Header
Destaque Tutorial

Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net


Reputação 7
Crachá +6

As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada.
Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt

 

Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net, com:

  • monitorização e otimização das redes Wi-Fi, ou;
  • alteração do canal Wi-Fi manualmente.

Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi em nosnet.pt:

 

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A monitorização de rede permite ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 

     

  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

     

  3. Selecione a frequência, 2.4GHz ou 5GHz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

     

  4. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

     

  5. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi. 

     

 

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Após fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas"; 
  3. Em “Opções de rádio” escolha “Canal” e escolha o canal que pretende. Para concluir, selecione “Guardar alterações”; 

Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 ​Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging: 


110 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Olá @JVarela,

Para podermos analisar essa questão, envie-nos, por favor, o seu número de cliente por mensagem privada, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Bom dia,

Tenho o Router Wi-Fi 5.0 (Giga Router) e não tenho essa opção de monitorização de rede na página de configurações. Pretendia alterar o canal da rede 5GHz mas não tenho este campo ativo nem aparece a rede selecionada.

Consegui saber através de uma ferramenta externa que a rede 5GHz está no canal 149. O problema é que certos equipamentos não suportam estes canais. Tenho um Android HTC M8 que utilizo para desenvolvimento, onde não consigo ligar-me à rede. Após reiniciar o router é escolhido automaticamente um canal suportado mas algumas horas depois o canal é alterado (sempre 149) e o equipamento perde a ligação. Tentei ligar-me à rede 2.4GHz (que aparece disponível na lista de redes visíveis no equipamento android) mas não faz a ligação e mantém-se apenas como ligação “salva”.

Sabem dizer-me se este router permite a alteração do canal e tenho um bug na página de configuração do router, ou se é sempre automático?

 

 

Boa noite, encontro-me com o mesmo problema que o Pedro aqui citou e passaram meses desde este comentário do Pedro e ainda tudo na mesma, tenho o giga router HFC 5.0 da NOS e desde que foi instalado a rede 5Ghz não aparece em determinados equipamentos da minha casa, antes tinha outro giga router em que tudo funcionava bem. Os aparelhos em questão são compatíveis com as redes 5Ghz, contudo suspeito que seja do canal onde o router se encontra, farto-me de ligar para o 16990 dizem que vão resolver e até agora nada, para além disso por dia o router perde ligação á internet tanto na rede 2.4 como na 5.0 cerca de umas 20 vezes, são perdas temporárias ás vezes 5 segundos outras vezes 1 minuto, mas para quem se encontra em teletrabalho é muito frustrante e por vezes impossibilita o meu trabalho. Agradecia uma resposta e uma resolução visto que estou com problemas desde novembro e até agora nada, caso contrário tenho de cancelar o meu contrato e mudar de operadora pois deixam-me sem alternativa.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @RicRamos02

Lamentamos o transtorno. 

Vamos verificar o que se passa com o serviço de internet. Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, juntamente com o período em que nota uma maior incidência das quebras que reporta, por favor.

Obrigado

Boa tarde, estou com o mesmo problema desde que mudei de router. Não consigo atualizar o canal Wi-Fi para um menos congestionado. O meu tlm não se liga à rede 2.4. Está salva, mas aparece a mensagem "erro de sincronização". Com o router antigo conseguia atualizar o canal Wi-Fi para um melhor. Agradeço a resolução deste problema. Pois parece que com este router fiquei pior. Cumprimentos, 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, estou com o mesmo problema desde que mudei de router. Não consigo atualizar o canal Wi-Fi para um menos congestionado. O meu tlm não se liga à rede 2.4. Está salva, mas aparece a mensagem "erro de sincronização". Com o router antigo conseguia atualizar o canal Wi-Fi para um melhor. Agradeço a resolução deste problema. Pois parece que com este router fiquei pior. Cumprimentos, 

Boa noite, reiniciar o router é o suficiente para o forçar a procurar o melhor canal, se na rede local/Wireless não permite alterar o canal manualmente, poderá ser porque esse router não o permite, qual é o router que tem instalado ?

Boa noite, é o Giga router 5g. Torre redonda. Já reiniciei várias vezes. Fica no mesmo canal wi fi. E não consigo utilizar a rede 2.4 g. Nem tenho net nos quartos. Deixei de ter…. a rede não chega aos quartos. Antes chegava.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite, é o Giga router 5g. Torre redonda. Já reiniciei várias vezes. Fica no mesmo canal wi fi. E não consigo utilizar a rede 2.4 g. Nem tenho net nos quartos. Deixei de ter…. a rede não chega aos quartos. Antes chegava.

Bom dia, a rede WiFi 5 tem um alcance menor que a 2.4ghz. Numa resposta a outro cliente o moderador @Tiago C. refere o seguinte;

Olá @Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

Para ser verificada a questão da rede WiFi envie por mensagem privada o seu numero de cliente ou NIF para o @Fórum para que os moderadores possam ajudar.

Bom dia,

Cliente CXXXXXX.

O meu problema é com a rede 2,4. A rede 5g tem funcionado bem.

Cumprimentos,

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia,

Cliente Cxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O meu problema é com a rede 2,4. A rede 5g tem funcionado bem.

Cumprimentos,

 

 

Bom dia, porque não é do seu interesse divulgar os seus dados pessoais num Fórum público, é que lhe é pedido o envio por mensagem privada. Para que os moderadores possam ajudar no problema que reporta, envie o seu numero de cliente ou NIF para o @Fórum carregue aqui: @Fórum e escolha a opção “Enviar Mensagem”

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Azevedo Pinto,

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

O seu número de cliente foi ocultado, para proteger os seus dados.

Obrigada

Boa tarde

Como faço a alteração de canal no router móvel? 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Lídia Albino

Lamentamos a demora na resposta. 

O router móvel a que se refere é o Hotspot? 

Obrigada 

Boa Tarde,

 

Quando entro na aba monitorização de rede aparece me sempre que as redes wi-fi estão desligadas (mas nunca estiveram desligadas) e encaminha me para a aba de configuração de wi-fi, mesmo desativando as redes wi-fi de cada banda larga e ativando não consigo aceder à monitorização porque aparece sempre que estão desligadas.

Olá @Lídia Albino

Lamentamos a demora na resposta. 

O router móvel a que se refere é o Hotspot? 

Obrigada 

Sim é o hotspot, já consegui encontrar, mas sempre que desligo a Internet as definições voltam ao automático, coisa que não queria que acontecesse, é normal? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

@João Paulo Fonseca Teixeira, sugerimos que efetue um reset ao router.

@Lídia Albino, confirme por favor, qual o modelo do hotspot. 

Obrigado

Boa tarde a todos,

@João Paulo Fonseca Teixeira, sugerimos que efetue um reset ao router.

@Lídia Albino, confirme por favor, qual o modelo do hotspot. 

Obrigado

Modelo Alcatel MW40V 

Isto é tudo muito fácil mas se o router da NOS muda automaticamente os das outras redes fazem o mesmo e estamos sempre na mesma porque a internet Nos é fraca.

eu tinha um router dos 4 g e tinha WiFi em toda a casa mas entretanto avariou e meteram um 5G que só dores de cabeça pois a rede 5 está sempre a falhar e os telemóveis andam sempre a desligar da rede. como é possível que a rede do meu filho está num anexo e consigo apanhar rede em toda a minha casa e com a da NOS não já liguei umas quantas vezes e dizem que está bom quando não está

Boa tarde, 

 

Segui o guia mas não encontro forma de escolher o canal de forma manual? Tenho várias redes 5ghz na vizinhança, todas elas no mesmo canal. Faço a optimização de forma automática e fica tudo na mesma.

 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Judy
Para podermos ajudar, sugerimos que aceda à página interna do equipamento e selecione a rede que pretende e, na roda dentada, do lado direito superior, em “Canal” altere o número de canal e fixe-o num. 

Experimente e, por favor, dê-nos o seu feedback. 

Obrigado

Obrigado, no PC já encontrei essa opção. 

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós @Judy

Após alterar o canal, partilhe connosco o seu feedback. As dificuldades ficaram ultrapassadas. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo sobre como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS NET . 😊

Saiba ainda como o fazer em nosnet.pt:

Obrigado

Isso não resolve nada. Seja qual for o canal o wifi 2.4ghz continua neutro a dormir. Os routers dos supermercados e dos centros comerciais são superiores há vossa pouca vergonha! Eu nem com o wifi consigo falar no fórum. Isto é tão chato! 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @José Pereira Reis,

Agradecemos a sua mensagem.

Poderá ser o caso das frequências da rede 2.4Ghz estarem saturadas na sua zona de residência.

Nestas situações recomendamos a utilização da rede 5Ghz. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Olá @Tiaguh Rodrigues,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Pois mas o problema aqui é que o router já vêm com 5ghz da rede wifi. Ele já usa ambos 5ghz e 2.4ghz O router azul anterior tinha 4g e dava muito bem.

Outro problema é que os telemóveis em casa têm wifi 4g e o problema é todo vosso. Sabem muito bem que é CARO ter um 5g. Comprei este telemóvel recentemente e não é problema do telemóvel. Eu já testei meo, nos e Vodafone noutras zonas com wifi e problema é ZERO! Mais vale eu mudar de operadora já que não querem me dar o router anterior e azul. Dessenrasquem-se. 

 

PS: Eu já tinha enviado mensagem privada duas vezes!

Comentário