Destaque

Como definir regras de acesso ao router


Reputação 7
Crachá +6

Como definir regras de acesso ao Router?

Esta funcionalidade permite configurar o horário em que os equipamentos podem ou não aceder à internet através do router tais como limitar o acesso à internet a menores em alguns períodos do dia (controlo parental)

Com a Gestão de Acessos pode criar regras específicas para um equipamento, ou regras que abranjam todos os que acedem à internet através do Router.

Neste tópico explicamos-lhe como ativar esta funcionalidade no Power e GiGA Router.

Através do site aminhanet.nos.pt:

 

1.aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente

 

2.escolha o router que quer gerir

 

3.carregue em "Gestão de Acessos"

 

4.clique em "Criar nova regra"

 

5.defina se quer criar uma regra específica para 1 ou todos os equipamentos, escolha a periodicidade, o horário e carregue em "Guardar"

 

Na App NOS NET:

1.carregue em "Entrar"

 

2.insira os seus dados de acesso à Área de Cliente e carregue em "Entrar”

 

3.carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da App

 

4.carregue em “Gestão de Acessos

 

​​​​​​​5.selecione "Criar nova regra"

 

6.defina se quer criar uma regra específica para 1 ou todos os equipamentos, escolha a periocidade, o horário e carregue em "Guardar"

 

Caso tenha alguma dificuldade no processo, partilhe connosco. :grinning: ​​​​​​​


83 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Carlos Sousa75

Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa noite, tenho um power router 2.4 GHz.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Carlos Sousa75

Indique-nos, por favor, qual o modelo de router que tem instalado.

Obrigado 

Boa Noite,

 

Gostaria de ter acesso a funcionalidade Eco Wifi e Gestão de Acessos, no entanto essa funcionalidade não está disponível via https://aminhanet.nos.pt/ ou pela APP  NOS Net.

 

Não existe opção para aceder a estas opções, conseguem ajudar ?

 

Grato

Good afternoon. I'm trying to go into the router settings and I'm shown all the time this message "Tivemos um problemaServiço temporariamente indisponível. Tente mais tarde.Código de erro: 1001"

@Mário P. Exactamente...

Reputação 7
Crachá +6

Refere que ao aceder ao IP 192.168.1.1, ligado à sua rede, surge a informação do equipamento com a opção “Reiniciar Sistema” é isso, @Colunalfabetica

Obrigado

@Mário P. Acho que ainda ninguém entendeu o que está a acontecer.

 

O router tem um IP, certo? Ao acedermos a este IP via browser, é mostrado apenas o estado do sistema. Não é pedido nenhum utilizador e palavra passe para aceder a esta página, seja qual for o dispositivo. Basta apenas que esteja ligado à rede.

 

Dentro desta página, existe um link para a área de cliente onde logicamente devemos inserir as credenciais para poder alterar seja o que for. Até aqui tudo bem.

 

O problema é que na própria página do estado do sistema existe um botão que diz "reiniciar sistema", e, para chegar aqui, basta entender um pouco de informática e depois e só carregar no botão.

 

Na área de cliente (ou gestão do router) não dá para restringir este acesso.

 

Por isso não se trata de partilhar credenciais ou não, é algo que está simplesmente "aberto".

 

Por norma, qualquer router, mesmo um CHITA qualquer que não seja da NOS, tem este acesso restringido, o que não é o caso.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Colunalfabetica e @Guimas

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o já tinha exposto a sua situação. Deste modo, garantimos a boa organização. 

Compreendemos, @Colunalfabetica

Atualmente a gestão do router é feita pela App NOS NET ou, em alternativa, pela aminhanet.nos.pt. O acesso à gestão do router depende das credenciais da Área de Cliente, pelo que sugerimos que não as partilhe. 
Obrigado

O problema é exatamente esse, não existe essa opção. O acesso pelo IP mostra apenas informações do router e tem o tal botão para reiniciar. No app Nos Net também não existe essa possibilidade.

Reputação 7
Crachá +2

Por acaso pensei que não funcionasse por ip.

Entre então também pelo ip: 192.168.1.1 e tente mudar os dados de acesso.

Boa tarde, é possível inibir o acesso à página do estado do sistema do router? Sei que não dá para alterar nada mas tem um botão “perigoso” chamado “Reiniciar sistema” que me tem dado chatices. O Router é o CHITA.

 

Obrigado.

Gostaria de saber se é possível bloquear o acesso à página do estado do equipamento pois, apesar de não dar para alterar nenhuma configuração, é possível carregar no botão “Reiniciar sistema”.

 

Sei que o modelo do meu Router (CHITA) suporta o acesso através da introdução de um nome de utilizador e palavra-passe. Por alguma razão o meu está aberto mas não tenho nenhuma hipótese, pelo menos visível, de o fechar.

 

Isto numa rede onde maioritariamente se ligam crianças (sala de estudo), bastou dois espertinhos inserirem o IP do router no browser, descobrirem isto e começarem a brincadeira.

 

Agradeço a correção desta falha.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS @Márcia Coimbra

O @Bruno Aleixo, deu uma boa ajuda. 

@Márcia Coimbra e @Bruno Aleixo, movemos os vossos comentários para o artigo sugerido pelo @Bruno Aleixo, e bem. deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Fale connosco se surgirem questões. 
Obrigado 

Reputação 7
Crachá

Sim dá,

Um bem haja 

Boa tarde, o router 6.0 dá acessao à funcionalidade “Gestão de acessos” para poder bloquear um certo equipamento num horario especifico ?

Obg
Márcia

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Tourinha2665,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Obrigado @João H.

Referências copiadas agora mesmo da APP:

 

Mac Address

b0bbe56837F0

Número de Série

N7212677T000504

Modelo HW

Fast5670_GPON

Versão SW

5agfc10000035

Versão da App

2.8.1

@Guimas Isso não faz muito sentido…

Instalação nova feita há pouco mais de um mês.

Pacote UMA "All in" com tudo e mais qualquer coisa.

Net 500 Mbs, GigaRouter, Eco WI-FI, WI-FI 5 Ghz, WI-FI visitas...

Chego a ter 18 equipamentos ligados por WI-FI (todos identificados na APP).

E depois não os posso gerir?

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Tourinha2665,

Agradecemos a sua mensagem. 

Detalhe-nos, por favor, qual o modelo do seu router.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde

Como devo proceder se a opção "Gestão de Acessos" nem sequer está disponivel na APP?

Todas as outras opções em princípio estão disponíveis, mas esta em particular nem sequer aparece.

Obrigado

É porque não está disponivel no seu router.

Boa tarde

Como devo proceder se a opção "Gestão de Acessos" nem sequer está disponivel na APP?

Todas as outras opções em princípio estão disponíveis, mas esta em particular nem sequer aparece.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite @NunoAMiguel,

Agradecemos o seu testemunho. :slight_smile:

Caso surja alguma outra questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia @João H. 

Fiz as soluções que propôs, e devo dizer que já há 17 dias que a configurações do router já não são limpas, o que normalmente acontecia ao fim de alguns dias.

Espero que continue assim.:grinning:

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @NunoAMiguel,

As regras ficam ativas até o router sofrer um reset, ou alguém com credenciais de acesso ao router as elimine. 

Confirme-nos por favor se as mesmas são eliminadas após o router reiniciar. No caso do mesmo suceder, pedimos que faça o seguinte.

Efetue um reset ao router e configure novamente as regras de acesso.

Sugerimos também que altere a sua password da área de cliente, para prevenir que outros utilizadores com as credenciais acedam ao router e apaguem as regras.

Ficaremos a aguardar o seu testemunho.

Obrigado

Comentário