Header
Destaque Tutorial

Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net


Reputação 7
Crachá +6

As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada.
Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt

 

Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net, com:

  • monitorização e otimização das redes Wi-Fi, ou;
  • alteração do canal Wi-Fi manualmente.

Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi em nosnet.pt:

 

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A monitorização de rede permite ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 

     

  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

     

  3. Selecione a frequência, 2.4GHz ou 5GHz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

     

  4. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

     

  5. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi. 

     

 

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Após fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas"; 
  3. Em “Opções de rádio” escolha “Canal” e escolha o canal que pretende. Para concluir, selecione “Guardar alterações”; 

Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 ​Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging: 


110 Comentários

Reputação 2
Crachá

Olá @Tiaguh Rodrigues,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Feito

Reputação 7
Crachá +2

Faça reset de fábrica ao router que é o que a NOS lhe vai dizer. Tb recomendo. Lado direito do router com um palito até ele reiniciar.

já tentei por o link ou o endereço de ip e não resultam ambos, como e que troco de canal wi-fi no router?

Qual o modelo do router?

este aqui

Router 4.0?

O acesso às configurações faz-se pelo endereço https://aminhanet.nos.pt/

Pode também aceder pela sua Área de Cliente > Gerir Serviço > Internet Fixa > Equipamentos > Gerir Router

o site esta indisponivel agr mas obg

 

Qual o browser que está a usar? Chrome?

Limpe os dados de navegação do browser e tente de novo.

Se o erro persistir terá que contactar o apoio ao Cliente para verificarem se o serviço/router está correctamente registado

ja limpei os dados de navegaçao e o problema continua

mas obg pela ajuda

Reputação 7
Crachá +5

@AFONSO CARDOSO NUNES  Boa noite, tem os seus serviços registados na sua Área de Cliente ?

Reputação 7
Crachá +2

Atenção que a página interna do power router ou router 4.0 está indisponivel para ftth no momento. Não sei se será mesmo todos.

Reputação 1

Também será boa ideia ligar por cabo de rede directamente ao router. Alguns modelos bloqueiam, por omissão, acesso à configuração quando ligado por wifi.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @AFONSO CARDOSO NUNES.

A comunidade deu uma boa ajuda. Neste momento a dificuldade mantém-se?

Para garantir a boa organização do Fórum, movemos o seu comentário para uma publicação já existente sobre este tema. 

Olá!

Já tentei quase tudo, só ainda não tentei ligar por cabo ao router porque não tenho cabo.

Então sim o problema persiste

Reputação 7
Crachá +6

Olá @AFONSO CARDOSO NUNES,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Reputação 1

Boa tarde.

De facto eu também não consigo alterar o canal da rede 2.5Ghz

Já configurei por diversas vezes o canal 11 e depois ele volta ao 5 ou 6. Após esta mudança decidi configurar o 5 ou o 6 mas mesmo assim ele vai alterando o que não era suposto. pois tenho uma rede com PLC e pretendo maner op mesmo canal em toda a rede e assim torna-se impossível.

Por outro lado aparece várias vezes o erro 1002.

Alguém sabe como se resolve esta situação?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde.

De facto eu também não consigo alterar o canal da rede 2.5Ghz

Já configurei por diversas vezes o canal 11 e depois ele volta ao 5 ou 6. Após esta mudança decidi configurar o 5 ou o 6 mas mesmo assim ele vai alterando o que não era suposto. pois tenho uma rede com PLC e pretendo maner op mesmo canal em toda a rede e assim torna-se impossível.

Por outro lado aparece várias vezes o erro 1002.

Alguém sabe como se resolve esta situação?

O router faz a gestão dos canais automaticamente, ele procura e sintoniza o melhor canal.

Reputação 1

O facto o router gerir o melhor canal é uma situação para quem tem apenas o router.

Eu tenho uma rede doméstica pelo que não posso aceitar que o router me imponha essa gestão. A minha casa tem vários andares e por isso tenho uma powerline com vários PLC para gerir a rede necessito de definir o canal.

Se a gestão automática dos canais Wi-Fi pelos Routers fosse, em toda e qualquer situação,  a melhor das opções, porquê colocar nos interfaces de configuração, as restantes opções (que afinal parece que nem deviam existir)?

Coloquem o aviso: “A gestão dos canais é automática. Tenha fé e reze para que o seu vizinho tenha um router da concorrência”.

É que só assim será possível organizarem-se no espectro rádio...

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Dr_Sildenafill.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

Reputação 7
Crachá +5

Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.

Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.

Mas cada vez que faço isso fica sempre no canal1

Reputação 7
Crachá +5

Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.

Mas cada vez que faço isso fica sempre no canal1

Poderá ser que no caso do Giga Router as coisas se passem  de modo diferente, o seu router é para instalação em rede HFC  ou ftth ? Para tirar dúvidas, de como alterar o canal e se efetivamente ele procura e sintoniza automaticamente o melhor canal, ligue o 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS e se conseguir saber, informe aqui no Fórum.

Reputação 3
Crachá

Boa Tarde,

Tenho Power Router e contrato para DL=200Mbps.
Com cabo ethernet tudo funciona na perfeição.
Em Wi-Fi tudo funcionava bem até há cerca de 3 / 4 semanas atrás.
Agora, fora da quarto (pequeno escritório) onde o Router está, nada funciona em Wi-Fi, especialmente de tarde e à noite. De manhã ainda vai funcionando.
Já tentei as “mézinhas” todas que foram recomendadas acima e no post em https://forum.nos.pt/novidades-16/como-escolher-o-melhor-canal-para-minha-rede-wi-fi-17041 , mas nada faz melhorar o sinal de Wi-Fi quer para um PC portátil quer para os 2 Tlms que temos em casa.
Alguém com alguma ideia de como solucionar (não descrita acima) ?
Obrigado.

Comentário