos empresariais), comece por configurar no computador uma pasta partilhada.
Depois configure na multifunçoes o tipo de ficheiros, o caminho de destino (pasta partilhada no pc) a dar aos mesmos e as credenciais de acesso (se usadas) a pasta partilhada no pc.

Se iniciar o scan no pc (metodo mais comum em equipamentos domesticos) , atraves de um qualquer software apropriado, nao necessita de executar os passos anteriores. Basta que o software identifique a multifunçoes na rede.

Em qualquer dos casos deve garantir que a multifunçoes adquire IP (estatico ou atribuido por DHCP) e que nao existem restriçoes de acesso, por exemplo MAC Filter...
Reputação 1
Bom dia. Obrigado pela resposta. Mas efectivamente por USB eu também já consegui configurar outros equipamentos. Só não consigo por ethernet.
Reputação 7
Crachá +2
este tópico. Eles falam na ligação ao router por usb.
Reputação 1
Bom dia

Comprei uma multifunções/fotocopiadora que se encontra ligada ao meu router NOS através de um cabo de rede. Quando faço o scanner, em teoria, a impressora permite enviar ficheiros para uma pasta no meu computador. Quando faço o scanner, o que eu obtenho é uma mensagem de erro. Dá a sensação que é o próprio router que impede que a impressora envie o ficheiro para o computador. Existe alguma forma que permita à impressora "aceder" ao meu computador?

Obrigado.

Cumprimentos

Comentário