Header
Destaque Tutorial

Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada.
Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt

 

Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi em nosnet.pt.
Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi na App NOS Net:

 

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A opção de monitorização de rede permite-lhe ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha "Wi-Fi" no menu lateral à esquerda;
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

  3. Selecione a frequência, 2.4Ghz ou 5Ghz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

  4. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

  5. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi.

 

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Depois de fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha "Wi-Fi";
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

  3. Em “Opções de rádio” escolha “Canal”;

  4. Por fim, escolha o canal que pretende e selecione “Guardar alterações”. 

 

Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 ​Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging: 


56 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Router wi-fi 4.0


Nesse caso será mesmo por aqui aminhanet,nos.pt com as credenciais de entrada da Área de Cliente deve entrar através de um computador ligado por cabo ao Router e utilizar o navegador Google Chrome atualizado e limpo de cookies 

Olá @ROBERTA RIGON e @Jose Rodrigues

@ROBERTA RIGON, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Não consegui e nem irei tão cedo. Pois não tenho cabo para o fazer e ainda sim, recebo o erro “Ocorreu um erro - Serviço temporariamente indisponível. Por favor tente mais tarde.” na aminhanet,nos.pt !! @Jose Rodrigues  obrigada pela ajuda!

Reputação 5
Crachá

Olá @João H. 

Obrigado pela resposta e pela dica. Já reiniciei o meu router Wi-Fi 6.0 e ficou resolvido.

Um abraço 😉

Reputação 7
Crachá +1

@João H.

Infelizmente já voltou ao mesmo, agora até piorou.

 

 

Tente usar a aplicação NOS NET, pode ser que consiga por essa aplicação.

https://www.nos.pt/net/app-nos-net

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia ,

Desde a umas semanas para cá a minha rede de casa 2.4 Ghz não dá para conectar, tudo bem que tenho as 2 redes 2.4 Ghz e 5Ghz ao qual ambas estavam a funcionar mas no caso da primeira na app AMINHANET aparece ssid not found (2.4Ghz).

O meu router e o GIGA Router. Basta também afastar-me 2  metros do router perco o sinal wifi no telemóvel, todos os outros serviços funcionam bem mesmo a Ethernet.

Como posso activar novamente a rede 2.4Ghz?

Sera que me podem ajudar?

 

Obrigado.

Ricardo Duarte

 

Vá por aminhanet.nos.pt , veja se tem nome o wifi e ligue a antena

Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

 

Não usem o chrome.

Usem o IE que fica mais facil.

Pelo menos comigo  resultou porque no Chrome não conseguia ver partes da página. 

Boa tarde,

 

Sim, esse mesmo.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @tomalamix

Pedimos que nos confirme qual é o seu Router, por favor. 

Obrigada 

Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

Reputação 7
Crachá +5

Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

Boa noite, tem os seus serviços registados na sua Área de Cliente ? 

Sim, tenho! Inclusive antes de comentar, verifiquei os comentários e fui ver se tinha os serviços associados para então escrever aqui!

Reputação 7
Crachá +5

Sim, tenho! Inclusive antes de comentar, verifiquei os comentários e fui ver se tinha os serviços associados para então escrever aqui!

ótimo, e qual é o Router que tem instalado ? 

Router wi-fi 4.0

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ROBERTA RIGON e @Jose Rodrigues

@ROBERTA RIGON, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

@Ana P.  e estas velocidades de HOJE?

Já reclamei mas não adianta…..

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Elisabeta P

Pedimos que nos confirme o seu contacto e o melhor horário para lhe ligarmos por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

bom dia,

 

Nao sei o nome do modelo mas é o que tem a banda 5G no serviço wifi.

 

obg

Reputação 7
Crachá +5

bom dia,

 

Nao sei o nome do modelo mas é o que tem a banda 5G no serviço wifi.

 

obg

Bom dia, verifique na sua Área de Cliente em Internet qual é o equipamento.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ROBERTA RIGON,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Bom dia,

 

É o CHITA-Hub5.

 

Cumpts

Boa noite, tenho o serviço UMA, net 120mb, power router, a Wi-Fi 2.4ghz está sempre com falhas, segui as vossas recomendações e continua igual, aparece a seguinte qualidade de sinal:

 

Vivo numa vivenda, não tenho nenhum outro aparelho emissor de Wi-Fi em casa. Redes que aparecem disponíveis, apenas a Wi-Fi do vizinho do lado. Também da NOS. Após seguir os vossos tutoriais alterei o ssdi para a rede 5ghz e esta funciona bem, a 2.4ghz continua assim, mas tenho os pcs que não apanham rede 5ghz por serem menos atuais as placas Wi-Fi.

Agradeço a vossa ajuda e/ou partilha de situações semelhantes.

Cumprimentos,

João Andrade

 

@João Lopes Andrade , aconselho a instalar uma aplicação do tipo da “Wi-Fi Analyzer e comparar os dados de qualidade dos canais com os do router NOS.

Apenas outro router na vizinhança e ter os canais todos a 20% ou menos… Há algo que não bate certo nos valores que mostra e a situação que descreve.

Monitorize também a intensidades e os canais em uso pelos dois routers.

Reputação 7
Crachá +2

3% parece-me impossivel. tem que trocar o router.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @tomalamix e @Jose Rodrigues

@tomalamix, vamos verificar a sua situação. Pedimos, por favor, que nos envie o seu número de cliente por mensagem privada para o @Fórum.

Obrigada 

Comentário