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Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS NET


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As dificuldades no acesso à internet por Wi-fi poderão derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada. O congestionamento ou incompatibilidades poderão influenciar o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através da App NOS NET. 

 

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A opção de monitorização de rede permite-lhe ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

  1. Aceda à App NOS NET e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente;
  2. Escolha o menu "Wi-Fi"; 

     

  3. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

     

  4. Selecione a frequência, 2.4Ghz ou 5Ghz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

     

  5. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

     

  6. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi. 

     

 

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Depois de fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

  1. Aceda à App NOS NET e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente;
  2. Escolha o menu "Wi-Fi"; 
  3. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas"; 
  4. Em “Opções de rádio” selecione “Canal” e escolha o canal que pretende; 

     

  5. Por fim, selecione “Guardar alterações”. 

     

Saiba como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da página nosnet.pt

 

Caso tenha alguma dificuldade partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging:


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@Tiago C. Mas isso não acontece quando reiniciamos o Router ? O Router quando é reiniciado, procura automaticamente o melhor canal.
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Olá @Jose Rodrigues,





Sim, contudo através destes passos pode alterar o canal sem reiniciar o router.





Ou até mesmo testar a utilização dos equipamentos em determinados canais.
Vou repetir-me porque ha quem nao saiba...





Quando os routers determinam qual o melhor canal (o mais livre de interferencias) a usar, fazem-no para a sua localizaçao. Dessa forma, o canal escolhido (em auomatico) em cada instante pode nao ser o canal mais livre de interferencias na localizaçao dos equipamentos que se preternde usar.


A melhor escolha sera usar sempre o modo manual, escolhendo o utilizador o canal a usar em funçao das avaliaçoes efetuadas nos varios locais e horarios de utilizaçao.


E se nao quizerem alterar constantemente o canal a usar, passem a usar equipamentos com a banda 5 Ghz.
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Este post não se aplica ao Router 5.0 (Giga Router), porque essa opção "Monitorização de rede" não existe na página https://aminhanet.nos.pt. Portanto a NOS que resolva o problema pois os clientes do novo router também direi a poder mudar o canal da rede Wi-Fi.
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Olá @Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

Boa tarde, hoje, de modo a tentar melhorar a minha ligação Wi-Fi, decidi que iria tentar alterar o canal da ligação.

No entanto independentemente se entro pela App móvel NOS Internet, ou se entro pelo URL: https://aminhanet.nos.pt/Inicio.

Em ambas a formas não aparece a opção Monitorização de Rede, que eu necessito para Trocar de canal.

Gostaria muito de saber o porque desta situação suceder, e se possível ajuda na resolução do problema bem como um manual de instruções do router, sem ser só o de instalações.

Não sei se ajuda mas tenho o: GiGA Router (Router Wi-Fi 5.0)

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@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.

@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.


Então o que me está a dizer é que não me dão a opção de ser eu a escolher?

 

Há 10 dias, Tiago C. escreveu:

 

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

 

Há 10 dias, Tiago C. escreveu:

 

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

 


Muito obrigado, de facto tinha uma opção escondida no canto superior direito onde tem a opção de alterar o canal.

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Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

Boa Tarde

E como sabemos qual o melhor canal? Já que ao tentar alterar aparece sempre uma falha a dizer que não foi possível alterar. Mas qualquer alteração que faça ao router.
Não temos um endereço do router  como noutro qualquer router?

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@Fura Boa tarde para entrar no router é https://aminhanet.nos.pt ao Reiniciar o Router ele automaticamente procura o melhor canal.

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@Fura Boa tarde para entrar no router é https://aminhanet.nos.pt ao Reiniciar o Router ele automaticamente procura o melhor canal.

Penso que não. Porque coloquei o canal 100 para testar e a smarttv não encontra a rede 5GHz com esse canal. Reiniciei o router e estava no canal 100 na mesma. 

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A tua tv é compatível com a rede 5ghz?

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Sim. 

Mas verifiquei que o canal 100 não funciona ms o canal 36 sim. 

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Sim. 

Mas verifiquei que o canal 100 não funciona ms o canal 36 sim. 

O Router é inteligente, ele mesmo busca o melhor canal,  o que pode fazer é optimizar ou actualizar, no meu caso não altero nada no Router. 

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Olá @Fura, @Oscar7 e @Jose Rodrigues

@Fura, a comunidade deu uma boa ajuda :raised_hands_tone3: ! Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

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boa noite. ja vi varios topicos aqui mas nenhum responde as questões dos clientes em concreto que é.. Mudar o canal de wi-fi num power router da NOS..

 

de ha dois meses para cá, todo o santo dia apartir das 18 horas a qualidade do wi-fi é má…

Canal Wi-Fi: 4

Qualidade Má (35%) e as vezes pior ainda..

faço atualizar, faço otimizar fica bom durante meia hora e depois volta a mesma coisa..

tenho canais vazios com saturação a 0% mas simplesmente nao consigo alterar para esse canal..

Alguém que consiga ajudar objectivamente ou vou começar a reclamar com a nós todos os dias até me anularem a fidelidade para mudar para outra operadora..?

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Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada)  Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?

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@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente. 

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Olá @Tiaguh Rodrigues,

Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.

Está a utilizar os passos indicados neste tópico?

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Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada)  Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?

a 5g esta a 100% mas eu no 1º andar de casa nao apanho 5G

sempre que mudo para outro canal ele volta ao canal 4. canal 8 9 10 etc têm saturação 0% mudo para esses e ele volta ao 4

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@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente. 

se procura o melhor canal então está avariado pois o canal é o mesmo há um ano e quando mudo ele volta ao 4

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Olá @Tiaguh Rodrigues,

Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.

Está a utilizar os passos indicados neste tópico?

sim estou.. como nao resolveu, criei novo tópico

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Olá @Tiaguh Rodrigues,

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